Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Outubro Rosa 2017

OUTUBRO ROSA 2017

Candidato: Air Promo
Cliente: Liga Paranaense de Combate ao Cancer
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
Estado: PR

APRESENTAÇÃO

Sobre o Outubro Rosa - Evento nacional reconhecido pela Harley Davidson Corporation como o maior evento H-D beneficente da América Latina, com arrecadação em prol do Hospital Erasto Gaertner - referência em tratamento do câncer no Sul do Brasil, com atendimento 98% SUS é a instituição beneficiada.

Sobre a AirPromo - Há sete anos no mercado de comunicação e marketing promocional, atuando em todo o Brasil e América Latina, a AirPromo - em 2017 - pelo segundo ano consecutivo foi a agência responsável pela produção e realização do Outubro Rosa Curitiba. Durante, praticamente, todo o ano a agência tem colaboradores dedicados a fazer a concepção, planejamento, criação, produção, logística e realização do evento que a agência abraça também um pouco como sendo dela.

Além de todo o trabalho realizado dentro e fora da agência, que chega a ocupar 70 profissionais, ainda é realizado todo o trabalho de envolvimento das esferas políticas, organizações sociais, parceiros e patrocinadores. Todos imprescindíveis para que o Outubro Rosa aconteça.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

Título: Outubro Rosa Curitiba 2017
Tema: Passeio motociclístico beneficente
Número de participantes: 1700 inscritos
Local: Curitiba/ PR
Data: 12,13,14 e 15 de outubro de 2017
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Atividades paralelas:

? 12/10/2017 | Festa Oficial de abertura | Hard Rock Café Curitiba

? 13/10/2017 | Passeio por Curitiba

? 14/10/2017 | Passeio Motociclístico

Vídeo

Galeria de Fotos

? 12/10/2017 | Festa Oficial de abertura | Hard Rock Café Curitiba
A balada no Hard Rock Café Curitiba foi exclusiva para os participantes do outubro Rosa 2017 e entregou a melhor experiência Rock n´Roll nos três andares da casa. Shows com as bandas T-Ale e Abbey Road Beatles.

? 13/10/2017 | Passeio por Curitiba
O ponto de partida foi o Hospital Erasto Gaertner, onde os participantes puderam conhecer as obras realizadas com as doações que o Outubro Rosa fez em anos anteriores para o Hospital. Depois de muita emoção, onde os participantes puderam sentir na pele a honra de entregar um caminhão de medicamentos doados pela a EMS, seguiram para um passeio turístico por Curitiba com parada obrigatório no Jardim Botânico, almoço no tradicional bairro italiano de Santa Felicidade e café da tarde na concessionária The One harley-Davidson - primeira concessionária da marca no estado do Paraná.

E para finalizar o dia, o ponto alto foi o show do Skank na Ópera da Arame, também exclusivo para os participantes, patrocinadores e convidados do Outubro Rosa. A banda se apresentou com a turnê comemorativa pelos 20 anos do álbum ?O Samba Poconé?, um dos mais importantes da história do Skank.

? 14/10/2017 | Passeio Motociclístico
O momento mais esperado do Outubro Rosa 2017, o Passeio Motociclístico reuniu mais de 1700 participantes que se concentraram em frente ao Palácio do Governo, no Centro Cívico e seguiu por diversas ruas de Curitiba até o Autódromo Internacional de Curitiba na região metropolitana da capital paranaense. Um almoço especial e uma tarde repleta de atividades com atrações musicais, exposição de carros antigos da polícia militar e espaço lounge movimentaram o dia dos motociclistas.



Conceito do evento:

Como nasce o símbolo de uma causa nobre - Tem gente que pensa que criar uma marca é simples. Mas essa tarefa exige trabalho - inspiração e transpiração. Quanto mais se entende o cliente, o produto, o evento, melhor o resultado alcançado. Em 2017, a AirPromo investiu seu DNA criativo na construção de uma nova marca que tivesse tudo a ver com o evento, a causa, os participantes e, é claro, com a Harley-Davidson. E foi com o som dessas motocicletas extraordinárias que tudo começou.

Para construir a identidade visual do Outubro Rosa nos inspiramos em dois sons inconfundíveis: a explosão dos pistões de uma Harley-Davidson unidos a as batidas de um coração. E como transformar esses sons em uma marca? Com trabalho e criatividade

O Som da Solidariedade - ?Pop-pop?... ?pop-pop?... ?pop-pop?... Para os ?Harleyros? de plantão ? entenda-se os apaixonados por essas motocicletas incríveis - basta ouvir essa ?melodia? para que as pessoas procurarem sua origem, torcendo pescoços, esticando os olhos para achar sua dona e vislumbrar aquela Harley-Davidson cruzando o asfalto com sua beleza. Por essa paixão pelo som da HD entendemos que produzimos outro som característico e que pode ser traduzido na batida do coração: ?tum-tum?... ?tum-tum?... ?tum-tum?... é assim que nasceu o que chamamos de ?O Som da Solidariedade?. E que entendemos como o lettering perfeito para completar a concepção da marca. A comunicação visual do Outubro Rosa 2017 tem a marca do coração estampada. No enxoval criado pela AirPromo estão camisetas, copos, adesivos e bonés e, é claro, a tradicional bandana dos motociclistas.

Descritivo completo do produto ou serviço realizado:

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2017, Curitiba sediou o maior evento filantrópico de proprietários de Harleys Davidson da Terra. Em nenhum outro lugar do planeta, tanta gente se aprontou com a jaqueta ou o colete mais legal, carregou o coração de solidariedade, tirou a moto da garagem e deu partida para uma boa causa.

Retrospectiva - Em 2014, a Harley-Davidson do Brasil deu as lojas um desafio: criar uma ação, em suas localidades, em prol do Outubro Rosa. A The One Curitiba envolveu seus clientes e promoveu um almoço no lounge da concessionária seguido de um desfile de motos. Lá estava ele, Rafael Magosso, doador e um voluntário super participativo, que encheu balões cor-de-rosa e recolheu mesas e cadeiras no fim da festa. Era mesmo apenas o começo.

No ano seguinte, o Magosso passou a fazer parte da diretoria do HOG. Assim, ele pode ajudar mais. Juntou toda sua paixão por causas sociais sérias e bem organizadas e convenceu o Gabriel Thomas ? diretor geral do HOG na ocasião, a realizar uma ação que pudesse, efetivamente, ajudar quem precisava. Entraram em contato com Hospital Erasto Gaertner ? referência em combate ao câncer no Sul do País e que mantinha uma programação no mês de outubro com eventos para envolvimento da população para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Adriano Lago, superintendente do Hospital, recebeu a iniciativa e comprou a ideia.

?Reunimos mais de 180 motos e 400 pessoas entre amigos e familiares para uma feijoada beneficente no Clube Duque de Caxias?, relembra Rafael. Deu certo mesmo. As doações foram suficientes para que Hospital Erasto Gaertner reformar e modernizar seu setor de Endoscopia.

Em 2016, o Outubro Rosa Curitiba ganhou asas, e só um motociclista sabe o quanto as asas mudam as coisas. Foram mais de 1.100 inscritos pagantes. A programação durou dois dias. Teve passeio motociclístico por Curitiba, leilões de guitarras autografadas e almoço em Santa Felicidade. E sabe o que mais? A arrecadação de dinheiro suficiente para reforma e ampliação da Central de Esterilização de Materiais do Hospital Erasto Gaertner.



Retrospectiva

2014 - 25/10
Almoço na The One Harley-Davidson + Desfile de Motos
60 participantes
R$ 600 arrecadados

2015 - 24/10
Feijoada Beneficente no Clube Duque de Caxias
180 motos e 400 pessoas
R$ 58.400 arrecadados para a reforma da Ala de Endoscopia do Hospital Erasto Gaertner que ampliou a capacidade de atendimento de 60 para 300 pacientes por mês.

2016 - 21 e 22 de outubro
Festa exclusiva no Hard Rock Café Curitiba, passeio Motociclístico por Curitiba e almoço no Madalosso
1.100 participantes
R$ 496 mil arrecadados para a reforma e ampliação da Central de esterilização de Materiais de 70 para 240m2 que tornou a estrutura autossuficiente e trouxe uma economia mensal para o Hospital Esrasto Gaertner na casa dos R$ 32 mil com contatos terceirizados.
AS doações foram utilizadas para a reforma e ampliação da Central de Esterilização de Materiais de 70 para 240 m2 que tornou a estrutura autossuficiente e trouxe uma economia mensal para o Hospital Erasto Gaertner na casa dos R$ 32 mil com contratos terceirizados.


CONTEÚDO

Apresentar a proposta (briefing) do cliente, as dificuldades (desafios) do projeto e as soluções desenvolvidas e expor porque a empresa crê que esta ação deve vencer nesta categoria.

Mobilização social e das empresas apoiarem a causa de prevenção, combate e tratamento ao câncer. Realização de evento Premium com três dias de atrações all Inclusive, incluindo uma atração Nacional (Banda Skank) na Ópera de Arame iluminada de Rosa e com recorde de público, visita a pontos turísticos de Curitiba e festa particular no único Hard Rock do Brasil.

Pontos turísticos promovidos e divulgados pelo projeto: Bosque Portugal, Praça da Espanha, Memorial Polonês, Bosque Alemão, Praça do Japão, Portal Italiano, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Passeio Público, Palácio Iguaçu, Museu do Olho e Santa Felicidade.

Conceito e metas, desafios e soluções, estratégia, diferencial, programação do evento, atividades paralelas e a descrição das ações desenvolvidas.

- Arrecadação de recursos para o HEG para modernização do Banco de Sangue do Hospital e construção do Laboratório de Especialidades.
- Ser reconhecido como o maior evento beneficente H-D da América Latina
- Inscrição no Guinness Book para realização da maior Parade Harley Davidson do mundo em 2018.

Outubro Rosa 2017
Programação

Para receber os motociclistas dos quatro cantos do Brasil e dos países vizinhos a equipe de produção do Outubro Rosa 2017 trabalhou muito para que os participantes pudessem fazer o que mais gostam - andar de moto - em prol de uma grande causa: ajudar o Hospital Erasto Gaertner.



QUINTA-FEIRA 12 DE OUTUBRO

Boas Vindas
12h às 18h
Onde? Hotéis credenciados

Saída dos Ônibus dos Hotéis
19h30

Festa Oficial | Abertura do Outubro Rosa 2017
20h às 01h
Onde? Hard Rock Cafe Curitiba - Rua Buenos Aires, 50, Batel
A balada Hard Rock Cafe Curitiba será exclusiva para os participantes do Outubro Rosa 2017, entregando o melhor da experiência Rock N? Roll em seus três andares. Shows com a Banda T-Ale (1º piso) e Abbey Road Beatles (3º piso).

Sobre o Hard Rock Café Curitiba - Uma das maiores, mais vibrantes, inovadoras e mais verdes cidades do Brasil na América Latina, Curitiba é também o lar de um exclusivo Hard Rock Cafe. Com uma experiência viva infundida com o rock and roll, nosso prédio de três lojas é capaz de receber aproximadamente 360 pessoas em nossa área de restaurantes, sozinho, enquanto outros 600 participantes podem ocupar o grande e moderno local ao vivo no andar superior. A única unidade que opera no Brasil, o Hard Rock Cafe Curitiba tem três bares, um palco principal no primeiro andar, uma sala de eventos, cabines privadas, um elevador panorâmico e áreas VIP. O salão ao ar livre serve para aqueles que procuram um pouco de tranquilidade.

SEXTA-FEIRA 13 DE OUTUBRO

Saída dos Ônibus dos Hotéis
08h30

Passeio por Curitiba
09h às 17h

9h
Onde? Nosso ponto de partida será o Erasto Gaertner, onde vamos conhecer as obras realizadas com as doações que o Outubro Rosa fez em anos anteriores para a o Hospital. Você vai entender, nesta visita, como nossa ação vale a pena!

11h30
Onde? Saindo do Erasto vamos conhecer um dos mais visitados pontos turísticos da capital paranaense: o Jardim Botânico.


13h30
Onde? O almoço está marcado no Madalosso o maior e mais tradicional templo da gastronomia italiana de Curitiba. Atração turística da cidade, o gigantesco restaurante tem espaço suficiente para receber as multidões que o visitam no fim de semana - até 4 500 pessoas podem se acomodar ali por vez. O motivo para tamanha aglomeração é o rodízio italiano de delícias como: polenta frita, o fígado de galinha, a salada de radicchio, o risoto de frango, a lasanha, o espaguete ao sugo, o rondelli, e o frango à passarinho. Desde 1963, o Madalosso constrói sua história como um restaurante familiar, que encontrou na tradição italiana um estilo único de servir e degustar. O restaurante mantém até hoje suas origens, cuidando de cada cliente como um convidado, um velho amigo da casa.

15h
Onde? Seguimos para um café da tarde na The One Harley-Davidson. Vamos conhecer a primeira concessionária da marca no estado do Paraná, que conta com uma completa estrutura para atuar em um novo e desafiador segmento: o de motocicletas Premium, acessórios custom e roupas exclusivas H-D®.

17h
Início do retorno aos hotéis

19h30
Saída dos Ônibus dos Hotéis

Show Skank
20h às 01h
Onde? Ópera de Arame - R. João Gava, 874 ? Abranches

O Samba Poconé - As comemorações pelos 20 anos do álbum ?O Samba Poconé? começou oficialmente há um ano, no Rio de Janeiro. A turnê celebra o aniversário de um dos mais importantes discos da história da banda. ?O Samba Poconé?, que vendeu mais de 2.000.000 de cópias e apresentou ao público ?Garota Nacional?. O disco foi inspirado nos filmes da Atlântida com Zé Trindade, Renata Fronzi e Grande Otelo e nos pequenos circos que percorrem o país, o nome O Samba Poconé foi criado para batizar o disco do Skank de maior vendagem no Brasil e o primeiro, na carreira do grupo, a receber um cuidadoso lançamento no exterior. Único disco gravado em São Paulo, no estúdio Mosh, foi produzido por Skank e Dudu Marote. ?É uma Partida de Futebol? inaugurou a parceria de Samuel Rosa com Nando Reis, dos Titãs, e ?Zé Trindade?, ?Los Pretos? e ?Sem Terra? receberam a participação de Manu Chao do grupo francês Mano Negra. A capa criada por Gringo Cardia reuniu pinturas do espanhol José Robles, responsável pelos painéis das fachadas dos cinemas de São Paulo.

SÁBADO 14 DE OUTUBRO

Passeio Motociclístico
10h às 18h
E como viemos aqui para andar de moto, conversar, comer e nos divertir é chegado o momento de ligar os motores e exibir motos extraordinárias pelas ruas da cidade.

Concentração
10h
Onde? Palácio Iguaçu - Praça Nossa Senhora de Salette, s/n - Centro Cívico

Passeio Motociclístico | Saída
12h
Pra onde? Nosso destino é o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhas.

Passeio Motociclístico | Chegada
13h
Onde? Autódromo Internacional de Curitiba
Um almoço especial e uma tarde repleta de atividades esperam pelos participantes do Outubro Rosa 2017.

Encerramento da Programação
18h

DOMINGO 15 DE OUTUBRO

Dia livre em Curitiba
Retorno às cidades de origem
Início do Outubro Rosa 2018


Estratégias - Material utilizado para divulgação como folders, convites, anúncios, materiais distribuídos, avaliação do evento por seus participantes, relatório de fechamento, internet veículos de comunicação interna ou externa da empresa, site, entre outros.

O evento não fez investimento direto em propaganda. Todas as veiculações foram espontâneas.
RÁDIO, TV e JORNAL: BandNews FM, BandNews TV, Gazeta do Povo, MundoLivre FM, Rádio Difusora AM 590, Caiobá FM, Rede Massa/SBT, entre outras;
LIVE MARKETING: Lançamento Oficial no Espaço Ópera Arte; Evento na Concessionária Harley-Davidson Curitiba.
MKT

Galeria de Fotos

EVENTOS - 04 LOCAIS
Ópera de Arame | Palácio Iguaçu | Autódromo Internacional de Curitiba | Hospital Erasto Gaertner

ESTRUTURAS E SERVIÇOS

1.ÓPERA DE ARAME

Sonorização e iluminação cenográfica para público de 3.000 pessoas
Equipes de técnica, produção musical: 15 profissionais envolvidos
Comunicação Visual com banners, flâmulas de tecido
Camarim (mobiliário e paisagismo, serviço de catering)
Gerador
A & B (Cachorro quente, chopp e bebidas não alcóolicas) para os convidados
Buffet com ilhas de alimentação e bebidas
Apresentação da banda da Polícia Militar em anexo da Ópera de Arame
Equipes de apoio: Seguranças, Limpeza, recepcionistas, brigadista : 45 profissionais envolvidos
Equipes da organização e produção : 15 profissionais envolvidos
Serviços de traslado da banda em veículo van
Eletricista
Banda de Renome Nacional
15 ônibus de 45 lugares para o transporte dos convidados
15 animadores para os ônibus, com figurino temático
Fotógrafo
Ambulância
Rádios de comunicação


2.PALÁCIO IGUAÇU
Caminhão de som
Grades de proteção
Cones
Entrega de água mineral com estrutura de caixas térmicas e gelo
Equipe de produção e segurança: 10 profissionais envolvidos
Banheiro Químico
Logística com caminhão para deslocamento dos materiais
Batedores da Polícia Militar
Cerimônia oficial da partida do comboio de motociclistas
Filmagem com drone
Ambulância
Rádios de comunicação

3.AUTÓDROMO
Comunicação com testeiras em lona, backdrops em lona, placas de sinalização
Circuito com pista de cones para manobras de motocicletas
Palco para apresentação das bandas convidadas
15 boxes para divulgação de merchandising, comercialização de produtos relacionados ao mercado de motos,
Mascote do Hospital Erasto Gaertner
A & B ( Buffet e churrasco para 1500 pessoas ), chopp
Equipes de apoio : Seguranças, Limpeza, recepcionistas, brigadista : 45 profissionais envolvidos
Equipes da organização e produção : 15 profissionais envolvidos
Polícia Militar: Demonstração de equipamentos de segurança para a prestação de serviços à comunidade. Exposição de materiais de resgate, uniformes, itens de primeiros socorros.
Painel de Fotolembrança
Bandas de rock
Leilão beneficente para arrecadação de recursos para o hospital
Fotógrafo
Filmagem com drone
Tendas tipo chapéu de bruxa para cobertura das estruturas
Sonorização e Iluminação
Escolta da Polícia Militar para a realização do percurso
Ambulância
Caminhão para o transporte de equipamentos e materiais
Rádios de comunicação

4.RESTAURANTE MADALOSSO
Sonorização
Almoço de confraternização para 1.500 convidados
Banner de bem vindos
Equipe de produção e apoio : Total de 10 profissionais
Escolta da Polícia Militar para realização do percurso
Ambulância
Rádios de Comunicação

KIT BOAS VINDAS HOTÉIS
Sacochila, Camiseta personalizada, Adesivo, Flyer programação, pulseiras de controle


HOSPITAL ERASTO GAERTNER
Ação para a entrega de medicamentos ao hospital
Solenidade oficial para a doação
Logística de caminhões para descarregamento dos medicamentos
Presença dos colaboradores do hospital para auxílio no manuseio dos medicamentos
Sonorização
Tendas piramidais
Equipe de produção, segurança, apoio : 50 profissionais envolvidos

LOJA THE ONE
Sonorização
Relacionamento com os convidados
A & B ( Chopp )
Banda

Galeria de Fotos

Resultados

+R$ 2.000.000,00 em arrecadação bruta para o Hospital Erasto Gaertner
+1.700 inscrições de todo o Brasil no evento
Representantes de 11 estados e 150 cidades presentes
Reconhecimento Nacional de Curitiba como Cidade Sede do Maior Evento Beneficente Harley-Davidson da América Latina.
Apoio de marcas relevantes como EMS Farmaceitica, Petrobrás, HardRock, Harley Davidson, Grupo Servopa, Rede Atlantica de Hotéis

Fonte de comprovação de resultado. matéria publicada no site da Band News Curitiba: "Mais de R$ 2 milhões foram arrecadados e repassados ao Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, por um imenso grupo de motociclistas. Eles promoveram o maior passeio beneficente Harley Davidson já realizado no planeta bem aqui, na capital paranaense, e dedicaram o feriado prolongado à causa em prol da instituição que é o principal centro de luta contra o câncer do sul do Brasil.

Ao todo, mais de 2,1 mil pessoas participaram do evento que incluiu, entre outras coisas, um show da banda Skank na quinta (12) à noite, um passeio ontem (sexta, 13) de manhã, um desfile que movimentou a cidade neste sábado (14) e até um grande almoço no Autódromo Internacional, que fica em Pinhais, na região metropolitana. (...)

Galeria de Fotos