Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Prêmio Automação 2018

KV Prêmio Automação 2018

Candidato: GS1 Brasil
Cliente: GS1 Brasil
Segmento: Eventos
Estado:

O Evento é uma Premiação com mais de 20 anos no mercado, que visa reconhecer os esforços das empresas e profissionais brasileiros que se destacam no uso de automação e padronização para aprimorar a gestão de seus negócios.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Foi totalmente organizado e produzido internamente pela sua própria área de eventos
.

Os critérios utilizados para definir os premiados são inovação, benefícios alcançados, relevância e adesão ao Sistema GS1. A avaliação dos vencedores é feita previamente por um júri técnico para avaliação dos padrões GS1 aplicados e depois temos um júri composto por profissionais de diversas empresas do mercado.

O evento aconteceu no espaço Tom Brasil no dia 07 de novembro de 2018, iniciando as 19hs, 
A programação iniciou com um coquetel no foyer, depois uma abertura no salão principal com uma atração circense a la “Cirque de Soleil”, seguida pela premiação. Após a cerimônia, tivemos um  jantar e encerramos o evento com show poupurri de Luiza Possi, Sandra de Sá, Toni Garido e Sidney Magal.

O evento contou com a presença de 775 executivos de alta representatividade de diversos setores, representantes do governo, imprensa nacional.

Os 14 ganhadores que receberam o troféu harpia foram: MPE: Brasil Criart, Saúde - Gestão Logística e Rastreabilidade de Medicamentos: Johnson & Johnson, Categoria Saúde - Inovação na Segurança do Paciente: Hospital Oswaldo Cruz, Categoria Têxtil -Automação: Piticas, Varejo - Controle de Qualidade Têxtil: Carrefour, Categoria Varejo - Segurança do Alimento, do campo à mesa: Pinheiro Supermercado  , Indústria - Experiência do consumidor: Mantecorp Skincare, Agrobusiness – Automação: Citrícola Lucato , Sustentabilidade: Legado das Águas, em Educação: IOT Place, Produção Acadêmica: Instituto Mauá  e Imprensa: O Povo – Irna Cavalcante.

Essa foi a 1 edição que o evento contou com 02 patrocinadores: Compex e Banco Daycoval.

A Premiação ja é referência do "Oscar da Automação" para o mercado.
 

Vídeo

Desafios:



Surpreender e encantar o público em um evento com mais de 20 anos de história no mercado, que acontece nos últimos anos, no mesmo espaço. Diversas atrações conhecidas ja passaram pela história desse evento como: Paralamas do Sucesso, RitaLee, Capital Inicial, Thiago  Abravanel, Skank , Família Lima, Titâs, Jota Quest, entre outros artistas renomados.. 



Trazer inovação para um evento consolidado, com perfil institucional é um desafio motivador.

Cativar o público durante a premiação de forma que o evento permaneça interessante e não cansativo. Uma premiação requer muito jogo de cintura de quem conduz a cerimônia. Muito alinhamento e briefing foram realizados com o casal de mestre de cerimõnia, além de uma impecável construção de roteiro.



Respeitar o budget proposto. Acompanhar cada negociação do departamento de compras e avaliar para gestão do orçamento geral. 



Atrair patrocinadores para o evento. Ajudar o time comercial a desenvolver estratégias, midia kit  e cotas para melhor captação de recursos para o evento.



Gerir um time de aproximadamente 30 pessoas entre fornecedores e equipe realizadora para entrega do melhor evento.

Desenvolvimento e estratégias:



Considerando o briefing do evento os conceitos escolhidos para serem aplicados no desenvolvimento do projeto foram:

Inovação, Irreverência, Leveza, Sofisticação e Sustentabilidade.

A temática do evento foi Prêmio Automação: Oscar da Automação.



Iniciando pela cenografia, que teve grande  importância e impacto na atmosfera e tom de sofisticação do evento (Cenografia: Ayrosa Design).  Para trazer essa sofisticação a referência de cores utilizadas foram: preto, dourado, espelho e brilho.



Logo na entrada o público foi recebido por um túnel de led que remetia a tecnologia impactando todos que chegavam. Os promotores e promotoras (Lury Eventos) que davam as boas vindas estavam vestidos todos de preto, extremamente elegantes conduzindo o credenciamento.



No foyer foi servido um coquetel acompanhado por performance de dois artistas. Uma bailarina dentro de uma bola transparente caminhava pelo salão, enquanto um ilusionista abria passagem e interagia com o público direcionando as pessoas para abertura das portas do salão.



Um espaço instagramavel entre o foyer e o salão foi pensado para que todo o público visualizasse e tivesse vontade de registrar o momento. Um painel com lâmpadas douradas imitando asas de uma harpia (uma das maiores aves de rapina do mundo, sinônimo de visão, força, ousadia e agilidade, que são características de empresas inovadoras) escrito a # do evento:  #VOCÊVOANDOALTO acima. Remetendo a harpia símbolo do evento, sendo o próprio troféu. Foi um sucesso!!!



Para abertura do evento pensamos em algo que surpreendesse e impactasse o público.

Assim, tivemos um espetáculo com atos, projeção e trilha sonora, criado e personalizado ao evento. (Espetáculo: Grupo Ares e Direção artística: FX Render).

Inspirado no Cirque du Soleil, artistas apareciam no palco com cenas variadas, iniciando o número vocalizando dentro de um globo, performance em espirais sincronizados, bambolês de led, corda indiana, poi pixel e duo lira.

Tudo isso com projeções que misturavam referencias de tomorrowland e engrenagens que remetiam a automação acompanhado por uma trilha sonora eletrizante.



Os arranjos florais foram concebidos pela Camila K e idealizados pela Chris Ayrosa. Samambaias foram tingidas de dourado, mescladas com orquídeas brancas e iluminadas com velinhas posicionadas em todas as mesas. As mesas do salão foram intercaladas com toalhas douradas e pretas, além de cadeiras intercaladas com modelos diferentes para trazer maior irreverência.



Devido a uma grande parceria entre a organização do evento com a produção do Musical Bem Sertanejo, foi disponibilizado todos os painéis de led do show para serem utilizados no evento. Com isso a cenografia era dinâmica, com novos cenários projetados a todo instante a cada momento. O lay out durante a premiação remetia a labaredas iluminadas que anteriormente pensamos em construir, mas com o benefício da tecnologia conseguimos ser mais “sustentáveis” e utilizar do recurso da projeção. Pensando mais uma vez em sustentabilidade, os cardápios posicionados em mais de 100 mesas foram feitos de papel semente e também uma lembrança para os participantes levarem para a casa.



Para condução da cerimônia tendo o objetivo de ser leve e atrativa, escolhemos o casal mestre de cerimônia Sabina Simonatto e Fabricio Battaglini (02 repórteres da globo) que com perfil jovem e espontâneo conseguiram refletir essas características na cerimônia de premiação. Os ganhadores se sentiam a vontade para brincar a até o presidente da associação saiu do protocolo convidando seu filho aniversariante para subir ao palco e brindar com todos os ganhadores.



Após a cerimônia, quando todos já imaginavam ter acabado “as surpresas” um voo rasante do mezanino aconteceu com uma artista caracterizada como uma harpia voando pelo salão, pendurada por uma corda de aço, finalizando o voo no palco reverenciando os convidados, com a mensagem projetada atrás de si #VOCÊ VOANDO ALTO e as cortinas se fechando.



Para o jantar, lançamos um desafio ao chef para trazer inovação no menu. Abrimos o jantar com uma entrada inusitada, onde a salada teve como diferencial a transformação do tomate por uma bola de sorvete, folhas verdes e lascas de parmesão.



Para celebração da noite foram convidados os artistas: Luiza Possi, Sandra de Sá, Toni Garrido e encerrando encerrando com a irreverência de Sidney Magal distribuindo rosas a plateia cantando todos os clássicos.



Todas as flores do evento foram doadas para Instituição Flor Gentil que organiza os arranjos e distribui para instituições e asilos.

Resultados:



A organização se empenhou muito na produção desse evento, trazendo ideias geniais, aliada à uma execução de excelência, onde todos se comprometeram para entregar um evento grandioso em todos aspectos, para cada vez mais ressaltar os pilares da GS1 Brasil de inovação, tecnologia e sustentabilidade.



Acreditamos que o encantamento gerado em todos os momentos do evento, foi devido a um mix da “tecnologia humanizada” aplicada no DNA do evento.



Evento obteve um crescimento de público significativo considerando: 2016 – 700, 2017 – 750 e 2018 contou com 775 participantes.



Em 2018 obteve maior número de cases inscritos (60 cases) para concorrer ao Prêmio.



Evento contou com mais de 15 veículos de imprensa nacional presente.



Avaliação dos convidados obteve uma média geral de 9,4.

 

Os 02 patrocinadores avaliaram positivamente o investimento. Inclusive um deles se emocionou muito ao ver a grandiosidade do evento com o voo da harpia acontecendo por cima dele.



O budget do evento foi respeitado e até menor do que o esperado.



A sintonia e e dedicação de todos os fornecedores para que evento atingisse o melhor resultado possível foi incrível. 



A repercussão nas redes sociais foi extremamente gratificante. Além das inúmeras postagens no painel instagramável da harpia com a #vocêvoandoalto.



Recordo vídeo com os melhores momentos do evento: https://www.youtube.com/watch?v=Xu-E7FiFJxU&t=42s​

Galeria de Fotos