O desafio: mesclar diferentes opções de pratos em um único menu, capaz de agradar diferentes clientes que frequentam o hotel a trabalho ou lazer, equilibrando a inserção de pratos com melhor custo-benefício, sem perder a qualidade, além de aumentar em 10% a produtividade dos funcionários com a preparação de pratos menos elaborados.
Objetivo principal: atender a demanda do público corporativo por refeições típicas do dia a dia, que lembrem o paladar caseiro, com a utilização de produtos locais que possam gerar maior reaproveitamento e reduzir custos com logística e transporte.
Objetivo secundário: garantir a rentabilidade do restaurante do Windsor Barra, um dos principais cinco estrelas da rede, atendendo diferentes tipos de público ao selecionar as melhores opções de ingredientes e pratos que agradem todos os gostos, incluindo pessoas que possuem preferência por refeições mais saudáveis e também as crianças.
Estratégias:
Seleção de pratos do cardápio
Para criar o novo cardápio, o restaurante relizou uma pesquisa no mercado para saber a preferência do público sobre determinados alimentos e os seus custos, o que resultou na redução do valor final para o público.
Novas contratações
Tendo em vista a necessidade de reformulação do cardápio, a Rede Windsor Hoteis realizou novas contratações, como o gerente de Alimentos e Bebidas, Leonardo Capdveville, que possui vasta experiência no mercado nacional e internacional e também o chef confeiteiro José Hernani que, acumula mais de dez anos de atuação no mercado, além de participar de grandes festivais gastronômicos. José Hernani foi responsável por trazer para a Rede o processo de fermentação natural na fabricação de pães, além de deliciosas sobremesas, e teve como grande desafio deste ano a implantação de uma nova padaria e confeitaria no hotel.
Treinamento
Cerca de 70 funcionários do restaurante do Windsor Barra que também atuam no Windsor Oceanico estão passando por treinamentos, que incluem a elaboração dos pratos do novo cardápio, além de um passo a passo de como prestar o melhor atendimento a cada cliente.
Otimização da logística e transporte
Com a elaboração de pratos mais simples, a Rede passou a adquirir a maioria dos ingredientes com fornecedores locais, facilitando a aquisição de produtos mais frescos e o armazenamento, uma vez que os pedidos não são mais feitos com tanta antecedência, otimizando também o espaço, que passou a ser utilizado de forma mais confortável por toda a equipe. Com a proximidade dos fornecedores, também foi possível reduzir os custos com combustível.
Renovação da louça
O novo cardápio também motivou a troca por uma louça mais moderna e resistente. O restaurante passou a utilizar, por exemplo, produtos de melamina, que trazem uma série de benefícios como baixo custo a longo prazo e durabilidade, além de apresentarem maior versatilidade.
Atender a demanda de diferentes públicos
O café da manhã do restaurante e as demais refeições passaram a contar com opções mais saudáveis, assim os clientes podem escolher por manter os seus hábitos alimentares, mesmo viajando a trabalho ou lazer. Isso também beneficia o hóspede que viaja com crianças e, muitas vezes, não consegue encontrar uma boa alimentação, sendo obrigado a optar por sanduíches ou demais refeições calóricas.