Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: VSPP - GP de Abu Dhabi 2017

VSPP - GP de Abu Dhabi 2017

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Ambev
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional
Estado: Exterior

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antárctica Paulista. Está presente em mais de 19 países e possui mais de 30 marcas de bebida. A Fanato Incentive é parceira da Ambev há 6 anos e já desenvolveu diversos projetos para destinos como Inglaterra, Portugal, França, Bélgica, Itália, EUA, Rússia, Alemanha, entre muitos outros.

Com o objetivo de alavancar vendas com foco no portfólio de refrigerantes e isotônicos, a Ambev realiza trimestralmente o incentivo de vendas nacional "Você Sonha, a Pepsi Paga?. A parceria entre as duas empresas tem inspirado o mercado sobre a importância e efetividade de desenvolver premiações de alto impacto com foco em experiências exclusivas, que inspirem os colaboradores a baterem as metas estipuladas.

O GP de Abu Dhabi cumpriu todos os requisitos necessários para engajar, motivar e inspirar os colaboradores no 3o trimestre de 2017, tanto do ponto de vista do evento, último Grand Prix do ano, quanto do luxo e grandiosidade dos emirados árabes.
Neste contexto, a Fanato desenvolveu um planejamento de viagem personalizado para os 13 participantes, que incluiu uma viagem completa para Abu Dabhi, ingressos premium para o GP de Fórmula 1 com localização na Main Grandstand (vista para largada, chegada, pódio e boxes), além do acesso ao circuito nos 3 dias de evento, com entretenimento pré e pós corrida. A programação foi pensada e desenvolvida para que os convidados tivessem uma verdadeira imersão no universo árabe, costumes e história riquíssima.

SOBRE A FANATO INCENTIVE
A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Cuidamos de todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados, para que você mantenha essa parceria por meio de reconhecimento e valorização. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

FICHA TÉCNICA

?Título: VSPP GP de Abu Dhabi 2017
?Tema: GP de Fórmula 1
?Número de participantes: 13 participantes
?Local: Abu Dhabi, Emirados Árabes
?Data da viagem: 22 a 27/11/17
?Periodicidade da campanha: trimestral
?Abrangência: nacional
?Conceito: inspirar por meio de experiências de alto impacto
?Objetivo: incentivo de vendas.
?Perfil dos viajantes: público seletivo que já está acostumado a realizar viagens internacionais com certa frequência.

Vídeo

A criação do projeto se baseou em duas demandas diferentes: a escolha de um evento de alto impacto capaz de instigar os colaboradores a baterem suas metas, aliado à um destino fora da rota de destinos convencionais que reforçasse conceitos como luxo e exclusividade. Baseando-se nisso, o GP de Abu Dabhi reuniu todos os componentes para criar uma experiência inesquecível. Sendo eles:

1. Destino de luxo não convencional. Capaz de proporcionar experiências inesquecíveis que os convidados não tenham vivido anteriormente, a capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, se destaca pelas riquezas, luxo e exclusividade. Localizada no Golfo Pérsico, no continente asiático, Abu Dhabi é o maior e mais rico dos sete emirados que formam o país e a cada dia tem investido mais no turismo.

2. Participação de um evento único. Por ser tratar da última corrida da temporada 2017, os convidados tiveram a oportunidade de ver os grandes nomes do esporte subirem no pódio e se consagrarem. O Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix ou GP de Abu Dhabi, como é mais conhecido, estabeleceu-se como uma das corridas mais espetaculares do calendário oficial da Fórmula 1. Desde a sua estréia em 2009, a corrida acontece no Yas Marina Circuit e tem crescido rapidamente em popularidade ocupando o posto de etapa mais aguardada do ano. A corrida acontece no período noturno, portanto, os apaixonados por carro e velocidade puderam desfrutar de uma noite mágica.

3. Ingressos premium: a seleção de ingressos foi feita para proporcionar uma experiência completa para os convidados, garantindo os assentos Main Grandstand, com vista para linha de largada, chegada, pódio e boxes, além do acesso ao circuito nos três dias de evento, com entretenimento pré e pós treinos e corrida. O GP é realizado na espetacular Yas Island, a pista é um brilhante exemplo de um design de circuito de Fórmula 1 moderno. Projetado pelo renomado arquiteto de circuito Hermann Tilke, o complexo tem um belíssimo cenário beira-mar que compete com pistas famosas como Mônaco e Singapura.

4. Roteiro personalizado focado em experiências incríveis locais. Como a viagem foi pensada para um destino não convencional, a Fanato buscou criar uma imersão na cultura local e tudo o que o país oferecia de diferente. O roteiro incluía uma experiência de safári no deserto em um 4x4, explorando as imensas dunas de areia de Abu Dhabi, uma noite árabe com show musical e trajes típicos, passeio de camelo, programação de compras nos souks e visita à Sheikh Zayed Grand Mosque e Ferrari World, consideradas as principais atrações do local.

Entres os principais desafios do projeto estão a escolha de uma experiência capaz de inspirar e engajar, já que o público tem um perfil altamente qualificado, exigente e com muitas viagens no currículo. Somado ao desafio de operar em cidade-sede de eventos esportivos internacionais, o que implica no aumento da quantidade de turistas no local e impacta na disponibilidade de hotéis, transfers e experiência nas atividades propostas.

Por fim, podemos mencionar o desafio cultural do destino. Já que Abu Dhabi é uma cidade majoritariamente mulçumana com padrões sociais bastante conservadores. O que exigiu um planejamento pré-viagem muito bem amarrado, treinamento de equipe e preparação dos convidados em relação a esse tema.

Com experiência de 9 anos na operação de viagens de incentivo para grandes eventos esportivos, a Fanato avaliou os principais pontos críticos quanto a transporte aéreo e terrestre, qualidade e disponibilidade de hospedagens oferecidas, atendimento, etc. A operação garantiu uma viagem com média final, avaliada pelos participantes, de 4.91, em uma escala de um a cinco.

ENGAJAMENTO DOS CONVIDADOS NO PRÉ-VIAGEM

Para engajar os convidados no pré-viagem foram produzidas dez newsletters enviadas semanalmente com informações sobre o destino, roteiro, dicas de bagagem, entre outras informações importantes. O objetivo era criar um conteúdo que estimulasse e colocasse os convidados no clima de festa.

Além disso, 10 dias antes da viagem foi enviado um kit, contendo uma caixa exclusiva com adaptador de tomada, capa de mala, voucher e tag de bagagem. Todos os itens mencionados foram personalizados com a comunicação visual da campanha "Você sonha, a Pepsi Paga".

ATIVAÇÕES

Ativação pré-jogo - Entrega de camisa e boné oficiais da escuderia Mercedes no quarto dos convidados na noite anterior ao GP. Junto ao gift foi entregue uma carta em nome da Ambev parabenizando os convidados pela conquista e agradecendo pela parceria. Reconhecer os vencedores é uma ativação fundamental tanto para a experiência de marca, quanto para o engajamento dos colaboradores.

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Hotel Abu Dhabi Al Bustan
O Novotel Abu Dhabi Al Bustan é um hotel 4 estrelas, contemporâneo, localizado em uma zona exclusiva de negócios e lazer. Desfruta de uma localização excelente próximo a restaurantes, centro de compras e negócios.

Transfers
Para execução do roteiro, utilizou-se transfers para os trajetos entre aeroporto de Dubai e o hotel Abu Dhabi Al Bustan; entre hotel e Circuito Yas Marina em Yas Island nos dias do evento da Fórmula 1; entre hotel e experiências e entre hotel e restaurantes. Para dar mais conforto e melhorar a experiência, em todos os veículos foram disponibilizadas garrafas d?agua e Pepsi.

Passagens aéreas internacionais e nacionais
Passagens áreas internacionais confirmadas em bloqueio de grupo com a cia aérea Emirates Airlines. Já as passagens aéreas nacionais foram compradas individualmente de acordo com a cidade de origem dos convidados. Foi necessária a compra de passagens para os trechos de Belo Horizonte, Florianópolis e Ribeirão Preto.

Sala VIP no Aeroporto de Guarulhos
Para promover mais conforto, integração e comodidade aos convidados, foi contratado o serviço da sala VIP no aeroporto de Guarulhos. A área exclusiva localizada no Terminal 3 oferece serviço de alimentação e bebida, além de espaços para descanso. Oferecer acesso a sala VIP é uma forma de já causar uma primeira impressão positiva antes mesmo da viagem começar, além de transmitir a mensagem de exclusividade.

Cash allowance
Compra e manuseio da verba disponibilizada aos convidados em moeda local (dirham) para utilização das quatro refeições não inclusas no programa de viagem. Valor em dirham por convidado: AED 800.

Seguro viagem e bagagem
Seguro de viagem Affinity 60, com cobertura mundial e vigência durante todo o período da viagem. Assistência 24 horas.

EXPERIÊNCIAS

Segue abaixo as principais experiências realizadas durante a viagem para de Abu Dhabi. Todas elas realizadas com o acompanhamento de um guia bilíngue e coordenadores da Fanato.

Ingresso Grand Prix de Abu Dhabi de Fórmula 1
Ingresso oficial com localização na Main Grandstand (vista para linha de largada, chegada, pódio e boxes), acesso ao circuito nos 3 dias de evento, além de entretenimento pré e pós treinos e corrida.

Experiência de safári no deserto de Abu Dhabi com jantar temático
Uma verdadeira aventura no deserto para sentir a magia das areias cor de ocre e curtir uma autêntica e típica noite árabe. O passeio englobou deslocamento em veículos 4x4, entretenimento (andar de camelo, shows, tatuagens etc.), roupas típicas e churrasco.

O grupo foi convidado a viver uma experiência de imersão no deserto, apreciando um dos fins de tarde mais bonitos do mundo, o pôr do sol das dunas. Participaram também de um show com falcão e realizaram um passeio de camelo. Além disso, foi preparada uma tenda privativa no meio do deserto para que os convidados pudessem descansar e brindar com champagne, frutas e chocolate. Para fechar com chave de ouro, um jantar árabe em estilo churrasco e show de dança ao vivo brindaram a experiência no deserto. Os convidados puderam optar por usar trajes típicos.

Experiência Hop-On Hop-Off
O Hop-On Hop-Off é uma das melhores maneiras de se deslocar para todos os principais pontos turísticos de Abu Dhabi. É possível conhecer história e cultura da cidade, por meio de uma narração informativa e divertida. Desfruta-se de uma ótima visão de todas as atrações ao longo do caminho e tudo em um confortável assento. É possível embarcar e desembarcar quantas vezes quiser no ônibus turístico.

Experiência Parque Ferrari World
É uma das principais atrações da capital dos Emirados Árabes. Um parque de diversões construído ao lado do circuito de Fórmula 1 de Abu Dhabi com atrações inspiradas no mundo da Ferrari, incluindo a montanha-russa mais rápida do mundo: a Formula Russa. O ingresso para a experiência foi Gold ? com free pass para as atrações que compõem o parque.

Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque: visita a um dos pontos turísticos mais importantes de Abu Dhabi, a Mesquita Sheikh Zayed. É difícil não se emocionar com os 22.412 m2 de mármore da macedônia, ouro 24 quilates e cristais de murano espalhados por todo o seu perímetro do local. A mesquita é considerada uma das construções mais espetaculares e icônicas já criadas pelo homem.

Restaurante Sardinia ? jantar de encerramento no dia 25/11
Comandado pelo chef Luigi Antonio Piu, o restaurante Sardinia está localizado no Abu Dhabi Country Club e oferece uma verdadeira experiência gourmet. O toque único do chef espalha a o frescor da gastronomia mediterrânea. Em 2008, foi eleito como ?Melhor recém-chegado? da cidade. Além disso, também em 2008 e 2009, eleito como ?Restaurante do Ano? e ?Melhor Restaurante Contemporâneo e Europeu?. Os convidados contaram com menus personalizados já traduzidos, além de bebidas Ambev à disposição.

Restaurante Choice Steak House ? jantar no dia 26/11
Localizado dentro do Novotel Abu Dhabi Al Bustan, o restaurante Choice Cut Steak House serve belos cortes de carne acompanhados de uma ampla seleção de saladas. Para tornar a noite ainda mais agradável, este notável ambiente contou com música ao vivo. Os convidados contaram com menus personalizados já traduzidos, além de bebidas Ambev à disposição.

MATERIAIS PERSONALIZADOS

- Informativos pré-viagem;
- Menus dos restaurantes;
- Carta personalizada entregue junto ao brinde;
- Voucher de viagem personalizado para cada cliente;
- Kit pré-viagem (caixa, voucher personalizado, capa de mala, tag de bagagem e adaptador universal)
- Placa de sinalização para aeroportos
- Pesquisa de satisfação

DURANTE A VIAGEM:

- Assistência 24h via telefones emergenciais da Fanato;
- Assistência in loco do time de coordenação da Fanato acompanhando o grupo;
- Resolução de eventuais imprevistos;
- Monitoramento dos serviços confirmados no roteiro, alterações e ajustes;
- Lembretes de programação, horários e pontos de encontro via grupo de whatsapp;
- Entrega de carta com brindes nos quartos dos convidados;
- Aplicação de pesquisa de satisfação ao final da viagem;
- Realização do web check-in de todos os convidados, para minimizar o tempo de espera no aeroporto e evitar possíveis overbookings por conta das proporções do evento.
- Produção de fotos e vídeos.

ROTEIRO DE VIAGEM (Day by Day)

DIA 1 21/11
Encontro do grupo com a coordenação da Fanato para realização do check-in e despacho das bagagens. Depois disso, os convidados tiveram tempo livre para desfrutar da sala VIP Executive Lounge.

DIA 2 22/11
Chegada a Dubai. Realização do processo de desembarque e imigração e encontro com receptivo local e 2o coordenadora da Fanato para transfer do aeroporto ao Novotel Abu Dhabi Al Bustan.

DIA 3 23/11
Café da manhã no hotel e tempo livre para os convidados no período da manhã;
Almoço de boas-vindas no restaurante Pepper e saída do Novotel em veículos 4x4 para realização do safári no deserto, já passando pelas dunas. Entra as atividades do passeio estavam: pôr do sol no deserto, show do falcão, reunião do grupo na tenda privativa, jantar árabe no deserto com show de dança ao vivo.

DIA 4 24/11
Saída para Parque Ferrari World, uma das principais atrações de Abu Dhabi. Após a atividade, foi realizado. Os convidados que tiveram interesse em acompanhar o treino livre de Fórmula utilizaram o transfer para o circuito Yas Marina.

DIA 5 25/11

Realização do tour Hop On, Hop Off em ônibus turístico passando pelos principais atrativos da cidade e visita guiada à mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque. Os convidados que tiveram interesse em acompanhar o treino de classificação tinham á disposição o transfer para o circuito Yas Marina.

DIA 6 26/11
Transfer para o circuito Yas Marina para acompanhar a última corrida do ano: GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Após finalizada a corrida, foi realizado o jantar de despedida no restaurante Choice Steak House.

DIA 7 27/11
Saída do voo EK 261 de Dubai com destino a Guaru-

1.Experiência de marca:
Além de customização dos itens da viagem com a comunicação da campanha, a Fanato se preocupa muito com a ativação da marca ao longo da experiência. Por isso, garantiu que os restaurantes, hotéis e demais experiências vivenciadas pelos convidados tivessem à disposição bebidas da Ambev.

Solucionamos essa questão alinhando com cada fornecedor a importância em servir as bebidas Ambev para uma experiência positiva de nossos convidados e, além disso, durante a viagem um dos coordenadores responsável pelo grupo ia adiantado aos estabelecimentos checar se estava tudo correto com a seleção de bebidas escolhidas.

2. Operação de eventos esportivos:
A logística de proporcionar uma experiência única, exclusiva e inovadora em meio a eventos esportivos é sempre um desafio, se levarmos em consideração o número excessivo de pessoas no país, que geram questões como mais transito, excesso de pessoas em pontos turísticos, superlotação de restaurantes, etc.

Priorizamos experiências exclusivas para garantir o conforto dos convidados. Além disso, a coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Por fim, foram contratados os melhores fornecedores no país. Estes foram avaliados pessoalmente durante a viagem de inspeção, garantindo a qualidade e excelência dos serviços oferecidos.

3. Desafio cultural
Um dos principais desafios do projeto foi o cultural. A religião e as tradições têm grande influência nos Emirados Árabes, por conta disso, existem uma série de normas rigorosas quanto aos costumes sociais. Isso inclui regras em relação a vestimentas e comportamentos em público. Como o grupo era formado, em sua maioria, por casais foi preciso criar um planejamento minucioso para minimizar riscos e garantir uma experiência incrível para todos.

Para solucionar essa questão o pré-viagem foi fundamental. O time da Fanato junto com o parceiro local fez um mapeamento de cenário e preparou materiais exclusivos para os viajantes com os principais pontos de atenção. Essas informações foram divulgadas no voucher de viagem personalizado e nas newsletters de ativação. Além disso, durante o RSVP nosso time aproveito para tirar dúvidas e reiterar alguns pontos importantes.

Além disso, como em todas as viagens que operacionalizamos, a equipe de plantão da Fanato fica à disposição 24 horas para atender a companhia em qualquer emergência, com duas pessoas alocadas no local.

DIFERENCIAIS DO PROJETO:

Destacamos abaixo os principais diferenciais do projeto:

? Materiais de comunicação personalizados:
Caixa, tag de mala, capa de mala, vouchers e newsletters.
? 2 Gifts personalizado: entrega de gifts (camisa e boné oficial da escuderia Mercedes) junto a cartas personalizadas para cada um dos itens.
? 2 menus exclusivos e personalizados para cada refeição.
? Programação de newsletter para engajamento do grupo: e-mails personalizados com roteiro, dicas de viagem e informações do destino, foram enviados aos passageiros nos dias antecedentes da viagem para que já tivessem contato com o destino.
? Voucher personalizado: contendo informações sobre a programação completa e detalhada, bilhete de viagem, assistência médica internacional, dicas do destino, informações importantes sobre o GP de Abu Dhabi, programação do hospitality, entre outros.
? RSVP, central de e-mail personalizada e comunicados via whatsapp.
? Guia Bilíngue
? Acesso a Sala VIP no aeroporto de Guarulhos proporcionando mais conforto aos convidados.

- Resultados financeiros e superação de metas:
As metas da campanha de vendas foram batidas e houve um aumento no volume de vendas de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

- Pesquisa de satisfação:
Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 a 5 para diversos itens, sendo que 1 representava "completamente insatisfeito" e 5 "completamente satisfeito". A nota geral sobre a experiência em Abu Dhabi foi avaliada em 4,91. Além disso, os itens a seguir foram avaliados separadamente: hospedagem (4,7), atividades e experiências (4.64), transporte (4.79), restaurantes (4.84), brindes (4.91) e atendimento (5)

- Employee engajament e Brand Expierence:
Reforçar e ativar a marca durante toda a viagem é fundamental para um resultado positivo tanto engajamento e gratidão dos colaboradores, quanto pelo compartilhamento nas redes sociais. A Fanato que traz em seu DNA, uma política de visão completa e atenção aos detalhes, planejou cuidadosamente cada ativação de marca da Ambev durante toda a viagem, com o objetivo de impactar e aumentar a percepção de valor agregado. Isso pode ser visto em todos os materiais cuidadosamente personalizados e também bebidas AMBEV servidas ao longo de toda a viagem. O resultado disso foram viajantes com alto teor de satisfação se tornando embaixadores da marca e grandes agentes motivadores para as próximas campanhas.

-Reconhecimento do cliente:
A parceria entre Ambev e a Fanato já dura mais de 6 anos e o reconhecimento e retenção do cliente é nossa principal métrica de sucesso. O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem veio tanto dos convidados por meio da pesquisa de satisfação, quanto da equipe solicitante da viagem na Ambev.