Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Uma Noite para Transformar Vidas

GPS Foundation - Baile GALA

Candidato: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
Cliente: GPS FOUNDATION
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

O Centro de Eventos Brasil 21 é o mais moderno e premiado centro de convenções da capital brasileira. Com 13 anos de existência e 13 Premios Caio, possui uma área privativa de 7.000 m² compostos por mais de 20 espaços para realizar eventos dos mais diversos formatos. Infraestrutura com o que há de melhor, desde acessibilidade para todos até tecnologia de ponta, além de trabalhar com fornecedores credenciados e especializados que atendem com segurança e qualidade aos organizadores de eventos.

Integrado ao Complexo Brasil 21, o primeiro a adotar o consagrado conceito mundial de Mixed Use Project no qual é possível encontrar no mesmo espaço opções de serviços, lazer, conforto, gastronomia, hotelaria, centro de negócios, segurança e qualidade de vida urbana.
Os eventos realizados aqui no Centro de Eventos Brasil 21 são de perfil predominantemente Corporativo, como por exemplo: Congressos e feiras nas áreas médicas e de saúde; treinamentos de executivos do setor financeiro; lançamento de veíulos do setor automotivo; Convenções de Associações e Entidades de Classe; Órgãos Governamentais; empresas de TI, Varejo, Cursos e aulas de entidades de Ensino; dentre outros.

A adequação dos espaços para esse grande e ousado projeto - uma noite social com traje a rigor, e com finalidade filantrópica, seria para nós uma experiência inédita e bastante desafiadora.

GPS Foundation - Idealizada pelos sócios da GPS Lifetime* - Eduardo Lira, Paula Santana, Rafael Badra e presidida por ninguém menos que Vivianne Leão Piquet, uma das mais renomadas filantropas do Brasil, a GPS Foundation tem como propósito contribuir com a erradicação do enorme abismo social existente no Distrito Federal, que atenda, principalmente, crianças e idosos de diversas instituições.
Também formou um Conselho composto por 12 membros. Estes, nomes sensíveis às causas sociais e que têm uma história de empreendedorismo e relevância em Brasília.

* GPS Lifetime - importante grupo de comunicação impressa e digital, que gera conteúdos como cotidiano, moda, política, design, esporte, vida social integrados no mesmo espaço, oferecendo ao leitor um panorama diário e ágil dos melhores momentos  da capital do País.

Vídeo

Galeria de Fotos

Centro de Eventos Brasil 21



Como empresa integrada à comunidade de Brasília, onde atua há mais de 12 anos, pretendíamos buscar novas maneiras de retribuir de forma sustentável com o desenvolvimento da sociedade.



Comprender melhor as variedades e complexidades, e o alcance de um projeto de cunho sustentável nos fez refletir e enxergar melhor sobre a importância e quão exequivel poderia ser se aplicássemos nossos recursos, desta vez, direcionados a camadas sociais onde as oportunidades são mais desiguais e até inexistentes;



Um dos desafios, diante do cenário econômico nacional ao final de 2018, ainda com pouquíssimas perspectivas de médio e longo prazos, seria assumir um compromisso de consideráveis dimensões; um risco para nosso empreendimento. Dessa forma, o ideal seria tentar buscar parcerias para realizar juntos tal projeto;



Outro fator bastante relevante seria transformar um espaço majoritariamente corporativo em um ambiente social, de alto luxo, para ser palco de uma Festa Black Tie - A Rigor e atrair o público compatível para aquisição dos ingressos a valores consideravelmente elevados.



GPS Foundation

Nossa estratégia foi dividir as ações da GPS|Foundation em duas linhas de atuação! A primeira seria com pequenos gestos assistenciais, como abastecer as instituições com alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, materiais escolar e esportivo, cobertores e demais necessidade demandas por assistentes sociais!



A segunda linha de atuação seria algo mais portentoso, onde conseguiríamos mobilizar um número maior de pessoas sensíveis à causa num formato já estabelecido e bem-sucedido em países como Estados Unidos: um baile de gala!



O primeiro desafio foi montar o projeto e convencer parceiros a se engajarem na causa numa primeira experiência da fundação. A responsabilidade era grande pois precisaríamos mobilizar todo o setor de festas na capital de República, convocar a sociedade e ganhar a confiança de entidades do segmento.



O nosso nome consolidado no mercado de comunicação nacional foi fundamental para o sucesso no terceiro setor representado pelo baile GALA! A primeira parceria determinaria a evolução do projeto: o local e o projeto de arquitetura e decoração!



Tivemos bastante êxito quando o Complexo Brasil 21, cujo presidente é nosso conselheiro, cedeu o espaço sem custos, assim como a decoradora nos contemplou com a totalidade do projeto!



A partir daí, o evento se cristalizou, ganhou a adesão dos melhores profissionais da cidade no segmento! E uma equipe de cerca de 150 pessoas trabalhou com veemência por 45 dias até a sua realização!



Os recursos arrecadados viriam do Leilão a ser realizado na grande noite! Mas teríamos que sensibilizar os convidados com um forte apelo assim como uma requintada noite black-tie para garantir o sucesso do projeto.

Galeria de Fotos

Centro de Eventos e Convenções Brasil 21



Concessão, sem custos, dos espaços, salões e foyers, necessários para a realização do evento Baile GALA. Sendo 3 dias de montagem, 1 noite de evento, e 1 dia de desmontagem, totalizando 4 diárias;



Disponibilização de nossas equipes, assim como, nossos parceiros credenciados,  para apoio e atuação nas mais diversas demandas durante a execução;



Utilização dos parceiros que integram o Complexo Brasil 21  - 03 torres hoteleiras, Estacionamento com Valet/Manobristas, restaurantes e equipes de gastronomia, estrutura do Condomínio. Todos envolvidos e a disposição do evento.  

 



GPS Foundation

Além de realizar um grande baile, também gostaríamos de levantar a autoestima da nossa capital às vésperas de completar 60 anos com portentosos encontros que sempre ocorreram nas décadas de 60 a 90. Onde corpos político, diplomático, artístico, intelectual eram convocados pela sociedade para atuar em causas sociais!



Brasília - pálida por hospedar tantas figuras protagonistas de históricos ruins de corrupção - merecia se mostrar viva especialmente por meio do mercado privado, do setor produtivo, dos pioneiros que construíram a cidade e dos empreendedores que trabalham arduamente e honestamente em seus negócios locais, gerando dinheiro, emprego e crescimento para nosso DF!

E para tudo isso acontecer teríamos que usar nossa rede de relacionamento para transformar o centro de convenções num cenário palaciano, de referência neo clássica! À está altura o mercado de festas já estava mobilizado, especialmente porque sabia que a noite, além de beneficente, seria também uma oportunidade de fomentar ainda mais este setor! Então nossos fornecedores engajados trouxeram a preços de custo, cobrando apenas a mão-de-obra, o que havia de melhor e mais nobre de seus recursos tanto estéticos quanto na matéria-prima e na tecnologia!



Com apresentação da modelo e atriz Fernanda Motta, realizamos o baile beneficente em prol da Instituição  Casa do Candango.



A cantora Preta Gil e a dupla de DJs JetLag, formada por Paulo Velloso e Thiago Mansur, comandaram o set musical ao lado do DJ Sony.



A noite black-tie reuniu cerca de 700 convidados, entre os quais empresários, celebridades e um time de jovens embaixadoras escaladas pelo GPS para a noite do GALA: Amanda Guerra, Camila Nereu, Duda Piran, Flay Leite, Gabriella Constantino, Giovanna Adriano, Isabella Bittar, Isadora Campos, Juliana Cunha Campos, Lucyanna Baracat, Maria Fernanda Angeloni, Maria Victória Salomão e Valéria Bittar. O objetivo das fidèles foi sensibilizar a nova geração da cidade a se envolver nas causas beneficentes.



O RP é de Beto Pacheco, responsável pelo mailing dos eventos mais estrelados do país.



A banda Groove a Rigor, conhecida por seus cantores sempre finalistas no The Voice Brazil,  também impactou, logo no Foyer de entrada, a todos os convidados.



Valéria Leão Bittar assinou a instalação e decoração do GALA, com catering de Renata La Porta regado a Chandon e Chivas 18.



Leilão Beneficente

Na programação, um leilão com curadoria do marchand Maurício Lima da Galeria Clima (com endereços em Brasília, Rio de Janeiro e Miami), e comandado pelo pregoeiro Fernando Barros da Casa Amarela. Dentre as dezenas de itens leiloados, destaque para uma lambreta pertencente ao ex-piloto e tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet; uma jóia de Carla Amorim; um destino internacional por Teresa Peres; e duas obras de arte doadas pela Galeria Clima.

Centro de Eventos e Convenções Brasil 21



Versatilidade - Primeiramente, poder observar no rosto dos participantes do baile GALA, ao adentrarem os salões do Brasil 21, expressões de surpresa e deslumbramento com tamanha estrutura preparada para realização deste evento.

Mesmo os que conheciam nossos espaços, por já terem participado ou realizado eventos aqui, mas no conceito mais tradicional que é o corporativo, não se continham diante da transformação física dos ambientes. E claro, além de toda habitual estrutura em pleno funcionamento garantindo segurança, conforto e tranquilidade ao público tão exigente - escadas rolantes, acessos a PNE´s, sistema de refrigeração, estrutura das cozinhas, corredores, banheiros, foyers, serviços de estacionamento, e toda sinalização necessária, foram itens fundamentais para um evento dessa magnitude. 

Um projeto que inicialmente parecia impossível foi integralmente implementado e executado com maestria em nossas instalações.



Reconhecimento - Bem mais relevante para nós é o reconhecimento institucional do mercado - clientes, agências, parceiros e público em geral por participarmos e apoiarmos efetivamente um projeto de Responsabilidade Social destinado a uma instituição tão séria.



Esse fatores ratificam que o Brasil 21 está preparado não só para realizar grandes eventos mas que pode também, unindo esforços com parceiros engajados, contribuir com causas nobres e de natureza sustentável social.





GPS Foundation

O resultado foi absolutamente positivo em todas as esferas! Na captação de verba para ser doada, na boa receptividade da cidade e no impacto que esse evento gerou sob a ótica de evento!



Ao longo de 36 horas, mais de cem profissionais atuaram nas dependências do Complexo Brasil 21 para criar nos 1,2 mil metros quadrados, no coração da capital da República, o baile de gala beneficente mais primoroso que já tivemos notícias nas últimas décadas na capital do país!



Fica na memória de quem esteve no GALA, e na expectativa dos que se engajarem nos próximos, uma festa de alta performance criada dentro de um salão de convenções cuja estrutura possibilitou que a engrenagem e a logística fizessem com que arquiteto, cenógrafo, decorador e diretor artístico pudessem transformar em realidade o sonho estético tão bem sucedido e ainda comentado pelos 700 convidados!



O lucro arrecadado na 1ª edição do GALA da GPS Foundation, R$200 mil, foi revertido em apoio financeiro à Casa do Candango. A aplicação será supervisionada pela GPS Foundation durante dez meses.



Casa do Candango

Primeira creche de Brasília, fundada em 1960, a instituição situada em Brasília, na 603 Sul, tem por finalidade proporcionar educação e amparo em período integral para crianças de 1 a 3 anos em situação de vulnerabilidade. O objetivo é dar assistência às crianças enquanto pais ou responsáveis estão no trabalho.

Atualmente 340 crianças são mantidas pela instituição permanecendo sob seus cuidados das 7h30 às 17h30.

Além de realizarem diversas atividades durante todo o dia, elas recebem cinco refeições diárias.

São 12 salas de atividades, três refeitórios, 23 banheiros, quatro parques infantis, 17 dormitórios, biblioteca, ludoteca, entre outros espaços.



A entidade também oferece atendimento psicológico e possui consultórios médico e odontológico (este desativado atualmente por falta de profissional).



Apesar de manter convênio com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, os recursos não são suficientes. A instituição emprega 83 funcionários.

Galeria de Fotos