Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Compromisso com a Diversidade LGBT+

Logo Accor Rainbow

Candidato: Accor
Cliente: Accor
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

 Accor é um grupo líder mundial em viagens, lifestyle e inovador digital que oferece experiências únicas. Também é líder mundial em locação de residências privadas de luxo com mais de 12.000 propriedades em todo o mundo. Também atua nas áreas de serviços de concierge, co-working, restaurantes, gerenciamento de eventos e soluções digitais.
Com uma equipe global de mais de 270.000 funcionários dedicados, a Accor está comprometida em cumprir sua missão principal: fazer com que TODOS os hóspedes se sintam bem-vindos.
A Accor desempenha um papel ativo na sociedade e está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável e a solidariedade por meio do PLANET 21 - programa que reúne funcionários, clientes, comunidades e parceiros para impulsionar o crescimento sustentável.
Desde 2008, o Accor Solidarity funciona como uma extensão natural das atividades e valores do Grupo, ajudando a combater a exclusão social e financeira dos membros mais desfavorecidos da sociedade. Na América do Sul são financiados 9 projetos.

Galeria de Fotos

A Accor possui uma estratégia global de Desenvolvimento Sustentável robusta, que inclui também as práticas de Diversidade e Inclusão (D&I). O propósito do negócio do Grupo está inteiramente associado ao receber bem e proporcionar experiências positivas aos hóspedes, por isso também é importante que os colaboradores da Accor estejam engajados com essa premissa. Portanto, a estratégia D&I é um fator elementar para atingir esse objetivo.

A indústria de turismo recebe um público diversificado, de diversas nacionalidades e culturas. Um segmento relevante para o turismo é a comunidade LGBT+, que tem o fator segurança como principal critério de seleção de seu destino. Segundo o Brasilturis e Viag (2018 e 2017 respectivamente), esse público gasta em média 30% a mais que o heterossexual, representa 15% da receita e viaja quatro vezes mais que outros segmentos; adicionalmente, 67% preferem meios de hospedagem gay-friendly e o Brasil é o segundo maior destino LGBT+ na América do Sul.

Para garantir o melhor acolhimento dos hóspedes LGBT+, a Accor possui diversas iniciativas de conscientização do público interno e externo, que incluem programas de contratação e retenção de colaboradores LGBT+, eventos, patrocínios, parcerias, assim como ações de Marketing e vendas direcionadas para esse nicho. Logo, o tema da diversidade e inclusão LGBT+ se estende a todos os colaboradores, hóspedes e parceiros, pois a emrpesa acredita que as mudanças comportamentais e entendimento do tema são consequências de um diálogo aberto e transparente. Assim, a marca Accor se torna uma preferência para o público LGBT+, atraindo também novos clientes.

 

Principais ações executadas


 

Casamento Igualitário Coletivo de São Paulo 2018

Em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, a Accor realizou o 2º Casamento Igualitário (LGBT) Coletivo da cidade. A Ação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania teve o intuito de afirmar o reconhecimento dos direitos da população LGBT+ paulista. A Accor foi parceira nessa ação pelo segundo ano consecutivo, doando 8 quartos em seus hotéis como parte da experiência da lua de mel dos casais.

 

Parada LGBT+ 

A Accor foi a rede hoteleira oficial da Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa tem como objetivo se posicionar como uma marca a favor dos direitos LGBT+ por meio da promoção de experiências exclusivas aos hóspedes por meio de hospedagem e ações diferenciadas em alimentos e bebidas durante a semana da Parada em SP. Além disso, o Grupo leva colaboradores, clientes, jornalistas e influenciadores digitais para o trio da Prefeitura e também da Parada a fim de que eles conheçam e compartilhe sobre a luta pelos direitos LGBT+. 

No mesmo evento, a Accor foi parceira do Jornal Metro, que fez uma edição especial sobre diversidade LGBT+ e foi distribuído em mais de 15 hotéis da rede que fazem parte do circuito da Parada LGBT+ de São Paulo. Os resultados foram: 62 posts nas mídias sociais, mais US$3milhoes de ad equivalence, mais de 4 milhões de pessoas impactadas e 4 parcerias (Prefeitura de São Paulo, Estado de São Paulo, Associação da Parada do Orgulho LGBT+ e Metro Mini Magazine).

 

Miss Brasil Gay 2018 

Em 2018, o Ibis Juiz de Fora (MG) patrocinou o Miss Brasil Gay, concurso de beleza reconhecido internacionalmente e patrimônio imaterial de Juiz de Fora desde 2007. A 38º edição do evento aconteceu no dia 18 de agosto de 2018, no Terrazzo Centro de Eventos. O Ibis Juiz de Fora foi o hotel oficial do concurso pelo segundo ano consecutivo e sediou encontros e reuniões promovidos pela organização do evento. O hotel também planejou um pré evento especial com happy hour, DJs e drinks especiais em seu bar para hóspedes, turistas e moradores da cidade. Durante o evento, o hotel teve 83% de ocupação vs 75% em média na cidade.

 

Evento do Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia 

Em 14 de maio de 2019, a Accor realizou em sua sede, em São Paulo, um evento em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, que é oficialmente celebrado em 17 de maio. O encontro aberto ao público contou com mais de 200 pessoas e reuniu lideranças do segmento LGBT+, executivos de várias empresas e instituições de diversidade, convidados, além da participação da Drag Queen Tchaka. Patrick Mendes, CEO da Accor América do Sul, também participou do evento, juntamente ao consultor de diversidade e especialista nos temas inclusão, gênero e sexualidade, Ricardo Sales. 

O encontro foi formado por dois painéis de discussão, sendo o primeiro deles sobre a inclusão do público LGBT+ no mercado de trabalho e na sociedade. Intermediados por Ricardo Sales, os convidados desse painel foram Danielle Torres, a primeira executiva trans do Brasil, e o ativista LGBT+ João Silvério Trevisan, um dos pioneiros do movimento LGBT+ no Brasil. 

O segundo painel, mediado pelo embaixador LGBT+ da Accor, teve como painelistas Juliana Bueno, gerente geral do hotel Belas Artes São Paulo by Accor, o blogueiro Rafael Leick e o coordenador de Turismo LGBT+ Brasil na International Gay and Lesbian Association, Clovis Casemiro. O grupo discutiu o tema “Como o público LGBTI+ impulsiona o turismo e como este está se preparando para esta demanda”.

 

 

Treinamento Click Accor sobre diversidade 

Em agosto de 2018, por meio do Click Accor - plataforma da Accor de treinamentos online e presencial -  foi disponibilizado internamente para os colaboradores um treinamento para abordar a diversidade no ambiente de trabalho. O objetivo dessa ação foi mostrar como os colaboradores podem pensar mais amplamente sobre a diversidade e inclusão do público LGBT+.



Manual de Recrutamento LGBT+ 

No final de 2018, a Accor lançou o Manual de Recrutamento LGBT+, que serve para a conscientização dos recrutadores na tratativa de candidatos LGBT+ durante os processos seletivos. Ele enfatiza que o recrutamento e seleção de candidatos devem basear-se apenas em questões profissionais e não em critérios discriminatórios, como religião, idade, gênero, opiniões políticas, origem étnica, afiliação sindical, etc. Além disso, qualquer legislação local em favor da diversidade e da igualdade de oportunidades deve ser respeitada. Acredita-se que quanto mais nossos times forem diversos na essência e praticarmos a inclusão, cada vez mais esse pilar será fortificado.

O Manual aborda temas como promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT+, capacitar gestores e equipes no tema da diversidade sexual e diversidade de gênero, assim como suas implicações no âmbito do cuidado com a qualidade das relações no ambiente interno da empresa, e definição de política de não discriminação e medidas de responsabilização.

 

Primeiro Recrutamento Trans

Pela primeira vez, a Accor realizou entre os dias 20 e 22 de maio de 2019, em São Paulo, o seu primeiro processo seletivo dedicado exclusivamente à seleção de profissionais transgêneros. Uma pré-seleção de candidatos foi realizada entre cerca de 200 currículos recebidos e os participantes foram contratados para atuar como mensageiros, recepcionistas, auxiliares de cozinha, entre outras oportunidades.

Após a seleção, 37 candidatos foram divididos em quatro turmas e convidados a participar do processo seletivo em dinâmica de grupo no Ibis Styles São Paulo Faria Lima. Os responsáveis da empresa pela avaliação dos candidatos no decorrer do processo foram colaboradores da área de Talento&Cultura (como é chamada a área de Recursos Humanos na Accor), assim como Gerentes Gerais das operações da empresa.

Os participantes foram incentivados a fazer uma reflexão sobre estereótipos, sobre o perfil hoteleiro e, ao final, sobre os seus pontos fortes e fracos, ou seja, o que é preciso aperfeiçoar para que se desenvolvam ainda mais, pessoal e profissionalmente. Além da dinâmica, o processo seletivo teve entrevistas posteriores com os gestores das respectivas áreas. Até o momento, seis profissionais foram contratados por meio desse processo seletivo.

Além disso, foi ao ar no Bom Dia Brasil, programa exibido pela TV Globo, uma reportagem sobre a inclusão no mercado de trabalho da população LGBT+, que trouxe o processo seletivo trans realizado pela Accor como um dos cases. A matéria teve cerca de 6 minutos e abordou as dificuldades dos LGBT+ em se encaixar no mercado de trabalho, tendo cases positivos de empresas como contraponto a alguns números negativos, como o fato de apenas 36% dos LGBT+ estarem inseridos no mercado de trabalho e cerca de 90% das travestis recorrerem à prostituição como meio de fonte de renda. A matéria contou com a entrevista de Antonietta Varlese – Vice-Presidente de Comunicação, CSR e Relações Institucionais - dizendo que o processo promovido pela Accor equaliza as chances para todos, pois muitas vezes o público LGBT+ não tem acesso às mesmas oportunidades por motivos diversos.

As ações em prol do público LGBT+ na AccorHotels aconteciam de forma tímida. Agora, os colaboradores começaram a ser envolvidos e receberam positivamente o tema, e também assumimos nosso compromisso publicamente. Consequentemente, as ações realizadas em prol da diversidade LGBT+ têm fator multiplicador entre os colaboradores, hotéis e o público em geral, gerando ações espontâneas em favor da discussão LGBT+.

Atualmente, somos reconhecidos como uma rede hoteleira LGBT Friendly, o que ainda não era percebido no passado. E isso se repercute em diversos veículos e meios de comunicação. 

Isso se reflete com o retorno positivo dos nossos clientes em nossas redes sociais, e-mails e resenhas positivas em sites de viagens. Por exemplo, nossas ações para o acolhimento de hóspedes LGBT+ geraram impactos positivos dentro dos hotéis, com nossos hóspedes.



Resultados das iniciativas:



Parada LGBT+


- 4.500.000 pessoas impactadas

- USD 3.000.000 de ad equivalence

- Parcerias: Prefeitura da Cidade São Paulo; Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo; Parada (ONG que organiza o evento) e Metro Mini (jornal).

- 21 hotéis patrocinaram 

- 19 publicações nos seguintes veículos: GLOBO NEWS, BOM DIA BRASIL (Globo), CATRACA LIVRE, UOL, ABERJE, BLOG DO REGINALDO CAZUMBÁ, BOL, BRASILTURIS, ELDO GOMES, GAY.BLOG.BR, HOTELNEWS, HÔTELIER NEWS, PANROTAS, PLURALE, PROPMARK, REVISTA HOTÉIS, REVISTA HOTELARIA, REVISTA VIAG, TURISMO GAY



Evento do Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia

- 2 milhões de pessoas impactadas (online e offline)

- US$78.000,00 de ad equivalence 

- 12 artigos publicados nos seguintes veículos: #AGITOSP, ABERJE, BLOG DO REGINALDO, CAZUMBÁ, DIÁRIO DO TURISMO, ELDO GOMES, HC NO AR, HOTEL NEWS, INFOREX, MERCADO & EVENTOS, PANROTAS, REVISTA HOTÉIS, REVISTA HOTELARIA

Reconhecimentos externos:



- Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo

- Câmara Turismo LGBT+ Brasil

- Premio Caio Sustentabilidade 2018 (case: Compromisso com a Diversidade LGBT)



Além disso, o diálogo com os colaboradores era tímido e eles não se sentiam à vontade para falar sobre o tema. Atualmente, há uma maior abertura e portanto os colaboradores compartilham fotos com seus parceiros em seu ambiente de trabalho, conversam mais abertamente sobre experiências LGBT+, trazem sugestão para o comitê e alguns hotéis erguem a bandeira LGBT.

Os resultados das nossas ações são subjetivos e também concretos. O resultado subjetivo é monitorado na forma que os colaboradores tratam o público LGBT+ (colaboradores e  clientes), nas ações espontâneas de apoio realizadas pelos hotéis e também nos elogios deixados pelos clientes nas ferramentas de avaliação de hospedagem.

O resultado concreto é mensurado por meio da performence de engajamento dos hotéis, da busca do público LGBT+ pelos hotéis Accor, assim como pelo número de profissionais que buscam a rede.