O 1º AdventureNEXT América Latina reuniu 230 delegados de 24 países que compartilhavam o desejo de apoiar o crescimento e desenvolvimento da região, bem como o setor de viagens de aventura em geral. O evento combinou várias atividades, dentro e fora de Mato Grosso do Sul, colocando uma ênfase especial na região.
As delegações participaram de pré-tours em Bonito e Pantanal no MS, na Amazônia, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e outros destinos que possam fazer parte de roteiros turísticos integrados com Mato Grosso do Sul, dentro do Brasil. Eles também tiveram a oportunidade de desfrutar da cultura e cozinha regional e tradicional dos destinos durante todo o evento. As delegações dos vários países participantes também foram convidadas a participar de capacitação voltadas para buyers e equipes dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs).
O AdventureNEXT é um evento com um formato que permite que todos esses objetivos sejam atingidos. As atividades que compõem sua programação (famtours, palestras, rodadas de negócios e eventos) permitem que os participantes tenham todas as vivências necessárias e consigam realizar os contatos necessários para efetivamente inserir o Mato Grosso do Sul em sua comercialização.
Para maior possibilidade de retorno do evento, operadores emissivos associados da ATTA e dos países determinados como principal público-alvo foram convidados a se inscrever para participar do AdventureNEXT. Para isso, preenchiam um formulário informando o motivo de seu interesse e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul também realizou uma pesquisa em seus sites para confirmar os destinos que trabalhavam, seu perfil e se já tinham América do Sul, Brasil e o MS em suas prateleiras. Com essa pesquisa, foi possível atrair para o evento profissionais que realmente possuíam potencial para trabalhar com nosso destino.
A ação foi iniciada com os famtours. Incomings Brasil foram convidados a desenvolver e operar roteiros para apresentar o Brasil e o Mato Grosso do Sul aos operadores internacionais. Assim, nesta etapa já se iniciaram os relacionamentos comerciais e a vivência de experiências no país e no Mato Grosso do Sul. Os tours aconteceram de 03 a 06/11.
Dia 07/11 o Mato Grosso do Sul recebeu, em Campo Grande, todos os participantes do evento em uma grande festa de abertura. O evento aconteceu na Esplanada Ferroviária, um local histórico de grande importância para o estado. No evento, os participantes foram ainda apresentados ao Mato Grosso do Sul e toda sua rica gastronomia e cultura. Pratos típicos como porco no rolete, chipa, caldo de piranha, sopa paraguaia e sobá foram servidos junto a cervejas artesanais locais. Havia um ambiente tecnológico onde os participantes podiam conhecer e experienciar o estado através de realidade virtual. Para animar a festa, artistas locais consagrados apresentaram músicas regionais. Este evento mostrou toda a diversidade do MS para todos os participantes, inclusive aos que fizeram famtour em outros estados.
Nos dias 08 e 09/11, o evento transcorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, num espaço onde experiências do MS ainda estavam disponíveis. Um estande representava a cultura pantaneira com a presença de um peão pantaneiro e elementos da cultura local como bruacas, bancos feitos de toco de árvore, a bebida tereré, o visual do homem pantaneiro com sua faixa paraguaia e chapéu. Em outro estande, mais uma ação de realidade virtual que permitia aos participantes a experiência de uma flutuação em Bonito/Serra da Bodoquena. A pessoa é içada e fica pendente no ar. Com os equipamentos, óculos de realidade virtual e sensores nas mãos, pode fazer movimentos de nado e “nadar em nossos rios”. Foi um sucesso.
Paralelamente, sessões plenárias em palestras de profissionais dividindo experiências exitosas e debatendo os desafios do turismo de aventura e ecoturismo mundialmente proporcionaram aos participantes a ampliação de conhecimento e práticas. Ocorreram também 4 rodadas de negócios, onde todos puderam conhecer possíveis parceiros capazes de enriquecer seu trabalho, conhecer ainda mais destinos para incluir em seus pacotes e fazer contatos para operacionalizá-los.
O evento se preocupou em oferecer a todos uma grande experiência, seja em vivência, seja em realização de parcerias e contatos comerciais.