Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Stand Barilla Natural Tech 2018

Candidato: Doble Comunicação e Eventos
Cliente: Barilla do Brasil
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Serviços
Estado: SP

A Doble Comunicação e Eventos surgiu há 04 anos, da necessidade e desejo dos sócios em atender ao mercado de eventos com uma forma diferenciada. O DNA da agência é a proximidade com seus clientes para um atendimento personalizado e exclusivo, para que a necessidade do cliente seja atendida com excelência e maneira diferenciada. Com know?how, inovação e ferramentas estratégicas, a Doble transforma as experiências com clientes em verdadeiros cases de sucesso, objetivando em parcerias duradouras entre cliente e agência. Karina Lorenzetti com sua larga experiência na área administrativa, cuida da saúde financeira da agência, William Andrade e Alessa Teo, ambos com vasta experiência em eventos e campanhas de incentivo, completam o time da Doble Comunicação e Eventos. Os 3 Apaixonados por qualidade, inovação e exclusividade, atuam no mercado de eventos e incentivo, desde 2014 e hoje atendem clientes como Barilla, Grupo Fleury, Intercement, Qualicoco, Recovery entre outros. A parceria com a Barilla, se deu inicio desde a abertura da agencia e perpetua até hoje, cuidando de todos os eventos da marca.

Galeria de Fotos

Nosso principal desafio para o evento, era que, em todas as ações do estande, fosse representado o conceito de Barilla ?Bom para você, bom para o planeta? e que acima disso, representasse todas as atitudes e valores que a empresa cultiva, relacionadas tanto à sustentabilidade, quanto a inclusão social. Muito mais do que só servir produtos saudáveis, precisávamos ver isso em cada detalhe e ação no evento, gerando acima da visibilidade, um orgulho para a empresa, seus colabores presentes no evento, com o intuito, de passar a todos os convidados, a mensagem do quão importante é a responsabilidade social diária. Nossas estratégias, foram muito além do que apenas um material reutilizável para a estrutura e construção do estande, mas também ações e contratações que representassem fortemente a inclusão social. Todo o material estrutural, foram derivados de reutilização de materiais e os que não foram, após o evento, destinamos para reciclagem ou ainda, usados em outras ações da montadora, que abraçou o nosso desafio com carinho e dedicação. Os potes, onde eram entregues as degustações realizadas no estande, eram biodegradáveis, assim, como os garfos de madeira, também biodegradáveis.
A escolha dos brindes, foi uma tarefa árdua, pois nas pesquisas de fornecedores, percebemos que nosso mundo de eventos/brindes, ainda não tem muitas opções que realmente, tivessem certificações etc. Entre eles, tivemos:
- Ecobag em tecido biodegravel;
- Post it personalizado em papel reciclado;
- Sacolas oxi biodegradáveis;

Muito além de um estande com características sustentáveis, avançamos para contratações inclusivas. O fotógrafo do estande era um portador da síndrome de Down, foi convidado do instituto Chefes especiais, um instituto que estimula pessoas com síndrome de down ao mercado de trabalho, em especial na culinária e áreas atreladas.
As auxiliares de preparação de massa/copa, foram contratadas do instituto florescer, um instituto que apoia e incentiva transexuais ao mercado.

Passaram pelo pavilhão, uma média de 40.000. No estande, passaram em média 17.130 degustações e brindes entregues durante todo o evento. O impacto foi muito positivo, elogios sobre a iniciativa e o envolvimento das entidades convidadas, foi o que vai nos motivou a fazer melhor no próximo ano.
A Prefeitura de São Paulo abriu o primeiro Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais do Brasil, chamado de projeto florescer, com capacidade para abrigar 30 pessoas. O serviço tem como objetivo promover a reinserção social dessa população, com atendimento humanizado.
A casa, administrada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), funciona 24 horas e oferece dormitórios, refeitório com área de convivência, cozinha, sala de atendimento, lavanderia e sanitários. Foi lá, de onde convidamos as auxiliares de cozinha, que deram um SHOW de carisma, atendimento, habilidade e boa vontade.
O Instituto Chefs Especiais se trata de um trabalho gastronômico inclusivo e inovador para pessoas com Síndrome de Down. Criado por Simone Lozano e Márcio Berti em 2006, que tinham o intuito de disponibilizar parte do tempo e energia para uma causa social, em retribuição à todas as coisas boas que a vida lhe proporcionara. Porém, o que, inicialmente, era apenas um agradecimento ao universo, tornou-se uma missão: realizar muito mais por essas pessoas, facilitando-lhes a autonomia, já que, atualmente, sobrevivem aos seus cuidadores. Com atendimento gratuito, o instituto já abrange, anualmente, 300 alunos fixos e uma considerável fila de espera, mas com perspectiva de ampliação desse número. A expectativa é dar oportunidade a mais pessoas, estendendo o trabalho para as principais capitais do Brasil e capacitando-as de forma adequada a cada momento da vida. Para isso, é de extrema importância que mais Empresas financiadoras se agreguem ao nosso time. A Barilla tem parceria com o instituto e sempre os envolve em seus eventos. Neste evento, eles deram uma aula de carisma e boa vontade, fazendo todos lindas, tanto do estande, quanto das pessoas que estavam ao redor e dos pratos servidos.
Nossa expectativa, é sempre agregar pessoas, somar, e seja qual for seu sexo ou raça, envolver no trabalho.

Esse evento, foi uma aula de amor e inclusão. Percebemos que estamos habituados, a trabalhar com perfis de boa aparência e nos esquecemos que mesmo as pessoas com limitações, devem e podem ser muito valorizadas. A inclusão social e a sustentabilidade, estão nas pequenas ações, nos pequenos inícios e não em grandes fatos. Precisamos mudar o modo de pensar em relação ao mundo, ao próximo e aplicar isso no nosso mundo de eventos.
Não buscamos ainda nenhum reconhecimento público, o primeiro ato, foi a inscrição no prêmio Caio. Pra nós, o reconhecimento interno, o sorriso em cada rosto e a felicidade de todos os envolvidos, é impagável.
Fazemos, de coração, em busca de igualdade pelo próximo e em busca de um mundo melhor e principalmente mais inclusivo. Estamos trabalhando em todos eventos paralelos de Barilla, a inclusão e principalmente, a sustentabilidade. O objetivo, são eventos cada vez mais sustentáveis, preocupados com um meio ambiente mais limpo e puro, além de levar a todos, uma alimentação de qualidade.