Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Sanofi Genyzame: Lançamento Cerdelga

Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: Sanofi Genyzame
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

A AGÊNCIA: oxigênio que respiramos. A vida é feita de emoções, de momentos, de experiências. Isso nos move, nos faz levantar da cama todos os dias. Faça chuva ou faça sol. Porque cada instante é uma oportunidade para experimentar algo novo. Algo intrigante, curioso. Um novo aprendizado, uma nova vivência. Tudo isso nos mantém pulsantes e inquietos. Com todos os sentidos aflorados. Evoluindo a cada passo. Uma sensação após a outra. Uma experiência melhor que a outra. Somos a MC2. Somos pessoas que pensam e agem assim. Pessoas que se adaptam a cada nova circunstância. Pessoas que se transformam, se unem por novas visões, novos conhecimentos, novas soluções. Pessoas curiosas desde os primeiros passos, ao longo de quase três décadas. Pessoas com experiência e potencial para ir além. No Brasil e no mundo. Pessoas que se engajam com o cliente e enxergam mais que seus negócios. Enxergam pessoas. Que podem ter os melhores momentos e as mais inovadoras experiências. De forma única. Essa é a nossa forma de viver.
MC2. Viver momentos únicos.
 
FICHA TÉCNICA:
Título: SANOFI GENZYME - LANÇAMENTO CERDELGA
Conceito: Eficácia e segurança para seus pacientes aproveitarem ainda mais o melhor da vida.
Número de participantes: 300.
Local: Sheraton WTC – São Paulo
Data: 22 de setembro de 2018.
Público-alvo: médicos especialistas da área do mundo inteiro.

Vídeo

A Doença de Gaucher é uma síndrome rara que limita muito a vida dos pacientes. Inchaços, anemia, cansaço, enfraquecimento e fratura dos ossos são alguns dos sintomas. A Sanofi Genzyme desenvolveu uma inovadora terapia oral para tratar a doença: Cerdelga. O resultado é mais liberdade e segurança para os pacientes viverem da melhor forma. Então, trouxemos esse principal atributo do medicamento para comunicar ao público das áreas médica e farmacêutica. O conceito “Eficiência para uma vida livre” foi explorado em ações para o público lembrar de sempre viver ao máximo. Com a inovação de Cerdelga, os pacientes poderiam aproveitar mais o que a vida proporciona. No key visual, exploramos as cores da identidade visual e a cápsula do medicamento, que foi desenvolvida exclusivamente para Cerdelga.

 

O Sanofi Genzyme realiza estudos para o tratamento da Doença de Gaucher.

Doença de Gaucher é uma doença genética, progressiva, sendo a mais comum das doenças lisossômicas de depósito, que recebem esse nome devido ao acúmulo de restos de células envelhecidas depositadas nos lisossomos. Está relacionada com o metabolismo dos esfingolípidos (um tipo de gordura). É causada por uma deficiência na enzima glucocerebrosidase, cuja função é fazer a digestão dos glucocerebrósidos dentro da célula,

que se acumulam causando lesões a diversos órgãos. Afeta 1 em cada 40.000 nascidos vivos.

As principais características observadas são o aumento dos órgãos como fígado, baço e rins,

a diminuição do número de plaquetas e doenças ósseas.



O tratamento

Antes da década 1990, os médicos basicamente tentavam controlar os sintomas e as consequências da doença de Gaucher. Em resumo, a doença avançava sem qualquer freio.

Em 1994, surgiram as injeções de reposição enzimática. Ao entrar no organismo, o remédio limpa aquele acúmulo de GL1 das células e dos órgãos acometidos. Resultado: a barriga desinfla aos poucos e a doença de Gaucher praticamente para de agredir o organismo.

O inconveniente: as injeções, semanais, precisam ser tomadas no hospital ou hemocentros. Isso atrapalhava muito no dia a dia do paciente, pois tinha que passar de 4 a 5 dias inteiros

por mês, fazendo o tratamento dentro dos hospitais.

 

Em 2018 a Sanofi Genzyme anunciou uma revolução neste tratamento e mudou a sua forma de administração. De subcutânea para oral. Sim, por ingestão de comprimidos.

 

Esse foi o grande benefício do novo remédio, um comprimido com a substância Hemitartarato de Eliglustate, no qual o paciente pode ter sua vida normal de volta.

 

Então, para comunicar este grande lançamento do comprimido CERDELGA, a Sanofi Genzyme nos escolheu para fazer um grande evento de lançamento, entre todos os profissionais da área da saúde, do Brasil e do mundo.

A proposta deveria estar alinhada com o conceito. Ao mesmo tempo, a agência deveria criar uma forma atrativa de mostrar os números, as qualidades e os benefícios do tratamento e do remédio e ainda, os resultados alcançados e, é claro. Toda sua cenografia de acordo com o novo tratamento,

 

O conceito desenvolvido foi “Eficácia e segurança para seus pacientes aproveitarem ainda mais o melhor da vida”. Tudo foi desenvolvido com base neste conceito, para indicar aos médicos que a Sanofi Genzyme realmente revolucionou no tratamento, ajudando milhares de pacientes no mundo a terem qualidade de vida melhor.

 

O desafio: ir além e incentivar, mas como mostrar dentro das limitações de comunicação da indústria?

Como todos sabem, a Avisa tem uma forte regulamentação, então não podemos ser muito promocionais quando comunicamos remédios e tratamentos para médicos. Por isso, tivemos que inovar do começo ao fim do evento. 

No vídeo, foram mostrados os grandes feitos de pessoas reais para valorizar o quanto a atitude de cada um, também é determinante para conseguir o que parecia ser inalcançável.

 

Os crachás e os cardápios eram no formato de pílula e toda a comunicação bem alegre e espontânea, ressaltavam a liberdade.

 

A revelação do CERDELGA também seguiu esse conceito. O palco tinha o formato de uma pílula, nas mesmas proporções do produto. Criamos 9 estações de tecnologia no foyer para demontrar o mecânismo do produto e das melhorias do tratamento na vida do paciente.

 

Toda mobília foi em formato loungue para que os convidados se sentissem em casa. Tudo usamos com bastante amarelo para ser disrrupitivo, porque o produto lançado tem este perfil.



 

A agenda era bastante completa. Iniciamos com uma apresentação da história de Gaucher no Brasil, os desafios no manejo de doenças crônicas, o desenvolvimento clínico de Cerdelga, as recomendações para a prática clínica, sobre Gaucher Registry - como os dados da vida real podem ajudar nas decisões clínicas, impacto da introdução de Cerdelga na prática clínica e o manejo da doença de Gaucher.

Para finalizar, desenvolvemos um presente diferenciado para o público: chocolates em formatos das pílulas CERDELGA.



Na mesma linha estratégica, também trouxemos para mestre de cerimônia uma mulher inspiradora: Bianca Rinaldi, atriz brasileira, que criou junto com o marido Eduardo Menga, o Instituto Eu Quero Viver, voltado para divulgação de doenças raras e o apoio às famílias que encaram esta situação.

 

Um dos principais desafios a ser superado foi a mudança de linha criativa no andamento do prazo. A adequação global fez com que a agência precisasse se adaptar em menos tempo.

Mas tudo foi feito com muita qualidade, precisão e dedicação de todos os envolvidos.

E o grande desafio foi como criar ações de marketing em cima de um produto que é uma droga para doença rara no qual não pode ser comunicado diretamente.

 

Criamos 5 ações de tecnologia para o evento no qual toda a cenografia tinha que ser projetada par aque o convidado tivesse a realidade do que gostariamos de passar, que no caso é o produto lançado.

Construimos um rosto recortado para ir de acordo com os pontos fortes das qualidades do produto. Visual ficou incrível e bem disrrupitivo

 

APP Desenvolvemos um aplicativo para gerenciar a logística do evento e todas as informações cinentíficas foram incluídas nele. Bem como os convites, vídeos e apresentações do produto. Os médicos também podiam interagir com os palestrantes através deste app.

Video 360’Realizamos a gravação de um filme, roteirizado por nós, que contava a situações de dois pacientes, com ponto de vista em primeira pessoa, com o paciente no tratamento antigo e outro, usando Cerdelga.

Versão negativa:

O Paciente acorda (ainda de madrugada porque está tudo escuro), pega o calendário e vê que hoje é dia de infusão (#partiuinfusao).

Ele senta no ônibus e vê que já são 9 da manhã, olha no celular e vê uma mensagem do pessoal do trabalhado comemorando um grande resultado. Ele envia uma mensagem dizendo que gostaria muito de estar com eles.

Troca de transporte, entra em um trem e vê que já são 13h00.

Chega ao hospital e senta para fazer a infusão, enquanto ele aguarda, vê que já são 17h00, ele olha no celular e vê seus amigos postando algo como “Bora pro happy hour Galeraaaa” e de repente, vê que a bolsa de infusão ainda está na metade.

Na volta, no trem ou ônibus, ele vê que já é noite. Olha no celular e vê que um amigo o convida para viajar em uma data x, então ele olha no calendário e vê que tem uma infusão agendada e responde:- “foi mal, não posso”.

Ele volta para casa e vê que os filhos já estão dormindo.

Versão positiva:

O Paciente acorda de manhã (já é dia), ele olha para o calendário e o derruba com uma leve tapa. Toma café com a família. Entrega alguns relatórios e percebe que ainda são 10 da manhã. Então, faz um movimento de vitória com o punho.

Em seguida, ele vê que já são 17h00, pega o celular e digita #partiuhappyhour

Chega em casa e encontra a família ainda por volta das 20h00, eles estão discutindo uma viagem para Disney, ele pega o celular e digita algo como #partiuferias.

 

Também colocamos óculos VR para os médicos acompanharem de perto e imersos nesta mudança de tratamento. A sensação que dava era que a pessoa era o próprio paciente. A ideia era sentir a evolução e foi bem realizada.

 

HTC Vive - imersão no corpo humanoCriamos um game para mostrar o efeito da droga.

A doença de Gaucher é caracterizada pela deficiência de glucocerebrosidase, que catalisa a quebra do substrato glucocerebroside em glucose e ceramide e cria as células de Gaucher. Então, em um dos óculos de realidade virtual, fizemos com que os médicos quebracem a glucocerebroside em glucose e ceramide para criar as células de Gauncher. Depois criamos um vídeo para mostrar todo este mecânimo no corpo humano.

 

MentimeterUtilizamos esta plataforma durante a plenária para criar apresentações com feedback em tempo real.Um dos principais desafios a ser superado foi a mudança de linha criativa no andamento do prazo. A adequação global fez com que a agência precisasse se adaptar em menos tempo.

Mas tudo foi feito com muita qualidade, precisão e dedicação de todos os envolvidos.

E o grande desafio foi como criar ações de marketing em cima de um produto que é uma droga para doença rara no qual não pode ser comunicado diretamente.

 

Criamos 5 ações de tecnologia para o evento no qual toda a cenografia tinha que ser projetada par aque o convidado tivesse a realidade do que gostariamos de passar, que no caso é o produto lançado.

Construimos um rosto recortado para ir de acordo com os pontos fortes das qualidades do produto. Visual ficou incrível e bem disrrupitivo

 

APP Desenvolvemos um aplicativo para gerenciar a logística do evento e todas as informações cinentíficas foram incluídas nele. Bem como os convites, vídeos e apresentações do produto. Os médicos também podiam interagir com os palestrantes através deste app.

Video 360’Realizamos a gravação de um filme, roteirizado por nós, que contava a situações de dois pacientes, com ponto de vista em primeira pessoa, com o paciente no tratamento antigo e outro, usando Cerdelga.

Versão negativa:

O Paciente acorda (ainda de madrugada porque está tudo escuro), pega o calendário e vê que hoje é dia de infusão (#partiuinfusao).

Ele senta no ônibus e vê que já são 9 da manhã, olha no celular e vê uma mensagem do pessoal do trabalhado comemorando um grande resultado. Ele envia uma mensagem dizendo que gostaria muito de estar com eles.

Troca de transporte, entra em um trem e vê que já são 13h00.

Chega ao hospital e senta para fazer a infusão, enquanto ele aguarda, vê que já são 17h00, ele olha no celular e vê seus amigos postando algo como “Bora pro happy hour Galeraaaa” e de repente, vê que a bolsa de infusão ainda está na metade.

Na volta, no trem ou ônibus, ele vê que já é noite. Olha no celular e vê que um amigo o convida para viajar em uma data x, então ele olha no calendário e vê que tem uma infusão agendada e responde:- “foi mal, não posso”.

Ele volta para casa e vê que os filhos já estão dormindo.

Versão positiva:

O Paciente acorda de manhã (já é dia), ele olha para o calendário e o derruba com uma leve tapa. Toma café com a família. Entrega alguns relatórios e percebe que ainda são 10 da manhã. Então, faz um movimento de vitória com o punho.

Em seguida, ele vê que já são 17h00, pega o celular e digita #partiuhappyhour

Chega em casa e encontra a família ainda por volta das 20h00, eles estão discutindo uma viagem para Disney, ele pega o celular e digita algo como #partiuferias.

 

Também colocamos óculos VR para os médicos acompanharem de perto e imersos nesta mudança de tratamento. A sensação que dava era que a pessoa era o próprio paciente. A ideia era sentir a evolução e foi bem realizada.

 

HTC Vive - imersão no corpo humanoCriamos um game para mostrar o efeito da droga.

A doença de Gaucher é caracterizada pela deficiência de glucocerebrosidase, que catalisa a quebra do substrato glucocerebroside em glucose e ceramide e cria as células de Gaucher. Então, em um dos óculos de realidade virtual, fizemos com que os médicos quebracem a glucocerebroside em glucose e ceramide para criar as células de Gauncher. Depois criamos um vídeo para mostrar todo este mecânimo no corpo humano.

 

MentimeterUtilizamos esta plataforma durante a plenária para criar apresentações com feedback em tempo real.

 

Kahoot! É uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino.

Utilizamos como recurso didático para medir o grau de engajamento 

 

Kahoot! É uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino.

Utilizamos como recurso didático para medir o grau de engajamento 

A compilação da Pesquisa de Satisfação preenchida ao final do evento, indicou os seguintes números:

A cenografia nas pesuisas foi muito elogia e um ponto fortíssimo. Os médicos elogiaram esta parta (que isto pe raro) pelo conforto e pela decaração acolhedora.



100% das pessoas avaliaram o evento como um evento diferente dos anteriores. 

100% responderam que as ferramentas utilizadas foram assertivas e que contribuíram para o sucesso. 

Este foi um evento que inseriu a Sanofi Genyzame no conceito global de empresas que se preocupam com o tratamento humano de doenças raras. Foi muito repercurtido mundialmente porque foi o primero país a lançar o CERDELGA®.