Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Federação Russa na WTM Latin America 2019

Estande Federação Russa

Candidato: GTO Arquitetura de Eventos
Cliente: Formika
Segmento: Serviços
Estado:

Bem Vindos a GTO.
 
 
A GTO hoje é considerada pelo mercado como umas das empresas de ponta do nosso segmento. Profissionais com grande experiência nos setores que atuamos, aliados a maquinários de qualidade e um time de arquitetos e coordenadores regidos pelo Arquiteto Guto Guedes, são a nossa fórmula para satisfação de nossos clientes. Com entregas com prazos confortáveis e projetos que atendem as necessidades dos novos mercados.
A GTO foi criada em 2007 e nestes 12 anos de vida criamos uma carteira de clientes parceiros, que nos prestigiam a cada ano com a sua confiança, para desenvolvermos as melhores soluções para seus estandes e cenografias.
Nestes 12 anos, desenvolvemos várias técnicas construtivas e novos materiais, mas mantemos um formato mais tradicional enquanto ao nosso parque industrial, onde todos os setores como marcenaria, pintura, tapeçaria, serralheria, administrativo, produção e diretoria, convivem em total integração dando agilidade e segurança a todo o processo.
Nossa meta é nos mantermos entre os melhores e não entre os maiores, e sempre focando no uso sustentável dos materiais, e com uma busca constante em melhorar a qualidade vida de todos os nossos colaboradores!
 
Obrigado
 
 

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Briefing para o projeto do estande do Escritorio de Turismo da Federação Russa



Evento WTM Latin America.

Data 02 a 04 de abril de 2019 – São Paulo - Brasil





Conceito.



O pais Russo, tem grandes elementos que caracterizam sua cultura única e secular.

Com a passagem de muitos turistas pelo pais Russo, alguns ícones de nosso pais ficaram marcados nas mentes destas pessoas, O desafio e entender qual ícone de nosso pais pode despertar o interesse de trazer estes turistas de volta, sejam eles de negócios ou a passeio.

O projeto do escritório de Turismo da Rússia tem que abordar de modo direto, sem interferências visuais de elementos que não condizem com o ícone escolhido.



Tem também que se utilizar de uma comunicação espontânea, chamativa e direta para que o visitante olhe e já sabe de qual pais o estande remete.



Necessidades.



O staff precisara de uma sala de reunião grande para acomodar a até 12 pessoas, com armários individuais.

Um espaço para sala de operações técnicas que comandará todo a estrutura de áudio visual.

Um espaço para café, onde serão servidos comidas e doces típicos das regiões russas que estarão representadas no evento.

Espaço para estar.

Espaço para 09 delegações de regiões da Rússia, cada uma deverá ter uma mesa e banquetas para assento.

O estande deverá prever um espaço para apresentações de shows e danças folclóricas russas bem como palestras e apresentação das cidades.



Áudio Visual



A utilização do áudio visual será muito importante neste projeto. Cada região deverá ter equipamento próprio para veiculação de filmes curtos e imagens.

A área de shows deverá ter um equipamento para complementar as apresentações ao vivo.

O espaço de estar deverá ter equipamento para exibição de vídeos em realidade virtual.

Todos estes equipamentos deverão estar integrados e serão operados a partir de um único local a definir no espaço do estande.

 

A grande ideia para apresentar a cidade de Moscow para os viajantes e os setores de turismo no Brasil, na edição de 2019 de WTM Latin America, foi de relembrar os icones mais visitados, falados e adiquiridos por muitos turistas durante a passagem pela Russia durante a Copa do Mundo de 2018.



Nesta passagem, muitas pessoas lembraram das matrioscas, elemento simbolo do pais, encontrado em quase todas as cidade, desde a forma de mini bonecas até a forma de estatuas e artes plasticas instaladas nas praças de diversas cidades.



A ideia seria replicar este elementos da memoria afetiva russa, em um projeto que seria executado em todas as feiras promovidas pela WTM.



O  Grande desafio deste projeto era tornar estes elementos funcionais.

Os operadores, necessitavam de uma sala de reunião, um espaço para atendimento de cafe um espaço para a area tecnica.



Ao mesmo tempo precisaria tambem de espaço para que todas as cidades e regioes da Russia apresentassem seus produtos e serviços na area de turismo. 



Outra necessidade era otimizar os espaços, visto que muitas pessoas iriam trabalhar no estande além de receber o público visitante.



Ficava então o desafio de como construir estes elementos da forma adequada e que, por se tratar de uma construção temporária, com matérias que não necessitassem alta tecnologia para não encarecer a construção e o preço final para o cliente.



E conseguimos. As estruturas volumétricas sinalizaram o estande a partir da entrada principal do evento, sem elementos interferentes como vigas ou testeiras.

Os espaços internos na volumetria ficaram espaçosos, graças as dimensões internas adequadas.



Foi utilizado materiais leves como o aço, tecido, gesso e pintura acrílica, garantindo qualidade e custo reduzido na construção da volumetria.

E por fim uma iluminação especial, concentrada e dando destaque para a volumetria.

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O espaço teve um retorno bastante significativo para todos que trabalharam para a concretização deste evento

A abordagem inicial com a agencia, a distância e as línguas antagônicas são dificuldades naturais que tiveram que ser superadas para que o retorno aos visitantes e o cliente final superassem todas as expectativas.

A utilização de equipamentos de áudio visual foi primordial para o entretenimento dos visitantes.

Foi utilizado óculos de realidade virtual, onde o visitante fazia uma viagem sobre a cidade de Moscou, sobrevoando todos os seus pontos turísticos, com grande realidade visual.

Os 07 espaços das regiões da Rússia que vieram mostrar os seus atrativos, foram equipados com tv de led, onde eram veiculados filmes e imagens de cada região com grande visibilidade em função da localização.

Uma banda típica da região de Moscow, trazido pelo consulado do pais percorria os corredores da feira e cooptava os visitantes a conhecer o estande, onde eram servidos doces e salgados típicos da culinária moscovita.

A ação final foi feita com palestras de agentes de turismo e pessoas que estiveram visitando a cidade de Moscow, durante o evento da copa do Mundo, sempre enfatizando as belezas da cidade, os locais que receberam muito bem os visitantes e minimizando a distância que separa os dois países.

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