Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Linkedin Game Show

Entre criar relacionamento e promover o conhecimento sobre a plataforma, nós ficamos com os dois!

Candidato: Living Brands
Cliente: Linkedin
Segmento: Eventos
Estado:

O LinkedIn convidou a Living Brands para encarar o desafio de criar e produzir um evento que engajasse uma das audiências mais difíceis do universo: as equipes de mídia de 10 das principais agências de Publicidade do país.
Tínhamos a dupla missão de faze-los se divertir ao mesmo tempo em que aprendessem mais sobre o LinkedIn como plataforma de mídia para garantir resultados para as campanhas digitais de seus clientes.
Só diversão sem aprendizado não necessariamente traz resultados de negócios. E só aprendizado sem diversão não cria as conexões que queríamos criar, entre os convidados e a equipe do LinkedIN. 

Assim nasceu LinkedIn Game SHow, uma divertida competição entre as agências, com cara, jeito e toda a estrutura dos deliciosos programas de TV. Afinal, todo mundo já sonhou em participar, se divertir e ser estrela por uma noite num programa como esse!

Os resultados surpreenderam a todos nós. O nível de engajamento alcançado foi inédito nesse mercado, e derrubou um dos mais consolidados mitos da indústria: o de que os mídias são impossíveis de eng

Vídeo

O Desafio





Existe uma voz corrente nos veículos de comunicação, a de que os Mídias das agências de propaganda são o público mais difícil do mundo de engajar. Você convida e eles não vão. É o que todo mundo sabe, todo mundo diz.

Por isso, quando nosso cliente LinkedIn nos procurou com a missão de criar um evento que engajasse essa audiência, tanto nós quanto eles já sabíamos que se tratava de um desafio gigantesco.



O briefing era claro: o cliente não queria apenas que os mídias VIESSEM, era preciso que eles APRENDESSEM, mas também se DIVERTISSEM.



Os formatos conhecidos de eventos corporativos não iam funcionar dessa vez: numa festa, eles iriam se divertir, mas não aprender. Numa paletra ou seminário, eles iriam aprender mas não se divertir.



Em qualquer dos casos, as chances apontavam  sempre  para o cliente não ficar satisfeito com o resultado.



Nós  precisavamos resolver essa equação. 



E a solução foi unir diversão e aprendizado, recriando a atmosfera divertida de um Game Show. Uma experiência de TV para um público completamente digital!





 

 

Galeria de Fotos

A Estratégia

Mergulhamos de cabeça nessa jornada incrível, que surpreendeu a todos. A ideia de fazer um Game Show de cara nos pareceu atender aos dois requisitos, mas para dar certo ela precisava de duas coisas: 



"cúmplices" dentro das agências de propaganda, que comprassem a ideia e ajudassem a disseminá-la juntos aos mídias e

uma execução perfeita, que conseguisse recriar a experiência de estar num programa de auditório.  Precisávamos criar um programa de TV, para uma audiência completamente digital!



 



O Processo



 



O local ideal para esse Game Show precisava ser de fácil acesso à maioria dos convidados. Também precisávamos de um palco grande, que comportasse todo o cenário de um “programa de auditório” e todos os participantes. Completavam a lista de critérios um espaço para Happy Hour ao final e, obviamente, o auditório. O local escolhido foi o Centro Britânico Brasileiro, em Pinheiros, que atendia a todos os requisitos.



 



Com o local definido, montamos uma equipe especializada em produção de TV para que tudo recriasse a experiência de um programa ao vivo: roteirista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, diretor de cena, produtores de vídeo. Todo o expertise da TV em prol do sucesso do cliente.



 



Além disso, desenvolvemos um software proprietário para o Game Show, que gerenciava o sorteio de perguntas (de 4 categorias: LinkedIn, Universo Digital, Conhecimentos Gerais e Cultura Inútil), bloqueava automaticamente os botões após o primeiro ter sido apertado, fazia a contagem dos pontos e mostrava o placar.



 



O primeiro passo foi convidar os “cúmplices”: a equipe comercial do LinkedIn escolheu um profissional em cada uma das agências convidadas. Fizemos um café da manhã, em que apresentamos toda a estratégia, o evento e o calendário. Cada um saiu de lá com um Pen Drive com a mensagem “Vai Cair na Prova!”, com Media Kit e todos os dados relevantes sobre o LinkedIn.



 



Depois, a 15 dias do evento, realizamos uma blitz de ativação em cada agência, levando uma enorme caixa “Kit de Torcida”. Cada kit continha camisetas personalizadas para toda a torcida, vuvuzela, ráfias -  tudo para esquentar a torcida antes da competição.



 



Engajamento Total



 



O que aconteceu a partir daí surpreendeu a todos: os convidados mergulharam de cabeça na competição. Cada agência elegeu 3 competidores, que estudaram, se prepararam. As torcidas ensaiaram grito de guerra, pintaram a cara, levaram bateria. TODO MUNDO SABIA TUDO SOBRE O LINKEDIN E O MERCADO NÃO FALAVA EM OUTRA COISA!!



 

Galeria de Fotos

Resultados





Nosso cliente não divulga o ROI do evento -  mas o que compartilharam com a gente já conta uma história de sucesso:



- Maior proximidade entre o time de vendas LinkedIn e os responsáveis de mídia das agências;

- Evento amplamente divulgado nas redes sociais das agências participantes; 

 - Aumento significativo no número de reuniões imediatamente após o evento;

 - Aumento do faturamento especificamente atrelado às agências participantes após o evento;

 - Equipe de Marketing do LinkedIn Brasil premiada em Londres na convenção global pela inovação no relacionamento com clientes;

- Edição 2020 já confirmada e para um número maior de participantes;

- Agências participantes engajadas em conhecer mais sobre as ferramentas de marketing do LinkedIn para serem as campeãs da próxima edição;

- As agências que participaram já querem saber quando será o próximo, e as que não participaram não admitem ficar de fora da próxima edição do evento!

- GANHAMOS O MUNDO: Nosso Game Show Será replicado pelo LinkedIn no MUNDO TODO  no ano que vem!

 

Galeria de Fotos