Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Convenção de Vendas 2019 - Simonetti Extreme

4ª CONVENÇÃO DE VENDAS MÓVEIS SIMONETTI

Candidato: Feelin' Promoções e Eventos
Cliente: Móveis Simonetti
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Regional

Feelin' Promoções e Eventos  foi criada em 2005 por Isadora Campos e Juliana Ávila, quando decidiram compartilhar um sonho e unir propósito, talento, conhecimento e multidisciplinaridade para fazer a diferença no mercado de comunicação e eventos no Espírito Santo. O nome não poderia ser outro. Tato, sensibilidade, opinião, envolvimento, perspicácia e intuição são características pessoais das idealizadoras e ingredientes essenciais para o que se propuseram a fazer. Sentimos, nos envolvemos, pegamos no batente, acreditamos e entramos de cabeça em tudo o que fazemos. A empatia e o propósito ditam o tom de nossas entregas há 14 anos. Seguimos criando conexões pelo Brasil afora, proporcionando momentos inesquecíveis, relevantes e transformadores entre organizações e pessoas.

Desde 2015, a Feelin' atende com projetos de live marketing a Móveis Simonetti, rede de lojas voltada para a venda de móveis e eletrodomésticos no varejo com foco nas nas classes C, D e E, com 57 lojas distribuídas no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

A partir de então, tem sido a agência escolhida para conceber, planejar e produzir suas convenções de vendas, fato este que garantiu um repertório importante de entendimento do DNA da empresa e sua relação com seus colaboradores, possibilitando a criação de estratégias assertivas na comunicação, motivação, envolvimento e desenvolvimento pessoal da sua força de vendas.

 

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BRIEFING DO CLIENTE E DESAFIOS DO PROJETO:



- Período: 15 a 17 de março de 2019

- Número de participantes: 250 pessoas

- Público: Diretoria, Gerentes Regionais, Gerentes e Coordenadores de Lojas, Vendedores Destaque, Membros estratégicos da sede administrativa e Representantes dos Patrocinadores

- Local: Porto Seguro / BA

- Justificativa: A crise política e econômica, aumento do desemprego que se instalou no Brasil gerou um período de insegurança e instabilidade no mercado varejista. A convenção de vendas foi a oportunidade de fortalecer o vínculo da empresa com seus funcionários, resgatar a confiança e trabalhar a autoestima da força de vendas diante do cenário atual do país.



- Objetivo da Temática e Metodologia:


  • Promover a integração entre os colaboradores;

  • Estimular trabalho em equipe, pensamento estratégico e gerenciamento de crises;

  • Estimular a criatividade e pensamento lúdico;

  • Trabalhar inteligência emocional;

  • Trabalhar tomada de decisão;

  • Trabalhar disciplina e foco;

  • Desenvolver o perfil de liderança.

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ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES:



1- Temática / Conceito

O conceito Simonetti Extreme foi criado com base no seguinte cenário lúdico:



“Estamos em uma era pós-apocalíptica e o planeta está devastado.

O Brasil se tornou um lugar miserável, decadente e escasso de recursos humanos e materiais.

Porém, no meio desse caos, foram identificados sobreviventes espalhados pela região do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

O que se sabe é que essas pessoas tem características que se complementam, são indivíduos únicos que possuem uma força interna e elementos que os fazem sobreviventes.

Eis que surge uma esperança de reconstruir um novo mundo!

Esse povo está sendo convocado para ser preparado, testado, levado ao seu limite!

Somente os que se destacarem estarão aptos para a próxima etapa: espalhar essa força e ajudar a restaurar o resto do país.

Resistência física e psicológica, valores morais, poder de raciocínio e inteligência emocional serão testados. E você? Está preparado para ultrapassar os seus limites?”



A temática, a comunicação visual de todo o evento e os participantes foi dividida com base nos 4 elementos, cada um com seu significado estratégico:



AR – Por se propagar tem relação com a habilidade da comunicação, de promover mudanças e da liberdade. É expansivo, independente e perspicaz.

FOGO – O poder impulsivo da paixão, da força de vontade, da conquista.

É vigoroso, entusiasmado, corajoso, determinado, criativo, ousado, esforçado, persistente.

ÁGUA –O poder da intuição.

É a representação da germinação e absorção, associada à capacidade de adaptabilidade, flexibilidade e resistência. A água se infiltra, se expande , é implacável e toma conta do que estiver no seu curso.

TERRA – É o símbolo natural da estabilidade, da firmeza.

É consistente, consciente, perseverante, pontual, cauteloso, resistente, responsável, firme, confiável, sóbrio, ambicioso, respeitoso e realista.



2- Identidade Visual do evento​

 

Concepção, planejamento e produção de conteúdo audioviual através da tradução intersemiótica da temática em painéis de LED do auditório principal de forma personalizada para cada da programação do evento (abertura oficial, entrada da diretoria, intervalos, entrada para cada palestrante, fala dos patrocinadores, momento de premiação, etc). O ambiente era completamente transformado e adaptado para possibilitar a imersão no clima de cada momento experienciado. 

Totens com a representação dos 4 elementos por todo ambiente.



Camisas personalizadas para evento: um modelo padrão nas cores da empresa e outras representando e dividindo os participantes entre os 4 elementos: água, ar, terra e fogo.



Sinalização de todo o território da Ilha dos Aquários: portal de chegada na ilha, totens representativos de cada elemento, totens com frases de motivação, instrução para a dinâmica e destaque para os patrocinadores;



Cenografia da festa com o tema futurístico em que cada ambiente representava um dos 4 elementos.



3- Ações 


  • Convite – Vídeo enviado para o whatsapp de cada convidado, com um roteiro baseado na temática e uma convocação àqueles que possuem os elementos necessários para restaurar o país para que se ponham à prova em lugar paradisíaco mas cheio de armadilhas e desafios que vão testar suas habilidades.

  • Logística / Receptivo – Os participantes se deslocaram de ônibus de suas cidades de origem até o local do evento. Ao chegarem, foram recepcionados com festa pela diretoria da empresa na entrada do hotel.

  • Acolhimento dos participantes – Todos os participantes foram estrategicamente misturados (setor de atuação, cargos e região) em quartos duplos e triplos, para pudessem conhecer novos colegas, criar novos vínculos e fazer novas amizades. Ao chegarem em seus quartos, os participantes encontravam em suas camas um kit de acolhimento personalizado com a temática do evento e logo do patrocinador, composto de: uma mochila, duas camisas, um porta retrato com a foto da família, uma bolsa térmica, uma squeeze, uma viseira, um protetor solar e um cordão com um pingente representando um dos 4 elementos.

  • Acolhimento dos patrocinadores – Providenciamos um kit composto de cesta de frutas, chocolates e um vinho para cada representante dos patrocinadores presentes no evento. Junto com essa cesta havia uma carta de agradecimento, feita à mão escrita pela sócia-proprietária da Móveis Simonetti, com um convite para jantar especial na adega do hotel. Os patrocinadores foram surpreendidos e sensibilizados com a ação e tiveram um jantar requintado junto com a diretoria da empresa.


4- Dinâmicas



Os 4 Elementos - Missão Secreta 

O objetivo da dinâmica: fortalecer o conceito dos elementos associando às características de cada um deles; incentivar o relacionamento entre os participantes; formar equipes; instigar a curiosidade e a competitividade; analisar a capacidade de liderança e cooperativismo entre os participantes.



Como funcionou:  os participantes do evento foram divididos entre os 4 elementos, identificados em suas camisas por cor e pelos e pelos pingentes nos cordões com o elemento correspondente que receberam em seu kit de acolhimento. Dentre os participantes, escolhemos 05 representantes de cada elemento e estes receberam em seu kit um cartão “MISSÃO SECRETA”. As missões foram separadas por elemento e continham orientações específicas, bem como data e hora para se cumprirem.



Para que os líderes das missões entendessem melhor a função, eles receberam a orientação de procurarem o seu ponto de encontro em um determinado horário para que recebessem a instrução completa de sua missão.



Foi uma comoção! Em poucos minutos a movimentação no hotel e a mobilização entre os participantes se espalhou e rapidamente as equipes de cada elemento se formou e alguns passaram a noite cumprindo o seu desafio.

 

Quais eram as missões:

MISSÃO SECRETA FOGO

Você foi escolhido para executar uma missão:

CRIAR UM GRITO DE GUERRA PARA AS EQUIPES

*Encontre os demais integrantes do elemento Fogo e juntos escrevam um grito de guerra que demonstre a paixão pelo que fazem, a vontade de vencer e ultrapassar seus limites.

Para saber mais sobre a sua missão encontre alguém da equipe de produção às 15h00 no auditório Dom Pedro.

 

MISSÃO SECRETA TERRA

Você foi escolhido para executar uma missão:

A EQUIPE TERRA DEVERÁ ESTAR PONTUALMENTE ÀS 7H45 NO LOCAL DE EMBARQUE AMANHÃ – 16/03.

*Encontre os demais integrantes do elemento Terra e juntos mobilizem sua equipe à pontualidade, seriedade e comprometimento.

Para saber mais sobre a sua missão encontre alguém da equipe de produção às 15h00 no orquidário.

 

MISSÃO SECRETA AR

Você foi escolhido para executar uma missão:

VOCÊ TERÁ QUE CONVENCER UMA PESSOA DE CADA ELEMENTO (FOGO, TERRA E ÁGUA) A MUDAR PARA SUA EQUIPE.

*Encontre os demais integrantes do elemento Ar e juntos se mobilizem a persuadir outras pessoas a mudarem de elemento. Lembre-se: para que isso aconteça, alguém da sua equipe tem que sair.

Para saber mais sobre a sua missão encontre alguém da equipe de produção às 15h00 na área da piscina.

 

MISSÃO SECRETA ÁGUA

Você foi escolhido para executar uma missão:

VOCÊ SERÁ INFILTRADO NAS DEMAIS EQUIPES. DESCUBRA QUAL A MISSÃO DE CADA ELEMENTO E CRIE BARREIRAS PARA QUE ELES AS CUMPRAM.

*Encontre os demais integrantes do elemento Água e juntos se infiltrem e dificultem o cumprimento das missões.

Para saber mais sobre a sua missão encontre alguém da equipe de produção às 15h00 na Cascata.

 

Ilha dos Aquários – Dinâmica Vivencial

A Ilha dos Aquários é formada por área verde nativa e preservada, cercada de coqueiros e bromélias que desenham um caminho surpreendente mesclando mistério e encanto, situada entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

 

A ilha possui 05 aquários os quais são compostos por aproximadamente 15 espécies de peixes, que em sua maioria são de espécies marinhas. Entre as espécies que se destacam temos o Tubarão Lixa, o peixe Mero a Caranha, a Moréia Verde e a Piranha Branca que fazem um show na hora da sua alimentação.

 

Preparamos a ilha para a chegada dos participantes e desenvolvimento da experiência vivencial. Foi necessário visitas técnicas à Ilha para mapeamento da área, recursos necessários para execução da prova e desenvolvimento dos desafios.



Objetivo da dinâmica: Trabalhar a integração, a motivação, a fomentação/formação do espírito de equipe (“team building”) e o desenvolvimento de competências ligadas ao dia a dia do time, o gerenciamento e planejamento de ações, o protagonismo e a pró-atividade em buscar pelo resultado excelente e o sucesso com a conquista de metas ousadas.

O encontro objetivou alinhar, integrar e energizar todo o time, criando sentimento de cumplicidade e parceria bem como a complementaridade, onde cada um faz a sua parte, porém sempre com vistas a um resultado do time completo. 



Como funcionou: A mobilização aconteceu na sexta-feira, dia de chegada dos participantes. A tarefa que cada líder da MISSÃO SECRETA recebeu, gerou um burburinho nos demais participantes, que foram convocados a ajudar no cumprimento da missão. O que os participantes sabiam é que o resultado da missão aconteceria no sábado pela manhã.



Todos foram convocados para estarem num ponto de encontro determinado para embarcarem para mais uma missão. A esta altura, os grupos já estavam formados e os participantes já se comportavam como uma equipe. Com camisas diferentes, representando cada elemento, os participantes foram deslocados até um píer para embarcarem em mais uma aventura.

A expectativa, a competitividade e a euforia já tomavam conta das equipes. Gritos de guerra foram criados, provocações entre as equipes e uma competição começou sem antes mesmo deles saberem qual seria a dinâmica. Após o resultado da missão secreta, os participantes foram divididos em grupos, por elemento e receberam instruções da próxima missão: o enduro de aventura na ilha.



Toda equipe recebeu um material necessário para execução da dinâmica: uma planilha com mapa, bússola e cronômetro. Foi dada a largada para a aventura na ilha! Os grupos iniciaram o enduro pela ilha e enfrentaram vários desafios, tais como: pegar uma garrafa com mensagem num tanque cheio de arraias, caminhar sob areia movediça, colher o máximo de alimentos que encontrassem, passar por aranhas venenosas de olhos vendados, racionar água, desenterrar um tesouro perdido, recolher lixo radioativo espalhado pela ilha, etc. Ao completarem cada desafio, foram reunindo insumos para a última missão: construir a balsa. As equipes se mobilizaram na construção da balsa, da forma como acharam mais segura, mas eficiente e mais rápida. Após construírem-na, escolheram o representante mais corajoso para atravessa o rio em busca da peça do seu elemento, para formar a mandala que representa a união e a força de todos os elementos.

Todos concluíram a missão com sucesso!



Um coach especializado em dinâmicas vivenciais encerrou a atividade com uma devolutiva do desempenho das equipes. Não houve um vencedor. Todos cumpriram sua missão e o objetivo de terem a mandala com todas as peças encaixadas deu sentido à dinâmica.



5- Programação



- Abertura oficial: A entrada da diretoria é emblemática desde a primeira convenção. Tradicionalmente, como aconteceu nas edições anteriores, o membros do corpo diretor ensaiam uma coreografia ao som de uma música-tema do evento. A de 2019 foi “We are the Champion”, do Queen.



- Clayton Conservani: Palestra “Limites Extremos” foi a primeira programação da Convenção. O jornalista contou sua experiência à frente do quadro do Fantástico “EXTREMOS”, seus desafios internos e externos, seus medos, sua superação, os correr riscos calculados e decisões de vida ou morte que teve que tomar em situações extremas. Os participantes do evento se identificaram com o palestrante e contextualizou com o tema da Convenção.



- Prêmio Melhores do Ano: É um dos momentos mais esperados e mais emocionantes da Convenção. São premiados os melhores vendedores e coordenadores das lojas. Além de receberem um troféu, recebem um prêmio em dinheiro, em um ambiente completamente modificado para a ocasião. Os premiados recebem também, no palco, a transmissão de um vídeo surpresa com uma homenagem da família.



- Festa de Confraternização: Decoração com a temática da festa, lounges representando cada elemento, recepcionistas caracterizadas, DJ e banda ao vivo.



6- Aproveitamento Comercial



Os logotipos dos patrocinadores foram aplicados nas peças da comunicação visual e em “momentos” da Convenção e, alguns momentos, foram patrocinados por fornecedores específico, como segue:

 

Receptivo Woli: DJ com uma camisa personalizada, backdrop, carrinho de picolé;

Dinâmica Vivencial Zurich Experience: camisa, a viseira, squeeze, tudo que envolvia a dinâmica estava com a marca aplicada.

Prêmio Melhores do Ano Eletrolux: Auditório todo ativado com a marca do patrocinador e o principal prêmio da noite foi entregue pelas mãos do representante da Eletrolux.

Jantar das Massas SEMP TCL: Taças de espumante na recepção do jantar e mesas ativadas com jogos americanos com a marca do patrocinador.

Festa VIVO: Painéis de LED, menção da banda, copos personalizados e brindes com aplicação da marca.

 

A Convenção Simonetti Extreme cumpriu seu objetivo na integração dos participantes e o senso de unidade dos colaboradores, o despertar de um sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte da empresa.

 

Os participantes aprenderam a desafiar seus limites, superar seus medos, gerenciar crises e a trabalhar sob pressão.

 

Após a convenção, ações pontuais foram trabalhadas em treinamentos nas regionais utilizando o significado dos 4 elementos, o poder da complementaridade e a interdependência uns dos outros  afim de manter a motivação adquirida durante o evento.

Até o presente momento (setembro de 2019), registrou-se um aumento de 11% nas vendas referentes ao mesmo período no ano anterior.

 

A Convenção de Vendas Simonetti Extreme movimentou a economia local nos seguintes setores:

 

- Hotelaria: Reserva de todo Hotel Solar do Imperador, com mais de 90 quartos e todas as atividades realizadas no local, envolvendo aproximadamente 80 funcionários envolvidos para a realização do evento;

 

- Fornecedores locais: produção da comunicação visual, tendas, cenografia, recepção da festa, buffet, banda e logística marítima.

 

- Ilha dos Aquários: Locação da ilha por 4 dias (pré-producão, montagem, execução e desmontagem), buffet, 20 universitário para atuarem como monitores, 03 biólogos, 01 engenheiro ambiental.

 

- 23 profissionais deslocados do ES para montagem e produção do evento no período de 5 dias anteriores ao seu início

 

Foram coletados aproximadamente 100kg de lixo pelos participantes e todo material utilizado nas dinâmicas foram doadas para os programas educacionais junto às escolhas municipais que acontecem na Ilha.

 

 

PESQUISA DE SATISFAÇÃO:

 

LOCAL:

95% EXCELENTE

4% BOM

1% REGULAR

 

CONTEÚDO:

85% EXCELENTE

13% BOM

2% REGULAR

 

PALESTRANTE CONVIDADO:

89% EXCELENTE

8% BOM

3% REGULAR

 

DINÂMICA:

92% EXCELENTE

8% BOM

 

TEMÁTICA:

95% EXCELENTE

5% BOM

 

ORGANIZAÇÃO:

94% EXCELENTE

6% BOM

 

 

ÍTENS MAIS ELOGIADOS ESPONTANEAMENTE NA PESQUISA:

- ORGANIZAÇÃO, EQUIPE DE STAFF, DINÂMICA E TEMÁTICA.