Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Convenção Internacional Hinode

Plenária da Convenção Internacional

Candidato: Eco Comunicação & Marketing
Cliente: Grupo Hinode
Segmento: Serviços
Categoria: Operação e Produção de Eventos
Estado: SP

TROFÉU N.A. EQUIPAMENTOS
Operação e Produção de Eventos

A Hinode é um grupo no sentido mais completo da palavra.

Eles pensam juntos para poderem pensar maior. Reúnem ideias, pessoas e sonhos.

Foi assim desde o começo, em 1988.

É preciso muito desprendimento para iniciar um negócio com a missão de ajudar as pessoas a mudarem de vida. A transformarem suas vidas por meio de uma atitude empreendedora. Muitas vezes, a também sair de uma situação difícil e ter uma perspectiva de subir, degrau a degrau, para viverem, realizar e sonhar cada vez mais alto.

Esta visão orientou o Grupo Hinode a entrar no mundo corporativo pelas portas do Marketing Multinível e, nele, chegou aos 30 anos de forma sólida e sustentável, com milhares de consultores em cada cantinho do país que, com seu trabalho, ajudam a multiplicar o sonho da beleza, da estética e do bem-estar.

É nesse segmento, portanto, que o Grupo Hinode atua. E conta com uma estrutura gigante, tanto para o desenvolvimento de produtos, como para o desenvolvimento das pessoas que, afinal, são o seu maior patrimônio.

Do ponto de vista de produtos, são mais de 600, entre fragrâncias, maquiagem, linha masculina, corpo, cabelo, rosto, infantil, oral care, produtos para casa, bem-estar e performance.

Possui uma fábrica com 12 mil m², sendo 9 mil m² de área fabril, com capacidade instalada de 9 milhões de unidades mês e condições para dobrar de tamanho.

A fábrica, localizada no município de Jandira (SP), é referência no segmento e foi projetada para atender aos mais altos padrões de qualidade, equiparados aos da indústria farmacêutica. Tem mais de 450 franquias e ganhou o Prêmio de Empresa do Ano em 2017 pela Atualidade Cosmética.

No desenvolvimento de pessoas, o Grupo Hinode tem um Home Center, para experimentação e retirada de produtos, treinamentos, reuniões e para quem quer tornar-se um consultor.


Tem uma Universidade, com um processo contínuo de inovação de socialização do conhecimento e do saber. Afinal, é uma empresa de pessoas que, na ponta, são a sua marca. Daí a necessidade de aprimoramento constante.

E ainda tem o Instituto FAR, com projetos de responsabilidade social, ambiental e econômica nas áreas de educação, direitos da criança e adolescentes, esporte, cultura, direitos humanos e assistência social.

No segmento de eventos, realiza dezenas anualmente e em todo o país. E conta com a parceria da Eco Comunicação, que conhece o mercado como ninguém e trata os eventos do Grupo Hinode, seja para 700 ou para 40 mil pessoas, com a mesma atenção.

Vídeo

Galeria de Fotos

?O maior evento corporativo da América Latina?

Realizado nos 8 pavilhões do SP EXPO , na Rodovia dos Imigrantes. Uma verdadeira caixa branca com 80.593 m² no início do trabalho.

Sendo 4 pavilhões dedicados à plenária e os outros 4 pavilhões destinados a exposição e praça de alimentação.

Plenária de 43 mil m²;

45 carretas de material cenográfico;

6 meses de preparação;

3000 profissionais envolvidos;

18 toneladas de equipamentos de iluminação e áudio visual;

Vai imaginando.

Novembro, 2017.

40 mil pessoas sentadas (sentadas);

Dois dias de evento;

Praças de alimentação;

Guichês exclusivos para cada categoria de consultores;

Tendas para revista e para leitura ótica de identificação;

Área VIP para 300 pessoas.

E continua...
Duas entradas para dar vazão à quantidade de público;

Entradas exclusivas para quem vinha de transporte público, a pé ou de carro;

Pulseiras de identificação;

16 carretas de cadeiras;

Estandes de produtos;

Estandes de reconhecimentos e conteúdo;

Gestão de fornecedores;

Limpeza, manutenção e abastecimento do banheiro o tempo inteiro.

Agora, vamos entrar. Seja bem-vindo.

Este é primeiro evento internacional do Grupo Hinode realizado no Brasil. Orgulho. Responsabilidade. Suor frio. Adrenalina 24 horas.

Era noite quando as pessoas começaram a chegar para a realização de um sonho: estar frente a frente com seus líderes e inspiradores, conhecerem produtos em primeira mão, serem reconhecidas e premiadas por sua performance. Participarem, enfim, da primeira convenção internacional do Grupo Hinode realizada no Brasil ? a marca que está proporcionando a cada uma daquelas 40 mil pessoas uma verdadeira transformação social.

Um verdadeiro show de luzes, som, projeções, tecnologia, lágrimas, emoção durante dois dias sem parar estava para se revelar.

E não para por aí. Enquanto toda essa operação estava sendo levantada, ainda realizamos cinco grandes eventos: 5ª feira coquetel black tie no Espaço Trio Pérgula para 400 pax, Encontro Nacional de Franquias e Encontro Internacional no Hotel Transamérica para 600 pax e 250 pax respectivamente, Encontro de Pérolas no Tom Brasil para 2100 pax, 6ª feira Leadership no Hotel Hyatt para 1200 pax com a atração Internacional Robin Sharma.

Imagine o SP EXPO. Uma verdadeira caixa branca com 80.593 m² de área interna totalmente vazia e, 3 dias, depois totalmente transformada para receber o maior evento corporativo da América Latina ? a I Convenção Internacional do Grupo Hinode realizada no Brasil.

Onde vai ser o palco? Como serão distribuídas as cadeiras? Onde será a praça de alimentação, como será feita a circulação das pessoas, como trazer encantamento, magia, conforto e acolhimento para essa caixa enorme e fria?

PARA COMEÇAR, DOIS GRANDES DESAFIOS.

O PRIMEIRO, 3 dias para montar 8 pavilhões e distribuir 40 mil cadeiras, de tamanhos diferentes para cada categoria e medidas diferentes para cada espaço, além de toda infraestrutura planejada:

- estandes para lançamento de produtos, guichês para as categorias de consultores, praça de alimentação, segurança, bombeiro, centro médico, instalação de equipamentos, testes, ensaios, apresentações, shows para os premiados, gestão de fornecedores e, acima de tudo, um pensamento estratégico sobre as pessoas, tanto profissionais, como convidados, pessoas que levam crianças, filhos, idosos e, principalmente, a preocupação com o entorno, seja do ponto de vista do trânsito como do conforto da vizinhança.

O SEGUNDO DESAFIO, ter apenas 2 dias para desmontagem, considerando mais uma vez a gestão dos fornecedores, ou seja, saber organizar ?o que é de quem?.

UM DESAFIO EM ESPECIAL ENTROU PARA A HISTÓRIA E FOI BATIZADO DE ?DANÇA DAS CADEIRAS?, ou seja, como distribuir cadeiras no espaço e por blocos? Para começar eram 40 mil cadeiras, transportadas em 16 carretas.

Depois, a distribuição do som.

Como se sabe, em convenções com esses objetivos e com esse porte, O SOM É A ALMA DO EVENTO. ERAM TANTOS EQUIPAMENTOS QUE NÃO CONSEGUIMOS COLOCAR AÉREO POR CONTA DA CAPACIDADE DE PESO, AFINAL FORAM 142 CAIXAS ACÚSTICAS PARA A PLATÉIA, 32 PARA O PALCO, 80 SUBWOOFERS E 120 AMPLIFICADORES DE 4000 WATTS TOTALIZANDO QUASE MEIO MILHÃO DE WATTS. Precisa ser potente, claro, profissional ? e funcionar o tempo inteiro - como o som dos grandes shows - distribuídos por blocos. Super sucesso.

Vale a pena destacar também a parte burocrática: aprovações, papéis, autorizações. Mais uma vez a competência e a experiência da agência foi fundamental. Nada foi recusado. Nada foi impedido ou bloqueado. Problema zero ? exceto com o CET, justiça seja feita. A Eco Comunicação recebeu inclusive uma placa do SP EXPO reconhecendo e parabenizando pela organização, operação e produção.

E AINDA TIVEMOS O DESAFIO DE COLOCAR VIDA NOS 80.593 M² DE ÁREA: A PARTE DO CONTEÚDO CONTOU COM 45 CARRETAS COM MATERIAL CENOGRÁFICO, 18 TONELADAS DE EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO E AUDIOVISUAL, o Hinode Store para a venda de produtos como squeezes, bonés, camisetas, mochilas etc., os nove estandes de lançamentos de produtos e seis estandes de reconhecimento e conteúdo, os shows e atrações personalizadas para as 11 categorias.

A realização de cinco eventos paralelos, 5ª e 6ª feira, que ocuparam a mão de obra e o talento de mais profissionais, por tratarem-se de eventos igualmente grandiosos.

Quanto a parte de descartes, aproveitamento de material, utilização de material sustentável e outros detalhes com o cuidado ambiental e social, fazem parte da conduta ética e responsável da Eco Comunicação.

Qual o primeiro resultado de uma convenção como esta?

O orgulho.

Orgulho de uma empresa em realizar uma convenção internacional, considerado, ainda, como o maior evento corporativo da América Latina.

Uma empresa genuinamente brasileira, que nasceu dentro de uma família e por ela é gerida até hoje, 30 anos depois. Uma empresa que está nos 4 cantos do país, nas cidades mais remotas e que agora rompe fronteiras e está pronta para ganhar o mundo, expandir territórios, levando beleza, bem-estar e qualidade de vida para cada vez mais pessoas.

Depois, o coração acelerado de 40 mil pessoas fascinadas, orgulhosas, felizes e motivadas por estarem ali graças ao seu esforço e com o sonho de poderem ir ainda mais longe.

Estes são os principais resultados de uma empresa voltada para as pessoas.

Mas temos mais para mostrar.

Os resultados também são percebidos no aumento do faturamento e crescimento do número de novos consultores e fortalecimento da crença no modelo de negócio.

Os treinamentos que acontecem durante os eventos subsidiam os participantes com informações e ferramentas para o fortalecer o desenvolvimento dos negócios e preparam a equipe de vendas com informações sobre os produtos e boas estratégias de comercialização e incremento de vendas.

Os lançamentos, por sua vez, potencializam os resultados através do incremento de linhas e novos produtos que ampliam as oportunidades de venda através da estratégia de consumo inteligente.

E para completar a tríade de sucesso, os reconhecimentos valorizam aqueles que conseguiram grandes resultados e superaram seus limites. Essa ferramenta traz fortes impactos na liderança e colabora para que os participantes saiam da zona de conforto e busquem atingir resultados cada vez maiores.

Palavra do Grupo Hinode.

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