Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Academia Brahma

Candidato: Promo2go Comunicação & Marketing
Cliente: Cervejaria Ambev
Segmento: Serviços
Estado:

Promo2go

Com uma área fabril de 3.000m2 e situada na zona industrial de Taboão da Serra, São Paulo, a Promo2go está estrategicamente localizada próximo a Rod. Regis Bittencourt. Carlos Valentim, presidente da Promo2go, fundou a empresa em 2012 e hoje é considerada referência no mercado de cenografia & merchandising. Com operação 100% interna e maquinário de alta tecnologia, oferece todos os serviços necessários para a execução total dos projetos baseado no modelo de construção e pré montagem antecipada, facilitando a instalação no destino final.

O objetivo principal da empresa é atender a demanda de nossos clientes de forma individualizada, e para que isso seja possível, nos dedicamos à cada projeto com qualidade, excelência e comprometimento.

AmBev
A Cervejaria AmBev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais: cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. Fundada em 1999, da união entre as centenárias: Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, é considerada hoje a 14ª maior empresa do país e controla cerca de 68% do mercardo brasileiro de cerveja.

Em 2004, passou a fazer parte do grupo belga Anheuser-Busch Inbev, quando anunciou a fusão com a companhia belga Interbew.

Atualmente possui + de 100 rótulos e é considerada a maior fabricante de cerveja do mundo.  

Academia Brahma 130 anos (evento)
Para comemorar os 130 anos da Cervejaria Brahma, a marca idealizou um evento dentro de alguns supermercados do país, com o intuito promover curso sobre cervejas com mestres, promover experiência aos consumidores e apresentar tipos de harmonização com o produto, com degustação local.

Case: Em parceria com a agência contratante ScoreGroup, desenvolvemos uma estrutura multifuncional que atendesse as expectativas do evento.

Galeria de Fotos

Em comemoração aos 130 anos da cervejaria Brahma, fomos desafiados à construir uma estrutura itinerante, totalmente personalizada pelo guide da marca, que atendesse aos requisitos de sustentação, pois por ser itinerante, seria desmontada e montada várias vezes em diferentes praças nacionais. As estruturas percorreriam as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Cuiabá, Brasília e Campinas dentro do período de 27 dias.



Com o objetivo de difundir conhecimento cervejeiro e aproximar o produto de seu público consumidor e de seus potenciais, o projeto serviria como uma espécie de “sala”, mas entre os corredores dos supermercados das cidades pré-estabelecidas, cujo conteúdo do curso preparado exclusivamente para o evento, seria ministrado por mestres cervejeiros, que promoveriam degustações e conhecimento de harmonização com os produtos da “família Brahma”.



Além das palestras direcionadas ao mundo da cerveja, o departamento de marketing marcou presença nos eventos contando um pouco sobre a história da marca e o processo fabril dos produtos. O briefing sugeria que o projeto fosse produzido todo em madeira, desde a estrutura à todo mobiliário. Além disso, o cliente propos que a manutenção da estrutura do estande retornasse para a base em São Paulo sempre que precisasse de reparos.

Diante do desafio de produzir uma estrutura que serviria para um evento itinerante, e que portanto, deveria ter durabilidade excelente para sua finalidade, fizemos algumas escolhas inteligentes para que a estrutura fosse adequada e atendesse as necessidades de nosso cliente. Desenvolvemos todo o layout internamente, seguindo o guide proposto, e produzimos todo o mobiliário e sua comunicação visual.



A primeira solução para viabilizar este projeto, foi sugerir que, ao invés de madeira, a estrutura fosse produzida em sistemas de encaixe entre as partes de fixação utilizando estruturas de ferro e parafusos, para não correr o risco de empenar com o passar dos dias, caso fosse fabricado em madeira, ocasionando um desgaste total das peças. Além do desgaste natural do estande, o material utilizando proporcionava fácil manutenção, o que foi crucial para que a estrutura pudesse ser transportada. Respeitando o budget do cliente, disponibilizamos uma equipe exclusiva para reparos e que viajaram com a estrutura por todas as praças, prontos para os reparos necessários entre uma e outra, otimizando valores de logística.



A solução foi super bem aceita de primeira pelo nosso cliente e pudemos seguir com a produção restante. Sugerimos a utilização de imãs nos painéis produzidos, para dinamizar a explicação dos processos fabris. Ao todo, foram 20 imãs neste padrão em formato A5, com faca especial. Todo o conteúdo do mestre cervejeiro estava exposto nas paredes do estande, inclusive com sistema interativo, em que ao acionar um botão acoplado à uma das paredes, era possível ouvir o 1º single da marca.



Produzimos o painel com fundo em MDF e estrutura metálica com pintura automotiva vermelha, testeira em chapa perfurada vermelha, dobrada, com frase “Academia Brahma” em letras caixa em PVC expandido branco. Para o logo, utilizamos chapa metálica dobrada com pintura vermelha. A esteira, na parte superior do estande, com produzida com aplicação de espelho para dar impressão de continuidade, e também foi feita com estrutura metálica e pintura automotiva vermelha. Os painéis explicativos foram confeccionados em MDF, impressos frente e verso.



Para o mobiliário, confeccionamos mesas estruturadas em metalon 20x20mm, com pintura automotiva preta e tampo em madeira cedrinho. O piso bus foi aplicado com elevação e rampa de acesso.



Recebemos de última hora a solicitação de produzirmos três itens históricos, em ferro, para auxiliar o mestre cervejeiro em sua explicação durante as palestras. Para otimizarmos o tempo que estava apertado, desenvolvemos as peças em mdf, com gravação a laser e pintura especial imitando ferro. O medalhão, o pergaminho com a receita da cerveja e o livro com a história da marca, confeccionados em mdf viabilizou que as peças fizessem parte da estrutura do estande, possibilitando que o mestre cervejeiro utilizasse em sua explicação.

A produção e a entrega, bem como as soluções propostas deixaram nosso cliente extremamente satisfeito com o projeto. A experiência shopper aos consumidores e a difusão de conhecimento cervejeiro e institucional da marca, resultaram no aumento de vendas no PDV e uma valorização ainda mais especial em relação à tradição dos produtos da “família brahma”, que recebeu diversos reconhecimentos internos e externos pela iniciativa proposta e a execução idealizada.



Promover conhecimento dentro dos supermercados foi uma grande sacada da marca, gerando engajamento nas redes sociais e promovendo uma alta no consumo dos produtos, pois a experiência instigava nos frequentadores do PDV, uma vontade de leva-la para casa e compartilhar momentos como aquele com seus amigos e familiares.



Durante o período, não tivemos nenhum contratempo em relação à estrutura desenvolvida e executada, a qual foi extremamente elogiada pelo marketing da empresa, pela qualidade e durabilidade das peças, bem como seu acabamento clean, tornando a experiência dentro do cenário, aconchegante.  



Por se tratar de uma estrutura itinerante, feita em sistemas de encaixe, modular e própria para montagens diversas, em que as pessoas teriam acesso interno, acreditamos que a Academia Brahma seja um case de sucesso, pois levar conhecimento ao público dentro de uma estrutura propícia à isso, é um grande diferencial.



Com a presença da estrutura, porporcionando a imersão no mundo Brahma, os supermercados participantes apresentaram um crescimento de 30% na venda da cerveja Brahmas, pois, a presença da marca no PDV instigava o consumidor a adquirir o produto na hora da escolha de sua cerveja.