Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Arena Heineken Champions League 2019

Arena no PDV

Candidato: Promo2go Comunicação & Marketing
Cliente: Cervejaria Heineken
Segmento: Serviços
Estado:

Promo2go
Com uma área fabril de 3.000m2 e situada na zona industrial de Taboão da Serra, São Paulo, a Promo2go está estrategicamente localizada próximo a Rod. Regis Bittencourt. Carlos Valentim, presidente da Promo2go, fundou a empresa em 2012 e hoje é considerada referência no mercado de cenografia & merchandising. Com operação 100% interna e maquinário de alta tecnologia, oferece todos os serviços necessários para a execução total dos projetos baseado no modelo de construção e pré montagem antecipada, facilitando a instalação no destino final.
O objetivo principal da empresa é atender a demanda de nossos clientes de forma individualizada, e para que isso seja possível, nos dedicamos à cada projeto com qualidade, excelência e comprometimento. 

Heineken
A cervejaria holandesa Heineken, considerada a segunda maior do mundo, foi fundada em 1879 por Gerard Heineken, que se aventurou em engrenar um negócio a partir de sua paixão pelo preparo da cerveja. Atualmente, a cervejaria, que leva o sobrenome e a essência do criador, continua sendo gerenciada pela família Heineken que já está quatro gerações à frente.
Há 140 anos produzindo cerveja, um estudo apontou que são servidos 25 milhões de cervejas Heineken diariamente em 192 países.

Campanha UEFA Champions League 2019
Patrocinadora do maior campeonato de futebol da Europa, o evento esportivo mais seguido no mundo com 350 milhões de espectadores, a Heineken desenvolveu uma campanha envolvendo várias ações de marketing e publicidade para direcionar seu público alvo. Entre elas, dois filmes publicitários que foram veiculados em TV aberta e fechada, protagonizados pelo ex-jogador italiano e campeão mundial, Andrea Pirlo, ganhador de 2 títulos na UEFA e que fez história no campeonato. Com o objetivo de atrair o consumidor e evidenciar a marca ao campeonato, a Heineken produziu várias peças de merchandising no ponto de venda, além de peças de comunicação visual e digital em diversos veículos de circulação.   

Case:
Atendendo as expectativas do cliente, desenvolvemos uma árena Heineken para a comercialização de produtos no PDV.

Com o objetivo de potencializar a associação da marca ao campeonato europeu UEFA da Champions League, a cervejaria Heineken uniu forças de seu time para direcionar ações de marketing estratégico para o PDV.



Aproveitando que a marca estaria acesa na memória de seus consumidores previamente atraídos pela memória comercial das campanhas que veicularam na TV aberta e fechada, a Heineken direcionou seus esforços para alavancar a venda de seus produtos dentro do SKU. Recebemos então, o desafio de construir do zero uma ilha promocional em formato de arena, com tamanho totalmente fora do padrão, montagem local no ponto de venda (PDV) e em um tempo recorde de poucas horas.

A sugestão de briefing para essa produção é de que ela fosse totalmente construída utilizando ferro, desde sua estrutura, o espaço para acomodação dos produtos, até os símbolos da marca e do campeonato. A estrutura circular em formato de arena, que serviria de ilha promocional para comercialização de produtos, teria de ser produzida com teto em estrelas, símbolo do campeonato, que também deveriam ser produzidos em ferro.O primeiro grande desafio era convencer nosso cliente a desistir de confeccionar as peças com essa matéria prima, que além de ter um custo alto, é difícil de manusear e fácil de causar acidentes. 

 

Com base em nossa experiência e em testes emergenciais para que a produção fosse inicializada, detectamos que as peças do teto da arena em ferro corriam o risco de cair, pois durante os testes feitos com a estrutura metálica, uma das peças desabou por não ter sustentabilidade necessária no centro da estrutura para apoia-las. Com este contratempo, foi necessário pensarmos em uma solução rápida, eficaz e que tivesse o mesmo impacto visual. Nossa solução para a estrutura foi fazê-la em ferro, seguindo o guide e as preferências do cliente, e fabricarmos as estrelas em lâminas de MDF 3mm, pois essas teriam a flexibilidade necessária. Porém, para que a peça gerasse o impacto esperado, fizemos uma pintura especial imitando alumínio, respeitando, mais uma vez, o desejo do cliente em seu resultado final, porém com um alternativa mais eficaz e segura. Para dar curvatura a peça, imitando uma arena, foi feito um fechamento em flexível, com acabamento em massa acrílica e aplicação de adeviso vinil impresso na base. Além de todos esses detalhes de fabricação, a peça tinha detalhes em LED para iluminação e melhor visualização dos produtos.

Todas as peças saíram pré montadas rumo ao PDV, otimizando o tempo que teríamos disponível para montagem.



 

Diante de um cenário totalmente voltado para o entretenimento, associando o consumo de cerveja Heineken ao campeonato da UEFA, consideramos que a entrega superou as expectativas de nosso cliente, fortalecendo nossos vínculos mercadológicos.



Para que as necessidades e expectativas do cliente final também fossem atendidas, nossa equipe se empenhou 100% na qualidade e produção das peças, bem como na entrega imediata. A agilidade na montagem de todas as peças em todas as praças pré-definidas também foi crucial para que o projeto fosse um sucesso, sem contratempos. Utilizamos de nosso know-how e mão de obra especializada, para que a arena pudesse ser totalmente construída dentro do PDV em 3 horas, tempo recorde para ilhas deste porte. A campanha desenvolvida pela Heineken, com o braço de marketing promocional dentro do PDV, aproximou o telespectador do campeonato ao produto, fidelizando seus clientes e conquistando seus potenciais. O resultado da ação de vendas dentro dos supermercados resultou em um aumento de 40% durante o período da campanha.

Sendo assim, consideramos este case merecedor da classificação, levando em consideração ser uma ilha em formato de arena dentro do PDV, completamente fora do padrão, a criatividade de sua estrutura, as necessidades atendidas, as soluções para a repaginação das peças e a montagem em tempo recorde, resultando em potenciais de vendas para o cliente final.





 

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