O uso de uma temática lúdica refletia-se também na necessidade da marca em estabelecer uma conexão maior com o funcionário, devida às mudanças intensas que aconteceram ao longo do ano na empresa.
O conceito criativo e as peças de comunicação desenvolvidas foram a principal ferramenta para transportar o público para essa atmosfera lúdica dos festivais de música, permitindo diversos desdobramentos ao longo do evento.
- Título “Coty Festival”, vai além de um show de uma banda, ou um ritmo musical. Está relacionada à múltiplas apresentações das marcas Coty que sobem ao palco para dar um show em vendas, envolvendo o público para assumir o compromisso em executar os planos de venda e exposição de marca nos PDVs.
- “Você na execução de cada nota” é uma comunicação direta com o público para garantir a execução correta. A chamada para o indivíduo traz a música com o principal objetivo da convenção: “Execução”.
- No KV foi utilizada também a #borapracima que atua como um bordão dos diretores comerciais da empresa, e foi assumido como uma #hashtag oficial a partir da percepção da agência sobre a importância desse convite da liderança para seu time.
- O keyvisual criado trouxe variações de borboletas institucionais (que fazem parte do guide da marca COTY), com diversos instrumentos e notas musicais que utilizam de um degrade de cores como textura, remetendo aos óleos, cremes e maquiagens que fazem parte do portfólio da marca.
PRÉ EVENTO
A comunicação pré-evento foi 100% digital, retratando toda modernidade que esta edição do evento exigiu.
Foram demonstrados os insights do que estava por vir, solicitando aos convidados que preparassem seus talentos artísticos para garantir um show de execução durante a convenção.
CENOGRAFIA E TÉCNICA
A temática proposta também foi compartilhada no projeto cenográfico, e assim como nos grandes festivais de música, os convidados foram conduzidos em um cenário que se transformou junto aos conteúdos apresentados deixando a experiência ainda mais impactante.
- Um painel de LED de 18x4 m proporcionando uma experiência visual impressionante.
- Nas laterais do palco, os painéis de LED menores criaram uma coxia, causando surpresa no público através das entradas inesperadas de personalidades.
- Os conteúdos apresentados no painel foram criados pela A Cuca, personalizando os momentos de plenária com vídeos, imagens e artes estáticas. Mudar o visual constantemente foi uma solução encontrada para deixar as apresentações fluídas e marcantes assim como grandes espetáculos de música.
- A trilha sonora de todo o evento foi executada ao vivo por uma banda no palco, tocando clássicos nacionais e internacionais de diversos ritmos. Essa ação trouxe a energia real da música para o evento.
- Para proporcionar um verdadeiro espetáculo constante foi necessário sincronizar a música, com os conteúdos transmitidos e a iluminação. A direção de arte criou cenas exclusivas combinando o conteúdo apresentado com as luzes e sons da plenária, dando ênfase a todo storytelling criado.
Para reforçar o conceito e engajar o público foram criados:
- VIDEO DE ABERTURA: Para dar início ao evento um vídeo de alto impacto foi exibido com base em um storytelling emocionante, feito como manifesto do conceito e explicando a conexão da temática musical com os desafios impostos diariamente dentro da empresa, o vídeo retratou um artista ao entrar no palco para se apresentar em um grande festival, demonstrando toda a dedicação para encontrar a execução perfeita de cada nota.
- SHOW DE ABERTURA: Musicistas entraram no palco tocando instrumentos solo. A cada aparição, um novo artista e um novo instrumento, mesclando os sons e as notas até que a banda estivesse completa. Após concluir a formação, uma cantora entrou em cena cantando junto à banda uma paródia inspirada na música “We will rock you”. A letra composta provocou o público a assumir seu protagonismo, superar as metas do ano e engajá-los como uma banda de sucesso:
Letra criada exclusivamente para a paródia:
“O ano foi difícil, exigiu sacrifício. Estamos mais preparados e mais fortes agora.
Agora vam’bora, com orgulho da trajetória. O trem está no trilho rumo a vitória.
2x “bora fazer história”
Embarque neste trem, rumo avante e além. Cada um é parte do futuro que vêm
Agora vam’bora. Bora a cem por hora. Atingir a meta nesse novo agora.
2x “bora fazer história”
O que ficou pra trás nos fortaleceu. A gente evoluiu, a Coty cresceu!
Agora vam’bora, focar na execução, aumentar sell out, e C1 com coração.
4x “bora fazer história”
- VINHETA DAS MARCAS:
As apresentações de cada marca foram introduzidas com vinhetas e templates temáticos, contendo em cada momento um estilo e música diferente que estava interligado com o conteúdo transmitido, fazendo a conexão entre as marcas e os diversos ritmos musicais.
- INTERAÇÃO:
Além da banda no palco, um grupo de dançarinos também se apresentou no palco, trazendo ritmo e performance ao palco. Interagindo com os convidados, os diretores entravam na plenária caracterizados como grandes ícones da música nacional e internacional, como: Elvis Presley, Beatles e Chitãozinho e Xororó.
- PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Um outro recurso utilizado para trazer inovação e tecnologia ao evento foi o uso do webapp, um recurso que permitiu a interação entre os executivos no palco e plateia.
Os convidados enviaram perguntas através da plataforma;
As perguntas montavam um ranking onde a questão de interesse mais votada pelo público ficou em evidência;
As questões alocadas no topo fram respondidas pelos diretores ao vivo.- STAFF/RECEPTIVO: Assim como existem inúmeros estilos musicais que se comunicam com diversas tribos de pessoas, o staff também foi selecionado para refletir a diversidade, contemplando diferentes estilos, raças e gêneros.
- BRINDES PERSONALIZADOS -
O público recebeu camisetas personalizadas com diferentes notas musicais, e a frase: “Eu na execução de cada nota”.
- ATIVAÇÕES DE MARCAS:
A COTY divide suas marcas por categorias, sendo elas: Coloração, Corpo, Deo, Solar e Unhas. Para deixar cada entrada de marca e seus conteúdos ainda mais personalizados, um estilo musical foi escolhido para reger cada apresentação, colocando em vigor o conceito macro do evento.
UNHAS - RISQUÉ: Para marcar a coleção de cores vigente de Risqué, Minnie Mouse, e a personagem da Disney interagiu com os convidados no palco. A agência A Cuca administrou todos os itens pertinentes à licença no pré-evento para que a personagem estivesse presente, seguindo à risca todos os procedimentos necessários para autorização da Disney. Em sua aparição, uma trilha sonora especial marcou seu desfile, retratando a atmosfera lúdica “Walt Disney World”.
DESODORANTES – Brincando com a temática da convenção, foram criadas 5 paródias de músicas de sucesso para apresentar o TOP 5 produtos desta categoria, fixando o conteúdo exposto de forma divertida, fortalecendo os direcionamentos da força de vendas ao longo do ano. Para auxiliar a interação com os convidados, todas as letras das paródias foram entregues no momento da apresentação.
CORPO - MONANGE: Foi executada uma performance artística com bailarinas que surgiram no palco para executar uma complexa coreografia de ginástica rítmica com fitas e com diversas bolas infláveis personalizadas com palavras conceituais, e que foram arremessadas para o público brincar durante a apresentação. Ao final da coreografia, algumas pessoas da plateia foram ao palco com as bolas para formar o slogan da marca, dando início assim à apresentação dos conteúdos na plenária.
CORPO – PAIXÃO: Após a vinheta de apresentação da marca, seus diretores subiram no palco e apresentaram um vídeo com a atriz Paolla Oliveira, que é a embaixadora da marca. No vídeo, ela explicou o motivo pelo qual não poderia comparecer ao evento e em seguida, após o término do vídeo, a atriz surgiu por trás da plateia, causando uma grande surpresa aos convidados.
SOLAR – CENOURA E BRONZE: Para apresentar as métricas e diretrizes para cada região do país, foram criados 5 imagens especiais como background da tela: sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte. Uma trilha sonora com músicas típicas de cada região foram escolhidas para conduzir cada um dos momentos, sincronizando som e luz para diferenciar cada parte da apresentação.
- ATIVAÇÕES NO COFFEE BREAK: Nos intervalos, após as apresentações, o público pode interagir com os artistas e atrações que estiveram presentes anteriormente na plenária em ações de fotos divertidas.
- OFICINAS MUSICAIS: O grupo “Patubatê” conduziu uma dinâmica de trabalho em grupo em uma oficina de criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis para formar uma grandiosa orquestra e colocar em prática os conceitos de execução e as técnicas reais da música.
Para isso, os presentes foram organizados em grupos e cada grupo possuía um instrutor para orientar os convidados. Cada grupo foi encarregado de dar vida à um tipo de instrumento musical, construído com diversos materiais sustentáveis.
Após a criação dos instrumentos, os convidados participaram de um ensaio sobre ritmos e coreografia para entender a sua importância na execução de cada nota. Para trabalhar conceitos de execução individual em prol de um resultado comum do coletivo, todos os grupos foram convidados a tocar ao mesmo tempo, criando uma grande orquestra de percussão com base em cada tipo de som, dando vida à uma apresentação emocionante mostrando que cada esforço individual interfere no objetivo comum.
- PALESTRA MOTIVACIONAL: O maestro João Carlos Martins finalizou a convenção com uma emocionante palestra relatando sua trajetória de superação e determinação através da música. Para encerrar sua participação, fez um pocket show comovente tocando ícones da música brasileira, entre eles, eu sei que vou te amar de Vinícius de Moraes.
- FESTA DE ENCERRAMENTO: O público celebrou colocando em prática seus dons musicais com o auxílio de uma banda de live-karaokê no palco. Para interação, diversos totens fotográficos de famosos foram espalhados pela festa, se tornando photo opportunity. Os alimentos e bebidas foram inspirados em funny/junk food de estádios e festivais, como mini pizzas, hambúrgueres, drinks especiais e outros.