Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Fórum E-Commerce Brasil 2018

Auditório de vendas - Marta Dalton - Coca Cola

Candidato: E-Commerce Brasil
Cliente: E-Commerce Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

O E-Commerce Brasil é a maior empresa de fomento ao mercado de e-commerce da América Latina, atuando como referência no desenvolvimento do setor há mais de 10 anos. Somos reconhecidos como empresa de Notório Saber pelo Governo Brasileiro para colaboração em temas estratégicos da economia e como parceiro estratégico da ONU, através da ONIDO, para promoção do e-commerce em países emergentes. Iniciamos nossas atividades em 2010, com o Fórum E-Commerce Brasil, de forma isolada. Em 2011, lançamos um projeto completo de fomento. Em 2018, realizamos cerca de 200 atividades anuais, totalizando mais de 30 mil pessoas em público presente, 6,5 milhões de pessoas em público online e mais de mil horas de conteúdo produzido. Dentre nossas atividades, nós nos orgulhamos da organização e promoção deste calendário de atividades anuais, com produção dos eventos feita totalmente pelo time interno, sem intervenção de agência cocriadora, mas contando com bons parceiros de cenografia, A&V, A&B, segurança, brigada, limpeza e demais serviços.

O que é o Fórum E-Commerce Brasil?

Somos criadores, organizadores e promotores do maior evento de fomento a e-commerce da América Latina. O Fórum E-Commerce Brasil foi reconhecido pela Forrester, em 2017, como o terceiro evento mais importante do setor no ocidente. Hoje já o maior evento do ocidente em público, superando os eventos realizados nos EUA. Em seus 10 anos de existência, o Fórum E-Commerce Brasil cresceu de 18 expositores e 700 participantes na primeira edição para 180 expositores e 14 mil participantes na edição 2018. 

Atividades/eventos paralelos

*Formações técnicas – Evento simultâneo que aconteceu no mezanino do Transamérica Expo Center reuniu aproximadamente 800 pessoas selecionadas para apresentações de conteúdo técnico sobre o mercado de e-commerce em formato de salas de aulas técnicas.

*Sala Brasil – Espaço reservado com salas de reunião, onde o E-Commerce Brasil faz a interlocução entre setores do Governo Federal e os principais players do setor.

*Prêmio E-Commerce Brasil – Evento paralelo que ocorre no primeiro dia de Fórum E-Commerce Brasil. Mobiliza uma operação enxuta, com aproximadamente 15 profissionais responsáveis pela produção do coquetel, prêmio, repaginação do espaço e montagem para início da plenária principal em 7 horas subsequentes. Público estimado: 4 mil pessoas com apresentação artística da mestre de cerimônia Christiane Pelajo.


 

Vídeo

Briefing conceitual:



Propomos para os fornecedores que utilizassem elementos que mostrassem o poder do Brasil enquanto mercado e potência, associando esses elementos aos itens de natureza e a história do evento.



Em um trabalho feito por 4 pessoas, desenvolvemos cenografia e montagem que transpareceu de maneira completa o slogan do evento (Gigantes pela própria natureza). Todo o design gráfico e impresso foi desenvolvido pelo time do E-Commerce Brasil.



Desafios



Educacional/ Profissional: Fomentar o mercado através da educação com os conteúdos e manter o networking e a geração de negócios para os expositores.



Engajamento: Concentrar as pessoas nas atividades durante todo o período do evento. Para isso, utilizamos como estratégia a criação de um “Central Park” no evento, que poderia ser usado pelos participantes como estação de trabalho, espaço para reuniões e descompressão entre as palestras. 



Além de fornecer alimentação gratuita em todo o tempo do evento. A organização contou com uma operação de Welcome Coffee, Almoço, Breaks e Jantar/Coquetel, que servidos em todas as parte do salão de exposição. Para isso, foi usada a estrutura de 1 cozinha fixa, 600m² de tenda construída na área externa, dois pontos construídos dentro do pavilhão de apoio de cozinha e aproximadamente 500 staffs de A&B.



Diversidade: Buscamos incessantemente algum case de sucesso para promover e apoiar causas de diversidade, seja sexual, étnica ou outras para os eventos. 



No Fórum de 2018, recebemos o Carrefour com um estande totalmente voltado à inclusão de pessoas trans. Nele foram atendidos empresários para salientar a importância da inclusão deste público. Foram realizadas ações com números comprobatórios com profissionais trans pelo Carrefour em suas lojas, além da possibilidade de entrevistas para vagas.

Estandes: O evento é entregue 100% montado para os expositores. Os estandes são padronizados nos tamanhos: 9m² , 20m² , 52m² e 160m². Está inclusa a contratação de montadora, mobiliário, paisagismo, elétrica, hidráulica, telas e A&V feita pela organizadora E-Commerce Brasil.



Plenárias: Temos um estudo feito anualmente ao longo das conferências e workshops regionais para delimitação de plenárias com maior e menor público de acordo com interesse e necessidades do mercado. Assim, durante o Fórum, visamos atingir as capacidades máximas dentro de cada tema proposto. Em 2018, tivemos aproximadamente 5 mil m² dedicado a conteúdo (muito elogiado) e 100% do tempo com salas cheias.



A&B: Alimentação simultânea para todo público ao longo da expo, de forma que não tivemos qualquer tipo de “gargalo” de atendimento ou zonas frias.



Engajamento através do entretenimento com banda tocando na praça principal ao longo dos momentos de coffee, a fim de “desconectar” o público e dar um refresh para nova sessão de conteúdo e negócios.



Estratégias comerciais: Comercialmente falando, nós temos um público de 50 empresas mantenedoras do projeto. Através da fidelização, elas podem participar dos eventos. Porém, para o Fórum, contamos com aproximadamente mais 150 empresas, que adquirem o patrocínio exclusivamente para o evento.



Para minimização de impacto da operação de A&B, captamos patrocínio para todo o momento do almoço. Dessa forma, ela é financiada por um patrocinador, mas totalmente operada pelo time do E-Commerce Brasil junto ao Buffet Ferrara.



Público: Visando a qualidade do público presente, todos os ingressos são completos e com valor cheio, com acesso a todas as plenárias, ambientes e experiências, garantindo a experiência dos 14 mil presentes. O público é formado, majoritariamente, por executivos do setor de tecnologia, varejo e indústria.



Sustentabilidade: Todos anos utilizamos água em garrafas patrocinadas. Na edição de 2018, mudamos para o uso de copos, assumindo o custo. Neste item especificamente, optamos por dispensar o valor arrecadado e evitar desperdícios.

O Fórum E-Commerce Brasil 2018 foi responsável por gerar mais de R$ 200 milhões em negócios, resultado obtido através das ações de qualificação de um público para melhor busca de resultados e consequentemente promoção do “face to face” entre fornecedor qualificado e comprador orientado.



Cada expositor, em média, gerou uma base de 520 leads através de seus coletores, com dados completos enviados pelo E-Commerce Brasil. Cerca de 40% dos leads gerados foram de prospects que estavam fora de seus objetivos iniciais.



Analisando o mercado de e-commerce brasileiro, ele teve um crescimento de 15% e faturamento de R$ 69 bilhões. As principais entidades e profissionais do setor reconhecem o Fórum E-Commerce Brasil como acelerador e colaborador do avanço do mercado, além do reconhecimento internacional da Forrester como o terceiro evento mais importante do setor no ocidente.



Curiosidade: Através da área de Startups, conseguimos promover o avanço de algumas empresas, como RankMyApp e SmartHint, que saíram da posição de startup entre 2018 e 2019, considerando o Fórum E-Commerce Brasil como um acelerador deste processo.