Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: 46th IUPAC - World Chemistry Congress

46th IUPAC WORLD CHEMISTRY CONGRESS

Candidato: MCI Brasil
Cliente: Sociedade Brasileira de Química
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Internacional
Estado: SP

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Congresso Internacional

Ficha Técnica do Congresso:
Título e marca fantasia: IUPAC 2017 - World Chemistry Congress
Número de participantes locais e internacionais: 3.512 participantes de 66 países
Local: WTC Sheraton São Paulo, SP
Data: de 7 a 14 de julho de 2017
Periodicidade: bianual
Abrangência: internacional
Eventos e atividades paralelas: 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química; Abiquim Seminar on Technology and Innovation 2017; Panel discussion Future of the Chemical Sciences
Entidades promotoras: IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada
Co-promotoras: Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
Expositores:
AB Sciex Comercio de Instrumentos Laboratoriais Ltda.
ACS - American Chemical Society
ACS - American Chemical Society
Agilent
Allcrom
Anton Paar
ÁTOMO E ALÍNEA EDITORAS
Auto Analítica
Bruker Do Brasil
BUCHI Brasil
CRQ-III
De Gruyter
DFG
Eastman Chemical
Elsevier B.V.
Frontiers
Horiba Instruments
M. Braun
MARTE CIENTÍFICA
Merck
Metrohm
NOVA ANALÍTICA
Ocean Optics
PEAK COMÉRCIO
Quantum Design
RSC ? Royal Society of Chemistry
SHIMADZU DO BRASIL
Springer Nature
Techscientific
Thermo Fischer
Waters Technologies

A Sociedade Brasileira de Química retornou da Coréia do Sul no centro das atenções globais em Química! E com todos os esforços direcionados para a organização do Congresso Mundial de Química da IUPAC em São Paulo em 2017.

E iniciou-se a preparação para o maior encontro da comunidade química mundial, que foi realizado no Brasil em julho de 2017. O Congresso Mundial de Química 2017 da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC 2017) foi lançado pela delegação da Sociedade Brasileira de Química, que esteve em Busan, na Coreia do Sul, participando da reunião IUPAC 2015 antes do evento ser realizado no Brasil. Com um estande no evento puderam mostrar as diversas atrações brasileiras, além do local do evento - o WTC Sheraton em São Paulo.

O posicionamento da Sociedade Brasileira de Química na IUPAC 2015 atraiu muitos estudantes, pesquisadores e professores de todo o mundo. A comunidade química mundial começou a direcionar seus olhares para o Brasil.

O IUPAC 2017 foi apresentado em duas ocasiões durante a reunião da IUPAC 2015 para membros da IUPAC, diretores e representantes de várias organizações científicas. Além de apresentar a Sociedade Brasileira de Química, foram discutidos detalhes sobre planejamento de eventos e infraestrutura local.

Galeria de Fotos

São Paulo foi fator importante para que o Congresso Mundial de Química fosse realizado no Brasil, a cidade é hoje uma das maiores e mais dinâmicas cidades do mundo, que agora recebe mais de 90 mil eventos por ano. Esta cidade multicultural não se limita a uma população diversificada: possui infraestrutura de primeiro mundo, hotéis de classe mundial, grande gastronomia, museus de classe mundial e muita cultura, música, shows e atrações para todos os antecedentes culturais, idade, gosto e despesas. A localização do evento, no Sheraton WTC, proporciona uma experiência para os convidados além do evento. Pelas opções de lazer e entretenimento que possui nos arredores do complexo.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada e organizado pela MCI Brasil.

Pela primeira vez na América do Sul, podemos trazer um continente inteiro de produtos químicos mais próximos da comunidade global da IUPAC. Isto foi marcando para a comunidade Química da IUPAC, energizado pela paixão, hospitalidade e criatividade do povo brasileiro. Em quase 100 anos de existência foi a primeira vez que o continente sul-americano sediou o evento, que teve importância histórica.

O principal desafio foi ter uma grande plenária e outras diversas tracks em um complexo com limite de quantidade de salas para todas as salas de palestras.

O evento tradicionalmente utiliza salas de plenárias em auditório, e a nossa proposta foi utilizar formato arena para otimizar espaço, custo e logística de pessoas.

A solução proposta foi aprovada, e pela primeira vez foi feita a montagem de plenária em formato arena no evento. Nela foram apresentadas as principais palestras e em outros momentos do evento pudemos contar, neste mesmo espaço, com 8 tracks simultâneas. Utilizamos a tecnologia de transmissão continuada, que é o auditório mudo.

Também utilizamos o teatro do WTC divido em 2 tracks, onde em momentos era utilizada para uma única palestra de maior audiência e quando os temas eram de menor audiência era dividida em duas plenárias.

Galeria de Fotos

O 46º Congresso Mundial de Química, 40ª Assembleia Geral da IUPAC, realizado de 7 a 14 de julho de 2017 em São Paulo, contou com a participação de 3.512 participantes de 66 países. Entre elas, a apresentação de 3 laureados do Prêmio Nobel.

? Ada E. Yonath (Prêmio Nobel 2009), Weizmann Institute of Science (Israel)
? SIR J. Fraser Stoddart (Prêmio Nobel 2016), Departamento de Química - Northwestern University (EUA)
? Robert Huber (Prêmio Nobel 1988), Instituto Max Planck de Bioquímica (Alemanha)

Foram apresentados 2.320 resumos durante os 5 dias do congresso, em sessões orais ou posteriores.