Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: XXII FIGO CONGRESS RIO 2018

XXII FIGO World Congress 2018 - Rio de Janeiro, Brasil.

Candidato: MCI Group
Cliente: FIGO International Federation of Gynecology and Obstetrics
Segmento: Eventos
Estado:

A MCI Group Brasil
“Quando as pessoas se juntam, a mágica acontece.” Essa mágica se chama comunidade. Criamos experiências inesquecíveis em reuniões, eventos e congressos para conectar pessoas e construir comunidades que complementam sua estratégia de negócios e suas metas.
 
MCI significa Minds, Communities, Ideas. Minds diz sobre o respeito e foco no talento de cada indivíduo. As comunidades são sobre pessoas e relacionamentos que se unem para mudar o mundo. Ideias são como a estrela do norte - um farol que une as comunidades e lhes dá um propósito.

Apostamos na conexão de pessoas ao redor do Mundo através de experiências que unam o digital e o mundo físico em uma fusão centralizada no ser humano. Realizamos eventos em parceria com clientes levando diálogo e consultorias eficientes para a gestão de eventos, conferências, congressos, Live Marketing e soluções sob medida para os mais diversos clientes e setores.

Realizamos eventos corporativos, associativos, festivais, conferências e experiências desde o planejamento até a montagem e a entrega final. Ao longo de 30 anos, a MCI construiu uma sólida reputação entre clientes corporativos e associações que confiam em nós para cuidar de seu ativo mais valioso: as pessoas. Ao todo somamos 61 escritórios em 31 países, 2.500 talentos em todo o mundo e mais de 6.500 projetos entregues. Em 2019, completamos 10 anos de Brasil.
 
O XXII congresso FIGO 2018
O XXII Congresso Mundial da FIGO foi um evento voltado para ginecologistas, obstetras, doulas, parteiras e toda a comunidade envolvida na saúde da mulher. A cada três anos o evento da International Federation Of Gynecology and Obstetrics acontece em algum país, apostando na diversidade cultural e em uma importante troca de atualizações ao redor do mundo.

O Congresso permitiu discussões importantes que ajudarão a moldar as políticas nacionais, regionais e globais e, finalmente, garantirão o bem-estar físico, mental, reprodutivo e sexual das mulheres em todo o mundo. Dentre os assuntos mais populares do evento, estão: Obstetrícia clínica, Saúde fetal materna, Ginecologia geral, Medicina reprodutiva, Uroginecologia, Ginecologia operatória, Oncologia ginecológica, Tópicos especiais, Questões e políticas de saúde das mulheres, Saúde sexual e direitos humanos.

 

Vídeo

Para a associação que tem sede em Londres, os objetivos do evento eram buscar a representatividade na América Latina aproximando a entidade dos profissionais locais. Além disso o desafio era encontrar um local e estrutura que acomodasse profissionais de renome, estudantes e atuantes na área dentro dos padrões internacionais e promovendo a diversidade cultural.



O congresso, workshops pré-congresso e jantar de gala são tradições rigorosas da entidade que buscou encontrar no Brasil uma ótima recepção turística e o cumprimento de suas expectativas tradicionais.



Ao todo, membros de mais de 130 sociedades-membro da FIGO assim como parteiras, enfermeiras, clínicos gerais e especialistas fariam parte deste grande e aguardado encontro. Também marcaram presença gestores e políticos de todo o planeta, ONGs, representações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU).

 

2018 foi um ano em que líderes globais, formuladores de políticas nacionais, organizações parceiras e a sociedade civil estiveram clamando por “Saúde para Todos”; incluindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente relacionados à garantia de vidas saudáveis e promover o bem-estar para todas as idades.



Para a realização do evento, foram necessários:


  • 4 pavilhões

  • 6 dias de evento

  • 11 cursos pré-congresso com expectativa de público para mil pessoas

  • Anfiteatro com Protocolo + Atração artística

  • 17 salas + plenária

  • Arena para e-poster

  • Simpósio Satélite

  • Serviço de Transfers

  • Festa de Confraternização

  • Gala Dinner

 

Toda a montagem do evento aconteceu em tempo hábil para colocar em prática as necessidades do cliente e do grande público esperado. Com o tradicional jantar do Presidente oferecido dentro do renomado Copacabana Palace, festas de confraternização no pavilhão e jantar de gala no hotel oficial do evento, o Grand Hyatt Rio de Janeiro. Todo o serviço de recepção, hospedagem, shutter e traslados organizados pela agência interna da MCI, a MCI Housing.



Para cativar públicos de diversos países, a estratégia de marketing foi o diferencial. Foram desenvolvidas campanhas robustas para redes sociais, e-mail marketing, site, aplicativo, e divulgação em eventos das sociedades membro da FIGO.



Utilizamos ferramentas de monetização como Ad Suported, Google Adwords e Remarketing Toda a comunicação digital foi divulgada em três idiomas: inglês, espanhol e inglês. Ao todo foram 91 posts no Facebook, a principal plataforma de comunicação, com um alcance de mais de 3 milhões de pessoas. Uma campanha de marketing com abrangência global alcançando mais de 135% do target.



Toda a montagem, produção, organização da MCI teve estudos e ações planejadas durante 2 anos de projeto antes da realização. Cerca de 150 talentos MCI Brasil trabalham na jornada da FIGO neste tempo de casa.   



A gestão de expositores levou à ocupação, planejamento, montagem e organização de cerca de 634.460 m² do Centro de convenções do Riocentro. Para locomoção entre os espaços foram oferecidos carrinhos de transporte, facilitando a transição entre os espaços deste megaevento.

 Superamos a expectativa do cliente em atingir apenas 8 mil pessoas no evento. Assim, quebramos o recorde de inscrições com quase 11 mil participantes nesta edição. Ao todo foram 148 países representados na maior edição do evento já realizada.



A saúde da mulher se tornou pauta global nos dias do evento e principalmente no Brasil, sendo matéria citada por diversos veículos de comunicação. A marcha contra a violência a mulher foi um marco que unificou países, profissionais e diferentes tipos de vozes em uma causa global. Dentro do evento também foi assinada a Declaração Global da FIGO juntamente com a Organização Mundial da Saúde sobre Violência contra as Mulheres. Toda esta representatividade resultou em 108 publicações na mídia.



Com a campanha de e-mail marketing foram enviados 121 e-mails com mais de 9 mil pessoas engajadas em conteúdos, programação, atividades e turismo no Rio de Janeiro. Totalizamos mais de 3 mil likes na página oficial do Facebook com 91 posts e o alcance de 3.400.800 pessoas.



Durante o evento, o aplicativo com programação, notificações e uma comunicação direcionada para palestrantes e participantes gerou 5.656 downloads e mais de 240 mil sessões.



O trabalho de incentivo ao patrocínio realizando acompanhamentos e atendimento despertaram o interesse de 105 expositores de diversos locais do mundo. Fazendo da feira do congresso um grande hall de negócios, aprendizado e networking.



Mostramos durante o congresso a história de diversas mulheres inspiradoras ao redor do mundo que batalham em prol de uma saúde feminina com qualidade, respeito e humanização. Foram abordados debates e temas que são foco na saúde pública brasileira e de muitos países em desenvolvimento.



Com um storytelling multicultural, conseguimos passar a mensagem da entidade FIGO, gerando satisfação do cliente e do público participante. Todos os âmbitos do congresso foram estudados, avaliados e resultados positivos comprovados durante os dias do evento e toda a repercussão que a 22ª edição do Congresso da FIGO no Rio de Janeiro.