Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Suzanlog na Intermodal 2019

Candidato: JMK Design
Cliente: SuzanLog
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Médio Porte

Sobre a JMK Design

Após 15 anos de experiência no mercado da arquitetura promocional, o empresário Marcelo Soares percebeu que era o momento de dar um passo a mais em sua trajetória profissional. Reunindo criativos diversos, e conhecedores dos cenários administrativo e de eventos, Marcelo idealizou a JMK Design, empresa nascida com o objetivo de inovar o setor, unindo tecnologia e sustentabilidade.

Hoje, a JMK conta com um leque variado de produtos e serviços diferenciados para atender a cadeia de negócios, sendo especializada em estandes, displays, showrooms, lojas e quiosques. Com mais de uma década de história, a empresa está presente em todo o território nacional, dando suporte a grandes marcas - como Philips, Luxcel, Buba, Comtac Kids e Farm -  e está marcando presença nos maiores eventos do Brasil.

Sobre o evento

A Intermodal South America - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, é o principal evento das Américas em logística, transporte de cargas e comércio.

Considerada pelos executivos da indústria como um evento essencial para a geração de novos negócios, conta com uma área de 29.000m² de exposição. A Intermodal possibilita o acesso às principais novidades e tendências do mercado por meio de programas de conferências e palestras, trazendo lançamentos, joint-ventures, conteúdo empreendedor, pontos de vendas e networking.

Em seus três dias de programação, estão presentes mais de 400 marcas nacionais e internacionais, distribuídas em 22 países. Na edição de 2019 foi comemorado o seu aniversário de 25 anos.

Em 2018, recebeu cerca de 32 mil profissionais. Seus expositores são divididos nas áreas de: agentes de carga; aeroportos; bancos, corretoras e seguradoras; condomínios logísticos; despachantes aduaneiros; fornecedores de embalagens para transporte; entidades, associações de classe e câmaras de comércio; e desenvolvedores de equipamentos.

 

Galeria de Fotos

Para este projeto, a empresa especializada em logística, Suzanlog, solicitou que fossem trabalhados conceitos que trouxessem um ambiente tecnológico, remetendo aos serviços que oferece, mas que houvesse também uma preocupação estética, de modo com que os tons do estande trouxessem um ar de naturalidade e neutralidade.



Era necessário também que o espaço explorasse formatos e estática arroja, visto que a área logística é, muitas vezes, referenciada como uma área técnica ou burocrática, uma narrativa totalmente oposta à desejada pelo cliente.



Por fim, o espaço também deveria remeter à identidade visual da marca, algo que não poderia ser garantido apenas com o uso das cores que compõem a empresa, mas também com diferentes aplicações de sua logomarca e a exploração de sua geometria.



Caberia ao estande, por fim, que soubesse trazer elementos estéticos de referência mundial, visto que a Suzanlog é uma empresa de logística internacional, atuante nos modais aéreo, marítimo e rodoviário, e toda esta sua abrangência profissional deveria constar no espaço, de forma didática, para fácil entendimento do público-espectador.

Galeria de Fotos

Com uma proposta que conversasse entre naturalidade e tecnologia, o estande foi pensado para retratar o lado moderno e sustentável da Suzanlog, empresa voltada para serviços logísticos com abrangência internacional.



Para isso, optou-se em trazer a construção de sua logomarca para o estande. A logo da marca é composta por uma forma geométrica central e uma letra desenhada em riscos. Seguindo este mesmo conceito, o estande brinca com formas geométricas e se desenha por riscos. Implicitamente, é possível ver o formato quadricular do estande, mas sua estrutura foi construída por triângulos. Assim, conseguimos desenvolver um espaço com formato mais arrojado, que fugisse dos modelos retos convencionais.



O conceito futurístico também foi reforçado por meio de painel de LED e vegetações. A vegetação foi construída sustentavelmente, enquanto os painéis eram recursos para demonstrar a atuação abrangente da marca: em meios aéreos, marítimos e rodoviários.



Como a Intermodal é uma feira internacional, os acabamentos e a paleta de cores foram definidos segundo a vertente simple e minimalista, reconhecida mundo afora.

De acordo com a Suzanlog, os objetivos de exposição e fixação da marca nos consumidores foram realizados com sucesso. Numa feira em que diferentes países estão reunidos para expor seus projetos e soluções, chamar a atenção se torna um desafio muito maior.



A brincadeira de utilizar um espaço quadrado e construí-lo por meio de outras formas geométricas conseguiu, na projeção do olhar rápido do consumidor, passar a mensagem de que a Suzanlog é sim uma empresa que trabalha com inovação e foge das soluções convencionais de mercado.



O uso da estética como discurso da marca foi passado com sucesso e fez com que a empresa tivesse uma boa movimentação em seu ambiente de negócios. Num local onde circularam aproximadamente 40 mil pessoas, de mais de 20 países, conseguir se mostrar presente e atrair o consumidor, tal como aconteceu na Intermodal South America, foi um atestado de sucesso da ação, visto que o evento, além de sinalizador de tendências do setor, é considerada pelos executivos da indústria como um evento essencial para a geração de novos negócios.