Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Estande Aspen Pharma - Copa 2018

Aspen Pharma no Congresso Brasileiro de Anestesiologia 2018 - COPA

Candidato: Dio Marketing
Cliente: Aspen Pharma
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo
Estado: SP

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Evento Corporativo

Aspen Pharma
A Aspen Pharma do Brasil é subsidiária da Aspen Pharmacare, marca líder do continente africano e uma das 20 maiores do segmento de branded generic no mundo. A Aspen Pharmacare está presente nos seis continentes, e fornece medicamentos para mais de 150 países. O Grupo entrou oficialmente no mercado brasileiro em 2009 com a missão de abastecer o mercado interno de medicamentos e com foco em crescimento através de aquisições globais de outras multinacionais.
A Aspen Pharma possui uma linha de produtos abrangente que engloba medicamentos de marca, similares, genéricos, fitoterápicos, biológicos, alimentos e cosméticos que fazem parte do dia a dia dos consumidores brasileiros. Nos últimos anos a Aspen Pharma adquiriu globalmente uma importante linha de 9 anestésicos, reforçando a sua presença no Brasil e liderando o setor com destaque para o anestésico Diprivan.
Esta aquisição marcou a entrada da farmacêutica no mercado dos anestésicos.

Dio Marketing
Experiências que marcam
Há 7 anos no mercado, a Dio Marketing é focada em criar, planejar e realizar experiências capazes de fortalecer a relação entre marcas e pessoas. Nossa missão é possibilitar crescimento e inovações nos negócios dos nossos clientes por meio de soluções estratégicas inovadoras e entregas baseadas na qualidade da execução e dos resultados. Durante esses anos já realizamos, por todo o Brasil e até na França, uma série de convenções de vendas, congressos, lançamentos de produtos, promoções de vendas, campanhas de incentivo, campanhas de endomarketing, coletivas de imprensa e ativações diversas de marca.

Congresso Paulista de Anestesiologia - COPA
O Congresso Paulista de Anestesiologia - COPA - é um dos mais importantes eventos da anestesiologia brasileira. Reuniu de 26 a 29 de abril de 2018, na cidade de São Paulo, os mais renomados especialistas nacionais e internacionais. Foram quase 3000 participantes ao longo de quatro dias de workshops, conferências, refresher courses e mesas redondas que discutiram o cuidado multidisciplinar perioperatório, promoveram a confraternização entre os experts da anestesia paulista, brasileira e mundial e contribuíram para alavancar o conhecimento e a qualidade da assistência ao paciente, além do fomento à pesquisa, à gestão e à melhoria das condições de trabalho do médico anestesista.

Vídeo

Galeria de Fotos

Ficha Técnica do Evento:
Nome da Feira, Exposição ou Congresso: Congresso Paulista de Anestesiologia - COPA 2018
Metragem: 200m2
Tema: Programa de educação Continuada em Anestesia para Residentes
Público estimado: 4500 pessoas
Local de realização: Transamérica Expo Center SP - São Paulo - SP - Brasil Inicio: 26 de abril de 2018
Encerramento: 29 de abril de 2018
Periodicidade: anual
Entidade ou empresa promotora: Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
Abrangência, atividades paralelas; conceito do evento, projeto, desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado. Sua origem e evolução até o presente.

Descrição do trabalho
Criação de um estande, contemplando estrutura, decoração, iluminação, comunicação visual e ativações diversas, para divulgação e promoção da linha de anestésicos da Aspen Pharma no Congresso Paulista de Anestesiologia a fim de consolidar a entrada da empresa no mercado brasileiro de anestésicos. Mais do que divulgar e promover a nova linha de anestésicos da Aspen Pharma, era preciso gerar experiências positivas, engajamento e, principalmente, residual de marca para os médicos visitantes por meio de ações envolventes e relevantes. Assim o estande contou com as seguintes ativações:

> Realização de aulas médicas sobre prática de Anestesia Intravenosa para médicos congressistas.

> Criação e operacionalização do ?Lounge dos Residentes?, um espaço com ativações diversas a fim de gerar relacionamento da marca com médicos-residentes, futuros prescritores dos produtos Aspen Pharma.

> Criação e operacionalização de uma ?Área VIP? para os palestrantes do Congresso, com ativações visando o relacionamento da marca com o seu público-alvo.

> Criação de um espaço de ?Mídia Desk? para apoio aos participantes com estações de trabalho e internet.

> Realização de Simpósio Médico para 600 congressistas durante o Congresso, sobre o tema do Congresso, ?Programa de educação Continuada em Anestesia para Residentes


Plantas: Planta baixa do evento, apontando a localização do estande; Planta baixa do estande, onde constam as medidas e a metragem do mesmo.

CONTEÚDO

Mais do que criar um estande, contemplando sua estrutura, decoração, iluminação, comunicação visual e ativações diversas, para divulgação e promoção da linha de anestésicos da Aspen Pharma no Congresso Paulista de Anestesiologia, era preciso gerar experiências positivas, engajamento e, principalmente, residual da marca para os médicos visitantes, um público tradicionalmente muito disputado e com muitas opções de atividades dentro do Congresso.
Assim, o grande diferencial do estande foi a viabilização de aulas práticas com hands on para 600 médicos congressistas. Recriamos, dentro do estande, uma aula prática de alto nível como as aulas das grandes faculdades ministradas por professores renomados.
Nessas aulas, viabilizamos o manuseio de bombas de injeção, aplicação do produto e descarte farmacológico dos seus componentes. Esse descarte só foi possível graças um balcão especialmente projetado para a sala de aula e cujo interior continha depósitos e tubulação própria, garantindo máxima segurança na manipulação dos produtos.
Considerando que o mercado de anestésicos é relativamente novo para a marca, que atua nesse segmento há apenas dois anos, as ativações no estande consolidaram para o público a marca Aspen Pharma como um dos principais players do setor, uma vez que as aulas médicas ministradas focaram nas práticas de técnicas de utilização e aplicação do produto anestésico carro-chefe da companhia nessa área: Diprivan. As aulas foram ministradas pelos mais conceituados especialistas.
O estande da Aspen Pharma proporcionou também um momento de descontração e relaxamento para os médicos congressistas durante as pausas e intervalos das aulas e palestras do congresso por meio de espaços de convivência, descanso, massagem, serviços de maquiagem.

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES
Processos criativos, busca da excelência em qualidade, acabamento, comunicação visual e segurança, mediante utilização de produtos e serviços inovadores e de novas tecnologias.
Execução do projeto, obedecendo ao briefing do cliente, buscando oferecer diferenciais competitivos, metas de eficiência, estratégias de comunicação durante a construção do estande, mediante utilização dos materiais mais adequados à proposta de trabalho estabelecida. Relatório de fechamento, publicação interna, externa e especifica, entre outros.

Para responder ao briefing do cliente criamos e produzimos:

Sala de aula com sistema de descarte: criamos uma sala de aula dentro do estande para que aulas práticas fossem ministradas, inclusive com manuseio de equipamentos (bombas de injeção) e aplicação do produto. Para viabilizar o descarte farmacológico adequado e garantir a manipulação segura dos equipamentos e componentes, desenvolvemos um balcão especial cujo interior possuía depósitos e tubulação própria.

Lounge dos Residentes: críamos uma área de lazer especialmente para os médicos-residentes proporcionando a eles momentos de descontração por meio de jogos, massagens, maquiagem, A&B diferenciado. Essa área ficou disponível para os visitantes durante todos os dias de feira.

Mídia Desk: criamos uma estação com toda a estrutura necessária para os médicos congressistas trabalharem, finalizarem e imprimirem seus trabalhos, durante os quatro dias de Congresso.

Área VIP para palestrantes do Congresso: criamos uma área de acesso restrito e limitado onde os palestrantes podiam fazer suas refeições de forma tranquila e confortável, sem encarrar as habituais filas dos Congressos. Disponibilizamos 12 horas diárias e contínuas de serviço de A&B, além de um espaço de relaxamento com massagem shiatsu, maquiadores profissionais e espaço de convivência para troca de informações e experiências.

Simpósio Médico: ministramos um simpósio médico para 300 médicos congressistas com demonstração prática das técnicas de anestesia intravenosa.

Programação
Todas as áreas do nosso estande funcionaram 12 horas/dia, durante os 4 dias de Congresso.

O Fluxo
A fim de priorizar a agilidade e proporcionar facilidade de movimentação do público, criamos não apenas uma área de credenciamento e inscrição para as aulas médicas e demais atividades que disponibilizamos ao longo dos quatro dias de Congresso, como também um sistema de envio de mensagem individual e personalizada. Cada um dos participantes recebia, 15 minutos antes do início da atividade para a qual estava inscrito, uma mensagem lembrete com o horário e a atividade ou aula médica que estava por se iniciar. Essa ferramenta garantiu a liberdade de circulação no Congresso de todos participantes inscritos que puderam se programar e assistir a todo o conteúdo restante, sem correr o risco de perder as atividades oferecidas pela Aspen Pharma.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS
Demostrar que as metas e objetivos propostos pelo cliente no briefing foram atingidos.
Comparar o serviço, materiais e produtos com os utilizados em edições anteriores. Fazer relatórios de desempenho e geração de negócios decorrentes do serviço ou produto. Demonstrar os resultado decorrentes do trabalho desenvolvido no sentido de melhorar seu desempenho. Mídia espontânea - indicadores de retorno. Pesquisas de satisfação dos diversos stakeholders do projeto e, principalmente, indicadores de sustentabilidade.

O resultado
A grande área do estande, com cerca de 200 m2, criou uma verdadeira mancha azul no espaço do Congresso e se tornou referência de localização e ponto de encontro. Além disso, mais do que marcar presença e promover sua nova linha de anestésicos no Congresso Paulista de Anestesiologia, o estande proporcionou experiências positivas, engajamento e, principalmente, residual de marca para os médicos visitantes, consolidando a importância da Aspen Pharma no segmento de anestesiologia brasileiro. O retorno para a marca foi evidente e testemunhado diretamente pelo depoimento do cliente.

Galeria de Fotos