Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Mercado Livre Experience

Candidato: Agência People
Cliente: Mercado Livre
Segmento: Eventos
Categoria: Seminário e Fórum
Estado: SP

A People é agência 100% brasileira que há 5 anos atua fortemente no mercado de Live Marketing com o propósito de surpreender pessoas e superar expectativas.

Com característica de buscar excelência no desenvolvimento e execução dos seus trabalhos, a agência vem se despontando na realização de grandes desafios em pouco tempo de existência.
No portfólio da People já constam eventos e projetos de sucesso:
O maior evento corporativo da América Latina (Workshop de Gerentes e POBJ Bradesco 2016 e 2017), um dos maiores eventos de e-commerce do Brasil (Mercado Livre Experience 2017 e 2018), iniciativas sociais, inspiradoras e projetos inovadores (Estação Hack e Boost Your Business Facebook 2017 e 2018), a abertura da loja dos carros de luxo mais desejados do mundo (McLaren 2018), entre muitos outros trabalhos para clientes como Bayer, Jornal Valor, Audi, Honda, Bridgestone, Pirelli etc.

PEOPLE LIVE EXPERIENCE

Av Diógenes Ribeiro de Lima, 567, Alto de Pinheiros. São Paulo. SP.

O cliente: MERCADO LIVRE

O Mercado Livre é uma das maiores empresas de e-commerce do mundo, tendo em sua plataforma várias ferramentas que permitem compras e vendas seguras para os usuários e empresários.
Anualmente, o Mercado Livre, realiza um evento de inovação, tecnologia e experiências que contribuem para integrar desenvolvedores e vendedores, e assim gerar novas oportunidades de negócios.

O evento: MERCADO LIVRE EXPERIENCE, sua origem e DNA

O Mercado Livre Experience (MELIXP) é um evento de inovação, tecnologia e experiências que nasceu da união de 2 eventos do grupo, a Universidade Mercado Livre (UML) e a Developer Conference (DevConf) e tem em seu DNA inovação, tendências e tudo sobre o mercado de e-commerce.

A evolução

O Mercado Livre Experience, em sua primeira edição, reuniu mais de 4000 pessoas, já nascendo com grande potencial. Na segunda edição, em 2017, o evento cresceu e atingiu mais de 6.200 pessoas, trazendo palestrantes com conteúdos ainda mais relevantes em suas 08 salas de conteúdos espalhadas pelo espaço.

A quantidade de expositores e patrocinadores cresceu exponencialmente, consolidando o MLXP como um dos principais eventos de E-commerce do Brasil

Vídeo

Galeria de Fotos

Ficha Técnica do Evento:

Título: Mercado Livre Experience
Tema: Mercado Livre Experience 2017
Data: 2 de setembro de 2017
Local: São Paulo Expo, São Paulo
Número de participantes: 6.226 participantes em quase 12 horas de evento
Número de estandes: 59, sendo 40 patrocinados e 19 internos
Plenárias: 8 plenárias de conteúdos
Palestrantes: + de 50 palestras e workshops
Local: Expo São Paulo, São Paulo - SP
Conceito: Conectar o mercado em um dos maiores eventos de e-commerce do Brasil.
Criação e Desenvolvimento: People Comunicação
Produção Geral: People Comunicação
Profissionais Envolvidos direta e indiretamente: 1.390 pessoas
Tempo de Planejamento: 03 Meses

Briefing e desafios

Desenvolver um evento que ofereça conteúdo especialmente focado no mercado de e-commerce, otimizando a participação de desenvolvedores e vendedores para gerar novas oportunidades de negócio.

Estratégia

A estratégia foi desenvolver uma comunicação que reforça a conexão entre marcas e pessoas e com isso explorá-la visualmente na cenografia, que foi totalmente desenvolvida com o conceito de conexão entre pessoas, marcas e conteúdos. E para reforçar visualmente esse conceito, utilizamos fitas e elásticos que ajudavam a estruturar os ambientes e a compor todo o espaço conectando tudo e todos.

Para os estandes, o espaço foi inspirado nos projetos urbanísticos das grandes cidades do mundo explorando a lógica de divisão de quadrantes de acordo com a importância hierárquica de cada um. Assim, a localização e circulação do público no evento ficou mais simples e fluída, gerando um evento com fluxo inteligente e intuitivo proporcionando uma experiência única aos visitantes.

A plenária principal, com a maior tela de projeção já feita em um evento deste segmento no Brasil - 100m de comprimento, foi utilizada para a abertura oficial do evento apresentando um vídeo motivacional, inovador e com trilha sonora dinâmica, forte e impactante, seguido de speeches de boas-vindas e conteúdos gerais.

A utilização de um dos 6.500 fones de ouvido com canais específicos para cada sala, possibilitava ao participante sintonizar o conteúdo de seu interesse, sem interferir no conteúdo da sala ao lado, além da tradução simultânea na versão inglês/português das palestras internacionais.
Com esse recurso o participante tinha livre acesso e trânsito pelas demais áreas do evento sem deixar de acompanhar seu conteúdo escolhido, que também era transmitido através de telões de LED pelos demais espaços como área de convivência, boulevard dos estandes e ruas de acesso do pavilhão, deixando o participante totalmente conectado o tempo todo com informações e seus conteúdos preferidos.

Construção e desenvolvimento de cortinas em lycra com até 12 metros de altura x até 100 metros de comprimento, estrategicamente estruturadas em trilhos de movimentação rápida permitia a interligação ou exclusividade das salas de acordo com a agenda de palestras em apenas 10 segundos.

Um resultado realmente impressionante.

O evento contou com mais de 50 palestrantes que transmitiam seus conhecimentos e conteúdos relevantes nas 8 plenárias e espaços espalhados por todo o grande pavilhão de exposições São Paulo Expo.

Foram mais de 50 expositores que adquiriram espaços patrocinados para divulgar seus produtos e se aproximarem do seu consumidor. Os estandes estavam estrategicamente divididos em assuntos de interesse e segmentos de negócios, como Auto Parts, Mercado Pago, Mercado Envios, entre outros, que são alguns dos exemplos dos estandes satélites que ancoravam a composição desta variedade.

Assim, além do conteúdo das plenárias, os mais de 6.200 visitantes eram impactados também com Brand experience dos produtos Mercado Livre e seus parceiros que puderam contar com a parceria do evento para alcançar seu público-alvo.

100% de interesse e renovação de contratos dos patrocinadores para a próxima edição: 2018.