Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Windsor Hoteis amplia o acesso à cultura de jovens e adolescentes do Rio de Janeiro

Valorização e promoção da Cultura no Rio de Janeiro

Candidato: Windsor Hoteis
Cliente: Windsor Hoteis
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

Valorizando e promovendo a cultura no Rio de Janeiro, em 2018, a Windsor Hoteis e a Prefeitura do Rio de Janeiro patrocinaram, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS/RJ), três espetáculos culturais:  Ballet Du Capitole de Toulouse – Nos Passos de Nureyev, Ballet de Santiago – Romeu & Julieta e Piaf! O Show, por meio da Dell ´Arte, produtora de eventos de arte no Brasil.  

Na década de 80, a  Dell ´Arte foi pioneira no Brasil ao investir na promoção de espetáculos clássicos, trazendo ao país os grandes nomes da música e proporcionando  ao público e artistas locais o conhecimento e formação de novas plateias para a música erudita. Em parceria com grandes marcas, como é o caso da Windsor Hoteis,  a produtora é responsável  por criar séries, concertos, turnês de dança e espetáculos nacionais e internacionais. 

Com o patrocínio, além de facilitar o acesso à cultura para os funcionários, clientes e parceiros comerciais, a Rede ainda proporciona que crianças, jovens e adolescentes de ONGs de diferentes segmentos sejam beneficiadas com convites para as produções artísticas, fazendo com que os atendidos possam acompanhar desde a produção até a apresentação de cada espetáculo. 
 
 
SOBRE A REDE WINDSOR HOTEIS
Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor possui hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, possui 14 unidades no Rio de Janeiro entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro, além de 2 unidades em Brasília. A Rede conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceanico, além do Centro de Convenções. O espaço tem 24 mil m², com 105 salões multiúso, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender um público flutuante de até 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em hospedagem, figura também em premiações nacionais e internacionais.

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O desafio: proporcionar acesso a espetáculos culturais clássicos que, muitas vezes, pelo alto valor dos ingressos, as pessoas não conseguem frequentar, especialmente a população de baixa renda, como é o caso das crianças e adolescentes que frequentam as ONGs atendidas pelo projeto. 



Objetivo principal: ser um agente de mudança no cenário cultural brasileiro. Apesar de o Brasil ser admirado por sua diversidade cultural e produção artística, segundo a Pesquisa Cultural nas Capitais, realizada pela JLeiva Comunicação em parceria com o Datafolha, com o icentivo da Lei Rouanet (divulgada em 2018), apenas 33% da população do Rio de Janeiro foi ao teatro nos últimos 12 meses, incluindo apresentações de peças, stand-up e musicais. 



Objetivo secundário: reforçar o posicionamento da Rede Windsor junto à comunidade e seus colaboradores como uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento cultural e educacional do país, incentivando o acesso a teatros, museus e demais atividades artísticas.



Segundo a Pesquisa Cultural nas Capitais, realizada pela JLeiva Comunicação em parceria com o Datafolha, com o incentivo da Lei Rouanet, o teatro aparece na oitava posição como atividade cultural mais consumida, ficando na frente apenas de atividades como circo, saraus e concertos. 

Estratégias: com a  ação, a  estratégia da Rede foi além de projetar a sua marca para o público final, destacar um dos seus principais valores, a Sustentabilidade, ao unir a  questão cultural ao desenvolvimento social. Demonstrar que mais do que ser uma marca, a Rede se empenha na construção de uma sociedade com acesso mais igualitário à cultura.  

 

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Na década de 1980,  a Dell’Arte foi pioneira no Brasil ao investir na promoção de espetáculos clássicos, trazendo ao país os grandes nomes da música e proporcionando ao público e artistas locais o conhecimento e a formação de novas plateias para a música erudita.



Com três décadas de expressiva atuação, a empresa apresenta uma importância histórica para o cenário da música e dança no Brasil, pois criou referências de qualidade, colaborou com o desenvolvimento de artistas e com a formação de plateias. Outra importância histórica foi a sua contribuição para o desenvolvimento da Lei Rouanet nos seus primeiros anos de vigência, através do fornecimento de dados e informações dos projetos da empresa ao Ministério da Cultura.



Desde 2017, a Rede Windsor Hoteis já investiu mais de R$ 500 mil em espetáculos culturais apoiando projetos promovidos pela Dell’Arte. Em 2018, por exemplo, a Rede patrocinou três grandes espetáculos: Ballet Du Capitole de Toulouse - Nos Passos de Nureyev, Ballet de Santiago – Romeu & Julieta e Piaf! O Show. 

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Em 2018, com o patrocínio aos espetáculos Ballet Du Capitole de Toulouse - Nos Passos de Nureyev, Ballet de Santiago – Romeu & Julieta e Piaf! O Show, a Rede distribuiu um total de 256 convites para fornecedores, parceiros comerciais e colaboradores. 



Com o apoio aos projetos, a Rede proporcionou o acesso de 3.675 crianças e adolescentes de 24 ONGs do Rio de Janeiro, que puderam acompanhar desde a produção até a finalização dos espetáculos. A ação contribuiu para o desenvolvimento dos atendidos, já que eram provenientes de organizações dedicadas ao segmento de Educação e Cultura. 



O número de ingressos distribuídos a ONGs em 2018 teve um aumento de 155% em comparação ao ano anterior, isso mostra que a a Rede tem se esforçado  cada vez mais para que espetáculos clássicos, normalmente restritos a uma pequena parcela da população, possam chegar até o público de baixa renda, e também para auxiliar na formação da cidadania de crianças e adolescentes . 



Ballet Du Capitole de Toulouse - Nos Passos de Nureyev, uma das mais tradicionais companhias de balé do mundo, apresenta uma série de coreografias refinadas e modernas, concebidas por Rudolf Nureyev. O espetáculo contou com sete apresentações, um público de mais de 11 mil pessoas, tendo 1.019 ingressos revertidos para ONGs. 



Ballet de Santiago – Romeu & Julieta é um balé que traz uma releitura da famosa obra de Prokofiev, baseada na peça de Shakespeare. A produção contou com nove apresentações, um público de mais 13 mil pessoas, tendo 1.328 ingressos distribuídos para organizações sociais. 

Piaf! O Show retrata a história da carreira da cantora parisiense por meio de suas canções inesquecíveis, complementadas por uma cenografia original e projeções fotográficas inéditas. O espetáculo contou com nove apresentações, um público de mais 13 mil pessoas, tendo 1.328 ingressos distribuídos para instituições sociais.