Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Convenção de Vendas Merck 2019

Foto oficial

Candidato: Dio Marketing
Cliente: Merck
Segmento: Eventos
Estado:

O CLIENTE
A Merck é uma farmacêutica que atua no mercado farmacêutico há 350 anos.
O seu objetivo é levar progresso para as pessoas, em todos os lugares, seus acionistas majoritários continuam sendo os descendentes de Friedrich Jacob Merck, que fundou a empresa em Darmstadt, na Alemanha, em 1668.
Desde então, a Merck se tornou uma empresa totalmente global, com 56 mil funcionários em 66 países, trabalhando com soluções e tecnologias inovadoras.

No Brasil, faz a diferença na vida de clientes e pacientes, há mais de 95 anos, disponibilizando produtos e serviços especializados inovadores e de alta qualidade, nos três segmentos de atuação globais:
Cuidados com a Saúde, Life Science e Performance Materials.
Em 2017, a Merck foi reconhecida como a empresa mais sustentável no segmento farmacêutico pelo Guia "Exame de Sustentabilidade" e também como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo instituto Top Employer nos últimos dois anos.

A DIO MARKETING
Há 9 anos no mercado, a Dio Marketing é focada em criar experiências que marquem seus clientes e possibilitem crescimento e inovações em seus negócios, além disto a empresa oferece uma responsabilidade ímpar em suas entregas, buscando relação sólida, baseada na qualidade de seus resultados.
Atualmente tem a sua sede na cidade do Rio de Janeiro e uma filial em São Paulo, mas atua em todo o territorio nacional.

A SITUAÇÃO
 Anualmente a Merck realiza a sua convenção de vendas anual, para toda a sua força de vendas.
 Este ano o Resort da Costa do Sauipe, foi o local escolhido para a sua realização, era então necessário, realizar um evento, inovador, cativante, com foco no treinamento de toda a equipe de vendas, e que traduzisse os valores e estratégias da empresa, respeitando e promovendo toda a politica de responsabilidade, desenvolvida pela Merck, ao longo de todo o ano;
O respeito pelos interesses dos seus funcionários, clientes e acionistas, bem como da sociedade em geral.
Agir de forma responsável, é um importante fator do seu sucesso, além disso, a Merck acredita e defende que deve assumir um papel ativo na criação do futuro, o seu pensamento vai muito além do presente, ele se estende às futuras gerações.
Todos os seus produtos e tecnologias são fundamentais para atingir esse objetivo, pois podem desempenhar um papel essencial na solução dos desafios globais.


 

Vídeo

Galeria de Fotos

O DESAFIO

Anualmente a Merck organiza a sua convenção anual de vendas, para cerca de 400 pessoas.

Seria então necessário que todas as políticas internas, todas as suas campanhas de sustentabilidade, ação social, diversidade e respeito, desenvolvidas ao longo do ano, se materializassem no seu maior evento anual, a sua convenção de vendas.

Tudo isto sem nunca perder o impacto, a inovação e sem deixar de realizar e materializar todas as ações e treinamentos necessários à convenção, seria fundamental que essas mensagens chegassem a todos os seus participantes, de forma clara e impactante.



A ESTRATÉGIA 

Criar uma convenção onde a palavra “respeito” estivesse presente, nas pequenas e grandes ações, ao longo dos 5 dias da convenção, que fosse uma das palavras chave dessa semana, e que ao mesmo tempo servisse de inspiração a todos, nas suas atitudes individuais de cada dia.

Respeito pelo próximo;

 Respeito pela diferença;

 Respeito pelo meio ambiente;




A) Respeito pelo próximo 

 

Ação “Camiseta solidária

Entendemos que respeitar o próximo, é entender todas as suas necessidades, respeitar o próximo vai muito além de aceitar diferentes maneiras de viver, pensar ou sentir.

Entendemos que o respeito ao próximo, começa por tentar entender as todas suas necessidades

E foi assim que criamos a nossa primeira ação dentro da convenção, “Camiseta solidária”.

Em todas as convenções produzimos dezenas de camisetas, para que o team tenha uma mesma identidade ao longo da semana.

Camiseta essa que no final do evento, deixa de ter função, e gerou mais um desperdício.

 

Nesta convenção invertemos totalmente este processo, com a nossa “Camiseta solidária”.

 

Assim em vez de produzirmos uma camiseta por dia para cada um dos participantes, num total de 2000 camisetas, produzimos apenas 400, uma para cada um dos participantes usarem no primeiro dia de plenária.

Por de trás de uma simples camiseta  existia uma causa, cada camiseta representava o respeito pela educação, que todas as crianças merecem e devem ter, cada uma das camisetas que o team vestia, representava um dia de aula para um grupo de crianças.

Assim, através do movimento “Euzaria”, a Merck ofereceu 400 dias de aulas, ajudando assim jovens em situação carenciada, de uma região muito da Bahia.

Cada camiseta representava um dia de aula.



 1 camiseta = 1 dia de aula 

 

Criamos então, 6 camisetas diferentes, todas elas com uma mensagem forte, que disponibilizamos aos participantes da convenção, para que cada um pudesse vestir escolher a camiseta que mais se identifica-se com a sua forma de viver e pensar, premiando assim o respeito pela diversidade de pensamentos, e ao mesmo tempo proporcionando 400 aulas a crianças a um grupo de crianças. 

 

 Euzaria 

Somos uma marca de moda consciente, essencialmente baiana, que nasceu no início de 2015 com a intenção de resgatar o pertencimento e o valor do ser além do ter, seguindo com um modelo de negócio nada convencional, baseado no empreendedorismo com propósito e no Capitalismo Consciente. Porque para nós, o lucro não deve ser o único e principal objetivo das empresas. ♥ > $

Empresas podem e devem agregar valor à vida dos consumidores e contribuir positivamente para a sociedade, fazendo da rentabilidade uma consequência do sonho de fazer a diferença no mundo! Por isso, aqui na Euzaria, a sua compra vai além: gera valores e transformação!

Cada um de nossos produtos com alma, além de serem produzidos com muito amor e responsabilidade, em um modelo de comércio justo, com mão de obra regular, contribui com a garantia de um dia de aula para um jovem protagonista através da parceria com o Instituto Aliança. Porque a gente acredita que a falta de investimento na educação é a raiz dos problemas sociais atuais. E você? Vamos nessa? Juntos, pra dividir!




Ação “Doação de Insumos dos banheiros”

 


Para além da nossa camiseta solidária, convidamos todos os participantes da convenção a nos doarem diariamente as gentilezas que o hotel colocava, nos seus banheiros, evitando assim o desperdício diário destes insumos.

 

No final da convenção recolhemos todo, e entregamos estes itens para a ONG AHPAS, que montou kits de higiene para os seus atendidos, crianças e jovens carenciados, pacientes de câncer.

 

AHPAS

A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – AHPAS (pronuncia-se “a paz”) é uma organização sem fins lucrativos que desde 1999 realiza uma atividade pioneira no país: oferece o acesso ao tratamento oncológico a crianças e adolescentes com câncer e em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, através do serviço de transporte da residência do paciente até o hospital e respectivo retorno, aliado a ações de apoio sociofamiliar que colaboram com a disposição, ânimo e na continuidade regular do tratamento oncológico, ampliando as chances de cura. São serviços integralmente gratuitos, confortáveis, regulares e seguros oferecidos ao paciente, cuidador e sua família. 


 

Ação “Bazar solidário”

 Durante um evento desta dimensão, adquire-se muitos bens de utilidade variada, para as mais diversas ações e treinamentos.

 No final da nossa convenção, todos esses bens foram recolhidos e doados para o Bazar social das AHPAS, a sua venda reverteu no valor aproximadamente de R$ 3000,00, pagando assim o atendimento a uma criança paciente de câncer, atendida nesta instituição, durante 1 mês 

 

B) Respeito pelo meio ambiente 



Ação consumo consciente”

 Durante toda a convenção, zeramos o consumo de àguas e copos de plástico, ao longo dos 5 dias, para isso oferecemos a cada um dos participantes, na chegada ao evento, u

ma garrafa térmica e disponibilizamos cerca de 15 filtros de água refrigerada, colocados em todos os ambientes da convenção, para que todos pudessem abastecer a sua garrafa, ao longo dos dias. 

 

Evitarmos assim o descarte de cerca de 9 mil embalagens plásticas, durante os 5 dias do evento.

 

Ação reciclar lonas”

 Todas a lonas impressas da convenção, utilizadas para a comunicação ao longo dos 5 dias, foram doadas para reciclagem para o Projecto IAÔ design.

 


Evitando assim a que este material apenas fosse descartado como lixo no final do evento, doamos cerca 360 m2 de lona.

 

Projeto IAÔ

Os produtos feitos pelos artistas residentes do Iaô Design, projeto da ONG Fábrica Cultural, da cantora Margareth Menezes criando assim acessórios e objetos para casa com a pegada sustentável, partindo da reciclagem de matérias de descarte.

 


 

“Ação zero papel”

 
Durante a nossa convecção evitamos ao máximo a impressão de papel, assim a totalidade das peças e comunicação durante a fase de pré evento e evento, foi foram enviadas de forma digital, enviando assim a produção de peças gráficas e o consumo de papel. 

 

C) Respeito pela diferença

 
Ação “Abertura pela diversidade”

 Abrimos a convenção de vendas para os 400 participantes, celebrando a diversidade e o respeito pelo ser humano, mostrando que todos somos diferentes, mas somos iguais perante o respeito, todos vivemos ao batimento de um mesmo som, que não conhece cor, idade, raça, crença, estatuto social, o som do nosso coração.



Ação “Abertura pela diversidade”

 

Abrimos a convenção de vendas para os 400 participantes, celebrando a diversidade e o respeito pelo ser humano, mostrando que todos temos direito a diversidade, mas somos iguais perante o respeito, todos vivemos ao ritmo de um mesmo som, de um mesmo batimento, um som, que não conhece, cor, raça, crença, ou estatuto social, o som do nosso coração.

 

Nesse momento, as portas da plenária se abriram e ao som do projeto Social Olodum, diretores e presidente da Merck, entraram na plenária e juntamente com os integrantes do grupo, fizeram uma atuação magnifica para todos os participantes.

 





 

 

 





 

 

Desenvolvimento



Recebemos o team , numa plenária montada em formato arena para 400 pax , com 8 telões de projeção. 

O palco central aproximava os participantes do orador e dava a mesma proximidade entre todos os participoantes. 



Durante os 5 dias da convenção, montamos 5 salas de treinamento, efectuamos 4 ações de team building e realizamos um sonho de uma criança portadora de uma doença incuravel, em parceria com a ONG "MAKE A WISH", contamos com a presença de varios artistas nos nossos momentos de celebração, realizamos um jantar de premição, para premiar as conquistas do ano anterior e encerramos com uma festa de encerramento, dando as boas vindas ao novo ano, "Festa Alto Astral".



Ao longo dos 5 dias montamos 5 salas, com 5 cenários diferentes, para cada um dos teams, traduzindo assim o momento e o foco de cada uma das unidades de negócio.

 

Para a Bu de Oncologia, montamos um ringue de combate, traduzindo assim a necessidade de diariamente combater a doença de câncer, simbolizando assim a luta diária de todos, em prol do paciente.

 

Para a BU de Endo N&I, o cenário criado, foi a sala do alto comando do seu grupo especial de elite GEM, materializando assim o centro de comando da tomada de decisões, desta unidade de negócio.

 

Para a Bu de CMC, a temática escolhida teve por  inspiração "os sonhos", simbolizando assim os vários sonhos de cada um dos presentes, e os sonhos de todos os pacientes, em prol dos quais este team desenvolve o seu trabalho, a cada dia.

 

Na BU de Comercial, o campo de batalha, foi o cenário recriado e traduzindo assim, o dia a dia dos integrantes deste grupo, na sua atuação no mercado, dando lhes assim o treinamento e ferramentas para encarar os desafios do campo.



Em fertilidade, recriamos uma casa, onde a grande sala recebeu os representantes para 5 dias de treinamento, a cozinha tinha o café das horas de pausa, e dada a temática deste BU, o quarto de brinquedos, não poderia ter ficado esquecido, foi nesta casa da Bu de Fertilidade, que durante 5 dias, se discutiu as metas e os desafios a alcançar ao logo do ano de 2019.

 

E como estávamos a celebrar as vitórias do ano anterior e a lançar os desafios do novo ano, as premiações e reconhecimentos não podiam ter faltado, e assim no segundo dia de convenção, premiamos os melhores e desafiamos os presentes, a atingirem novas metas, num impactante jantar de premiação

 

Para encerrar estes 5 dias e trabalhos, nada melhor que celebrar  o novo ano de vendas,  num clima de alto astral e assim para encerrar a convenção, celebramos o branco na festa de encerramento “Alto Astral”, festejando assim as vitorias de 2018, traçando metas e desafios para o ano que agora se iniciava.

 

 

 

O resultado a que nos propusemos foi plenamente alcançado.

Durante 5 dias, criamos um evento envolvente, impactante, e inovador, de acordo, inovador, respeitando todas as solicitações do contratante e briefing recebido.



Construmos uma plenária para 400 pessoas, 5 salas de treinamento para cada uma das unidades de negocio, realizamos um jantar de premiação e uma festa de encerramento, 4 ações de team building contamos com a participação de 6 artistas convidados ao longo de todas as celebrações e de um palestrante, e de forma inovadora e impactante deixamos a nossa marca:

 


  • Zeramos o consumo de plásticos evitando assim o desperdicio de cerca de 9 mil garrafas de àgua 

  • Reciclamos 100% dos materiais impressos - projeto IAÔ

  • Doamos para ONGS 100% dos materias que sobraram de todas as ações- Bazar solidário AHPAS 

  • Oferecemos 400 dias de aulas a crianças, projeto EUZARIA 

  • Patrocinamos um mês de atendimento a uma criança pacinte de cancer atravês da ONG AHPAS 

  • Realizamos o sonho de uma criança através da Ong Make a Wisch

  • Apoiamos o projeto musical "Oludum"




 

Durante 5 dias, foram discutidas estratégias, apresentados os novos desafios, tudo isto envolvido num propósito maior de respeito pelo próximo, pelo meio ambiente, e pelo direito à diferença.

 

A Convenção de Vendas Merck 2019, deixou a todos os que nela participaram, uma mensagem muito forte e clara, de que podemos e devemos realizar eventos de sucesso, inovadores e impactantes de uma forma sustentável,  no final da sua realização, podemos e devemos “fazer o bem”, por onde passamos.  

 

Não sei se avida é curta ou longa demais para nós.

Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”

(Cora Coralina)


 

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