Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Estética In São Paulo

Estética In São Paulo 2019

Candidato: Open Brasil Eventos
Cliente: Open Brasil Eventos
Segmento: Eventos
Estado:

Criada em 2015 pelo Grupo Estética in, a Estética in SP, chega em sua 5ª edição superando todas as expectativas, com 39 empresas patrocinadoras, o congresso Internacional voltado para o mercado de Estética, Beleza, Saúde e Bem-estar, reuniu mais de 5 mil profissionais, em 280 horas de conteúdo científico educacional divididos em 04 congressos.

O evento foi realizado pela Open Brasil Eventos, empresa com mais de 15 anos de experiência e solidez no ramo de Feira de negócios, atuando fortemente nos segmentos Farmacêutico, Estética e Cosmética, detentora do Grupo Estética in, com edições realizadas no RJ, SP, NE e Sul.

Atualmente, considerado o maior congresso técnico científico educacional em conteúdo voltado exclusivamente para o segmento de estética e beleza, a Estética In SP foi realizada no Palácio de Convenções do Anhembi, na capital paulista, de 06 a 08 de abril de 2019, reuniu em uma área de 3.600 m2, uma exposição paralela com as 170 mais conceituadas marcas de produtos e serviços, bem como os mais renomados experts do setor. Profissionais, estudantes e investidores tiveram a oportunidade de conhecer os principais lançamentos e tendências do mercado, e se permitiram imergir totalmente no rico conteúdo dos quatro congressos simultâneos: Congresso de estética, Dermopigmentação, Cílios e o Fórum de Gestão de Negócios em Estética, além dos simpósios, painéis, fóruns, master classes, 78 workshops gratuitos e experiências incríveis como o sorteio de um carro zero KM patrocinado pela Fismatek. 

Informação atual e relevante, capacitação técnica, integrados a mais alta tecnologia audiovisual, propiciaram uma experiência única para os 27 mil profissionais que participaram do evento, entre esteticistas, dermopigmentadores, maquiadores, investidores, cirurgiões plásticos, dermatologistas, cosmetólogos e fisioterapeutas. 

Vídeo

Galeria de Fotos

Na contramão da crise econômica que atravessa o país, a Estética in SP, se consolida como mais completo e rico evento em conteúdo de Estética, Beleza, Saúde e bem estar, no Brasil.

Pré-congressos 

No primeiro dia de evento (6 de abril), a Estética in São Paulo apresentou dois Pré-congressos que aconteceram simultaneamente, um direcionado aos profissionais de estética e outro focado em dermopigmentação. O primeiro foi o 3˚ Congresso de Arquitetura Facial e Corporal Mezzo, foram 9 palestras com os melhores profissionais da Estética Científica, Saúde e da área médica, em 08 horas de uma temática atual, abordando temas como:  a Radiofrequência Fracionada e as últimas tendências e tecnologias cosméticas apresentadas em Paris.

O 3˚ Amiea Academy Congress, por sua vez, foi focado na área de micropigmentação. Foram 06 horas com convidados técnicos ilustres da Amiea que discussaram sobre sobrancelhas masculinas, procedimentos Biosseguros para um resultado de excelência, entre outros temas.

 

Congressos

O evento reuniu 04 congressos científico educacionais simultâneos, com os mais renomados experts dos setores de estética, beleza, saúde e bem-estar para compartilhar conhecimento com um público formado por profissionais, estudantes e investidores do setor.

Atualmente, o congresso é o maior e mais rico em conteúdo do segmento, no Brasil, foram 5000 participantes conectados a mais de 280 horas de conteúdo técnico imersivo; temas relevantes e inovações tecnológicas integrados a mais alta tecnologia audiovisual permitiram uma comunicação clean, eficiente e uma experiência única com os participantes.

 

O 5˚ Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética foi uma verdadeira imersão no campo da inovação, do conhecimento, da atualização e da técnica avançada. Temas como: Longevidade saudável; a palestra internacional com a Dermopigmentadora e Coach Americana  Miria Kutcher sobre "A ciência por trás da Técnica de Barra de Access" foram alguns dos temas abordados. 

O congresso de Estética, também foi palco do Prêmio de Excelência Acadêmica realizado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico educacional, premiando os autores dos três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), escolhidos pelo Comitê Educacional. 

 

Considerado o maior do mundo, o 5˚ Congresso Científico Internacional de Dermopigmentação reuniu 19 palestrantes renomados do Brasil e do Exterior, em 14h45 de palestras altamente instrutivas e abrangentes sobre Reconstrução mamária sem fronteiras; Dermopigmentação aplicada (palestra internacional com a Dermopigmentadora Colombiana Luz Estela Franco), Watercolor Lips (palestra internacional com prática ao vivo, da Dermopigmentadora Russa Julia Rozhko), entre outros,  de modo a ampliar oportunidades para todos os congressistas em um mercado em expansão e ávido por micropigmentadores bem-formados.

 

Experts em extensão de cílios transferiram conhecimento e técnica para todos os inscritos no 2˚ Congresso Lash Artist Brasil. Os 9 especialistas convidados pela organização do evento transmitiram de maneira didática e eficiente, 6 horas do melhor conteúdo em cílios: Tricologia do fio a serviço de uma extensão mais segura para o cliente; O poder do olhar das celebridades e Como fazer seu primeiro cem mil, alinhando seu negócio de cílios, foram alguns dos temas abordados.

 

 5˚ Fórum Brasileiro de Gestão de Negócios em Estética foi criado com o objetivo de conectar empreendedores, criar experiências e impactar negócios de alta performance. Trouxe renomados palestrantes, especialistas, mestres e doutores com temas atuais como: Empreendedorismo e gestão humanizada;  Estratégia de precificação – como calcular o preço dos serviços estéticos e Como aumentar o lucro da sua clínica de estética. Foram 6h25 de uma experiência única de total imersão no mundo dos negócios.

 

Workshops gratuitos

Objetivando potencializar ainda mais a vasta programação do congresso, a organização abriu espaço para que os expositores demonstrassem lançamentos de equipamentos e produtos. Foram 78 worshops gratuitos ministrados por 44 empresas, sobre os mais diversos temas e lançamentos.



Eventos paralelos 

Os organizadores sempre buscam conteúdo diversificado para Estética in e a parceria com os expositores, que por sua vez procuram uma maior aproximação com o público profissional, proporcionou a realização de diversos eventos paralelos, que permitiram qualificar ainda mais a Estética in SP. Foram eles: 

Masterclass em Jato de Plasma oferecido pela Árago Dermocosméticos – 9 horas de evento com 6 profissionais da Árago que falaram sobre o aprimoramento e expertise, na técnica para oferecer mehor resultado para o seu cliente. 

Simpósio da Ellementti  que reuniu 8 palestrantes para lançamentos de três novos produtos e sete protocolos. 

O 4˚ Meeting DMC, organizado pela DMC Estética preparou um encontro de fototerapia aplicada à estética moderna.

3˚ Meeting da Fismatek foram 9 horas de conteúdo que teve por objetivo difundir as técnicas inovadoras de eletroterapia.

A Smart GR, por sua vez, focou em médicos, dentistas, farmacêuticos, biomédicos e enfermeiros estetas para falar sobre Estética Avançada Minimamente Invasiva. 

 O 7˚meeting HTM com foco na estética integrativa reuniu profissionais de diversas áreas de saúde e bem-estar que compartilharam 12 horas de conteúdo sobre:  Atividade física e emagrecimento; sono da beleza;  bendita idade e terapia de conexão entre a mãe e a vida uterina.

E também o 3˚ Encontro Vita Derm de Estética e Cosmética que tratou de cosmetologia estética, gestão de negócios, terapia capilar, atuação do profissional de beleza antes e depois de cirurgias e preenchimento facial.  

 

Amiea Talents 2019 

A Estética in São Paulo também foi palco da etapa brasileira do Amiea Talents 2019, o maior campeonato de micropigmentação do mundo aconteceu em um aquário dentro da feira, nos dias 7 e 8 de abril. Profissionais de todo Brasil tiveram a oportunidade de mostrar seu talento e criatividade na área de Micropigmentação. O vencedor recebeu o troféu Amiea Talents Brasil, se destacando na realização com excelência, dos procedimentos em sobrancelhas (fio a fio), lábios e olhos (delineador), com dermógrafos Amiea; assinou contrato com a Amiea Brasil por 1 ano e ainda terá a chance de representar o Brasil, no mundial de Berlim, em outubro deste ano, com todas as despesas pagas.

 

Curso pós-congresso 

Após os três dias no Palácio das Convenções no Anhembi, a Estética in São Paulo deu continuidade na programação com aulas e treinamentos específicos voltados para a especialização do público profissional. 

Nos dias 9 e 10 de abril (sábado e domingo), das 9h às 18h, aconteceu o Master Class de dermopigmentação. Foram dois cursos, cada um com 9 horas de duração.

O primeiro trouxe o tema Layered Brows, com a mineira Dermopigmentadora Mariana Freitas.

O Segundo abordou o tema Watercolor Technique – como trabalhar sem inchaço, curso internacional com a Dermopigmentadora Russa Julia Rozhko.

4˚ Edição do Pmu Alchemist aconteceu de 9 a 12 de abril (sábado a terça-feira), com 12h00 de treinamento direcionado às ciências que fundamentam a micropigmentação. Experiência criada pela Haut, empresa brasileira de produtos para uso em PMU.

Aconteceu também, no dia 9 de abril (sábado), das 9h às 18h, no hotel Holiday inn Parque Anhembi, o Curso Gestão Estratégica de Clínicas e Negócios em Estética que abordou técnicas de venda, formação de preço, análise de rentabilidade, jurídico comercial e trabalhista, gestão de equipe e marketing digital. 

 

O Livro Científico trouxe todo Congresso de Estética e de Dermopigmentação na íntegra, foram 370 páginas de luxo de uma obra catalogada com coautores renomados do setor, dividindo suas experiências clínicas e científicas. Mais do que uma fonte de consulta para os profissionais, permitindo anotações e melhor acompanhamento das palestras, o livro científico além de uma recordação transformou-se em objeto de desejo dos profissionais da beleza que a cada nova edição, amplia a sua coleção que servirá constantemente, como fonte de estudos e pesquisa.

 

Experiência

Sorteio de um carro zero Km patrocinado pela Fismatek - um Renault Kwid. Para participar bastava o profissional estar inscrito no Meeting Estética e no 5˚ Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética, ser maior de 18 anos, e respondesse corretamente a pergunta: Quem vai sortear uma beleza de carro? O cupom deveria ser depositado na urna que foi mantida até o momento do sorteio, no estande da empresa Fismatek.

 

Espaço Café com Letras 

A Estética in SP se preocupa em gerar cultura para todos os seus participantes. Pensando nisso criou o Espaço Café com Letras com foco na divulgação dos principais lançamentos de livros voltados para o mercado de Beleza, Saúde e Bem-Estar. 

 

Expo

Com 3.600m2 de exposição a Feira reuniu os lançamentos de produtos e equipamentos das 170 principais marcas da indústria de Estética e Beleza do país. Foram 23000 visitantes profissionais, superando o esperado pela organização - um público exigente, com poder de decisão no ato da compra; a Expo foi uma excelente oportunidade de business, com 65 milhões em negócios gerados, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

 

Ação social Arte com Paixão: Idealizada pela micropigmentadora Ana Savoy, a iniciativa teve apoio da Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia e da Associação Brasileira de Micropigmentadores (Abramic), com o objetivo de recuperar a autoestima de mulheres que estão ou passaram por tratamento oncológico; a ação social visou redesenhar, com o auxílio da Tatuagem Cosmética, os pelos das sobrancelhas e as aréolas da mama.  Os procedimentos foram gratuitos. 



Patrocinadores, apoiadores e mídia oficial

O evento teve patrocínio de grandes marcas da indústria: Mezzo, Adoxy, Afine-se, Árago, Beautyderm, Bel Col, Bioage, Bioset, Bothanica Mineral, Buona Vita, Cosmobeauty, DMC, Ellementi, Extratos da terra, Fismatek, Fler, HTM, Ibramed, KLD,  Medical San,  Samana, Santa Clara,  Shop fisio, Tonederm, Amiea, Haut, Iron Works, Mag Estética, Nuance, Rb Kollors, Vita médica, Beauty Eyes, Borboleta Beauty, Neicha, Basall, Belle Software, Emagrecentro, Estéticaflix, Onodera.

O mercado da Estética e Beleza está em constante evolução, é um setor muito empreendedor, as pessoas buscam qualificação, querem ter sua própria clínica, seu próprio negócio, é uma característica do mundo da beleza como um todo, porquanto um dos maiores desafios que a organização do evento enfrenta é a geração de conteúdo inovador e qualificado, a busca por temas atuais, sempre “no radar” com novas tecnologias, sem ser repetitivos. A cada nova edição, em cada cidade, novos temas, isso requer um cuidado muito grande e um esforço enorme, visto que são realizadas 4 edições anuais, em cidades diferentes, com proximidade grande de uma para outra. Por isso o evento conta com uma equipe de profissionais extremamente dedicados e competentes, com uma visão 360˚ - uma equipe técnica científica e educacional de 20 profissionais, além de 17 profissionais fixos e 60 Free-las para atender toda demanda dos 04 congressos científicos simultâneos, os 78 workshops gratuitos, painéis, fóruns, simpósios, meetings, pré-congressos, master class, e Expo.

 

Limpeza

Por se tratar de um evento de Estética, Beleza, Saúde e Bem-estar, o cuidado e supervisão com a higiene nos banheiros, áreas de circulação, salas de congresso e estandes é redobrada.

Além disso como o evento é 90% feminino foi preciso adaptar parte dos banheiros masculinos, em femininos, através de ambientação adequada e sinalização correspondente.

 

Transporte

O evento disponibilizou vans gratuitas do hotel sede e de pontos específicos do metrô para o evento.

 

Sinalização

Para atender as demanda de um evento com um conteúdo tão diversificado, a sinalização foi muito bem pensada para manter todos os profissionais informados, inclusive todas as peças eram bilíngues.  

 

Tradução simultânea 

Todas as palestras tiveram tradução simultânea, na entrada de cada congresso, os participantes poderiam retirar os fones para ouvirem a tradução.

 

 

Galeria de Fotos

Estatística: O evento que esse ano cresceu 125% no total de visitantes e 70% no total de congressistas, vindo de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, e de outros países como Peru, Colômbia, Equador, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e Portugal já projeta um crescimento de 15% para 2020. Os números desta edição superaram todas as expectativas de crescimento em relação ao ano anterior.  



O mercado: Segundo o Portal do Empreendedor, no Brasil, existem mais de 800 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) relacionados ao setor de beleza. O Caderno de Tendências 2019-2020 desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a venda direta, no Brasil, garantiu trabalho para 3,99 milhões de pessoas em 2017. Os serviços de beleza, representados pelos salões, geram 1,33 milhão de postos de trabalho. Em seguida vem as franquias, com 221 mil vagas, e depois, as indústrias, com 120,5 mil. 

Com o mercado de estética aquecido, a capacitação profissional torna-se cada vez mais necessária, e a Estética in SP que tem sido referência na diversidade e riqueza de conteúdo técnico educacional para o profissional, se consolida cada vez mais como o evento mais qualificado dentro do segmento de Estética, Beleza, Saúde e bem-estar.  



Divulgação e mídia: O evento contou Presença de 10 programas de TV com importante alcance em rede nacional
, 75 publicações, combinado à cobertura nas redes sociais, através dos influenciadores digitais. E mídia oficial: Revista Negócio Estética e TV Negócio Estética.

Destaque nos programas: É de Casa (Globo), que fez entrada ao vivo do evento e pré-evento, os programas Todo Seu (Gazeta) e Melhor da Tarde (Band); e pós-evento - o Jornal Bom Dia Brasil (Globo) que  apresentou as novidades e os dados do setor, além do Jornal da Record, TV Aparecida, Você é Bonita e Sempre Bela (Gazeta). Além do investimentos nas mídias sociais. Foram 53K likes no facebook (/esteticainsp) e 83,3K seguidores no Instagram (@esteticainsp). Houve também uma grande audiência de veículos online.

Um retorno de R$ 10.694.902,00 em mídia espontânea.