Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: 3º Fórum da Saúde Suplementar

Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: FenaSaúde
Segmento: Eventos
Categoria: Seminário e Fórum
Estado: RJ

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados de negócios através do design. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360º à todas as suas demandas, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.

Como criamos valor para as marcas?

A metodologia de desenvolvimento de projeto da Bethe B entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às outras ações de comunicação, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas.

Com uma equipe de inteligência especializada no setor de seguros e desenvolvendo projetos para o mercado há mais de 16 anos, em 2016 iniciamos uma parceria com a Federação Nacional de Saúde Suplementar ? FenaSaúde, através da qual, por meio de um projeto multiplataforma que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de um discurso de marca alinhado aos seus direcionadores estratégicos, aproximando a Federação dos seus públicos de interesse.


3º Fórum da Saúde Suplementar:

Com a missão de contribuir com a sustentabilidade do setor de Saúde Suplementar, a FenaSaúde, que representa 18 grupos de operadoras de planos privados de assistência a saúde, promove anualmente o Fórum da Saúde Suplementar. Dando continuidade à nossa parceria, criamos um projeto 360º para a 3ª edição do Fórum da Saúde Suplementar, começando pela conceituação do tema, passando pela criação da identidade visual, planejamento da campanha de divulgação, design editorial das publicações, desenvolvimento de brindes, além da criação do projeto cenográfico e definição da estrutura técnica do evento.

Ficha Técnica:

3º Fórum da Saúde Suplementar

Data: 05 e 06 de outubro de 2017

Local: Sheraton WTC ? São Paulo

Abrangência: Nacional

Vídeo

Com a força do chamado ao mercado ?Encontrar soluções, é hora de agir?, a 3ª edição do Fórum reuniu mais de 470 profissionais do setor, especialistas, representantes de órgãos reguladores e da imprensa para debater as decisões necessárias para o futuro do setor no país.

Como criamos o conceito do evento?

Utilizamos a nossa nova metodologia criativa de desenvolvimento de projetos de live marketing para o projeto 360º do 3º Fórum. Este processo colaborativo combina ferramentas de Design Thinking e Design Sprint para catalisar o diálogo junto ao cliente, cocriando soluções únicas que atendam aos objetivos de marketing. Tendo como premissas de projeto a Empatia ? pensando a experiência por meio do ponto de vista do usuário, a Colaboração ? cocriando em rede e trazendo para o projeto o know-how de cada stakeholder e a Inovação ? ao explorar caminhos não conhecidos, a metodologia busca criar experiências ?UAU?.

A partir do focus group, chegamos às premissas que norteariam o processo criativo. Desenhamos o mapa dos stakeholders e a Jornada do Usuário, onde dividimos o evento em 3 etapas de contato com os participantes: pré-evento, evento e pós-evento. Como resultado dessas etapas iniciais, apresentamos ao cliente o conceito do evento e o planejamento de comunicação.

?Encontrar soluções, é hora de agir?:

Dando sequência à proposta da última edição, cujo tema eram as escolhas necessárias para o futuro, era estratégico para a FenaSaúde traduzir para todos os stakeholders, através do slogan, o sentido de urgência das decisões fundamentais para a sustentabilidade da saúde suplementar. O slogan criado para o evento era um verdadeiro chamado ao mercado.

Para traduzir este conceito de forma subjetiva, criamos uma leitura metafórica do tema, utilizando, para representação, setas de cores distintas em sentido contrário que se encontravam para formação do slogan, isto é, para chegar à um denominador comum. Para trazer sinergia e unicidade ao projeto e tornar a proposta do evento pregnante para os participantes, todas as peças criadas exploraram este conceito.

- Divulgação:

Por se tratar de um evento direcionado para o público interno do setor, toda a campanha de divulgação, pensada em parceria com a área de eventos da CNseg, foi focada em mídias e ferramentas que atingissem de forma assertiva este público. Por isso, desenvolvemos uma estratégia de e-mails marketing com abordagens específicas de acordo com cada fase da campanha de divulgação.

Na grande mídia, toda a divulgação foi desenvolvida pela FenaSaúde junto ao Media Lab do Jornal Estadão:

http://patrocinados.estadao.com.br/fenasaude/

- Comunicação visual e projeto cenográfico:

O evento, que era realizado no andar de convenções do WTC, foi divido em dois espaços:

- Plenária:

A estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as palestras e painéis explorava a imagem conceito da seguinte forma: as setas presentes no lado direito se opunham às setas do lado esquerdo, com destaque para o centro onde posicionamos o slogan. Em cada uma das extremidades, lançamos mãos de telas de LED com um recorte cenográfico que dava continuidade ao cenário de forma versátil para as diversas situações: transmissão simultânea, exibição de apresentações, vídeos e etc.

- Área de relacionamento:

Por termos esgotado a capacidade do evento, no foyer os participantes contavam com um lounge e uma tela onde podiam assistir ao vivo aos debates que estavam acontecendo dentro da plenária.

- O evento:

O 3º Fórum da Saúde Suplementar, além de dar continuidade às discussões apresentadas na edição anterior, reuniu autoridades da cadeia de valor da saúde, executivos e profissionais da imprensa para discutir questões cruciais para o futuro do setor, como as OPMEs, a judicialização e a inflação médica, além de apresentar o encaminhamento das propostas estabelecidas na segunda edição do evento.

- Credenciamento:

Os executivos eram recebidos no hall de entrada na área de credenciamento onde recebiam o crachá, a programação pocket book - que também podia ser acessada do celular através do QR code disposto na cenografia do evento - e a bolsa com os brindes (caneta e moleskine).

- Sinalização:

Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar o deslocamento dos participantes.

- Sala VIP:

As autoridades e conferencistas em recebidos na sala VIP, onde podiam interagir enquanto aguardavam o início dos seus painéis.

A sala contava com um mobiliário requintado em formato de lounge e poderia ser utilizado para reuniões.
Além disso, as coletivas de imprensa foram realizadas nesta sala.

- Perguntas via Whatsapp:

Todas as perguntas e comentários das palestras e painéis podiam ser enviadas pelos participantes via Whatsapp. Dessa forma, o moderador, que estava com um tablet em mãos, fazia as perguntas recebidas ao final de cada palestra.

- Coffee Breaks e Almoço:

Nos intervalos dos painéis, os participantes contavam com um coffee break, que acontecia na aprazível área externa do hotel do evento. Já o almoço aconteceu no intervalo entre as palestras da manhã e da tarde do primeiro dia em um espaço destinado dentro do hotel.

- Plenárias:

Durante os dois dias de evento, os participantes contaram com 9 painéis e palestras ministrados por especialistas internacionais e nacionais, conforme a programação abaixo:

Primeiro dia:

09:00 às 09:30 | PLENÁRIA PRINCIPAL
SOLENIDADE DE ABERTURA

Claudio Lottenberg - Presidente do Instituto Coalizão Saúde e Presidente do UnitedHealth Group Brasil

Francisco Balestrin - Presidente do conselho de Administração do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs) e presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP)

Leandro Fonseca da Silva - Diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Marcio Coriolano - Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)

Solange Beatriz Palheiro Mendes - Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

09:30 às 10:15| PALESTRA MAGNA
O QUE ESPERAR DA POLÍTICA E DA ECONOMIA DO BRASIL NOS PRÓXIMOS ANOS

Palestrante: Samuel de Abreu Pessôa - Professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (EPGE-FGV)

10:45 às 12:45 | 1º PAINEL
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS COM ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS (OPME): EUA E BRASIL

Palestrante Internacional: Carmella Bocchino - Conselheira sênior da Associação Norte-Americana de Planos de Saúde (AHIP)

Palestrantes Nacionais: Irlau Machado Filho - Presidente da NotreDame Intermédica e vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

Tereza Villas-Bôas Veloso - Diretora técnica médica e relacionamento com prestadores de saúde e odonto da SulAmérica

Thais Jorge de Oliveira e Silva - Diretora da Bradesco Saúde

Debatedores:

Edmond Barras - Chefe do Serviço de Clínica e Cirurgia da Coluna Vertebral da Beneficência Portuguesa de São Paulo
Jarbas Barbosa - Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Mediador: Ricardo Boechat - Âncora do Jornal da Band na BandNews FM e colunista da IstoÉ

14:30 às 16:30 | 2º PAINEL
COOPERAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NO COMBATE A FRAUDES E ABUSOS EM SAÚDE

Palestrante Internacional: Rick Munson - Presidente do Conselho de Diretores da National Health Care Anti-Fraud Association (NHCAA) e vice-presidente de Investigações da UnitedHealthCare (UHC)

Debatedores:

Cláudia Alice Cohn - Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed)

Karla Santa Cruz Coelho - Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde (ANS)
Saldanha Palheiro - Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Sérgio Ricardo Santos - CEO da Amil Assistência Médica Internacional e vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

Sidney Klajner - Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein - Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Mediador: William Waack - Âncora do Jornal da Globo

17:00 às 19:00| 3º PAINEL
O PODER SANCIONADOR DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

Palestrantes:

Fábio Medina Osório - Advogado, jurista, ex-ministro-chefe da Advocacia Geral da União e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE).

Debatedores:

Alessandro Cantarino - Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Marcelo Nunes - Coordenador-geral de Antitruste - Superintendência-geral/CADE

Maria Alicia Lima - Vice-presidente do UnitedHealth Group Brasil

Solange Beatriz Palheiro Mendes - Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

Mediador: Ricardo Morishita - Professor de Direito do Consumidor na Escola de Direito de Brasília

19:00 às 20:00| FOYER
COQUETEL

Segundo dia:

09:00 às 09:45 | PALESTRA
SAÚDE PÚBLICA E SUPLEMENTAR: UM ÚNICO SISTEMA

Palestrante: Francisco de Assis Figueiredo - Secretário de atenção à Saúde do Ministério da Saúde

09:45 às 11:25 | 4º PAINEL
COBERTURA, CONCORRÊNCIA E ESCOLHAS

Palestrante Internacional: Dra. Rachel David - CEO da Private Healthcare Australia (PHA)

Debatedores:

Emmanuel de Souza Lacerda - Gerente Executivo da Unidade de Saúde e Segurança na Indústria

Karla Santa Cruz Coelho - Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Sandro Leal Alves - Superintendente de Regulação da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

Stephen Stefani - Oncologista e especialista em Auditoria Médica

Mediador: Luiz Augusto Ferreira Carneiro - Superintendente do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS)

12:00 às 14:00 | 5º PAINEL
CUSTOS CRESCENTES DA SAÚDE. O QUE FAZER?

Palestrante Internacional: Niall Brennan - Presidente do Instituto Norte-Americano de Custos da Saúde Suplementar (HCCI)

Palestrante Nacional: Leandro Fonseca da Silva - Diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Debatedores:

João Manoel Pinho de Mello - Economista, assessor especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda

Luiz Roberto Cunha - Professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mediador: José Cechin - Diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

14:00 às 14:15 | PLENÁRIA PRINCIPAL
CONCLUSÕES E AGENDA 2018

Palestrante: Solange Beatriz Palheiro Mendes - Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

- Coquetel:

No primeiro dia, após o encerramento, os participantes puderam interagir e trocar experiências no coquetel oferecido pela FenaSaúde na área de relacionamento.

-Transmissão ao vivo:

Todas as palestras do evento foram transmitidas ao vivo através da plataforma da TV Estadão, ampliando o acesso ao conteúdo debatido durante o evento.

- Lançamento de estudos e publicações:

Durante o evento, estudos e publicações sobre o setor diagramados pela Bethe B foram lançados.

- Pós evento:

No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível acessar as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.

- Como traduzir a complexidade dos assuntos discutidos em uma proposta de comunicação?

Para materializar a complexidade da Saúde Suplementar no Brasil em uma imagem conceito, usamos o know-how que construímos ao longo dessa parceria com a Federação, onde mapeamos os steakholders, oportunidades e desafios do segmento.

Ao fazer uma análise de outros eventos que debatem a saúde no país, identificamos que, em sua maioria, todos trazem a proposta de discutir o futuro da saúde suplementar. Entretanto, a sensação que os executivos da FenaSaúde nos expuseram no briefing, era que os debates nunca chegavam à acordos que conduzissem o setor para as ações necessárias à sua sobrevivência.

Quando começamos o desenvolvimento do projeto, definimos que traríamos uma abordagem inovadora para a comunicação visual do evento: evitaríamos selecionar fotos ?batidas? de banco de imagens, assim como símbolos clássicos da saúde.

- Como aumentar a capacidade do evento sem alterar o espaço físico?

Com capacidade esgotada e a quantidade excessiva de inscrições, ampliamos o número de participantes do evento através da transmissão ao vivo no foyer e o streaming. Dessa forma, quem não conseguiu se inscrever no evento pôde acompanhar os debates através da plataforma de transmissão da TV Estadão.

Galeria de Fotos

Sucesso inegável, a 3ª edição do Fórum superou a edição passada em relação ao número de inscritos:

2015: 350 participantes.
2016: 421 participantes.
2017: 477 participantes

Superamos as expectativas de público esperado pela Federação em 43% nesta edição.

Além disso, contamos com mais de 1.900 visualizações nos dois dias de transmissão ao vivo do evento.

- Avaliação do evento:

Ao final do evento os participantes e patrocinadores avaliaram o evento e obtivemos os seguintes resultados:

- Local: 80% de avaliações positivas
- Áreas que superaram a expectativa: Palestras e Oportunidades de Networking
- Como ficou sabendo do evento? 54% por e-mails marketing
- Motivação para inscrição? 58% Tema do Evento e 21% Programação
- Custo benefício do evento? 100% de avaliações positivas
- Classificação geral do evento: 100% classificou como excelente.

- Retorno de mídia espontânea:

A FenaSaúde convidou para o Fórum 6 repórteres de veículos de diversos Estados do país, tais como o Infoglobo, Correio Braziliense, O Povo (Ceará), Tribuna do Espírito Santo e dois veículos do trade, de forma a garantir uma cobertura ampla e qualificada para o evento.

Participaram da coletiva de imprensa 17 veículos de comunicação. Somente nos dias 05 e 06 foram publicadas 7 matérias sobre o Fórum nos principais veículos do país: O Globo, Folha de São Paulo, Época Online, Correio Braziliense e DCI.

Os temas do evento continuaram a atrair a atenção da imprensa no pós-evento. Fomos procurados pelo Correio Braziliense, Jornal Extra, O Globo, DCI ? SP, Agência Estado (conteúdo compartilhado em diversos veículos), O Povo-CE e Tribuna-ES.

Além disso, a divulgação pós-evento contou com a cobertura do jornal Estado de São Paulo, resultando em um caderno especial na versão impressa publicada no dia 15/10.

Como resultado contabilizamos mais de 113 matérias em veículos diversos (online, impresso, rádio e TV), além das 540 emissoras de rádios que receberam matérias divulgadas por meio da agência RádioWeb, com total de 759 reproduções das 3 matérias produzidas.

Galeria de Fotos