Em 2003, foi criado o Bloco Spanta Neném, que surgiu da vontade de celebrar dois importantes patrimônios cariocas: o carnaval de rua e a exuberância da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Com o propósito de ser mais do que um bloco de carnaval e colaborar com a formação de crianças e adolescentes da comunidade Santa Marta, em 2009, foi criada a “Escola de Música do Spanta”. Ao longo dos anos, o projeto englobou outras atividades artísticas e passou a se chamar “Escola de Artes do Spanta”.
Hoje, o projeto conta com várias atividades realizadas semanalmente, incluindo aulas de violão, cavaquinho, flauta doce, flauta transversa, trombone, trompete, percussão geral e bateria, bateria de escola de samba, dinâmicas musicais, canto, teoria musical, artes cênicas, expressão corporal e atividades psicossociais.
Os alunos também participam de apresentações públicas, como: o evento Spantinha, realizado durante o carnaval, com várias atividades infantis; o Festival Movimenta que, anualmente, leva uma vasta programação cultural para a comunidade do Santa Marta e também o espetáculo de fim de ano, no qual as crianças e adolescentes da escola se apresentam em instituições de ensino e outras organizações com e sem fins lucrativos.
Em 2019, os alunos da escola também participarão do Festival de Verão na Marina da Glória, produzido pelo bloco Spanta Neném, que apresentará uma diversidade de ritmos para comemorar a estação mais esperada do ano para os cariocas.