Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Preparadão Universia 2018

Universia

Candidato: Mill Ideas
Cliente: Santander e Universia Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico

A nossa agência nasceu Mill Publicitá e quando adquirida pela americana George P. Jonson se transformou em Mill GPJ, hoje somos a Mill Ideas. Uma agência que atua no segmento de eventos há 20 anos.

Em nosso portfólio temos cases de convenções, shows, festivais, lançamentos de produtos, ativações, promoções e eventos internacionais para clientes como Natura, Petrobras, Volkswagen, Santander, Pepsico, Pernod Ricard, Land Rover, Toyota, Ajinomoto, Zurich, General Eletrics, Tegra, Melhoramentos, Kraft Foods, Vivo, entre outros.

No Preparadão Universia 2018, a Mill Ideas foi responsável pelos seguintes itens:

  • Planejamento estratégico
  • Planejamento operacional
  • Criação do key visual
  • Desdobramento da identidade visual
  • Desenvolvimento do site do evento
  • Gestão e atualização do site do evento
  • Desenvolvimento de ferramenta de inscrição das escolas e respectivos alunos
  • Coleta de documentação legal das escolas participantes e seus respectivos alunos
  • RSVP com escolas convidadas
  • Legalização do evento junto aos órgãos públicos
  • Produção geral do evento
No ano de 2019 acontecerá a segunda edição do Preparadão Universia e a Mill Ideas é novamente a agência responsável pela sua realização.


 

Vídeo

Briefing.



Às vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Universia quer realizar o maior Festival de Educação da história do Brasil. E, dentro do Festival, tentar bater o recorde mundial de maior aula de matemática já realizada, com mais de 5 mil estudantes.



O Preparadão Universia deverá trazer à capital paulista o que há de melhor em metodologia, tecnologia e conteúdo para realizar atividades divertidas e preparatórias para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).



O evento deve ser realizado no dia 30 de outubro de 2018, em local referência na cidade de São Paulo.  



Os presentes terão um raio-x do ENEM, e dos principais vestibulares do Brasil, em um formato inovador. Além de Matemática, Redação, Biologia, Física e Química, os participantes deverão ter contato com as principais tendências em áreas como astronomia, robótica, empreendedorismo, inteligência emocional e inteligência artificial. Sempre com nomes reconhecidos em suas disciplinas, e pitadas de entretenimento.



O evento deverá contar com área de entretenimento e alimentação.



O objetivo do evento é aproximar o público jovem das principais instituições de ensino superior do País, estimulando o aprendizado por meio de experiências interativas e comprovando que a relação do estudante com o conhecimento pode ser altamente positiva e inesquecível. 



O Preparadão reforça a posição do Banco Santander como a empresa que mais investe em educação no mundo, conforme apontou o ranking Global Fortune 500. No Brasil, já são mais de 35 mil bolsas de estudo, nacionais e internacionais, concedidas a estudantes das mais de 300 universidades parceiras.



Em 2018, o Santander Universidades oferecerá mais de 4 mil bolsas a estudantes brasileiros. A atuação do Banco em prol da educação foi decisiva para que, no último dia 20 de agosto, a revista Fortune anunciasse a inclusão do Santander no ranking das empresas que estão mudando o mundo.



 Em outra frente, via Universia, o grupo atua congregando vagas de mais de 430 portais de emprego e 2,8 milhões de currículos para fazer a ponte e oferecer oportunidades aos estudantes e recém-formados. Em 2017, a plataforma ofereceu mais de 800 mil vagas de estágio e emprego.



Os estudantes interessados em participar do Festival deverão adquirir ingressos individualmente ou então em conjunto, caso suas escolas se inscrevam para levar seus alunos ao festival.

1. Público do Evento

Ao final do trabalho de RSVP junto as escolas convidadas tivemos a presença de 168 escolas, totalizando 6.968 alunos. 

O staff total foi contabilizado em 2392 profissionais envolvidos diretamente no evento.



2. Sistema RFID

Utilizamos pulseiras com a tecnologia RFID para controle de acesso, contagem de público na parte interna como premissa para validação da tentativa de quebra de recorde da maior aula de matemática do Guinness e cashless em toda operação de alimentos e bebeidas do evento.



3. Abertura Artística

O Sr. Sergio Rial, Presidente do Banco Santander, foi destacado para fazer a abertura oficial do evento. Precisávamos criar o momento da sua aparição de forma inusitada como de costume nos eventos do banco.



No Preparadão Universia 2018, ele adentrou no Ginásio junto com o grupo de bailarinos, dançando e vestido com o mesmo figurino de todos para que não fosse percebido pela plateia.

No momento em que todos os bailarinos caminhavam para o centro do palco, simultâneamente foi revelado um segundo cubo de led descendo de dentro do cubo central, a certa altura do palco e com um jogo de luzes na plateia, todos os bailarinos saíram para suas marcações deixando apenas o Presidente do Banco Santander escondido centro do palco envolto pelo cubo de led que desceu até o piso do palco.



Assim seguiu-se a performance artísticas dos bailarinos e ao término, um vídeo com mensagem do próprio Sergio Rial nos cubos de led foi passado para então o cubo começar a subir revelando-o para o grande público no centro do palco.



4. Line Up

MC's

Davi Lopes

Rafael Cortes

Pathy Dejesus

Andre Vasco



Programação da manhã:

Qual é o futuro que você está construindo hoje, com Clóvis de Barros

Astronomia: Será que saber de onde viemos nos ajuda a descobrir para onde vamos? Com Duilia de Mello

Sonho, com Maísa Silva

Tentativa de quebra de recorde mundial de maior aula de Matemática, com Rafael Procópio

Aprender com o erro: O que cair te ensina sobre levantar? Com Karen Jonz

Química : A ciência está em todo lugar, com Ciência em Show

ENEM: Raio-X do ENEM 2018, com André Corleta

Era Vargas, com Se liga nessa história

A importância da poesia como instrumento de expressão, com Anamari

Boas-vindas, com Os Escolhidos (grupo de refugiados)



Programação da tarde:

Intervenções e entretenimento, com Caio Ferreira

Raio-X da FUVEST, o vestibular mais concorrido do Brasil, com Renato Freire

Como fazer a redação nota 1.000 do ENEM, com Camila Alexandrini

Construindo uma escrita afetuosa, por Ana Holanda

Desenvolvendo um aplicativo em 7 minutos, por Felipe Barreiros

Biologia para o ENEM não se aprende por osmose, com Paulo Jubilut

Ioga e Respiração: Os segredos para controlar a ansiedade, com David Arzel

Preguiça gigante, apresentado, com Túlio Schargel

Literatura do ENEM, O que você precisa saber, com Tati Leite

Empreendedorismo: O potencial inovador da periferia, com Monique Evelle

Show de Encerramento, com Di Ferrero



Curadoria: Elena Crescia TEDx Brasil




5. Alimentos e Bebidas

Todos os alunos participantes receberam o crédito de R$ 20,00 em suas pulseiras como ajuda de custo de alimentação para que pudessem consumir nos food trucks do evento.



O evento foi um marco inovador e já entrou para o calendário de atividades extracurriculares de algumas escolas e em 2019 acontecerá a segunda edição, também produzida pela Mill Ideas.

Os resultados alcançados foram:



Posicionamento da marca Universia e Santander como empresas que investem na educação de jovens no país.



O site da Universia tornou-se um grande canal de consulta para alunos que estão se preparando para as provas e em busca de informações sobre carreiras.

Presença de marcas como IBM, USP, São Judas e muitas outras instituições de ensino.


  • 6968 alunos impactados diretamente

  • 168 escolas participantes entre públicas e privadas

  • 5.2m de internautas imapctados nas redes sociais

  • Mais de 15 mil menções em redes sociais

  • Cobertura de veículos de tv aberta com link ao vivo do evento. Estiveram conosco, Rede Globo, SBT, Record e RedeTV.

  • Distribuição de 7000 brindes com as marcas dos nossos patrocinadores.

  • Todo o evento foi transmitido por streaming para todo o Brasil, onde fizemos exposição de marca de patrocinadores de forma regionalizada.

  • Tivemos a audiência total de 2853 pessoas, durante todo o período de transmissão. Nessa transmissão os palestrantes foram entrevistados e além disso tivemos live do palco principal.

  • O evento teve cobertura de veículos online, com matérias em grandes portais, blogs e canais de youtube.