Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: COPA 2019 - Congresso Paulista de Anestesiologia

Evento: COPA 2019 - Congresso Paulista de Anestesiologia Realização: SAESP - Sociedade de Anestesiol

Candidato: SAESP
Cliente: Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
Segmento: Eventos
Estado:

Em sua 16ª edição, o Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) é organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP).

O COPA é atu­almente o maior evento científico da anestesia brasileira, reunindo os principais nomes nacionais e internacionais da especialidade.
 
A SAESP, que em 2019 completa 50 anos, investe na qualidade de seus eventos, priorizando temas de amplo interesse e relevância para a  especialidade, buscando tam­bém a colaboração multidisciplinar para permitir assim, o olhar diferen­ciado do cuidado ao paciente, trazendo aspectos atuais e essenciais para a prática clínica, gestão e ensino em anestesiologia.
 
Ficha Técnica do Evento: 
Título: COPA 2019 – Congresso Paulista de Anestesiologia
Instituição promotora: SAESP - Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
Número de participantes: 3.288 participantes
Palestrantes nacionais: 254
Palestrantes internacionais: 32 (Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Itália, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai)

Os palestrantes nacionais provenientes de outros estados (AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RS, SC, SE) representam 15,35% dos convidados.

E os palestrantes de São Paulo, provenientes do interior do estado, representam 22,33% dos convidados.

Do público total participante, 65% são da região Sudeste, 14% da região Nordeste , 11% da região Sul, 7% da região Centro-Oeste e 2% da região Norte.

Instituições nacionais parceiras: Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI)

Instituições internacionais parceiras: Sociedade Europeia de Anestesio­logia (ESA), Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), Socieda­de dos Anestesiologistas do Estado de Nova Iorque (NYSSA), Sociedade Internacional do Cuidado Perioperatório do Paciente Obeso (ISPCOP), Sociedade de Anestesia Cardiovascular (SCA) e Sociedade ERAS - Otimização da Recuperação Pós-operatória (ERAS).

Patrocinadores: 3M; Aché Ambu/Ttack; Aspen Pharma; B.Braun; Baxter; Bibliomed; Celmat; Cirurgica Fernandes; CNPH;  Cristalia; CSL Behring; Dilivros; Drager; E M S; Edwards; Fresenius; Fujifilm; GE; H. Strattner; Halex Istar; JBD; Kelpmed; KTK; Masimo; Medtronic; Mindray; Mobissom; MSD; Newmed; Panmedica; Pfizer; Samtronic; Smiths; Tecno4; União Quimica.

Vídeo

Em sua 16ª edição, o Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) é organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) e consolida-se como um dos eventos mais importantes do âmbito da Anestesiologia no Brasil. Com expressão internacional, está entre os 5 maiores congressos mundiais da especialidade, o que torna cada edição mais desafiadora para a SAESP, que tem o objetivo de levar a todos os públicos envolvidos uma experiência ainda melhor a cada ano. 

 

O COPA 2019 contou com um extenso portfólio de atividades pré-congres­so que ofereceu aos participantes treinamentos de habilidades técnicas e não técnicas, possibilidade de desenvolvimento em gestão, ensino, pesquisa e inovação. Foram realizadas 29 atividades pré-congresso no dia 25 de abril de 2019, entre refreshers courses, simpósios, mesas redondas, workshops e simulações realísticas.

 

A palestra de abertura, realizada na parte da manhã do dia 26 de abril, foi ministrada pelo secretário da World Federation of Societies of Anaesthesiologists (WFSA), com o tema “Celebrating our past, envisioning our future”. E neste momento também foi apresentado o vídeo institucional comemorativo dos 50 anos da sociedade.

 

Durante o congresso, os participantes contaram com 9 auditórios simultâneos, além de atividades dentro do Centro de Treinamento que foi construído para simular um centro cirúrgico e assim deixar os cenários mais fidedignos ao dia a dia do médico anestesiologista durante o ato anestésico.

 

Em todos os dias do congresso os participantes, expositores e staffs contaram com serviço completo de catering, ilhas de coffee-shop full time, coffee break e brunch; serviço de translado para os hotéis oficiais e metrô Paraíso; E wi-fi aberto - gratuitos.

 

Além das atividades científicas, no dia 25 de abril foi oferecido aos palestrantes internacionais um jantar no Restaurante Verbena do Hotel Transamerica; no dia 26 de abril foi realizado um happy hour na área de exposição com a banda Aculia, que contou com a presença de 900 participantes, em paralelo foi realizado o jantar dos 50 anos da SAESP, no Hotel Transamerica, que contou com a presença de 350 convidados. E no dia 27 de abril, foi realizada a festa de encerramento no pavilhão anexo, com a apresentação da Banda Sambô, que contou com a presença de 1.500 participantes. 

 

Dentre as atividades associativas, foram promovidas: Reuniões Associativas com Sociedades Parceiras Internacionais; Reuniões Associativas com Representantes dos Centros de Ensino e Treinamento do Estado de SP, Conselho de Defesa de Classe, Conselho Fiscal e Secretários Regionais; Assembleia Geral; Entrega de Premiações.

 

E no domingo, 28 de abril, o congresso promoveu a atividade KIDS SAVE LIVES, para 30 crianças de 10 a 15 anos do CEU Alvarenga. O objetivo dessa atividade é ensinar crianças e adolescentes a identificarem sintomas da parada cardíaca e do AVC agudo e quais as medidas devem ser tomadas durante essa situação.

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) busca constante evolução dentro da especialidade e interface com outros stakeholders e públicos que atuam em conjunto, como sociedades civis, sociedades médicas e entidades de internacionais.

 

O Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) é organizado desde a sua concepção (2004) pela sociedade, que conta com um departamento interno dedicado a eventos, que planeja, organiza e executa cuidadosamente cada etapa dos processos das atividades promovidas pela SAESP, tendo como carro chefe o congresso.

 

O COPA é realizado no Transamerica Expo Center desde 2013. E a SAESP tem contrato com o espaço até 2022, para que o evento aconteça sempre no mês de abril, o que permite o desenvolvimento de um trabalho de engajamento e fixação da marca COPA/SAESP junto aos diversos públicos, sendo também um dos recursos para melhores negociações junto aos parceiros e fornecedores envolvidos.

 

Além disso, realizar o congresso no mesmo local é um facilitador para implementação e viabilização de novas atividades, em função da expertise sobre as possibilidades do espaço.

 

Até seis meses antes da realização do congresso, é promovido um coquetel de lançamento das atividades de ensino da SAESP para a indústria e instituições parceiras, para apresentação do book comercial e comercialização dos espaços e patrocínios. Sendo que é oferecida preferência na ordem das negociações referentes, por exemplo, a localização dos estandes e itens de patrocínios individuais de acordo com o ranking de participação do patrocinador na edição anterior.

 

A área de exposição é estrategicamente posicionada no centro da área de circulação, com os auditórios em sua volta, com o objetivo de direcionar os congressistas ao encontro dos patrocinadores e expositores. Também na área de exposição, em todos os dias do congresso, os participantes, parceiros e expositores contaram com serviço completo de catering (ilha de coffee-shop full time; coffee break e brunch nos intervalos da programação científica). Os palestrantes e staffs contaram com espaço próprio para as refeições.

 

Além disso, foi oferecido gratuitamente serviço de translado para os hotéis oficiais e para o metrô Paraíso – incluindo os horários das atividades sociais.

 

Os participantes contaram com um aplicativo (COPA 2019) que permitiu o acesso a todas as informações do congresso, incluindo a grade científica com a possibilidade de programação da agenda, chat, bem como avaliação de todas as aulas.

 

Dentro da programação científica foram promovidas ações com votação interativa, para promover dinâmicas entre os participantes das salas.

 

Um backdrop com a marca do evento e da SAESP, bem como logomarca de todos os parceiros e patrocinadores ficou disponibilizado na entrada do evento, com serviço de totem de fotos com impressões ilimitadas e também disponibilização dessas nas redes sociais, provocando envolvimento do público presente.

 

Para promover o engajamento no uso do aplicativo, bem como nas redes sociais (@saesp.anestesia) foi disponibilizado wi-fi gratuito para todos e realizadas ações com a hashtag #copasaesp2019.

 

Em todas as entradas dos auditórios foi disponibilizado totem com TV com transmissão das aulas e transmissão de informações importantes.



O Congresso foi integralmente gravado e todos os participantes presentes receberam o acesso gratuitamente por três meses.



Todos os pôsteres dos trabalhos científicos são apresentados em formato digital; Os anais dos trabalhos, bem como todos os certificados, foram disponibilizados no site para download.



Dados relevantes apresentados no pré-congresso foram o aumento expressivo do número de inscritos, que em 2019 foi 14,76% maior que em 2018, bem como o aumento em 23,33% do número de trabalhos científicos recebidos. Este crescimento foi acompanhado pela organização, que se reestruturou em tempo junto a todos os parceiros e fornecedores envolvidos, para receber todo o público de forma adequada (seguro de responsabilidade civil, segurança, bombeiro, posto médico, suporte básico de vida, catering, audiovisual etc.).

Galeria de Fotos

De 2017 para 2018 o número de participantes cresceu em 11,57% e os trabalhos científicos recebidos em 127,27%. Devido a isso, no planejamento para o Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA 2019) a capacidade dos auditórios e espaço para apresentação de pôsteres de trabalhos foi expandida. E a edição de 2019 bateu todos os recordes em relação aos anos anteriores.

 

A 16ª edição do COPA teve novamente um crescimento no número de inscritos sobre o ano anterior, agora em 14,76%, o que gerou uma receita 11,7% maior referente as inscrições.

 

Os trabalhos científicos recebido em 2019 aumentaram em 23,33%.

 

Sobre o engajamento e uso das ferramentas de mídias sociais, o APP COPA 2019 teve 3066 downloads, o que representa 135,48% a mais em relação ao APP COPA SAESP 2018; Sobre o instagram, somente com envolvimento orgânico, o pico de alcance foi 3827 e de impressões 7114, tendo 691 publicações com uso das hashtags do congresso.

 

Em relação ao turismo, 35% do público participante do COPA 2019 é de fora do estado de São Paulo, e este ano, com ocupação de 468 apartamentos,  gerou uma movimentação hoteleira 51,46% maior que em 2018.



E todo este crescimento influenciou também na receita total de patrocínio, uma vez que os parceiros, expositores e patrocinadores investiram mais na marca COPA/SAESP, gerando um aumento de 10,20%.

 

Por fim, na semana do congresso, considerando montagem, realização e desmontagem, foram gerados mais de 850 entre empregos diretos e indiretos (Audiovisual; Som e Iluminação; Tradução Simultânea; Buffet; Montadora; Receptivo; Tapeçaria; Elétrica; Limpeza; Manutenção; Comunicação Visual/Gráfica; Mobiliário/ Paisagismo/ Decoração; Brigadista; Segurança; Socorrista; Turismo; Carregadores; Transfers; Filmagem; Fotografia; entre outros).

 

A SAESP deu inicio ao planejamento para 2020 e já contemplou nova expansão no Transamerica Expo Center, e o COPA 2020 ocupará os pavilhões A, F e G integrais, bem como 9 auditórios do mezanino.

 

“SAESP 50 anos - O melhor está por vir” 

Galeria de Fotos