Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: T_Jama Dreamland Party

Candidato: F/Malta
Cliente: T_Jama
Segmento: Serviços
Estado:

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.
    A T_JAMA é uma marca de vestuário com uma proposta inédita para o mercado brasileiro: trabalhar de maneira disruptiva o uso de pijamas, associando um lifestyle de leveza, empoderamento e descontração a toda linha de roupas. A marca está perto de completar um ano de atuação no mercado e, por ser uma iniciativa recente, quebra todos os paradigmas quando o assunto é conforto e estilo. “Diferentona”, colorida e com muita atitude. Assim, a T_JAMA pretende se tornar referência para aqueles que vivem o melhor dos seus sonhos, acordados e dormindo! 

A T_JAMA ocupa um espaço bastante peculiar no segmento de moda. Como uma iniciativa inédita de desenhar peças de vestuário capazes de se integrar às múltiplas ocasiões da vida diária, a marca ataca um nicho específico ao combinar conforto e estilo, leveza e atitude, o dia e a noite. Nesse sentido, há uma concorrência, ao mesmo tempo, direta e indireta às estratégias e propostas oferecidas pelos produtos da T_JAMA. À época do evento, em especial, por cercar o momento de lançamento da marca para o público e o início das vendas na plataforma e-commerce da empresa, não existem muitas referências ou balizadores para a atuação e potencial da marca.

Em virtude da proposta apresentada à agência – evento de lançamento da marca –, a F/Malta propôs o conceito de uma festa que reunisse influenciadores e formadores de opinião em uma experiência sensorial inesquecível. Para tangibilizar a personalidade descontraída, leve e contagiante da T_JAMA e combinar com o lifestyle de conforto, atitude e estilo prezado pela marca, a concepção do projeto e sua temática foram além dos limites da imaginação: invadiram o mundo dos sonhos. Nesse contexto, surgiu a T_JAMA Dreamland Party, onde pijama é traje de gala e diversão e bem-estar são palavras de ordem! 

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing encaminhado pela T_JAMA era uma aventura desafiadora em todos os sentidos. A ideia geral era, por meio de um super evento, marcar o lançamento comercial de seu e-commerce e, paralelamente, trabalhar a divulgação e o reconhecimento da recém-criada marca. Para isso, a T_JAMA deu dois direcionamentos que foram levados ao pé da letra: uma experiência sensorial e sinestésica que reunisse influenciadores e formadores de opinião que colaborassem com a expansão da marca.



O grande desafio era criar uma linguagem que se adequasse à proposta descontraída e colorida da marca e organizar um evento que construísse o espaço multissensorial solicitado pelo cliente e que, evidentemente, tivesse os recursos necessários para atender as expectativas comerciais e de awareness. Afinal, não havia nenhuma referência prévia ou benchmark que encaminhasse ou direcionasse as ideias e insights. A juventude da marca e seu lançamento resultaram no esforço de arquitetar, do zero, todo processo conceitual, operacional e de execução do evento.

    A partir desse cenário, a F/Malta enxergou, seguindo as indicações do briefing, que o universo ideal para inserir o lançamento de uma marca divertida, leve, com atitude e pegada, voltada para a criação de peças de roupa que seriam ambivalentes – podem funcionar como um pijama estiloso ou uma roupa de dia a dia super confortável –, seria um mundo além da imaginação: a terra dos sonhos.



    Para propor ao cliente esse ambiente capaz de refletir seus sonhos e explorar a sinestesia e o multissensorial, foram idealizados diversos ambientes, ativações e atividades para compor essa dimensão fantasiosa. Para abrigar esse enorme universo, a festa foi levada para o Palácio dos Cedros, em São Paulo. 



Uma régua de comunicação foi pensada e trabalhada para ativar a festa de lançamento e introduzir lentamente o clima e a energia esperada para a festa. Foram encaminhadas quatro ações pré-evento – Save the Date, o Convite e dois Reminders –, e uma mensagem de agradecimento e feedback no período posterior à festa.



Os convidados eram recebidos pela linda escadaria da locação, com trabalho especial de iluminação e, imediatamente na antessala, se deparavam com estonteantes árvores de galhos secos com mais de 300 recados e mensagens tiradas do cerne de T_JAMA: ser feliz sendo você mesmo! Na sequência, a ideia era, literalmente, entrar em um sonho. Com ambientes transformados por instalações sensoriais e experiências interativas, os convidados brincavam com suas próprias imaginações e eram “intimados” a viver as fantasias de T_JAMA, reforçando uma experiência de marca autêntica e profundamente imersiva.



Nos salões do Palácio do Cedro, o sonho se espalhava em diferentes direções e sensações: foi desenhado um DJ Room, um espaço de dança que juntava natureza e urbanidade, orgânico e eletrônico, som e luz em um ambiente assinado pelo duo de artistas Modular Dreams. O local mais badalado da festa contou com apresentações elétricas dos DJs Nathalia Takenobu e MakeuSweat. Próximo à pista, foi montado o Comfy Room, uma área para quem queria desacelerar – rapidamente, é claro! –, e aproveitar uma área de relaxamento, com mobiliário superconfortável e uma piscina de espuma para os mais atirados! Tudo isso só no primeiro andar...



As escadarias para o segundo pavimento foram todas decoradas com leds coloridos que criavam um efeito visual arrasador. Lá, foi instalado o Sky Room, um ambiente lúdico simulando o “dormir nas nuvens”, imagem de conforto e prazer. Mas, para quem estava com a pilha carregada, a diversão correu solta com guerras de travesseiro. Na sequência, um ambiente sensorial na essência: o Immersive Room. Um espaço que desafiava as leis da física e misturava os sonhos e a realidade. As estampas assinadas para a coleção inaugural de T_JAMA eram projetadas por toda sala, em mais um espaço assinado pela dupla Modular Dreams.



Não poderia ser o lançamento de uma marca de moda sem um desfile para coroar a experiência imersiva em T_JAMA. Uma passarela nada convencional, atravessando todos os ambientes da locação, deu ainda mais charme e brilho aos modelitos apresentados. Outro destaque foi o pool de modelos selecionado para exaltar as belezas plurais – diferentes body-shapes, cabelos e etnias –, todos em harmonia e dando vida à coleção, interagindo com os convidados e com o ambiente criado para dar ainda mais ênfase aos looks da coleção. 



Toda boa festa passa por uns bons drinks. E a Dreamland Party de T_JAMA foi atrás do verdadeiro “bar dos sonhos” – a mixologia do evento foi assinada pelo renomado Olívio Bar e sua talentosa equipe. Clássicos e autorais, não faltaram opções para os convidados apreciarem e desfrutarem a noite e o ambiente, como o emblemático “De boa na banheira”, um drink servido em uma pequena “banheira com patinhos de borracha”! Foram servidos canapés temáticos durante todo o evento e doces da Brigaderia e do Ice Burguer. Para encerrar a noite com chave de ouro, os convidados ganharam almofadas personalizadas da FOM.



A festa de lançamento de T_JAMA é um case estratégico para a F/Malta em razão dos desafios apresentados e das inventivas soluções, desenhadas desde o princípio, para atender as expectativas do cliente, divulgar a marca e deslanchar a proposta comercial que motivou o evento. A proposta de levar a ambientação para um terreno da imaginação, inserir interatividade e instalações sensoriais que brincassem com os convidados e os mergulhassem no fantástico mundo de T_JAMA foi uma grande aventura, recheada de estratégia, avaliação inteligente do mercado e busca por resultados consistentes para o cliente. Da seleção de convidados aos fornecedores, passando pela régua de comunicação e layout da festa, o raciocínio implementado reforça o aspecto inovador do case.

A festa de lançamento de T_JAMA foi estratégica para o cliente na medida em que, por meio da divulgação e visibilidade criadas a partir do evento, a procura pela plataforma e-commerce da marca recebeu um aumento significativo dos acessos, sendo convertido em vendas de várias peças e modelos da coleção inaugural de T_JAMA.



A presença de diversas personalidades influentes e imprensa rendeu uma conversação digital importante durante o evento, aumentando o awareness e, assim, difundindo o conceito de uma marca tão diferenciada. O perfil do Instagram cresceu, os acessos ao site aumentaram e diversas menções em Stories e posts foram feitas. Mais importante ainda, todos que estiveram no evento puderam, em primeira mão, sentir e ter uma experiência profunda com a marca. Os cômodos traziam na sua decoração toda a visão do cliente, sem a necessidade de colocar em palavras tudo aquilo que era necessário traduzir. Através das experiências propostas o público pôde, exclusivamente, ter a experiência da marca, vivenciar o sonho do T_Jama, de ser disruptivo e ser quem você deseja, sem preconceitos. Nesse sentido, o lançamento da marca T_Jama no Palácio dos Cedros foi um sucesso.