Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Projeção mapeada no Cristo Redentor para o Reveillon de 2019

Mapping Cristo - Reveillon 2019

Candidato: Infoview
Cliente: Epson do Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Áudiovisual

Oferecer excelência em soluções de vídeo, som e TI para eventos e instalações corporativas. É com esse objetivo que a Infoview atua desde 1994, sempre buscando o que há de mais avançado para proporcionar soluções personalizadas nos mais variados tipos de eventos.
 
Com base no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e Florianópolis, a Infoview atende a clientes das mais diversas áreas em todo o Brasil.
 
Em sua linha de produtos audiovisuais, a Infoview possui uma grande variedade de equipamentos da mais avançada tecnologia e a mão se obra especializada para proporcionar o show desejado pelo cliente.
 
Para assegurar o sucesso de todas as soluções desenvolvidas pela Infoview, trabalhamos sempre com um projeto, detalhando as necessidades de infra estrutura, posicionamento dos equipamentos e diagrama de interligação. Todo este procedimento garantirá o bom funcionamento do sistema, como qualquer modificação futura. A Infoview documenta a sua solução.

Desde o lançamento dos projetores Epson laser de alta luminosidade, a Infoview foi procurada pela Epson para um projeto que pudesse mostrar o potencial dos equipamentos e sua viabilidade em grandes projeções. No Reveillon de 2019, tivemos a oportunidade de mais uma vez mostrar os projetores laser de 25.000 ANSI lumens em ação e que pela primeira vez o Cristo seria projetado nas suas 2 faces – tornando assim o projeto inédito.

 

Vídeo

Galeria de Fotos

O desafio do projeto em realizar uma projeção fenomenal e diferenciada numa das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, durante o Reveillon de 2019, se deve ao fabricante dos projetores, Epson, que pode viabilizar a realização deste grandioso evento.

 

Diversas visitas técnicas foram realizadas para que a instalação pudesse ser feita no menor prazo possível e sem prejuízo a visitação constante que o Cristo recebe.

As estruturas para suportar os projetores das 2 faces, foram erguidas nos locais mais adequados e permitidos pela Mitra, que administra santuário do Cristo Redentor. Foram utilizados 05 projetores laser Epson de 25.000 ANSI lumens, sendo 02 para a face frontal e 03 para a face traseira.

 

O pouco tempo de montagem permitido para esta instalação (apenas 01 dia) e ainda tendo que contar com imprevistos de tempo foi um dos fatores mais difíceis que a equipe técnica encontrou para a instalação. Por contarmos com uma equipe altamente qualificada e experiente, conseguimos finalizar os ajustes e afinações a tempo e com uma excelente repercussão do evento.

Galeria de Fotos

Foram utilizados 05 projetores laser Epson de 25.000 ANSI lumens, sendo 02 para a face frontal e 03 para a face traseira. A comunicação do sinal de vídeo, entre as 2 torres, foi feita através de fibra óptica e conversores.

 

O player de vídeo adotado para o projeto foi o Wachout, da Datatom, que além de fornecer os recursos necessários de mapeamento da projeção no Cristo, permite um perfeito sincronismo entre os projetores.

 

Tivemos que optar pela escolha de uma estrutura para os projetores de rápida montagem, pois após a afinação da projeção no primeiro dia de “set up”, tivemos que desmontar a estrutura para remontagem no dia do evento.

 

A alimentação elétrica das torres, foi feita com 2 grupos de geradores que funcionaram em paralelo e foi necessário instalação para as 2 faces.

 

Para realização da instalação, utilizamos mais de 2km de cabeamento de elétrica e sinal.

 

Também utilizamos um sistema de sonorização para a tradicional missa do ultimo dia do ano, com a benção do Arcebispo Dom Orani Tempesta e do Padre Omar.

 

O conteúdo utilizado foi de vários artistas VJs, Leandro Mendes aka VJ Vigas, Ricardo Cançado aka VJ Eletroima e João Paulo Cosa aka VJ JP . Jodele Lacher ficou a cargo de toda trilha sonora dos vídeos exibidos.

 

Houve uma estrutura para captação do evento, que contou com 4 câmeras URSA e 1 drone.

 

A Riotur cedeu para o projeto o helicóptero oficial que permitiu a captação aérea do evento.

Galeria de Fotos

O objetivo do fabricante dos projetores Epson, com o evento "Projeção mapeada do Cristo Redentor para o Reveillon de 2019", era continuar o posicionamento do fabricante Epson como conceituado player de projetores profissionais de alta luminosidade para grandes eventos.

 

Outro dado interessante, é que tradicionalmente a imagem do Cristo deveria ficar iluminada com a cor branca, entre o horário das 23:30hs do dia 31/12/2018 até 00:30hs do dia 01/01/2019; porém o Arcebispo Dom Orani Tempesta gostou tanto do resultado que solicitou que o monumento continuasse com a projeção mapeada, mesmo durante este período.

 

O evento teve grande repercussão nas mídias do mundo inteiro e com o material do evento foi possível a Epson fazer um bom trabalho de marca.

 

A foto oficial tirada pela agência “Reuters”, a maior agência de notícias do mundo, foi utilizada para capas de 143 capas de jornais pelo mundo todo.

 

Abaixo algumas matérias que podem ser visualizadas do evento, na mídia:

 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/01/01/multidao-acompanha-espetaculo-de-fogos-e-shows-na-festa-de-reveillon-em-copacabana.ghtml

 

https://oglobo.globo.com/rio/projecoes-ineditas-no-cristo-redentor-impressionam-publico-no-reveillon-2019-23338330

 

Galeria de Fotos