Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Store in Store - GC Craft Beer

Candidato: Promo2go Comunicação & Marketing
Cliente: Cervejaria Ambev
Segmento: Serviços
Estado:

Promo2go
Com uma área fabril de 3.000m2 e situada na zona industrial de Taboão da Serra, São Paulo, a Promo2go está estrategicamente localizada próximo a Rod. Regis Bittencourt. Carlos Valentim, presidente da Promo2go, fundou a empresa em 2012 e hoje é considerada referência no mercado de cenografia & merchandising.

Com operação 100% interna e maquinário de alta tecnologia, oferece todos os serviços necessários para a execução total dos projetos baseado no modelo de construção e pré montagem antecipada, facilitando a instalação no destino final.

O objetivo principal da empresa é atender a demanda de nossos clientes de forma individualizada, e para que isso seja possível, nos dedicamos à cada projeto com qualidade, excelência e comprometimento. 

AmBev
A Cervejaria AmBev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais: cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. Fundada em 1999, da união entre as centenárias: Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, é considerada hoje a 14ª maior empresa do país e controla cerca de 68% do mercardo brasileiro de cerveja.

Em 2004, passou a fazer parte do grupo belga Anheuser-Busch Inbev, quando anunciou a fusão com a companhia belga Interbew.

Atualmente possui + de 100 rótulos e é considerada a maior fabricante de cerveja do mundo.  

Store in Store - GC Craft 
Store in Store foi idealizada como uma mini loja dentro do PDV com o objetivo de aproximar o consumidor do universo das cervejas especiais da AmBev. Com o objetivo de disseminar conhecimento e orientar o shopper na hora da escolha de seu produto, o projeto visa potencializar suas vendas: cativando seus clientes e conquistando seus potenciais.

Com o objetivo de orientar o consumidor na escolha da cerveja ideal no momento da compra, recebemos o desafio de reproduzir o projeto, intermediado pela agência contratante, que orientasse como cada marca deve se comunicar em pontos de contato físico com seus consumidores. O cliente esperava por soluções que pudessem transformar o guide da marca, o posicionamento de peças, materiais e ações tangíveis ao consumidor. O destaque dos produtos seria para o segmento de craft beer no ponto de venda, com o objetivo de transformar esse espaço em destino de compra, aumentando o tráfego na loja de maneira geral. Era necessário que as questões abaixo fossem transformadas em experiência para os consumidores na hora da compra:

- Qual a principal mensagem que mais representa o atual momento e seja compreendida em sua plenitude por seus consumidores? O consumidor está sedento por conhecimento cervejeiro.

- Quais elementos visuais que corroboram para que a marca passe sua informação de maneira rápida e visual? Com certeza, a demonstração da matéria prima dos produtos aproximaria os consumidores.

- Qual a experiência e quais elementos a marca deve utilizar para dialogar e criar experiências com seus consumidores em seus pontos de contato? O guide moderno, expositores facilitadores, exposição da matéria prima e breve apresentação das marcas que compunham o local.

- Como traduzir os valores e características da marca para o trade de maneira única e consistente? A diversidade AmBev em cervejas atende à todos os paladares cervejeiros, reunimos os produtos especiais em uma ambiente que demonstrasse isso para o consumidor: a dedicação, o cuidado e a diversidade da marca.

- Como adequar a mensagem ao momento da jornada do consumidor para ser relevante? Sanando as eventuais dúvidas que pudessem surgir com informações relevantes sobre cada produto, as quais poderiam ser encontradas nos painéis informativos dentro da pequena loja.

- Quais símbolos mais pertinentes para chamar a atenção dos consumidores no momento da interação com as mensagens? Utilizamos aplicação de logos, símbolos de cada produto, cores e estruturas com referências modernas, que representam o perfil do consumidor de cervejas especiais,



Abraçamos o desafio de representar todas essas perguntas em um único espaço, limitado dentro de um supermercado, e que conversasse com seus mais variados públicos do segmento de cervejas especiais. Com apenas 15 dias entre produção total das peças, transporte para um local à 497 Km de distância de nossa base e montagem durante a madrugada. A produção das peças não poderia ser de material reutilizados, pois trata-se de uma peça permanente, sem prazo pré-definido de desmontagem, com acabamentos e iluminação fixas e aéreas.

 

As cobiçadas cervejas especiais caíram no gosto do brasileiro, mas para o consumidor iniciante com pouco conhecimento sobre o assunto, o autosserviço ainda é um ambiente hostil e não oferece a estrutura e orientação necessária para uma boa experiência e compra, em resumo o consumidor fica perdido e não sabe qual escolher.



Para tornar o ambiente das cervejas especiais mais amigável, foi idealizado o conceito Store-in-Store, que significa uma pequena loja dentro do PDV.



Foi necessário que mais de 20 pessoas trabalhassem em turnos alternados durante 10 dias para produção das peças, além da necessidade de realizar a pré-montagem para evitar possíveis problemas na montagem.



Para a produção da peça foram utilizadas para a peça aérea estrutura em ferro com revestimento de peça em flexível e aplicação de fórmica lousa e detalhes em fórmica pinus com aplicação de letra caixa em pinus com tratamento em verniz e fixação com cabos de aço. Para o corpo da peça estrutura em MDF com sarrafos e madeira pinus, aplicação de fórmica lousa e revestimento em painéis de madeira pinus, aplicação de adesivos plotados em vinil branco.



Estantes em MDF 15mm com aplicação de fórmica modelo "Novo Cromo Real L523 TX", "Café L147 TM" e "Goiaba L144 TM" e aplicação de iluminação LED em todas as prateleiras. Quadro sensorial em base de ferro com pintura eletrostática prata, tampo em madeira Pinus, com comunicação em PSAI impresso, nichos com apresentação dos produtos reais com fechamento em acrílico e lateral com travamento de ferro com pintura eletrostática preta.



Caixa expositora em madeira Pinus com travamento de ferro e aplicação de 4 rodízios. Piso em chapas de MDF modulares com laminação especial imitando cimento queimado, rampeado para que carrinhos de mercado pudessem subir sem danificar o piso.

Galeria de Fotos

Um espaço convidativo que, além de chamar atenção do shopper, oferece produtos de qualidade de forma organizada e instrutiva.



Um espaço convidativo que, além de chamar a atenção do shopper, oferece produtos de qualidade de forma organizar e instrutiva. A estrutura propõe uma melhor separação dos tipos de cervejas e suas categorias, instruindo o consumidor de forma eficaz e orientando-o para uma melhor escolha na hora da compra. De forma sólida e eficaz, a apresentação dos rótulos promove ao consumidor a orientação necessária para cada gosto proporcionando uma melhor experiência e estreitando a relação do consumidor com o autosserviço.



Store-in-Store é uma peça única, em formato de mini loja, que representa todas as marcas expostas respeitando os guides de cada uma, com elementos visuais que colaboram para que todas transmitam suas informações de maneira rápida e visualmente eficaz.



Essa formato estrutural de expor os produtos resultou em um aumento de venda de 57% dos produtos expostos no espaço durante o primeiro mês de permanência da estrutura do PDV. Além de reversões extremamente positivas no âmbito comercial, essa experiência dentro do PDV aproxima o shopper ao mundo das cervejas craft premium, potencializando seus consumidores e cativando seus potenciais.



A execução primorosa de cada peça surpreendeu até mesmo o arquiteto que projetou o espaço.

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