Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Cidade Iluminada São Paulo

Concurso Cultural Cidade Iluminada SP

Candidato: Businessland
Cliente: Rede Globo
Segmento: Eventos
Estado:

Portfolio BusinessLand:
QUEM SOMOS:
Somos uma agência especializada em criar parcerias entre empresas através de uma plataforma de negócios do entretenimento; transformamos oportunidades em posicionamento de marca, relacionamento e novos canais de vendas.
Cuidamos da estratégia, planejamento e negociação para que as parcerias e contribuições B2B tenham resultados efetivos. Nosso objetivo é cuidar dos negócios para ajudar as empresas envolvidas a terem mais tempo para focar naquilo que mais importa: melhorar a experiência para seu cliente final

A Ação: Concurso Cidade Iluminada São Paulo

O Concurso Cidade Iluminada São Paulo foi criado para resgatar a tradição dos moradores em enfeitarem e decorarem suas casas, dos seus comércios e as suas ruas para o final de ano.
 
Além de motivar os paulistanos a entrarem no espírito das festas, o objetivo da primeira edição do concurso foi iniciar um movimento para que as pessoas voltem a ocupar o espaço urbano e que cada imóvel iluminado faça parte de uma grande atração de entretenimento que, de forma orgânica e democrática, espalha-se por todos os cantos da cidade.
Incentivamos desta forma, a colaboração, o compatilhamento e contribuição de cada morador para São Paulo. 
 
O Concurso Cidade Iluminada São Paulo elegeu as melhores decorações de Natal de SP por região da cidade em 04 categorias: Casas/Prédios, Ruas, Shoppings e Estabelecimentos Comerciais.
Nossa missão neste case foi inspirar e incentivar os paulistanos a transformarem os finais de ano num show de colaboração coletiva, criatividade e espírito natalino.
 
As inscrições
 
As inscrições foram feitas pelo site do concurso (www.cidadeiluminadasp.com.br) mediante o preenchimento de um cadastro, seleção da categoria e upload de uma foto da decoração.
 
Seleção dos vencedores
 
Após validação dos cadastros e fotos, as decorações inscritas foram avaliadas por um juri técnico - formado por especialistas das áreas de comunicação e entretenimento - que selecionaram os finalistas e, entre eles, os vencedores finais de cada categoria com base em critérios de criatividade e visibilidade.

 
Vídeos:
https://globoplay.globo.com/v/7302556/programa/
https://globoplay.globo.com/v/7240556/
https://globoplay.globo.com/v/7248779/
https://globoplay.globo.com/v/7262055/
 

Vídeo

Galeria de Fotos

Briefing, metas e objetivos propostos pelo contratante

 

Briefing: 

Criação de uma ativação que estabelecesse referenciais para criar engajamento da população de SP e o orgulho dos moradores pelas diferentes culturas da cidade. A ativação deveria ainda ter tema natalino, por ser fim de ano, com relevância para ser incluída no plano de mídia a ser comercializado pela Rede Globo, sendo atraente o suficiente para incentivar os clientes a comprarem este plano, incentivados pela ativação.





 Metas:

Inspirar os paulistanos a transformar o final de ano em um show de colaboração coletiva, com criatividade e espiríto natalino, através de enfeites em suas casas e estabelecimentos.  

Gerar repercussão e conhecimento da ação através de pautas jornalísticas, mostrando de forma implícita o engajamento que o patrocinador do concurso teria com a cidade de São Paulo.



​  Objetivos: 

Atrair clientes da Rede Globo a comprarem as cotas do plano de mídia;

Relacionar a marca do cliente com a grandeza e o DNA de São Paulo: democrático e, o que é mais importante, feito por todos e para todos. 

Utilizar a ação do concurso para ampliar sua abrangência e utiliza-la como ferramenta de divulgação e credencial de responsabilidade social.

Gerar repercussão o suficiente para criação de pautas jornalísticas para a Globo.



Por que a BusinessLand merece ganhar este case: 



A correria de fim de ano, as múltiplas tarefas e os inúmeros compromissos, fazem com que as pessoas deixem, aos poucos, de dedicar seu tempo para  algo tão importante para todos nós: cuidar do local onde vivemos. Por isto desenvolvemos uma ação para inspirar e incentivar a retomada da tradição dos paulistanos de enfeitar e iluminar as ruas e fachadas de suas casas e comércios para as festas de final de ano, ou seja, todos com uma participação efetiva para embelezar e melhorar a cidade





Trouxemos um pouco do sentimento de inclusão, confraternização e caridade de cada cidadão, onde cada um pode contribuir com seu trabalho e utilizar sua criatividade para que a cidade ficasse mais bonita. Esta foi uma ação que trouxe mais luz para a Cidade de São Paulo. A cidade ficou mais iluminada através da colaboração e compartilhamento; colaboração de cada um em doar seu trabalho, dedicação e tempo para decorar seu próprio espaço e compartilhamento ao permitir que todos pudessem contemplar um pouco das casas, prédios e estabelecimentos comerciais enfeitados.



Relacionamos a marca do cliente com a grandeza e o DNA de São Paulo: democrático e, o que é mais importante, feito por todos e para todos. 



Utilizamos a ação do concurso para ampliar a abrangência da Globo e utiliza-la como ferramenta de divulgação e credencial de responsabilidade social.

 

Acreditamos que, além de engajar a população em uma forte ação social com uma iniciativa que exalta a fraternidade, a união e a paz celebradas no Ano Novo, temos a oportunidade de incentivar os paulistanos a protagonizarem, juntos, um espetáculo natalino democrático, inclusivo e extensivo a todas as regiões da cidade independentemente de distâncias e perfis sociais.



Para o cliente – Rede Globo – esta ação foi relevante pois fez a emissora se aproximar do público de forma real, e não apenas através das telas. Foi uma experiência, incentivada por uma campanha da Globo, que se torna sentimental para a família, ao realizarem juntas as decorações de suas casas.

Ao transformar estas ações em pauta do jornalismo, trouxe incentivo para a população que se sentiu prestigiada em ter suas decorações e histórias retratadas em reportagens

 



 

 

1. Desenvolvimento


  • Com base no briefing, criamos uma ativação em formato de concurso com o objetivo de estabelecer uma identidade com os paulistanos, de forma que cada um tivesse o sentimento de colaboração e participação na cidade. 

  • O concurso teve como tema as decorações natalinas, com as categorias: ruas, shoppings, comércio e prédios empresariais.

  • Essa tematização também permite a renovação do concurso a cada ano, mantendo sempre o impacto da novidade.

  • iniciamos o processo de desenvolvimento da identidade visual, filme de divulgação, site, plano de marketing e lançamento nas redes sociais, além do desenvolvimento do regulamento do concurso e informações que seriam transformadas em pautas e reportagens no jornalismo da Rede Globo.

  •  As inscrições foram feitas pelo site do concurso (www.cidadeiluminadasp.com.br) mediante o preenchimento de um cadastro, seleção da categoria e upload de uma foto da decoração.

     

    A Seleção dos vencedores foi feita após validação dos cadastros e fotos; as decorações inscritas foram avaliadas pelo juri técnico - formado por especialistas das áreas de comunicação e entretenimento - que selecionaram os finalistas e, entre eles, os vencedores finais de cada categoria com base em critérios de criatividade e visibilidade.


 


  •  MECANICA DO CONCURSO: 


 

Concurso Cidade Iluminada São Paulo

 

CATEGORIA 1: casas e prédios residenciais / estabelecimentos comerciais

 

SUBCATEGORIAS:

 

CASAS E PRÉDIOS RESIDENCIAIS: 1 VENCEDOR POR REGIÃO DE SÃO PAULO (norte, sul, leste, oeste, centro) 

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS : 1 VENCEDOR POR REGIÃO DE SÃO PAULO (norte, sul, leste, oeste, centro) 

 

Como será a participação:

 

O responsável pela casa, prédio ou estabelecimento comercial deverá acessar o site do concurso (www.cidadeiluminadasp.com.br), ler o regulamento e preencher um cadastro com seus dados (Nome, CPF, Endereço) e os dados do imóvel decorado (Rua, bairro, Região, CEP e CNPJ - no caso de endereço comercial - marcando se o imóvel refere-se a CASA/PRÉDIOS ou COMERCIAL.

 

Junto com o cadastro o participante deverá fazer o upload de uma foto, que será analisada antes de ser publicada no site.

 

As fotos aprovadas serão postadas em uma galeria do site (de acordo com a sub-categoria e região) ocultando-se detalhes dos dados cadastrados (visível apenas nome da rua e bairro).

 

As decorações poderão ser inscritas até 31/12/2018

No dia 04/01/2019 serão anunciadas as 5 finalistas de cada sub-categoria/região - com as fotos colocadas em destaque na galeria do site.

No dia 07/01/2019 serão divulgados os resultados finais: 1 vencedor por região em cada sub-categoria.

 

Os vencedores receberão o troféu Cidade Iluminada São Paulo 2018/2019 em visita aos estúdios da Rede Globo em São Paulo, no dia 23/01/2019

  

  CATEGORIA 2: ruas

 

 

No caso das ruas os moradores envolvidos na decoração deverão delegar a 1 pessoa que fazrte do grupo a inscrição da rua decorada  no site do concurso.

 

Como será a participação:

 

O responsável pela inscrição da Rua deverá acessar o site do concurso (www.cidadeiluminadasp.com.br), ler o regulamento e preencher um cadastro com seus dados (Nome, CPF, Enderço) e os dados da Rua decorada (Nome da rua, numeração do quarteirão, bairro, Região, CEP.

 

Junto com o cadastro o participante deverá fazer o up load de uma foto, que será analisada antes de ser publicada no site.

 

As fotos aprovadas serão postadas em uma galeria do site (dedicada à categoria Ruas e separadas por região) ocultando-se detalhes dos dados cadastrados (visível apenas nome da rua e bairro).

 

As decorações poderão ser inscritas até 31/12/2018

No dia 04/01/2019 serão anunciadas as 5 finalistas de cada sub-categoria/região - com as fotos colocadas em destaque na galeria do site.

No dia 07/01/2019 serão divulgados os resultados finais: 1 vencedor por região.

 

Os vencedores receberão o troféu Cidade Iluminada São Paulo 2018/2019.



CATEGORIA 3: shoppings e centros empresariais

 


Como será a participação:



O responsável pelo shopping ou centro empresarial  deverá acessar o site do concurso (www.cidadeiluminadasp.com.br), ler o regulamento e preencher um cadastro com seus dados (Nome, CPF, Endereço) e os dados do estabelecimento (Rua, bairro, Região, CEP, CNPJ - marcando se o imóvel refere-se a Shopping ou Centro Comercial.

 

SHOPPINGS: 1 VENCEDOR POR REGIÃO DE SÃO PAULO (norte, sul, leste, oeste, centro)

 

CENTROS COMERCIAIS : 1 VENCEDOR POR REGIÃO DE SÃO PAULO (norte, sul, leste, oeste, centro)

 

Junto com o cadastro o participante deverá fazer o up load de uma foto, que será analisada antes de ser publicada no site.

 

As fotos aprovadas serão postadas em uma galeria do site (de acordo com a a região) ocultando-se detalhes dos dados cadastrados (visível apenas nome estabelecimento, rua e bairro).

 

As decorações poderão ser inscritas até 31/12/2018

No dia 04/01/2019 serão anunciadas as 5 finalistas de cada sub-categoria/região - com as fotos colocadas em destaque na galeria do site.

No dia 07/01/2019 serão divulgados os resultados finais: 1 vencedor por região em cada sub-categoria.

 

Os vencedores receberão o troféu Cidade Iluminada São Paulo 2018/2019.

 

 Sobre o Juri técnico

 

Todos os vencedores serão apontados por um juri composto por 3 especialistas de áreas relacionadas a ENTRETENIMENTO, ARQUITETURA, CENOGRAFIA e DECORAÇÃO.

 

Critérios de avaliação técnica

 

-CRIATIVIDADE DO PROJETO

-VISIBILIDADE

 Jurados:



Alexis Anastasiou

 


Fundador da Visualfarm, produtora de conteúdos visuais e projeções que atua em 10 países além do Brasil.

Alexis é vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais de excelência técnica, qualidade e resultados de marketing.

 

José Luiz Petroski

 

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Santos, MBA em comunicação pela ESAMC e em marketing pela FGV.

Atuou nas áreas de marketing e comercial da Globo. Hoje é gerente de planejamento de marketing da Globo São Paulo e diretor de relações com o mercado da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio).

 

Marcelo Flores

 

Empresário do entretenimento nacional e internacional. Professor de Gestão e Planejamento de Eventos na pós-graduação da ESPM São Paulo, consultor, palestrante e embaixador da Full Sail University da Florida - EUA. Ganhador de diversos prêmios da área de marketing e entretenimento e realizador de mais de dois mil eventos, incluindo o Reveillon da Avenida Paulista.

 

Toni Sando de Oliveira

 

Presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro (São Paulo Convention and Visitors Bureau) e ocupante da cadeira número 22 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

 

 

2. Estratégias 


  •  Dimensionar caminhos para o concurso evoluir e crescer em futuas edições, de forma que esteja inserido como uma ação que possa ser sempre comercializada no plano de mídia da Rede Globo.

  • Gerar residual para manter os participantes e os patrocinadores estimulados a participar nos anos seguintes;

  • Confirmar a importância e credibilidade do concurso com profissionais de destaque e com história em eventos e trabalhos na cidade de São Paulo, para julgarem os trabalhos.

  • Para a escolha dos jurados, foi considerada a experiência e background dos mesmos, sempre em áreas como eventos, comunicação, design e entretenimento.

  • Utilizar o tema para criar pautas e reportagens para serem veiculadas no jornalismo, gerando identificação com a população, de forma que as pessoas ficassem motivadas e engajadas com a causa de embelezar a cidade.  




 

3.  Desafios

 

O grande desafio foi criar uma ativação que envolvesse as pessoas de forma individual e ao mesmo tempo trouxesse um impacto na cidade. Para isto, foi necessário criar um contexto para ser divulgado no jornalismo, mostrando à população que o concurso Cidade Iluminada SP não se tratava apenas de um concurso, mas sim de uma ação colaborativa para tornar a cidade mais iluminada e mais bonita com a participação de cada morador.

 

Mobilizar os moradores de forma espontânea, com uma mecânica de participação baseada exclusivamente em engajamento e reconhecimento (sem contrapartidas de prêmios de valor monetário) e manter a motivação dos participantes durante o concurso.

 

O prazo curto trouxe dificuldade para o desenvolvimento da ação, já que não havia muito tempo para divulgação. Desta forma, gerar pautas para o jornalismo foi essencial, retratando a participação de moradores em diversas regiões da cidade, contando suas histórias e motivações em decorar suas residências, Isto certamente influenciou outros moradores a fazerem o mesmo pelas suas moradias e comércios, replicando o sentimento colaborativo de embelezar a cidade.

 

Para construir um site responsivo e com a estrutura necessária, com o prazo que tínhamos, tivemos que fazer adequações na mecânica de votação do concurso. Caso contrário, não teríamos o site pronto para a data do lançamento.

Optamos por ter apenas júri técnico ao invés de júri popular, uma vez que esta escolha demandaria muitas horas de desenvolvimento para a entrega do site

 

Determinados tipos de concurso demandam registros específicos na Caixa Economica Federal. Porém ficamos dispensados deste registro ao excluir as redes sociais como um canal para votação das decorações inscritas, o que também colaborou para lançarmos o concurso na data prevista.

 

O período de festas também trouxe desafios, tanto para a participação de moradores da cidade, quanto para a contratação de fornecedores para a realização do concurso.



 

4. Soluções

 

Para engajar o público a participar, sem contrapartidas de prêmios de valor monetário, amplificamos o valor institucional do concurso criando um label cultural com a identidade da cidade, gerando engajamento e responsabilidade individual de cada cidadão. Por isto a idéia do tema “Cidade Iluminada – o espetáculo de fim de ano é você quem faz”. Assim, cada um se sentiu valorizado em participar.

Divulgamos aos participantes uma premiação simbólica, porém de valor aspiracional, com a visita dos vencedores aos estúdios da Rede Globo, em SP.

Para que o tempo de registros e recolhimento de taxas não prejudicasse o lançamento do concurso, alteramos a forma de votação e seleção das decorações participantes, que seria feita apenas por júri técnico, através do site do concurso e não através de redes sociais.  Desta forma fomos dispensados de registro na Caixa Economica Federal, ganhando dias para anteciparmos o lançamento do vídeo da campanha.

Ao retirarmos júri popular da primeira edição, ganhamos ainda tempo na produção do site, ao deixar sua estrutura mais simples ao invés de contemplar milhares de votos. O site era peça chave nesta ativação, uma vez que sem ele as pessoas não poderiam enviar as fotos de suas decorações e realizar as inscrições

A divulgação da história dos participantes, retratando a motivação de cada um em decorar suas casas, mostrou que o concurso resgatou valores como família, confraternização e colaboração com a cidade.  Isto fez com que as pessoas se sentissem motivadas a participarem também. 

 

Retorno



A ação durou 17 dias, porém com um ótimo retorno. A ativação se mostrou relevante para o Banco do Brasil, cliente da Rede Globo, uma vez que o engajamento do público no concurso resultou em pautas jornalísticas e mídia espontânea, o que foi também positivo para a Rede Globo.  

Ou seja, além de receber as contrapartidas de seu plano de mídia, que foram 70 inserções do vídeo de 30 segundos, o cliente da Globo esteve, através do Concurso Cidade Iluminada, inserido na pauta do jornalismo regional da TV Globo SP, assim como no Portal G1, gerando repercussão espontânea em Blogs, Portais de Notícias, Redes Sociais e veículos offline, impactando 12,4 milhões de pessoas na Cidade de São Paulo 

A campanha direcionada para o Facebook e Instagram ativou posts diários durante o período de 18 dias (de 20 de dezembro a 6 de janeiro) alcançando uma conversão de 36,3% do total de visitas ao site. Média de alcance dos posts mais acessados durante 18 dias (de 20 de dezembro a 6 de janeiro) 

Nos dias em que o concurso esteve ativo, a página atingiu mais de 4.000 curtidas e engajamento, com mais de 27.000 pessoas alcançadas.  



Desenvolvemos uma ação que envolveu toda a cidade de São Paulo, em um período em que as decorações em espaços públicos estão cada vez mais escassas. A correria de fim de ano, as múltiplas tarefas e os inúmeros compromissos, fazem com que as pessoas deixem, aos poucos, de dedicar seu tempo para  algo tão importante para todos nós: cuidar do local onde vivemos.

 

Trouxemos um pouco do sentimento de inclusão, confraternização e caridade de cada cidadão, onde cada um pode contribuir com seu trabalho e utilizar sua criatividade para que a cidade ficasse mais bonita. Esta foi uma ação que trouxe mais luz para a Cidade de São Paulo. A cidade ficou mais iluminada através da colaboração e compartilhamento; colaboração de cada um em doar seu trabalho, dedicação e tempo para decorar seu próprio espaço e compartilhamento ao permitir que todos pudessem contemplar um pouco das casas, prédios e estabelecimentos comerciais enfeitados.

 

Apesar de toda a correria e agitação que são típicas deste período do ano, ver a cidade iluminada na época de Natal nos faz refletir e lembrar de que com a participação de cada um, podemos tornar a nossa cidade um lugar melhor para viver.

 



Essas iniciativas individuais somam-se naturalmente num espetáculo que proporciona entretenimento para as famílias paulistanas, ajuda a humanizar a relação das ruas com os cidadãos, gera oportunidades de ganhos para o comércio, turismo e, principalmente, faz com que a comunidade possa se expressar e participar ativamente das datas mais importantes do ano.



Para o cliente – Rede Globo – esta ação foi relevante pois fez a emissora se aproximar do público de forma real, e não apenas através das telas. Foi uma experiência, incentivada por uma campanha da Globo, que se torna sentimental para a família, ao realizarem juntas as decorações de suas casas.

Ao transformar estas ações em pauta do jornalismo, trouxe incentivo para a população que se sentiu prestigiada em ter suas decorações e histórias retratadas em reportagens