O DESAFIO
Anualmente a Merck organiza a sua convenção anual de vendas, para cerca de 400 pessoas.
Seria então necessário que todas as políticas internas, todas as suas campanhas de sustentabilidade, ação social, diversidade e respeito, desenvolvidas ao longo do ano, se materializassem no seu maior evento anual, a sua convenção de vendas.
Tudo isto sem nunca perder o impacto, a inovação e sem deixar de realizar e materializar todas as ações e treinamentos necessários à convenção, seria fundamental que essas mensagens chegassem a todos os seus participantes, de forma clara e impactante.
A ESTRATÉGIA
Criar uma convenção onde a palavra “respeito” estivesse presente, nas pequenas e grandes ações, ao longo dos 5 dias da convenção, que fosse uma das palavras chave dessa semana, e que ao mesmo tempo servisse de inspiração a todos, nas suas atitudes individuais de cada dia.
Respeito pelo próximo;
Respeito pela diferença;
Respeito pelo meio ambiente;
A) Respeito pelo próximo
Ação “Camiseta solidária
Entendemos que respeitar o próximo, é entender todas as suas necessidades, respeitar o próximo vai muito além de aceitar diferentes maneiras de viver, pensar ou sentir.
Entendemos que o respeito ao próximo, começa por tentar entender as todas suas necessidades
E foi assim que criamos a nossa primeira ação dentro da convenção, “Camiseta solidária”.
Em todas as convenções produzimos dezenas de camisetas, para que o team tenha uma mesma identidade ao longo da semana.
Camiseta essa que no final do evento, deixa de ter função, e gerou mais um desperdício.
Nesta convenção invertemos totalmente este processo, com a nossa “Camiseta solidária”.
Assim em vez de produzirmos uma camiseta por dia para cada um dos participantes, num total de 2000 camisetas, produzimos apenas 400, uma para cada um dos participantes usarem no primeiro dia de plenária.
Por de trás de uma simples camiseta existia uma causa, cada camiseta representava o respeito pela educação, que todas as crianças merecem e devem ter, cada uma das camisetas que o team vestia, representava um dia de aula para um grupo de crianças.
Assim, através do movimento “Euzaria”, a Merck ofereceu 400 dias de aulas, ajudando assim jovens em situação carenciada, de uma região muito da Bahia.
Cada camiseta representava um dia de aula.
1 camiseta = 1 dia de aula
Criamos então, 6 camisetas diferentes, todas elas com uma mensagem forte, que disponibilizamos aos participantes da convenção, para que cada um pudesse vestir escolher a camiseta que mais se identifica-se com a sua forma de viver e pensar, premiando assim o respeito pela diversidade de pensamentos, e ao mesmo tempo proporcionando 400 aulas a crianças a um grupo de crianças.
Euzaria
Somos uma marca de moda consciente, essencialmente baiana, que nasceu no início de 2015 com a intenção de resgatar o pertencimento e o valor do ser além do ter, seguindo com um modelo de negócio nada convencional, baseado no empreendedorismo com propósito e no Capitalismo Consciente. Porque para nós, o lucro não deve ser o único e principal objetivo das empresas. ♥ > $
Empresas podem e devem agregar valor à vida dos consumidores e contribuir positivamente para a sociedade, fazendo da rentabilidade uma consequência do sonho de fazer a diferença no mundo! Por isso, aqui na Euzaria, a sua compra vai além: gera valores e transformação!
Cada um de nossos produtos com alma, além de serem produzidos com muito amor e responsabilidade, em um modelo de comércio justo, com mão de obra regular, contribui com a garantia de um dia de aula para um jovem protagonista através da parceria com o Instituto Aliança. Porque a gente acredita que a falta de investimento na educação é a raiz dos problemas sociais atuais. E você? Vamos nessa? Juntos, pra dividir!
Ação “Doação de Insumos dos banheiros”
Para além da nossa camiseta solidária, convidamos todos os participantes da convenção a nos doarem diariamente as gentilezas que o hotel colocava, nos seus banheiros, evitando assim o desperdício diário destes insumos.
No final da convenção recolhemos todo, e entregamos estes itens para a ONG AHPAS, que montou kits de higiene para os seus atendidos, crianças e jovens carenciados, pacientes de câncer.
AHPAS
A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – AHPAS (pronuncia-se “a paz”) é uma organização sem fins lucrativos que desde 1999 realiza uma atividade pioneira no país: oferece o acesso ao tratamento oncológico a crianças e adolescentes com câncer e em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, através do serviço de transporte da residência do paciente até o hospital e respectivo retorno, aliado a ações de apoio sociofamiliar que colaboram com a disposição, ânimo e na continuidade regular do tratamento oncológico, ampliando as chances de cura. São serviços integralmente gratuitos, confortáveis, regulares e seguros oferecidos ao paciente, cuidador e sua família.
Ação “Bazar solidário”
Durante um evento desta dimensão, adquire-se muitos bens de utilidade variada, para as mais diversas ações e treinamentos.
No final da nossa convenção, todos esses bens foram recolhidos e doados para o Bazar social das AHPAS, a sua venda reverteu no valor aproximadamente de R$ 3000,00, pagando assim o atendimento a uma criança paciente de câncer, atendida nesta instituição, durante 1 mês
B) Respeito pelo meio ambiente
“Ação consumo consciente”
Durante toda a convenção, zeramos o consumo de àguas e copos de plástico, ao longo dos 5 dias, para isso oferecemos a cada um dos participantes, na chegada ao evento, u
ma garrafa térmica e disponibilizamos cerca de 15 filtros de água refrigerada, colocados em todos os ambientes da convenção, para que todos pudessem abastecer a sua garrafa, ao longo dos dias.
Evitarmos assim o descarte de cerca de 9 mil embalagens plásticas, durante os 5 dias do evento.
“Ação reciclar lonas”
Todas a lonas impressas da convenção, utilizadas para a comunicação ao longo dos 5 dias, foram doadas para reciclagem para o Projecto IAÔ design.
Evitando assim a que este material apenas fosse descartado como lixo no final do evento, doamos cerca 360 m2 de lona.
Projeto IAÔ
Os produtos feitos pelos artistas residentes do Iaô Design, projeto da ONG Fábrica Cultural, da cantora Margareth Menezes criando assim acessórios e objetos para casa com a pegada sustentável, partindo da reciclagem de matérias de descarte.
“Ação zero papel”
Durante a nossa convecção evitamos ao máximo a impressão de papel, assim a totalidade das peças e comunicação durante a fase de pré evento e evento, foi foram enviadas de forma digital, enviando assim a produção de peças gráficas e o consumo de papel.
C) Respeito pela diferença
Ação “Abertura pela diversidade”
Abrimos a convenção de vendas para os 400 participantes, celebrando a diversidade e o respeito pelo ser humano, mostrando que todos somos diferentes, mas somos iguais perante o respeito, todos vivemos ao batimento de um mesmo som, que não conhece cor, idade, raça, crença, estatuto social, o som do nosso coração.
Ação “Abertura pela diversidade”
Abrimos a convenção de vendas para os 400 participantes, celebrando a diversidade e o respeito pelo ser humano, mostrando que todos temos direito a diversidade, mas somos iguais perante o respeito, todos vivemos ao ritmo de um mesmo som, de um mesmo batimento, um som, que não conhece, cor, raça, crença, ou estatuto social, o som do nosso coração.
Nesse momento, as portas da plenária se abriram e ao som do projeto Social Olodum, diretores e presidente da Merck, entraram na plenária e juntamente com os integrantes do grupo, fizeram uma atuação magnifica para todos os participantes.