Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Ambev - Guardiões do Guaraná

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Ambev
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antárctica Paulista. A empresa está presente em cerca de 20 países com mais de 30 marcas de bebida. Com o objetivo alavancar as vendas de Guaraná Antarctica, a Ambev realiza anualmente o incentivo de vendas nacional.
 
Mais do que criar uma campanha de incentivo, um dos principais objetivos da Ambev com esse projeto era criar uma experiência de imersão com os valores da marca e encantar os colaboradores, não apenas os vencedores, como todos aqueles que pudessem ser impactados de alguma forma com as ações de comunicação no pós-viagem. Para cumprir esse objetivo a Fanato Incentive criou um projeto personalizado e totalmente exclusivo denominado: Guardiões do Guaraná – Expedição Amazônia.
 
SOBRE A FANATO INCENTIVE

A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Atua em todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.
 
A Fanato é parceira da Ambev há 6 anos e já desenvolveu diversos projetos para mais de 15 destinos internacionais, além de uma série de destinos nacionais. A parceria entre Fanato e Ambev tem inspirado o mercado sobre a importância e efetividade de desenvolver premiações de alto impacto com foco em experiências exclusivas, que realmente inspirem os colaboradores a baterem as metas estipuladas.

Vídeo

O Guaraná Antarctica é uma das marcas mais valiosas e queridas do Brasil, um verdadeiro patrimônio nacional. Para valorizar ainda mais a preciosa bebida, bem como aumentar as vendas do produto, a Ambev realiza uma campanha de incentivo que premia as melhores performances de vendas com os royalites de um lote da fazenda Santa Helena, onde a matéria prima da bebida é produzida, durante 10 anos.

 

Para tornar a premiação ainda mais especial e inspirar os colaboradores para as próximas edição, o desafio da Fanato Incentive foi criar um projeto de viagem cuja experiência fosse imersiva, lúdica e transmitisse todo o reconhecimento, sem perder o apreço aos mínimos detalhes, conforto e o luxo. Dessa forma, mostrando aos vencedores que o papel desempenhado por eles durante a campanha de vendas foi fundamental para a empresa. Criou-se então, o conceito Guardiões do Guaraná – Expedição Amazônica.



Esta viagem teve um conceito que amarrava todas as ações e eventos sob o olhar do participante. Tudo comunicava,  tinha um sentido e contava uma história.

1. CONCEITO



Utilizando técnicas de storytelling e da jornada do Herói, de Joseph Campbell, a Fanato criou um projeto de viagem e premiação capaz de aumentar o recall e inspirar os participantes em um ambiente lúdico e de engajamento.

 

O Guardiões do Guaraná - Expedição Amazônica foi concebido como uma jornada de conhecimento, comprometimento e paixão, em que os vencedores da campanha de incentivo foram convidados a conhecer a história e costumes ancestrais da Floresta Amazônica em que é produzida a matéria prima de um dos produtos mais importantes da companhia, aumentando assim o vínculo com a Ambev e criando uma experiência memorável.

 

A viagem foi o plano de fundo para contar a história dos quatro vencedores rumo a premiação: os lotes onde são produzidos os frutos do guaraná.  Ao longo da viagem de 4 dias pela Amazônia foram propostas 4 provações para nossos Guardiões, experiências que os vencedores tinham que viver para alcançar a recompensa final. Cada uma dessas etapas estava ligada a um valor da Ambev e a um saber da floresta.

 

Cada provação tem um significado dentro da sua jornada do herói e estava ligada a um valor da Ambev e a um a saber da floresta. Além disso, para cada etapa concluída com sucesso, o guardião recebia uma peça, que ao finalse juntavam em um quebra cabeça, formando uma placa única

 

Para amarrar o conceito e fazer com que todas as experiências e mensagens fossem transmitidas de forma correta, usamos a comunicação visual como ferramenta principal. Entre eles estavam itens de papelaria, placas, brindes e os demais materiais de apoio.

 

Além disso, contratamos um guia local, com profundo conhecimento da região, que atuou como “mentor” dos guardiões. Com um longo briefing realizado durante a visita técnica, o mentor guiou os guardiões nessa jornada pela floresta, explicando as provações e transmitindo as mensagens-chave nos momentos corretos.

 

O storytelling e a comunicação visual foram fundamentais para reafirmar alguns dos valores da companhia, como o DNA brasileiro, enaltecendo sua história, as pessoas, processos e recursos onde os produtos são produzidos.



2. LINHA INSPIRAÇÃO DO CONCEITO

 

Guardiões do Guaraná – Expedição Amazônia

 

Em definição, guardião é aquele que, por forte afeição, defende aguerridamente algo ou alguém; protetor, defensor. Pensando no significado etimológico da palavra, ela foi utilizada como parte do nome da campanha, valorizando a importância, e o papel, de cada premiado para a companhia.

A partir daí, desenvolveu-se um logo com padrões étnicos representando os guardiões nativos do Brasil e também e com elementos gráficos inspirados no fruto do guaraná. O conceito foi inspirado no perfil dos colaboradores da Ambev que são movidos a desafios no dia a dia e estão sempre buscando se superar cada vez mais. Dessa forma, nossa ideia era proporcionar uma viagem lúdica capaz de atrelar os valores intrínsecos da companhia a viagem de incentivo.

A Fanato Incentive é parceira da Ambev há mais de 6 anos e acreditamos que esse foi um fator determinante para a criação desse projeto de incentivo.



3) KEY VISION (KV)



Toda comunicação foi baseada no próprio fruto do guaraná e em padrões étnicos da Amazônia, utilizando predominantemente as cores verde e vermelho, que representam a floresta e o fruto do guaraná. A ideia foi criar uma comunicação lúdica, dinâmica e que criasse identificação imediata.

 

O logo misto foi composto por três tipografias diferentes:

 

1) A palavra guardiões tem uma tipografia com referências a padrões étnicos inspirados na arte indígena brasileira.

 

2) A tipografia do Guaraná busca a aproximação com a marca Guaraná Antarctica, bem como as cores empregadas. Os dois elementos gráficos ao lado do logo do Guaraná Antarctica, além de ter como função o equilíbrio, melhorando na composição do logo, remete a arte de plumárias, característica dos povos indígenas brasileiros.

 

3) O elemento gráfico que substitui a letra “O” é um fruto de guaraná, que remete a ideia de guardião, afinal o melhor guardião não é apenas aquele que protege o lugar, mas sim aquele que mantém seu olhar fixo naquilo que está protegendo.

 

Além disso, utilizamos quatro insígnias para representar cada uma das provações. Esses elementos imagéticos representavam simbolicamente os saberes da floresta amazônica.

 

A gota representa a importância dos recursos da floresta; O cocar a importância da dos povos que ali habitam; o livro o conhecimento adquirido na floresta e passado de geração para geração; e por fim o próprio fruto do guaraná representando sua importância cultural e econômica para a região e para Brasil.

 

4) A AMARRAÇÃO DO CONCEITO

 

Depois de desenvolvido o tema, e a base da identidade, era o momento de criar a amarração necessária para a viagem com as experiências propostas e também para que todo o material gráfico fosse criado dentro da temática central.

 

Para que o projeto fosse um sucesso e todos entrassem no clima, foi preciso comunicar a dinâmica e a proposta lúdica da jornada dos Guardiões do Guaraná. Portanto, a Fanato Incentive teve muito cuidado para amarrar o storytelling fazendo com que todas as atividades estivessem conectadas e a comunicação transmitindo as ideias corretamente.

 

A amarração começou antes mesmo da viagem com a entrega do kit pré-viagem junto com uma carta parabenizando os ganhadores pela conquista e explicando um pouco mais sobre como funcionaria sua jornada até a Fazenda Santa Helena. No kit, além de uma caixa personalizada, foi entregue uma tag, capa de mala e voucher com todas informações da viagem. Todos os itens foram personalizados para essa viagem.

 

Outra solução que encontramos para criar o fio condutor do conceito foi que para cada provação concluída, o guardião recebia uma peça com uma insígnia para que ao final, após passar por todas as provações, se juntassem como em um quebra cabeça formando uma placa. Além de uma recordação, o objeto serviu como marco simbólico, mostrando que eles estavam finalmente aptos a assumirem seu posto como Guardiões do Guaraná e receberem a recompensa (o lote da fazenda).

 

4) AS PEÇAS

 

Mais do que proporcionar experiências incríveis e viagens inesquecíveis para os convidados, a Fanato busca gerar valor para o cliente fazendo com que seus projetos tenham recall positivo durante muitos anos. Isso quer dizer que dentro do planejamento de viagem, nosso time de especialistas busca ativar a marca em diferentes momentos a fim de que os convidados associem as experiências positivas a empresa que está proporcionando a experiência. Isso permite que ao final do projeto tenhamos mais que convidados satisfeitos e sim verdadeiros embaixadores da marca capazes de inspiram as pessoas a sua volta.

 

Kit personalizado - envio de kit com caixa personalizada, capa de mala, tag de bagagem e voucher com as informações de cada convidado. Todos personalizados com a comunicação visual da campanha “Guardiões do Guaraná”. Os premiados receberam junto com o Kit viagem uma carta falando sobre as provações e os preparando para entrar no clima da viagem. 

Brinde de boas-vindas: chapéu estilo Panamá com pin personalizado com o logo do Guaraná Antarctica, pulseira Lokai camuflada e repelente.



Ao chegar no quarto do hotel, os convidados encontraram os brindes com uma carta de boas-vindas a Manaus.

 

Brinde de chegada no Barco - Kit natura Ekos Castanha: ao chegar na cabine do barco, os convidados receberam um kit da natura Ekos com produtos da Amazônia, todos produzidos localmente. 

Camiseta personalizada com logo do Guaraná: os 4 guardiões receberam uma camiseta para ser utilizada no dia da cerimônia.



Brinde de despedida - após a visita a fazenda os convidados receberam uma lembrança típica de Maués, um kit de produtos Guaraná com: guaraná em pó, guaraná em bastão com língua de pirarucu, licor de Guaraná e um chaveiro com formato do fruto. 



Peças para cada provação - cada provação concluída com sucesso, os guardiões recebiam uma peça de azulejo com a insígnia referente aquela atividade. Foram 4 peças entregues para cada um deles. 

Quadro com as peças e certificado: após a entrega dos lotes no último dia, os guardiões receberam um quadro com as 4 peças referente as provações e um certificado com as informações do lote. 



Voucher personalizado - o voucher foi enviado por e-mail e por correio junto com o Kit viagem. 

Placa de madeira no lote da fazenda: placa de maneira personalizada com o nome do guardião e o lote da fazenda. 



MATERIAIS PERSONALIZADOS

 

O design e a personalização são fundamentais para um resultado de sucesso em qualquer projeto de viagem de incentivo. Alinhados com o conceito visual da campanha, garantimos a experiência de marca e entregamos produtos de alta qualidade. Para essa viagem os materiais foram:

 


  •  01 menu personalizado;

  • 20 caixas personalizadas;

  •  4 camisetas personalizadas;

  • 20 tags de mala personalizadas;

  • 20 capas de mala personalizadas;

  • 67 cartas personalizadas para entrega do brinde e referente as provações; (16 cartas provações, 51 cartas de brindes)

  • 17 vouchers customizados para cada cliente de acordo com as especificações da viagem;

  • Pesquisa de satisfação com os convidados;

  • 04 certificados do lote e placa nominal;51 vale massagem;

  • 20 pin para o chapéu Panamá;

  • 1 Banner para o barco e entrada na fazenda. 

  • A equipe de trabalho para atender a demanda da campanha, tanto de conteúdo, quanto execução foi composta por 1 redator, 1 designer, 2 profissionais de produção e 1 videomaker.


APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES

 

CONCEITO DA VIAGEM - o incentivo “Guardiões do Guaraná – Expedição Amazônica”, não foi apenas uma viagem, foi um projeto totalmente exclusivo e personalizado que contou com conceito, comunicação visual, storytelling e uma série de atividades interligadas. Portanto, o sucesso do projeto dependia da compreensão dos convidados sobre o mote da viagem e, mais importante, que eles entrassem no clima. Para isso, nosso time desenvolveu, além de um roteiro criativo, uma comunicação visual estratégica e com materiais que eram entregues em momentos-chaves para sustentar a história e reforçar as mensagens mais importantes.

 

ENCANTAMENTO DOS CLIENTES - o encantamento do cliente foi pensado nos mínimos detalhes durante todo o projeto. Entre materiais personalizados, entregamos um kit pré-viagem para que os guardiões e os demais convidados entrassem no clima e compreendessem a proposta da viagem. Também foram entregues brindes de boas-vindas e despedidas, todos eles com algum propósito dentro do contexto da viagem. A Fanato Incentive demonstrou atenção aos detalhes e fez com os convidados da viagem se sentissem em um momento único e muito especial.

 

FILMAGENS E FOTOS - para fazer com que o recall dessa experiência durasse por mais tempo e ao mesmo tempo inspirasse os demais colaboradores da empresa, incluimos um fotógrafo e um videomaker para registrar toda a jornada dos guardiões na floresta amazônica e na fazenda do Guaraná. O resultado final do projeto foi um vídeo case disponibilizado para toda a companhia.

Resultados financeiros - as metas da campanha foram atingidas e houve um aumento no número de vendas. Entretanto, os dados referentes a eficiência do incentivo só poderão ser analisados, e comparados, ao final do próximo ciclo.

 

Pesquisa de satisfação - Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 à 5 para diversos itens, sendo que 1 representava "completamente insatisfeito" e 5 "completamente satisfeito". A  experiência foi avaliada como nota máxima por todos os participantes.

 

O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem pode ser observado abaixo nos depoimentos dos 4 guardiões:


  • “Turma, muito obrigado por tudo! Detalhe a detalhe! Excelente experiência. Muito obrigado a todos! Grande Abraço!” – Sergio Moura

  • “Foi uma experiência especial. Organização incrível e a presença de vcs fez a diferença. Ano que vem todos os guardiões tem que ganhar de novo’’ – Eduardo Lacerda

  • “Quero parabenizar pela criação do incentivo e mais agora pela execução perfeita e carinhosa com cada detalhe dele. Foi tudo mágico: a região, a cultura, o barco, a culinária, e essencialmente a companhia de todos vocês. Sou um guardião orgulhoso pela nossa conquista, o reconhecimento, e agora ainda mais comprometido com o nosso Guaraná Antarctica. Muito obrigado e até a próxima” – Zenildo de Oliveira.

  • “Vou deixar meus agradecimentos aqui também! Primeiro obrigado ao time do NAB pelo reconhecimento. Muito legal fazer parte disso! Segundo, obrigado aos organizadores. Passeio muito encantador, confortável e inovador [...]Muito obrigado a todos pela oportunidade conhecer mais um pouco dessa imensidão chamada Amazônia!” – Rodrigo Matouk


Employee engajament e brand Expierence - a Fanato que traz em seu DNA, uma política de visão completa e atenção aos detalhes, planejou cuidadosamente cada ativação de marca da Ambev durante toda a viagem, com o objetivo de impactar e aumentar a percepção de valor agregado.



Reconhecimento do cliente – A parceria entre Ambev e a Fanato já dura mais de 6 anos e o reconhecimento e retenção do cliente é nossa principal métrica de sucesso. Sobre esse projeto, o cliente solicitante, Daniel Silber, descreveu da seguinte maneira: “Para nós é um projeto muito importante. Queremos dar aos vendedores a experiência mágica de explorar a Amazônia em uma viagem de luxo!”.