Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: E o Desafio de começar tudo isso de novo a uma semana do evento

Hinode Fest Rio - o Desafio de começar tudo de novo

Candidato: Eco Comunicação & Marketing
Cliente: Grupo Hinode
Segmento: Eventos
Estado:

Hinode é um grupo familiar que entrou no mercado há 30 anos com o propósito de ajudar as pessoas a transformarem suas vidas. Uma transformação que vem de dentro. Da vontade de empreender. De crescer através do próprio esforço e do próprio trabalho.
Hoje, o time de consultores da Hinode está presente em todos os cantos do país, inclusive no exterior.
E sua estrutura é gigante:
- Mais de 600 produtos entre fragrâncias, maquiagem, linha masculina, corpo, cabelo, rosto, infantil, oral care, produtos para casa, bem-estar e performance.
- Fábrica referência no segmento, projetada para atender aos mais altos padrões de qualidade, equiparados aos da indústria farmacêutica.  
- Uma universidade com treinamento contínuo para consultores
- E o Instituto FAR, com projetos de responsabilidade social, ambiental e econômica nas áreas de educação, direitos da criança e adolescentes, esporte, cultura, direitos humanos e assistência social.
O Grupo Hinode é formado pelas marcas Hinode – com produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e maquiagem; HND, focada em produtos ligados à performance e bem-estar; Hinode Center responsável pela formação de franquias e Universidade Hinode, voltada para treinamento e desenvolvimento de pessoas. A estratégia do Grupo está  na convergência entre três modelos de negócio: venda direta, marketing multinível e franquias.
A empresa está presente em cinco países da América Latina: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
A empresa paulista valoriza iniciativas sociais, por meio do Instituto FAR, que já investiu mais de 6,7 milhões de reais em cerca de 35 projetos em todas as regiões do Brasil, totalizando mais de 65 mil pessoas beneficiadas. O Grupo também apoia o Projeto More, dando assistência a mais de 500 crianças.
Para que tudo isso - e ainda todas as ações e atividades realizadas pelo grupo Hinode cheguem aos seus consultores, a melhor ferramenta são os eventos, até porque trazem oportunidade de crescimento, atualização técnica e profissional, intercâmbio, reconhecimento, encantamento, motivação e engajamento. 
E para que os eventos materializem os sonhos de todos os envolvidos, a parceria com empresas experientes e conhecedoras do negócio, como a Eco Comunicação e Marketing, com mais de 25 anos de experiência em eventos de grande porte, é fundamental.
Os eventos Hinode são, antes de tudo, um presente para todos os seus convidados.
Daí a necessidade de uma organização e produção profissionais, eficiente e comprometida. 

Vídeo

Galeria de Fotos

O Hinode Fest, realizado no Rio de Janeiro, tinha tudo para ser mais um dos muitos eventos realizados pela Hinode e pela Eco Comunicação e Marketing, em todo o país durante todo o ano.

Mas surpresas acontecem, por isso precisamos estar preparados, com bons parceiros e bons profissionais, para superar os desafios e fazer uma entrega perfeita.

Uma dessas surpresas estava acontecendo do outro lado da rua. O evento Garota VIP, com 80 mil pessoas e toda uma necessidade logística, que envolvia a Riotur, policiamento, CETRIO e muitos outros órgãos, todos com suas respectivas exigências e autorizações.

Como nossa operação incluía todos esses acertos também, juntamos as nossas forças para que um evento não interferisse no outro.

Ok. Deu certo. Pulamos a primeira fogueira.

Mas para nossa surpresa, o outro desafio estava para surgir a uma semana do início do evento.

Um incêndio! Isso mesmo: nada mais, nada menos que um incêndio em um dos pavilhões do nosso evento, onde seriam montados os espaços Expo – um dos pontos de maior atenção e movimentação de pessoas - e a praça de alimentação, com capacidade para receber 28 mil pessoas.

Como se pode ver, espaços extremamente estratégicos e que exigiam uma estrutura gigante, tanto de montagem, de equipamentos, luzes, som, palco, exposição dos carros aos premiados, espaço para estandes de produto, além de todas as necessidades de fornecedores, incluindo a área de alimentação.

Abalados com o grave incidente, o Rio Centro nos concedeu dois pavilhões extras e o trabalho recomeçou. Do zero.

Hoje estamos aqui, em busca do reconhecimento pelo esforço de dar a volta por cima e conseguir entregar um evento com toda a qualidade, precisão e encantamento que o Grupo Hinode exige e seus convidados esperam, sem que ninguém soubesse do incidente. 

 

Um evento para 28 mil pessoas, que chegam de todos os lugares do Brasil e de vários países do exterior, nunca é um evento simples, por mais experiência que a agência tenha com este tipo de operação e produção.

Quando este evento tem o desafio de acolher pessoas, oferecer conforto, cuidado, higiene, limpeza, entretenimento e motivação o tempo inteiro, durante dois dias inteiros, o desafio torna-se ainda maior.

Hinode Fest é uma convenção que abriga diversas atividades, tais como:

- Reconhecimento e premiação para 1.800 consultores, de diversas categorias;

- Para cada categoria, um show, um espetáculo, uma atração diferente;

- Exposição de carros importados para os premiados;

- Salas para treinamentos;

- Diversos eventos paralelos;

- Estandes de produtos;

- Lançamentos de produtos com stands temáticos personalizados

Entre tantas outras.

E mesmo com todos os percalços que surgiram no caminho, entregamos um evento grandioso, festivo, fascinante e com o padrão de excelência exigido, tanto pelo cliente quanto pela agência. Assista o vídeo.

Podemos destacar:

- 4 pavilhões devidamente ocupados e divididos

- 64 mil metros quadrados de área total

- 40 mil watts de potência de som

- 1.800 consultores reconhecidos

- Mais de 15 horas de treinamento

- 50 mil unidades de produtos

- Shows, palestras, apresentação de projetos com todo aparato de som, luz, vídeo, performances, recursos tecnológicos personalizados

- 28 mil cadeiras, incluindo a área VIP, milimetricamente organizadas diante do palco.

Para quem viu, foi um evento mágico, encantador e preciso.

Para quem estava no backstage, foi mais um motivo de orgulho e superação, por entregar um evento com alto nível de detalhes e de estrutura, mesmo com todas as dificuldades de ter pela frente um outro evento, ainda maior, acontecendo no mesmo dia, na mesma hora, do outro lado da rua. Além de um inusitado incêndio em um dos nossos pavilhões a uma semana da abertura das portas, o que nos obrigou a começar tudo de novo – e do zero. Você sabe que uma estrutura como está não se levanta em um dia.

 

Independentemente de qualquer outro resultado, passar por um evento gigante acontecendo em frente ao seu, no mesmo dia e na mesma hora, e por um inusitado incêndio em um dos pavilhões mais importantes do seu evento duas semanas antes da abertura das portas, e ainda por cima ser um sucesso e todos os participantes realmente aproveitarem e curtirem, já é um resultado que traz orgulho a qualquer cliente e organizador de evento.

Isso até poderia ser normal na vida de quem trabalha nessa área, se não fosse uma convenção de grande porte, para 28 mil pessoas e uma agenda gigante de atrações, com palcos diferentes, estandes de produtos, salas de reunião e treinamentos, exposição de carros, 1.800 pessoas reconhecidas, lançamento de produtos, enfim, uma estrutura enorme que teve que começar do zero de uma hora para outra.

Faz parte da estratégia de negócio da empresa fidelizar seus consultores ao investir em integração, formação e treinamento. Para engajar consultores e franqueados, a companhia realiza desde eventos menores até grandes convenções desde 2013.

O objetivo do evento foi reconhecer consultores e franqueados, apresentar lançamentos e engajar, além de proporcionar integração, formação e treinamento.

A estratégia do Grupo Hinode está pautada na convergência única entre três modelos de negócio: venda direta, marketing multinível e franquias. O grupo atua nos setores de beleza, perfumaria, higiene pessoal e bem-estar.

Mas o melhor de tudo isso é que todos esses desafios e essas superações ficaram no backstage. Nada vazou. Nada impediu a alegria, motivação, entusiasmo e engajamento do público.

Isso que dá mais do que satisfação, demonstra como é importante fazer o pré-evento de um grande evento e mesmo com poucos dias e muitos obstáculos, resultou em mais um sucesso e mais uma vitória merecida.