Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Convenção de Vendas Liberty Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Liberty Seguros
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional
Estado: SP

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Convenção Nacional

A Agência:
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.
Sobre o cliente:
A Liberty Seguros é a subsidiária brasileira do Grupo Liberty Mutual, uma das maiores companhias de seguros do mundo. No Brasil desde 1996, a seguradora tem uma carteira de 1,9 milhão de segurados e cerca de 1800 funcionários. O propósito da companhia é entregar tranquilidade todos os dias ajudando os clientes a preservar o que mais valorizam. A Liberty está presente em 71 filiais em todo o Brasil e é pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade.

Sobre o Evento:
A Liberty Seguros realiza, bianualmente, sua Convenção de Vendas, cujos objetivos principais são: engajar e motivar líderes, refletir sobre o passado, planejar o futuro, preparar o time para os próximos 2 anos e reconhecer talentos. São 3 dias de evento com 400 participantes que chegam de todos os lugares do Brasil e a agenda conta com palestras, reuniões, treinamentos, dinâmicas e festas.

Buscando uma agência que pudesse cuidar do evento em sua totalidade, pensar fora da caixa e auxiliar com um conteúdo de peso, a Liberty Seguros contratou a Alternativa F Eventos para operacionalizar o pré, durante e pós evento, incluindo transporte, hospedagem, comunicação, cenografia, decoração, A&B, palestrantes, entretenimento, entre várias outras necessidades.

Ficha Técnica:
Tema: O show é seu!
Perfil do Público Alvo: Líderes e equipe comercial, 50% homens e 50% mulheres
Número de participantes: 400
Local: Sofitel Jequitimar Guarujá
Data: 24, 25 e 26 de abril de 2018

Vídeo

O Conceito
O principal desafio da Alternativa F foi transformar esta Convenção de Vendas em um evento lúdico, atrativo, leve e que ao mesmo tempo tivesse conteúdo através de ativações que despertariam todo o potencial de liderança do grupo.

Com esse desafio em mãos, a primeira etapa foi pensar e desenvolver o conceito do evento, pois a Liberty havia passado por algumas mudanças: investindo em novas ferramentas, modernizando processos e qualificando a equipe, e o momento atual era de incentivar a equipe a utilizar o que ele aprendeu, era hora dele assumir a responsabilidade e fazer a diferença no resultado = accountability.

Por isso, buscamos criar um tema bem lúdico, criar um enredo que envolvesse a todos, fazendo uma amarração com os objetivos e conteúdo, e a primeira coisa que nos veio à mente foi: vamos criar um festival!

Mas afinal, o que é festival?
Algo festivo, alegre, aprazível;
Grande Encontro ou festa musical;
Uma série de representações consagradas a uma arte, a um artista ou, no nosso caso, a uma empresa.

Quisemos, desta forma, transformar a Convenção de 2018 em um grande festival em que todos se envolvam de forma verdadeira. Colocando cada um dos participantes como protagonistas e abordando o tema accountability de forma aprofundada. Para que cada momento criado contribuísse para o todo e para que todos saíssem desse encontro com a mensagem absorvida e com um alto grau de residual.

Vendemos, junto com o conceito principal, um vídeo que continha um resumo da inspiração que chegava ao tema do evento. Veja o texto inspiracional abaixo para saber como chegamos ao tema.

?Pare tudo. Respire fundo.
Agora, olhe para o céu.
Um lugar repleto de estrelas.
Mas cada uma individual e única.
Com brilho próprio.
Nele, você vai descobrir que é uma delas, vai conhecer um local onde justificativas são desnecessárias.
Onde frases como: ?eu não recebi o e-mail?, ?não deu tempo de fazer?, ?esse problema não é meu? se perdem no vácuo.
Onde o que vale de verdade é o protagonismo.
Nesse espaço as ferramentas estão nas suas mãos.
Os instrumentos estão afinados.
Você tem voz própria.
Prontos para conhece-lo?
Sejam muito bem-vindos a Convenção de Vendas 2018.
Um verdadeiro festival de afinação e conquistas.
Um show em que você é o verdadeiro protagonista e está sob os holofotes.
Onde seu talento individual tem todo o espaço para se destacar, principalmente com o grupo de serviços e ferramentas que estão por trás de você, dando todo o apoio.
Chegou o momento de você ser responsável por envolver e colocar para fora o melhor de si.
Tomar o centro do palco e mostrar porque você é uma estrela.
Sem desculpability.
Com responsabilidade e atitude positiva.
Transformando adversidades em desafios e desafios em oportunidades.

Convenção de Vendas 2018 Liberty Seguros.
O Show É Seu. Bilhar Só Depende Você!?

Identidade Visual:
A identidade visual buscou unir a modernidade da comunicação que os pôsteres de festivais sempre apresentaram, por meio da ideia do neon, com um visual que também remeta à Liberty Seguros, por meio de cores e ícones.

2) Pré-evento
Um dos diferenciais de um festival é a expectativa de receber a lista de atrações, por isso, criamos uma série de peças que iam divulgando detalhes do evento aos poucos e em alguns dias antes, divulgamos todos os detalhes em um line up especial que veio junto com o ingresso que ele deveria imprimir e apresentar no momento do credenciamento.

Além disso, um dos pontos altos do pré-evento, foi a criação do Concurso ?Talento para Brilhar?, onde os participantes poderiam se inscrever para serem um a das atrações principais da primeira festa do evento.

3) A Cenografia
E não adianta falarmos de festival se não mostrarmos o seu real sentido, o de impactar com as suas grandiosas cenografias. Pensando nisso usamos estruturas de andaimes com banners que tinham as palavras de ordem mais importantes da Convenção, box truss nas laterais do palco com luzes que deixavam a plenária mais viva e traziam destaque para os principais momentos, fundo de palco com notas musicais em neon e duas grandes telas redondas que tiveram projeção mapeada. O grande diferencial das telas é que 100% do conteúdo do evento foi desenvolvido de forma circular e podíamos usá-las como recurso vivo da plenária para passar vinhetas como globo espelhado, disco de vinil, clipes de rock n?roll, dentre outros efeitos.

4) Agenda
A agenda do evento foi montada para que o convidado pudesse ter, dia a dia, uma diferente experiência. A seguir, explicaremos passo a passo do que desenvolvemos e dos principais pontos da programação do evento.

1º Dia
Logo ao chegar no evento, o participante deveria passar pelo check in em formato de bilheteria como o dos grandes festivais, onde estava sendo o credenciamento. Neste local, ele recebia seu kit do festival, com 3 camisetas temáticas e um crachá com o line-up completo da convenção. Após esse momento os participantes almoçaram no restaurante no hotel.

Ao chegar a hora, abrimos os portões do nosso festival com muito rock n?roll e assim que todos estivessem acomodados começaríamos um dos momentos mais marcantes dessa convenção, a abertura. Nesse momento, apagam-se as luzes e passa um vídeo inspirado nos dizeres do conceito já detalhado acima, porém, ao final do vídeo, entram os covers do Jimmy Hendrix, Cazuza e Fred Mercury, um a um, para representar as mais famosas cenas ocorridas em festivais como Woodstock e Rock in Rio. Ao final dos atos dos covers, nós lançamos a música que mais iria impactar os próximos 3 dias de evento: o jingle da convenção, onde distribuímos leques com a letra e neste momento havia transmissão na tela para dizer que brilhar só dependia de quem estava ali.
Veja abaixo um trecho do refrão do jingle:

?O show é meu,
Brilhar só depende de mim
O show é seu,
Só depende de nós
O show é seu,
Protagonista do início ao fim,
Brilhar só depende de você?

Ao final do jingle, tivemos a entrada triunfal de Marcos Machini, o Vice Presidente Comercial da Liberty Seguros, fazendo um solo de guitarra e animando todos ali presentes.

O dia continuou com apresentações sobre resultados e finalizou com uma palestra do especialista em accountability, João Cordeiro.

A noite teríamos uma festa na mesma sala da plenária, mas agora em mesas redondas, por isso, criamos uma cenografia versátil que poderia ser modificada dependendo do momento do evento. A festa teve o tema da convenção ?O Show é Seu?, e para mudar o cenário trouxemos uma cortina metalizada com o logo do evento, mudamos o conteúdo das telas, mudamos a iluminação e o formato foi trocado para mesas redondas decoradas com mini guitarras em LED.

A grande atração da noite foi a Banda Live Karaokê que convidou a todos para dar um show no palco e também serviu para mediar o show de talentos. No show de talentos tivemos, aproximadamente, 10 atrações que variaram entre dublagens, paródias, músicas e danças. Um sucesso absoluto que fez com que o público ficasse muito mais integrado. Ao final do concurso, todos os participantes puderam votar e eleger quem seria o ?Disco de Ouro? da Convenção. Este foi um momento para incentivar o colaborador a ser protagonista, ser responsável, mostrar do que é capaz.

2º Dia
No segundo dia, após o café da manhã, a plenária iniciou falando sobre estratégias para o próximo ano. Na sequência os s participantes almoçaram no restaurante do hotel.

Logo após o almoço demos início da dinâmica ?Liberty Music Festival?, onde todos divididos em grupos, deveriam trabalhar pilares como estratégia, trabalho em equipe, pensar diferente, cuidando de toda a logística de um grupo em um festival. Ou seja, cada um tinha um objetivo, um perfil de cliente e diferentes palcos e deveriam, com responsabilidade e atitude, chegar a etapa final com clientes satisfeitos.

Após o coffee break da tarde, voltamos para a plenária com a premiação ?Best Pratice?. Essa premiação foi referente a um programa onde práticas de sucesso são dividas com todas as regiões e votadas para serem implantadas dentro da companhia. E esse foi o momento em que os premiados apresentaram suas ideias e foram reconhecidos.

Depois desse momento, o VP encerrou o dia.

A noite teríamos mais uma festa na mesma sala da plenária, mas agora em formato lounge, por isso, criamos uma cenografia versátil que poderia ser modificada dependendo do momento do evento. A festa teve o tema ?Atitude Rock n? Roll?, que demonstrou que fundamental para o protagonismo é ter sempre muita atitude. Mas uma atitude diferente, rock n´roll. Aquela que é ousada, demonstra força, criatividade, talento e persistência. A mesma que faz você chegar na frente do seu público e dar um verdadeiro show de afinação, conhecimento e vendas.

E para mudar o cenário trouxemos uma cortina de tecido vermelho com o logo da noite, mudamos o conteúdo das telas, mudamos a iluminação, trouxemos sets fotográficos e amplificadores cenográficos e o formato foi trocado para lounges modernos, já que todos haviam jantado no Restaurante.

A atração da noite foi a Banda Os Imortais, que trouxe os covers oficiais do Cazuza e Tim Maia. Ao final do show, ainda tivemos DJ para tocar as mais famosas trilhas dos festivais de verão de Salvador, vila mix, dentre outros.

3º Dia:
No último dia a intenção era motivar o colaborador para que ele voltasse para sua regional pronto para colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu nesses dias.

E nada melhor do que uma palestra musical com Dill Casella para trazer esse astral. A palestra foi intitulada ?Atitude Beatle para fazer acontecer? e teve uma banda ao vivo que tocava os maiores sucessos da história dos Beatles e assim o palestrante fazia ligações entre a história deles e os momentos corporativos. Uma palestra tão marcante que foi aplaudida em pé pelas 400 pessoas.

E para que todos voltassem para casa relaxados e com o conteúdo absorvido, tivemos uma palestra explicando as mais famosas técnicas da tendência Mindfulness: que é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço gentil de não-julgar nossa experiência. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstância difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

Com essa mensagem, terminamos a convenção com um lindo discurso do VP Comercial Marcos Machini que, com a música ?Trem Bala? fez todos caírem em lágrimas. Um final emocionante para uma convenção super especial.

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar a convenção em uma experiência exclusiva e diferenciada aos convidados.

1 ? Como passar uma grande quantidade de conteúdo em poucos dias de evento, sem fazer com que ficasse cansativo para os participantes?
A solução foi a escolha do tema, que trouxe leveza, descontração e dinamismo para a plenária e para os conteúdos. A ligação que as pessoas têm com a música fez com que a alta energia fosse mantida por todo o evento. Afinal, quem nunca escutou uma música e lembrou de ótimos momentos em família, no amor ou até mesmo no trabalho?

2 ? Como fazer diferentes momentos de reuniões e festas em uma única sala?
Quando recebemos o briefing da Convenção, o Sofitel Jequitimar já havia sido escolhido e por este motivo tínhamos apenas uma sala grande para a realização de todas as atividades. Então, a solução foi pensar diferente e trazer uma cenografia que sofria uma metamorfose e assim fazia com que o espaço mudasse completamente a sua cara. O jogo de luzes também foi personagem principal para que essa mudança fosse feita, pois horas a sala estava azul, horas vermelha, horas amarela. O resultado foi que todos ficavam surpresos quando as portas reabriam.

3 ? Como fazer grandes viradas de salas em poucas horas?
Esse, para nós, foi o maior desafio de todos, pois as salas deveriam ser viradas tanto na hora da dinâmica, quanto nas duas festas e para ambos os casos tínhamos no máximo 2 horas e meia. Por isso, a solução foi planejar com bastante antecedência a planta baixa para entender como nos movimentaríamos, contratar equipe extra de carregadores e usar a expertise do hotel para nos auxiliar.

4 ? Como usar o recurso de tela circular e trabalhar todos os conteúdos dentro dele?
A Liberty embarcou com a Alternativa F nesse desafio e quis desenvolver todo o conteúdo da diretoria em tela redonda também, por isso, criamos uma máscara com bastante antecedência que dizia a área útil da tela para assim o conteúdo ser disposto.

Como resultado geral, a Convenção foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento. Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 98% avaliando total satisfação.
Dados Gerais:

A formalização da Liberty Seguros veio com 4 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 3 meses até a data da montagem.

Foram mais de 20 reuniões de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto tivemos 2 atendimentos, 2 produtores, 2 profissionais de emissão de aéreo e 3 designers da Alternativa F.

Dentro do hotel, a construção do projeto levou 24 horas, com aproximadamente 12 horas de trabalho diárias em escala de revezamento.

A equipe completa foi formada por mais de 60 profissionais, diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Durante o evento, a equipe da Alternativa F estava composta por 12 pessoas, sendo 2 Sócios Diretores, 2 Atendimentos e 8 produtores.