Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Philips na Automec 2019

Candidato: JMK Design
Cliente: Philips
Segmento: Serviços
Estado:

Sobre a JMK Design

Após 15 anos de experiência no mercado da arquitetura promocional, o empresário Marcelo Soares percebeu que era o momento de dar um passo a mais em sua trajetória profissional. Reunindo criativos diversos, e conhecedores dos cenários administrativo e de eventos, Marcelo idealizou a JMK Design, empresa nascida com o objetivo de inovar o setor, unindo tecnologia e sustentabilidade.

Hoje, a JMK conta com um leque variado de produtos e serviços diferenciados para atender a cadeia de negócios, sendo especializada em estandes, displays, showrooms, lojas e quiosques. Com mais de uma década de história, a empresa está presente em todo o território nacional, dando suporte a grandes marcas - como Philips, Luxcel, Buba, Comtac Kids e Farm -  e está marcando presença nos maiores eventos do Brasil.

Sobre o evento

A Automec é o maior evento na América Latina para os setores de reposição e reparação em veículos leves, pesados e comerciais. Trata-se do principal ponto de encontro para relacionamento entre as maiores distribuídoras, varejos de autopeças, oficinas automotivas e fornecedores nacionais e internacionais do setor.
Em números, a edição de 2019 recebeu mais de 75 mil compradores da indústria automotiva e aftermarket. Os estandes se concentraram no pavilhão da São Paulo Expo e mais um pavilhão externo montado especialmente para feira, recebendo assim, no total, 1.500 marcas expositoras, que apresentaram mais de 50 mil produtos. Entre os parceiros, montadoras, indústrias, distribuidoras, varejistas, mecânicos, concessionários e demais profissionais da área.
Foram cinco dias de atividades, totalizando mais de 4.000 horas dedicadas às experiências práticas e de conteúdo. A estimativa é de uma movimentação em torno de R$ 77 milhões somente nas rodadas de negócios.
Como diferencial, a edição de 2019 contou com um novo espaço, chamado Área Inovação, dedicado a uma série de start-ups que mostraram o que há de mais tecnológico para o aftermarket e o setor automotivo.

Galeria de Fotos

Ao mesmo tempo em que a Automec é o maior evento na América Latina para os setores de reposição e reparação em veículos leves, pesados e comerciais, ela é um evento extremamente diversificado. Na prática, isso significa que dentro do universo automobilístico, a feira apresenta diferentes temáticas, algumas soando mais interessantes do que outras, na visão do público expectador.



Dentro de um ambiente em que se falava de carros de corrida, lançamentos de montadoras e tendências tecnológicas, como fazer para o público pensar em iluminação? Este foi o desafio proposto para Philips.



A marca, cientificamente comprovada como uma das mais inovadoras no setor, tinha em seu objetivo utilizar o estande como um projeto de reflexão, no qual as pessoas pudessem interagir visualmente e digitalmente para compreender seu universo de produtos e as preocupações sobre consumo e qualidade. Para isso, também solicitou que o espaço fosse desenvolvido com o design arrojado, sem esquecer da preocupação com a sustentabilidade. O local precisava ser inovador, clear e chamar a atenção do público.

Galeria de Fotos

Com o objetivo de apresentar a linha de iluminação da Philips, este estande foi desenvolvido com base nas palavras-chave características destes produtos: tecnologia e design arrojado. A proposta foi trazer um espaço com cores leves, por se tratar de um produto com geração de luz.



A tecnologia se manteve presente por meio de um grande painel de LED, no qual os visitantes puderam criar imagens por meio de movimentos e ainda levar as obras idealizadas para suas casas. Totens digitais também estavam disponíveis, possibilitando uma experiência por meio do touch screen, que simulava uma viagem por dentro dos produtos.



Já o design arrojado esteve na própria construção do estande, que fugiu da estética tradicional e apresentou um mezanino, onde as pessoas puderam subir e ver jardim suspenso, projetado de forma sustentável.



Houve uma exposição de uma moto antiga, com o objetivo de mostrar as diferenças entre o farol de antigamente e o de hoje em dia. Além disso, produtos expostos traziam comparativos de iluminação, ilustrando o que é a convencional, a da concorrência e a idealizada com os produtos da própria Philips.

Galeria de Fotos

Para a marca, falar sobre iluminação num ambiente de debates automobilísticos tão amplos como a Automec, que possui a grandiosidade de ser o maior evento do setor na América Latina, foi um desafio superado com sucesso. A dinâmica entre seus desejos e o estande executado foi satisfatória e trouxe, a cada pessoa que transitou pelo espaço, uma imersão sobre o porquê pensarmos em iluminação e como ela pode ser essencial dentre todos os elementos que compõem carros, motos e mais veículos.



Além do sucesso comercial, a Philips comemorou também o retorno do público sobre sua proposta de interação. Ao vivo, as pessoas se divertiram nos diversos fatores que compunham o estande: os telões em LED viraram registros fotográficos que foram impressos e compartilhados online nas redes sociais, e o mezanino com vista ao jardim vertical também ganhou a audiência de perfis em Instagram, Facebook e Twitter, com sua paisagem demasiadamente fotografada e diversas reflexões sobre onde entra a tecnologia e a sustentabilidade em nosso futuro.