Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Customer Experience Ecolab

Candidato: Alternativa F
Cliente: Ecolab Química
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
Estado: SP

A Agência:

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

O Cliente:

A Ecolab é líder mundial em tecnologias e serviços relacionados à água, higiene e energia. Todos os dias, busca tornar o mundo mais limpo, seguro e saudável, protegendo as pessoas e os recursos vitais.

Para isso conta o eROI℠, um valor exponencial do incremento em desempenho, eficiência operacional e impacto sustentável que fornece aos nossos clientes.

A medição é um componente crítico no processo para alcançar resultados exponenciais. Usando a exclusiva abordagem de valor eROI, é possível medir o impacto e quantificar o retorno dos clientes sobre o investimento para vincular os resultados de desempenho do cliente aos resultados ambientais e sociais e economias de custo para demonstrar os benefícios de sustentabilidade triplos nos resultados.


Ficha Técnica:
Local: Centro de Pesquisas do Cliente em Campinas
Mês de Implantação: Janeiro de 2018

Para a Ecolab, sustentabilidade é uma parte integrante de tudo que faz. Por meio de tecnologia, informação, serviço personalizado e treinamento, ajuda as empresas do mundo todo a obter resultados de negócio excepcionais e minimizamos o impacto ambiental e social. O trabalho que faz é importante, e a maneira como o faz é importante para os funcionários, clientes e comunidades.

Foca todos os dias em encontrar novas soluções para ajudar a fornecer água limpa, alimentos seguros, energia abundante e ambientes saudáveis, além de economizar água e energia e reduzir resíduos. A sua especialização ajuda seus clientes a reduzir a dependência de recursos naturais finitos e obter os melhores resultados pelo custo total mais baixo possível.
E com foco nesse seu direcionamento, a Ecolab buscava uma empresa para tirar esse seu discurso do papel e demonstrar na prática seus diferenciais para todos que visitassem o seu Centro de Pesquisas em Campinas, tanto profissionais da área, pesquisadores, estudantes e seus clientes. Tudo com o intuito de demonstrar como por meio da inovação é possível criar um mundo mais sustentável

Para isso contratou a Alternativa F para desenvolver um projeto de um Costumer Experience de Inovação e Sustentabilidade, e seu posterior evento de lançamento, para mergulhar todos no seu propósito, conhecendo seus produtos e serviços focados na sustentabilidade. Demonstrando como na sua história trabalhou para reduzir o consumo de água, emissões de carbono e o fluxo de resíduos, pensando no agora e também no futuro.

Para alcançar o objetivo de desenvolver um Centro de Inovação e Sustentabilidade por meio de um Costumer Experience no espaço de pesquisas em Campinas, era necessário passar na prática as novas tecnologias e soluções sustentáveis da Ecolab, desenvolvidas para oferecer competividade e reduzir o impacto ambiental.
E para isso tivemos alguns desafios nesse primeiro momento:

1. Como desenvolver um projeto para os 1.300 m² do Centro, sem poder construir nada, mover paredes, criar espaços? Afinal, o espaço tinha acabado de passar por uma grande reforma e nossas mudanças não poderiam ser estuturais.

2. Como tirar o conceito de sustentabilidade do papel demonstrando na prática o que a Ecolab faz?

3. Como transformar os 7 espaços de laborátorio em espaços atrativos e de fácil entendimento para o público em geral?

4. Como criar uma visita para que qualquer funcionário do Centro pudesse também dentro de um roteiro e uma ordem cronológica, apresentar todas as áreas em até 1h30?

5. Como trazer ideias criativas dentro de uma verba bem restrita, sem a possibilidade de investimento em Tecnologia?

6. Como convencer todos os participantes da importância da sustentabilidade.

Em primeiro lugar tivemos que fazer um mapeamento geral do espaço desenvolvendo uma planta real após a última reforma. Era importante criar uma história, desenvolver um roteiro com começo, meio e fim, onde fosse possível conhecer a Ecolab, sua história, suas áreas e a sua importância em relação a sustentabilidade e a importância da sustentabilidade para o mundo.
E dentro disso dividimos o espaço em 14 áreas diferentes:

1 ? Recepção ?Ecolab dá as boas-vindas?
Dentro da recepção que era muito simples a renovamos completamente trazendo um grande mapa em chapa de metal demonstrando a atuação da Ecolab em todo o mundo, uma parede adesivada com profissionais da Ecolab de diversas partes do mundo, com textos de Bem-vindos em variadas línguas e com uma TV com um filme introdutório de Ecolab e para vídeo de segurança. Nas paredes imagens retroiluminadas demonstrando pela primeira vez a importância da sustentabilidade com os temas: Água Limpa, Ambientes Saudáveis, Alimentos Seguros e Energia Abundante.

2 ? Escada ?Uma História de Inovação?
Para contextualizar a Ecolab para o visitante é muito importante passar a história de inovação da marca. Desde a sua criação por Merritt J, Osborn nos Estados Unidos em 1923, com seu primeiro produto, o Absorbit, que tinha como intuito limpar carpetes de hotéis sem precisar os retirar do local, o que era muito comum e deixava o quarto fechado por dias, fazendo os hotéis perderem dinheiro. Para demonstrar isso, por exemplo, tínhamos as fotos originais de Osborn, o mockup reproduzido do produto da época, uma maçaneta de quarto de hotel com um doorhang escrito de um lado, ?fechado para limpeza? e do outro ?livre para uso?. Para outros produtos seguimos a mesma linha com reprodução em mockup das embalagens da época dentro de nichos em formato de moléculas, elementos desenvolvidos em impressora 3D que remetiam ao benefício dos produtos, textos explicativos e elementos especiais. Por exemplo, ao falar do Mikroklene, produto de higiene para os soldados que salvou milhões de vidas na segunda guerra, tínhamos como elementos medalhas reais dos aliados, antiguidades da guerra. Ao demonstrarmos o Soilax, o principal produto da Ecolab durante muitos anos, reproduzimos como era vendido, em barris de madeira. A ideia dessa parede era ser totalmente criativa, informativa e interativa para demonstrar a sustentabilidade de maneira atraente.

3 ? Sala ?A Ecolab no Mundo?
A primeira sala visitada buscava demonstrar o tamanho da Ecolab e seu alcance no mundo e nos mais diversos setores de economia. Criamos um grande mapa em relevo em uma das paredes, demonstrando sua presença em indústrias, hospitais, comércios, em refinarias, campos de petróleo, fazendas e no campo, entre diversos outros locais.

4 ? Parede ?O Mundo até 2030?
Nesta parede um grande globo em relevo tratava do fato de que até 2030, estima-se que o mundo precisará de 40% mais água, 35% mais alimento e 30% mais de energia. E também das soluções sustentáveis da Ecolab para solucionar esses problemas.

5 ? Parede ?E-Roi e o Futuro?
O E-roi é uma ferramenta muito importante da Ecolab que consegue medir através de seus produtos e tecnologias, quanto está sendo economizado mundialmente, por hora, dia ou ano, de água, energia, emissões atmosféricas e resíduos. Para isso em uma TV desenvolvemos uma tabela interativa em real time onde os números são passados com precisão, demonstrando na prática o que é falado em teoria.

6 ? Parede ?Economizamos...?
Nesta parede a ideia é demonstrar a grandiosidade da Ecolab em relação a importantes questões do mundo. E para demonstrar de forma prática criamos uma série de elementos em impressora 3D e em neon, para tornar tudo mais moderno e próximo.
Em uma mão segurando bandeja de fast food criada em 3D:
Mantemos seguro 27% do processamento mundial de alimentos.
Em uma mão segurando copo de leite:
Garantimos que 42% do processamento mundial do leite seja feito higienicamente.
Em gotas d´água de neon:
Gerenciamos 4.5 trilhões de litros de água.
Em um raio de neon:
Gerenciamos processos e água para 22% da geração de energia elétrica no mundo.
Em barris de petróleo feitos em 3D:
Gerenciamos processos e água para 45% do petróleo produzido mundialmente.

7 ? Escada ?O Caminho da Sustentabilidade?.
Neste espaço em que a sustentabilidade era tema chave, a cobrimos inteira de vegetação, criamos uma grande letra caixa com a palavra sustentabilidade e abordamos os princípios da Ecolab na área.

8 ? Parede e Laboratório Water
Do lado de fora do laboratório de Water inserimos uma série de informações que demonstravam o quanto o economizado pela área no mundo representava. Isso de forma fácil e entendível, também com elementos recortados e interativos. Por exemplo:
A ? A economia de 3 trilhões de litros de água = necessidade anual de água para 2.8 bilhões de pessoas = a população somada da China, Índia e Brasil
B ? A economia de 16.1 bilhões de kw de energia = a energia utilizada durante 1 ano por 734 mil pessoas = ao consumo de energia elétrica dos habitantes de Frankfurt na Alemanha.
Já dentro do laboratório de Water, criamos uma parede com mapa recortado com LED demonstrando que mais de 30.000 equipamentos da Ecolab estão espalhados por todo o mundo e com vídeos explicativos.

9 ? Laboratório Paper
No laboratório de Paper criamos uma área interativa que demonstrava todas as etapas de fabricação do papel e o material resultante de cada uma delas, além de um importante produto com seu vídeo de exibição, o Pareto.

10 ? Laboratório Oil & Gas
Para este espaço, adesivamos suas paredes para remeter a uma grande plataforma de petróleo e inserimos vídeos demonstrando seus diferenciais.

11 ? Laboratório A&B e Institutional
Dentro do laboratório de A&B e Institutional, recriamos uma lavanderia industrial, uma cozinha industrial e uma fábrica de lavagem de garrafas, incluindo uma esteira real. Dentro desta sala é possível demonstrar de forma real como funciona, os produtos Ecolab dentro de necessidades específicas. Já em suas paredes do lado de fora demonstramos através de adesivos de recortes em sua janelas o ciclo 360 graus na cadeia entre os produtores e consumidores, além de dados que demonstram a sustentabilidade na área com números e elementos criados em impressora 3D como:
A ? Lavamos mais de 86 milhões de mãos.
B ? Limpamos mais de 8000 quilômetros de tubos de produtos lácteos.

12 ? Laboratório Mining
Para a área de Mining, além de adesivarmos todo o laboratório e colocarmos vídeos dos produtos em ação, criamos uma amostra interativa com os diversos tipos de minérios trabalhados pela empresa.

13 ? Áreas de Coffee ?Café com Ideias?
Para as duas áreas de coffee criamos espaços para relacionamento com inspiração em lojas cafés boutiques. Um espaço para relaxar que também trazia elementos em mock up, como salgados e doces, além de painel com imagens de comida, mas no lugar do nome de sanduíches, trocamos pelo nome dos produtos Ecolab.

14 ? Salas de Reunião Temáticas
As salas de reunião que antes eram completamente brancas, ganharam o nome dos pilares da Ecolab e foram customizados com grandes imagens, da seguinte forma: Água Limpa, Ambientes Saudáveis, Alimentos Seguros e Energia Abundante.

Por representar um lançamento importante para a companhia, o Centro de Inovação gerou uma série de matérias dentro da mídia especializada e do setor de Sustentabilidade, tratando de sua modernidade e seus benefícios.

Matéria Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável:

http://cebds.org/noticias/ecolab-inaugura-centro-de-inovacao-em-campinas/#.W7UTk2hKjIU

Matéria do Diário Comércio Indústria e Negócios:

https://www.dci.com.br/dci-sp/ecolab-lanca-centro-de-inovac-o-em-campinas-1.700815

Matéria do Saneamento Ambiental:

http://www.sambiental.com.br/noticias/novo-centro-de-inova%C3%A7%C3%A3o-em-campinas

Matéria da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial:

http://www.aberje.com.br/ecolab-investe-em-centro-de-pesquisa-e-desenvolvimento-em-campinas-para-promover-inovacao-e-interacao/

Matéria da Panorama de Negócios:

https://www.panoramadenegocios.com.br/ecolab-investe-em-centro-de-pesquisa-e-desenvolvimento-em-campinas/

Conteúdo da Matéria:
?Ecolab investe em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Campinas para promover inovação e interação?

?O novo Centro de Inovação permite aos visitantes, por meio de recursos modernos e interativos, entender as tecnologias e soluções da Ecolab para tornar o mundo mais limpo, seguro e saudável?

?São Paulo, 11 abril de 2018 ? A Ecolab, líder mundial em tecnologias e serviços de água, higiene e energia, acaba de inaugurar o seu novo Centro de Inovação, na cidade de Campinas, São Paulo, onde já está localizado um dos seus Centros de Pesquisas, Desenvolvimento e Engenharia.
No mundo, a companhia possui 19 centros tecnológicos, reconhecidos globalmente e voltados para promover inovação nas áreas química, tratamento de água e energia, antimicrobianos, higiene, controle de corrosão, polímeros e surfactantes. Os 1.300 m² do Centro de Pesquisa de Campinas contam com 7 laboratórios de alta tecnologia e especialistas de nível internacional, e fornece serviços e suporte aos negócios e clientes da Ecolab no Brasil e América Latina.
"Este investimento representa mais um passo importante para a Ecolab no Brasil. Nossos clientes estão solicitando, cada vez mais, novas tecnologias e soluções sustentáveis, para ajudá-los a manter a competividade e reduzir seu impacto ambiental", diz Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral da Ecolab Brasil.
"O Centro de Inovação intensifica a posição da Ecolab como empresa líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor químico e reforça o nosso compromisso em fornecer soluções para os maiores desafios globais. Até 2030, o mundo precisará de 25% mais energia, 35% mais de alimentos e 40% mais de água", acrescenta Ledezma.
O Centro de Inovação e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da Ecolab são pilares para o crescimento da empresa no Brasil, uma vez que reúnem ambiente de aprendizado inovador, conhecimento técnico especializado, tecnologia de ponta e agilidade na entrega de soluções que garantem segurança, eficiência operacional e preservação ambiental. Além disso, oferece um portfólio variado de soluções, para diferentes segmentos industriais, que tem como objetivo ajudar as empresas a fornecerem água limpa, alimentos seguros e energia abundante, além de garantirem ambientes saudáveis.?

RESULTADOS

Tempo e Profissionais:
Para este projeto que teve como intuito demonstrar como por meio da inovação é possível criar um mundo mais sustentável, tivemos cerca de 6 meses de pré-produção com cerca de 40 profissionais envolvidos e implementamos o projeto em cerca de 3 semanas, com os laboratórios em pleno funcionamento, pois não era possível parar o dia a dia em Campinas.

Planos para os próximos anos:
O desenvolvimento do Customer Experience da Ecolab foi um verdadeiro sucesso. Altas taxas de feedback positivos vieram por parte da mídia especializada, clientes, instituições de ensino e internamente. E isso fez com que Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral da Ecolab Brasil, quisesse expandir a experiência além do Centro de Pesquisas de Campinas para o escritório central na Barra Funda. A Alternativa F já começou a desenvolver esse projeto e trabalho que deve ser entregue em 2019.

Pesquisas:
Por meio de pesquisas desenvolvidas com os visitantes do Centro de inovação e Sustentabilidade, foi também possível medir um nível de aprovação de 99% dentro dos quesitos: informação, interatividade, comunicação e cenografia.