Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: SingularityU Brazil Summit

Prepare-se para viver novas experiências em um evento totalmente reinventado, em formato 360° com 4

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: HSM do Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Cenografia

O potencial brasileiro de inovação foi colocado em discussão por mentes brilhantes do cenário mundial na SingularityU Brazil Summit HSM 2019, evento que aconteceu em junho na cidade de São Paulo. Assuntos como educação, meio ambiente, finanças, energia, saúde, infraestrutura e saúde pública estiveram entre as pautas principais.

Anualmente a Singularity Summit Brasil é realizada pela HSM, plataforma de conhecimento que acompanha o que há de mais inovador em gestão e lideranças, ao lado da Singularity University (SU), uma comunidade global de aprendizado e inovação que utiliza tecnologias exponenciais para enfrentar os maiores desafios do mundo e criar um futuro abundante para todos. A SU, como é chamada, tem sua sede no Research Park da NASA, no Vale do Silício.

O SingularityU Brazil Summit HSM já acontecia em outros países e aconteceu pela segunda vez no Brasil em 2019, justamente por conta do DNA brasileiro de transformar desafios em realidade. O evento proporcionou momentos de encontro e inspiração, catalisadores que aceleram a cultura local de inovação.

Essa paixão por desafios, bem como em transformá-los em realidade, também faz parte do DNA de toda a equipe da Bueno, que criou toda a ambientação do palco e cenário de um evento inovador e exponencial. Consideramos que por meio da arquitetura cenográfica somos capazes de dar sentido e materializar esta troca do que parece ser intangível, que são as ideias. 

Assim, podemos converter ideias em sentimentos por meio de cores, luzes e formas que dialogam com conceitos propostos. Afinal, acreditamos que por meio de aprendizados podemos modificar pessoas, reinventar e levar resultados. 

Isso tudo sempre deve levar em conta o processo de cocriação junto ao cliente, ou seja,  quando levamos inovação para aquilo que chega para nós, em conjunto com o mesmo. Afinal, somos uma empresa de arquitetura efêmera, conceito este que vai muito além de realizar um projeto. Gostamos de superação, e isso só se torna possível quando existem pessoas, ideias e muito diálogo.

Vídeo

Galeria de Fotos

SingularityU Brazil Summit HSM 2019 



  • Local de realização: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda - SP

  • Data: 11 e 12 de junho de 2019

  • Periodicidade: Anual

  • Entidade ou empresa patrocinadora: Patrocínio Platinum: Embratel; Patrocínio Diamante: Deloitte; Patrocínio Ouro: Mirach e Localiza Hertz; Patrocínio Prata: Seguros Sura. Apoio Institucional: CNT/Sest, Senat/ITL, CNDL, Great Place to Work e Sistema OCB. Editora Oficial: Alta Books. Corretora de Seguros Oficial: Alper. Buffet Oficial: D.O.M. Apoio de mídia: J Chebly e CBN. Companhia Aérea Oficial: Delta. Kit Escrita: Compactor. Apoio: Informar Saúde. Realização: HSM, uma empresa do grupo Anima Educação. 

  • Abrangência: Nacional



Conceito do evento

Brasil elevado à sua potência. A troca, a inovação e a exponencialidade. Vale destacar este último termo, muito falado por Salim Ismail, fundador, diretor executivo e embaixador mundial da Singularity University, para empresas que se tornam notórias, importantes e relevantes por seus feitos inovadores. A 2º edição do #SUBRsummit defendeu que a hora de transformar o Brasil em um país abundante é agora. Por isso, o evento levou as mentes mais brilhantes do mundo para redescobrir o poder das tecnologias exponenciais.



Projeto

Criação e execução da Cenografia da Arena que recebeu grandes palestrantes do mundo inteiro.



Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado

Pesquisas de materiais, planejamento, cocriação e montagem da cenografia do ambiente da São Paulo Expo.



Origem e evolução até o presente

A SingularityU Brazil Summit é realizada pela HSM e a Singularity University, cuja primeira edição do evento no país foi em 2018, quando  fizemos a cenografia e foi um sucesso. Agora, a deste ano tinha como desafio de levar as empresas à reinvenção, justamente para proporcionar qualidade de vida, estimular práticas sustentáveis em atividades que ajudem o mundo em prol de uma comunidade mais colaborativa. Assim, torna-se possível criar estratégias colaborativas para alavancar as tecnologias exponenciais e, juntos, ‘Elevar o Brasil à Sua Potência’.



Conteúdo

Um olhar de abundância de recursos, positividade e ideias inovadoras foi lançado ao Brasil na SingularityU Brazil Summit HSM 2019. O evento ganhou força depois de sua primeira edição, no ano anterior, quando foi plantada a sementinha de novas oportunidades de negócios em um país cujo potencial de transformar desafios em oportunidades é imenso. 



A edição de 2019 surpreendeu os congressistas por conta dos enriquecedores temas escolhidos para alavancar as tecnologias exponenciais e, juntos, ‘Elevar o Brasil à Sua Potência’.



Com este pensamento, de que a tecnologia somada ao fator humano resulta no poder exponencial, fomos convidados a fazer a Arena principal da  SingularityU Brazil Summit, que recebeu grandes palestrantes do mundo inteiro. 



Foi um evento no qual o público presente pode vivenciar novas experiências em um evento totalmente reinventado, em formato 360° com 4 arenas temáticas de muito conteúdo, positivismo e abundância.



Para nós, da Bueno, o desafio foi muito além de superar  o sucesso da primeira edição, neste ano o desafio foi viabilizar uma tela de quase 2000 metros quadrados no teto, que cobria o palco e parte da platéia e que receberia conteúdo projetado por 4 equipamentos instalados no piso.



A referência trazida pelo cliente, foi um desafio com muitas variáveis, apesar da simplicidade da arena, tecnicamente foi um projeto de alta complexidade projetual, pois instalar uma estrutura de quase 4 toneladas no teto do pavilhão, com 180 pontos de fixação requer muito cálculo, estudos de ângulos de  visibilidade, estudos de confrontamento de pontos aéreos, gerando reuniões de alinhamento com todas as equipes envolvidas e principalmente viabilidades econômicas e de tempo de montagem.



As fotos com o resultado final, não reproduz efetivamente os desafios enfrentados, mas com certeza, nos presenteia com inovação e superação. Esse case é um projeto que foi considerado pela Bueno, o de maior complexidade técnica desse ano, principalmente pelo pouco tempo de montagem que havia disponível, frente ao grupo de empresas envolvidas trabalhando num raio de atuação bastante restrito e ainda com montagens periféricas que também eram importantes para o evento. Aceitar esse desafio foi um ato de coragem! 



Fazer projetos cenográficos que tragam elementos inusitados e inovadores, tem sido a grande demanda da HSM, pois para carregar a grandiosidade dos temas nas mais diversas áreas da educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, comida, energia, meio ambiente e finanças, requer uma moldura cênica digna desse conteúdo.



E como valorizar a equipe e o trabalho de criação em conjunto faz parte do nosso perfil, afinal, juntos somos mais fortes, nos juntamos em sincronia para que as quatro partes da estrutura subisse por igual. Vide video XX



Ao pensarmos no resultado da ambientação, nosso plano era que o convidado pudesse realmente ser envolvido ao ponto de sentir uma experiência que tornasse aquele momento único. A cada processo, a atenção foi redobrada, trazendo resultados extremamente positivos. Sempre ressaltamos que o trabalho de cocriação com o cliente durante todo o processo só pode trazer bons frutos. 



Speakers

Como prova da grandiosidade do evento, fizeram parte do staff da SingularityU Brazil Summit os speakers:



  • Pascal Finette - Disrupção, Distopia e Decisões: da disrupção exponencial a impactos globais;

  • Tiffany Vora - Biologia digital: Programando o futuro do Brasil de dentro para fora;

  • Taddy Blecher - Moonshots in Education

  • Jason Silva - Criador da série da internet Shots of Awe – microdocumentários que exploram criatividade, inovação, tecnologia disruptiva, futurismo, metafísica, existencialismo e a condição humana;

  • David Hunt - Consultor em agricultura sustentável da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Energia dos Estados Unidos e em legislação e empreendedorismo agrícolas do Gabinete de Desenvolvimento Agrícola e Rural da União Europeia;

  • Jeffrey Rogers - Facilitador, palestrante e designer de programas que cria experiências educacionais interativas baseadas em storytelling, engajamento e interações lúdicas;

  • Vik Muniz - Além de sua atividade artística, Vik está envolvido em projetos sociais e educacionais no Brasil e nos Estados Unidos;

  • Murilo Gun - Criatividade: Tecnologia nativa humana;

  • Nathana O’Brien Sharma - Esperanças, exageros e realidades: a inteligência artificial na indústria hoje;

  • Luciana Watari - Nascida no Japão e com alma brasileira, Luciana é movida pelo objetivo de contribuir para o crescimento sustentável da humanidade por meio da ciência;

  • Alessandra Zonari - Quem quer viver para sempre?

  • Fabricio Drumond - Seu foco é alavancar tecnologias limpas e sustentáveis, pois acredita que a inteligência da natureza proporciona processos produtivos mais eficientes que substituirão as práticas que hoje degradam nosso planeta;

  • Luiz Calado - Como as criptomoedas estão mudando o dinheiro e os negócios;

  • Lincoln Ando - Transformando as relações de confiança na Era Digital;

  • João Paulo Guerra Barrera - Uma aula com o mais jovem professor do mundo (8 anos);

  • Onicio B. Leal Neto - Salvando vidas com inteligência;

  • Glaucia Alves - Exponencializando as principais forças do Brasil;

  • Filipe Braga Ivo - A nova fronteira da energia;

  • Augusto Terra - Como o Brasil tem potencial de tornar-se referência em inovação na cadeia de alimentos;

  • Renata Puchala - Líder influenciadora da agenda de desenvolvimento sustentável como alavanca de valor para negócios, atuando diretamente nas redes globais;

  • Felipe Fontes - Os pilares apresentados sobre a aplicabilidade da tecnologia, plataforma que permite a colaboração de todos, em segurança pública;

  • Bruna Paese - Exponencializando as principais forças do Brasil;

  • Dr Plinio Nastari - Colheitas de energia;

  • Leandro Mendes - A Behind the foods desenvolve a nova geração de carnes à base de plantas;

  • José Rubinger - Exponencializando as principais forças do Brasil;

  • Samira Bueno - Segurança pública: agenda de hoje e amanhã

  • Rodrigo Sá - Hyperloop Transportation Technologies: o futuro da mobilidade chegou;

  • Francisco D’Elia - A biodiversidade como patrimônio nacional;

  • Eduardo Ferreira Lima - Os cenários atuais das 50 cidades mais violentas do mundo, sendo 11 no Brasil; e as maiores preocupações dos brasileiros: saúde e segurança;

  • Alexandre Nascimento - Uma conexão entre as tendências do uso de AI para infraestrutura no mundo e como o Brasil pode ser beneficiar deste tipo de tecnologia;

  • Carolina Bajarunas - Especialista em Inovação em Negócios, com dezenove anos de experiência em comunicação com o cliente;

  • John Hagel - Expandindo nossos horizontes;

  • Jefferson Denti - Solucionando os principais desafios do Brasil.

Fizemos a cenografia da primeira edição da SingularityU Summit Brazil HSM, realizada no Credicard Hall em abril do ano passado. Apesar de ser uma primeira experiência, a surpresa foi grande, tanto para nós, da Bueno, como para os organizadores do evento, pois tivemos de mostrar a relevância dos temas e do Brasil em um cenário de mudanças politicas e econômicas. Foi surpreendente o resultado, um sucesso, considerado uma das melhores edição do evento. 



Para 2019, o desafio foi potencializado, uma vez que as mentes brilhantes das mais diversas áreas debateram sobre assuntos de todas as áreas que movem o país. Mesmo com o trabalho de cocriação, ou seja: estando lado a lado com o cliente, nossa atenção teve de ser redobrada em cada reunião, em cada detalhe, o que acreditamos que valeu muito a pena, uma vez que ao final, chegaram elogios extremamente positivos.    



Estes resultados também nos mostram que traçamos o caminho certo, mas não devemos nos esquecer de dar alguns créditos à tecnologia utilizada. Afinal, sabemos que a tecnologia veio para facilitar a nossa vida. Principalmente quando o objetivo do evento combina com a criação de uma experiência única e sensorial aos participantes, por serem repletos de pautas criativas e inovadoras. 




A  grandiosidade do projeto em números:



  • 180 pontos de fixação no teto (Imagem 1 e 2)

  • Tela com tecido tensionado para projeção mapeada de 44,00 metros x 44,00 metros (Imagem 3)

  • Estrutura aérea de 3395 Kg (Imagem 4)

  • Estrutura para 4 telas de projeção de 1500 kg (Imagem 5)

Galeria de Fotos

Com uma visão de futuro otimista, a SunguarityU Brazil Summit HSM deu mais um passo neste ano para ganhar relevância num mundo cada vez mais robótico e digital. Ela trouxe muito além dos números. Lançou, na verdade, um olhar para dentro, para as emoções e mostrou que ainda é nossa maior força para lidar com todos esses desafios que o futuro vai nos trazer. 



Por isso, o nosso plano foi criar uma cenografia à altura e mostrar que quando fazemos com dedicação e atenção redobrada em cada processo e cuidado nos detalhes, podemos receber elogios tão positivos. E isso também nos move para a evolução. 



Para os congressistas, a participação no evento tinha como investimentos algumas opções: o Passe Premium foi vendido a R$ 3.988,00 para quem comprou até o dia 28/02/2019 e R$ 4.487,00 para quem fechou depois disso, até 06/05/2019. Ambos grupos se referiam a dois dias de evento e foram esgotados. O último lote do Passe Premium ficou em R$ 4.985,00 o investimento. Além destes pacotes, a HSM ofereceu também condições especiais para empresas adquirirem e transmitirem o evento ao vivo em auditórios de empresas. Economia, ganho de tempo e o benefício de ter o acesso ao rico conteúdo de onde estiver.



Os indicadores nos mostraram, pela segunda vez, em junho, o topo da pirâmide empresarial do país reunida para deliciosas conversas sobre a velocidade exponencial das mudanças. É imensurável o retorno disso, do intangível, do conhecimento e do conteúdo compartilhado. Tecnologias emergentes, impactos positivos e, principalmente: um novo mundo, mais horizontalizado, ou seja, sem hierarquias elo melhor: em rede. Essas novas demandas são, sem dúvida, grande parte a marca da Singularity em parceria com o poder do relacionamento da HSM, organizadora dos principais congressos para executivos do país.