Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Compromisso com a Diversidade LGBT+

Candidato: Accor
Cliente: AccorHotels
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Hotelaria
Estado: SP

TROFÉU HATHOR Business & Marketing
Hotelaria

A AccorHotels é um grupo líder mundial em viagens, lifestyle e inovador digital que oferece experiências únicas. Também é líder mundial em locação de residências privadas de luxo com mais de 10.000 propriedades em todo o mundo. Também atua nas áreas de serviços de concierge, co-working, restaurantes, gerenciamento de eventos e soluções digitais.
Com uma equipe global de mais de 250.000 funcionários dedicados, a AccorHotels está comprometida em cumprir sua missão principal: fazer com que TODOS os hóspedes se sintam bem-vindos.
A AccorHotels desempenha um papel ativo na sociedade e está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável e a solidariedade por meio do PLANET 21 - programa que reúne funcionários, clientes, comunidades e parceiros para impulsionar o crescimento sustentável.
Desde 2008, o Fundo Solidarity AccorHotels funciona como uma extensão natural das atividades e valores do Grupo, ajudando a combater a exclusão social e financeira dos membros mais desfavorecidos da sociedade.

Vídeo

Galeria de Fotos

A AccorHotels possui uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável robusta. Baseada em 21 compromentos, desdobrados em 76 ações. Uma delas é "sensibilizar os colaboradores para o respeito pelos valores e pelas regras de ética do Grupo", que está de acordo com a filosofia Feel Welcome (Receber Bem). Portanto, as iniciativas de Diversidade e Inclusão ganharam força a partir de 2018, quando a AccorHotels assinou os dez compromissos do Fórum de Empresas LGBT+.

A AccorHotels é uma empresa inclusiva e a diversidade é um de nossos ativos. Temos o respeito como um de nossos valores, com o compromisso de permanecermos conectados com o mundo e com as pessoas.A nossa ambição baseia-se em uma política de abertura e não discriminação. Assim, compreendemos a necessidade de iniciar a discussão que contribui para desmistificar o tema no âmbito empresarial, reforçando não só o respeito à diversidade de nossos colaboradores mas também nossa missão de fazer com que todos os nossos hóspedes se sintam bem-vindos.

O propósito de nosso negócio está inteiramente associado ao receber bem e proporcionar experiências positivas aos nossos hóspedes e por isso também é importante que os nossos colaboradores estejam engajados com essa premissa. Portanto, inclusão e diversidade são fatores elementares para atingir esse objetivo, principalmente para o hóspede LGBT+. Segundo as fontes Brasituris e Viag (2018 e 2017 respectivamente), esse público gasta em média 30% a mais que o heterossexual e viaja quatro vezes mais que outros segmentos; adicionalmente, 67% preferem meios de hospedagem ?gay-friendly?.

A AccorHotels já possui iniciativas de contratação e retenção para o público LGBT+, assim como ações de Marketing e vendas direcionadas para esse nicho, porém entendemos que ainda era possível impulsionar nossas ações a fim de atingir um maior público, principalmente considerando ações voltadas para a conscientização do tema e contra a discriminação.

O tema da diversidade e inclusão LGBT+ se estende a todos os colaboradores, hóspedes e parceiros, pois acreditamos que as mudanças comportamentais e entendimento do tema são consequências de um diálogo aberto e transparente.

O objetivo do Compromisso com a Diversidade LGBT+ na AccorHotels é promover o respeito pelo tratamento individual e igualitário de nossos colaboradores e com todos os públicos com os quais nos relacionamos. A nossa ambição baseia-se em uma política de abertura e não discriminação. Além disso, queremos fomentar o diálogo aberto, transparente e positivo para que as mudanças possam acontecer dentro e fora da empresa, não só com os colaboradores, mas com os clientes.

Segundo o levantamento da Harvard Business Review, de 2015, empresas em que a diversidade é reconhecida, apresentaram trabalhadores mais engajados. Também foi constatado que a existência de conflitos é 50% menor do que em outras organizações, significando que quando trabalhamos em ambiente que aceita as diferenças, também nos sentimos mais à vontade para aprender, arriscar e contribuir.

Consequentemente, com nossas ações de conscientização dos colaboradores e hóspedes, criamos um ambiente de trabalho mais amistoso, e essas novas atitudes são revertidas em ações que o nosso público retorna para a sociedade como um todo. Direcionando para negócios, garantimos o posicionamento de nossa marca como uma rede de hotel preferencial para o público LGBT+, atraindo novos clientes.

Principais ações executadas:
? Criação do Comitê LGBT+ no Brasil: Em fevereiro de 2017, criamos o comitê LGBT+ para alavancar o diálogo aberto sobre o tema e também definir a estratégia da empresa. O grupo tem o compromisso de promover e garantir um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, valorizando a individualidade e o talento de cada um.

? Apoio ao 1º casamento Igualitário coletivo de São Paulo: Em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, a AccorHotels realizou no final de novembro de 2017 o 1º Casamento Igualitário (LGBT) Coletivo da cidade. A Ação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania teve o intuito de afirmar o reconhecimento dos direitos da população LGBT+ paulista. O Evento ocorreu no Club Homs em São Paulo, e contou com a presença de 37 casais e seus convidados Também sorteamos 14 diárias cortesias em hotéis na região, algumas sendo de noite de núpcias cedidas por doze hotéis.

? São Paulo com reSPeito: A AccorHotels passou a integrar a campanha São Paulo com reSPeito, que trabalha na desconstrução do preconceito sofrido pela comunidade LGBT+. Durante o mês de junho, promovemos uma série de ações que reforçaram o respeito, a igualdade e a integração da comunidade LGBT+. Entre outras iniciativas, os hotéis passaram a utilizar tags de porta nos quartos com mensagens que reforçam o apoio à causa e traz informações dos telefones de denúncia em caso de LGBTfobia, Disque 100. A campanha durou todo o mês de junho.


? Manual de recrutamento e seleção LGBT+: O manual serve para a conscientização dos recrutadores na tratativa de candidatos LGBT+ durante os processos seletivos. Ele enfatiza que o recrutamento e seleção de candidatos devem basear-se apenas em questões profissionais e não em critérios discriminatórios, como religião, idade, gênero, opiniões políticas, origem étnica, afiliação sindical, etc. Além disso, qualquer legislação local em favor da diversidade e da igualdade de oportunidades deve ser respeitada.


? Contratação de Transexuais: Na AccorHotels incentivamos a contratação e retenção desse público e temos como objetivo aumentar a captação desses profissionais por meio de agências especializadas. Possuímos colaboradores transexuais, mas ainda não fazemos censo em relação à identidade de gênero ou orientação sexual do nosso quadro de funcionários. Áreas com colaboradores transexuais: comunicação e sustentabilidade, governança, recepção, atendimento alimentos e bebidas.

? Folder ?Compromisso com a Diversidade? (anexo como evidência): Essa peça de comunicação foi desenvolvida pela primeira vez em 2017, quando a Accor Hotels se tornou membro do Fórum de Empresas LGBT, assinando os 10 compromissos dessa iniciativa. A cartilha trouxe conceitos sobre o tema LGBT+, tratamento desse público nos hotéis, os 10 compromissos, e a formação do Comitê. Esse material foi disponibilizado para todos os colaboradores da Sede e hotéis no Brasil.

? Cartilha ?Compromisso com a Diversidade? (anexo como evidência): em 2018, o folder foi remodelado, ganhando mais informação sobre o tema LGBT+, tais como dados estatísticos de Marketing voltado para o consumo desse público, conceitos básicos mais abrangentes, glossário, datas comemorativas e um guia para experiência positiva do hóspede que inclui dicas para ações práticas como atenção em bares, restaurantes, recepção e preparação dos ambientes. Essa cartilha foi distribuída para todos os hotéis da Accor Hotels no Brasil e até o final de 2018 será utilizada como treinamento para as equipes.

? LGBT AccorHotels South America: Página criada dentro da rede social corporativa (Yammer) para divulgar notícias e ações internas e externas sobre o público LGBT+ a fim de manter um canal de diálogo aberto e transparente com todos os colaboradores.

? E-mail de comunicação LGBT+: Criado para sugestões, dúvidas e elogios sobre o tema, tanto para o público interno quanto externo.

? Bottom ?Feel Welcome? (anexo como evidência): Foram distribuídos bottons com a mensagem ?Feel Welcome?, com um arco íris no fundo a fim de apresentar a Accor Hotels como uma rede LGBT-friendly e deixar o hóspede mais à vontade para direcionar temas com os colaboradores identificados.

? Apoio a Parada LGBT de São Paulo: A AccorHotels foi a rede hoteleira oficial da 22º Parada LGBT+ de São Paulo em 2018. Durante todo o mês de junho alteramos os nossos avatares nas redes sociais e fizemos posts em apoio a causa LGBT+, com o engajamento dos hotéis. Em associação com a iniciativa Skol Marcas aliadas, a Accor Hotels fez uma campanha de marketing relacionada a causa , cedendo, assim, a letra ?A? para a campanha. Além disso, fizemos também ações de vendas voltadas para o público LGBT+. Estivemos presentes também na Parada de 2017.

? Expansão de ações: Lançamento do comitê LGBT+ na Argentina, tradução da cartilha LGBT+ para espanhol e envio para os países hispânicos, utilização do Brasil como case em eventos externos e também internacionais.


? Participação no Fórum de Empresas LGBT: O Fórum foi criado em março de 2013, é uma organização informal que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade a respeito desta temática. Em 2017, a AccorHotels foi a primeira empresa do ramo hoteleiro a se comprometer com os dez compromissos do Fórum de Empresas LGBT+. Há participação de membros do Comitê LGBT+ nos eventos realizados pelo Fórum e/ou empresas signatárias.

? TRY RUGBY treino da diversidade: A AccorHotels e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRU) foram convidados para um treino da diversidade. Jogadores da CBRU se juntaram ao time LGBT+ Tamanduás Bandeira para uma partida amistosa. Foram convidados os membros da diretoria, e contamos com a presença do CEO da empresa Patrick Mendes participando do evento. Também sorteamos entre os colaboradores lugares para assistir o amistoso.

? Câmara de Comercio e Turismo LGBT do Brasil: A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento das relações comerciais e empresariais entre as pessoas físicas e jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, fortalecendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Comunidade LGBT. A AccorHotels faz parte da câmara desde março de 2018, e em junho recebemos o azulejo: ?Aqui respeitamos a diversidade?, símbolo do nosso compromisso e afiliação com a entidade.

? International Gay & Lesbian Travel Association ? IGLTA: em conjunto com a representação da entidade no Brasil, tornamos 30 hotéis membros, na América do Sul, agregando conteúdo destas unidades na plataforma da associação, assumindo o compromisso de bem receber a comunidade LGBT+, nacional e internacional.

Galeria de Fotos

As Ações em prol do público LGBT+ na AccorHotels aconteciam de forma tímida até 2017. A partir de então, os colaboradores começaram a ser envolvidos, que receberam positivamente o tema, e também assumimos nosso compromisso publicamente. Consequentemente, as ações realizadas em prol da diversidade LGBT+ têm fator multiplicador entre os colaboradores, hotéis e o público em geral, gerando ações espontâneas em favor da discussão LGBT+.

Atualmente, somos reconhecidos como uma rede hoteleira Gay Friendly, o que ainda não era percebido no passado. E isso se repercute em diversos veículos e meios de comunicação.

Isso se reflete com o retorno positivo dos nossos clientes em nossas redes sociais, e-mails e resenhas positivas em sites de viagens. Por exemplo, nossas ações para o acolhimento de hóspedes LGBT+ geraram impactos positivos dentro dos hotéis, com nossos hóspedes.

Durante o ano de 2018 já fizemos duas ações que geraram um grande impacto dentro e fora da empresa, uma delas sendo a reunião de comemoração de um ano da criação do Comitê LGBT+ da AccorHotels, que impactou um total de: 250 colaboradores da rede, além de 13 artigos publicados nas mídias impressas e digitais, em alguns veículos: Buzzfeed News, Mercado e Eventos, Revista hotéis, Propmark e Diário do Turismo. Além disso, 2 influenciadores publicaram sobre o evento, atingindo mais de setenta mil pessoas.

O segundo grande evento foi o nosso apoio a Parada LGBT+ de São Paulo e a nossa presença no evento e o apoio à causa geraram diversos artigos publicados em alguns veículos, tais como: BrasilTuris, Mercado e Eventos, Profissão Hoteleiro, Portal Eventos, Rota 55, Panrotas, Hotelier News, Revista Hotéis, Universidade Metodista, PropMark, Hotelnews, Diário do Turismo e Claro e Criativo, além da presença de 4 influenciadores. Consequentemente, impactando mais de setecentas mil pessoas. Também aderimos à campanha: ?Marcas Aliadas? da Skol, que alcançamos mais de duzentas mil pessoas no processo.

Como resultado, podemos citar depoimentos de clientes, como seguem:

?Fui extremamente impactado, positivamente, pelo "Bem-vindo" Compromisso com a Diversidade, no Ibis Centro RJ.?

?Material de extrema importância e inclusão social que enalteceu ainda mais o carinho e respeito que tenho pro vocês, sempre me hospedo, há quase quatro anos, para fins de negócio e é muito bom ser tratado com respeito e carinho por todos.?

Ou esse depoimento na página do Facebook da AccorHotels, de outro hóspede:

?Eu comecei meu namoro em um hotel de vocês. Amo a marca por varias iniciativas que consistem na diversidade e na sustentabilidade. Parabéns?.

Também somos reconhecidos externamente por parceiros e organizações que trabalham causa LGBT+, como exemplo:

? Reconhecimento da OAB com o selo ?Empresa Amiga da Diversidade? entregue em maio de 2018 por Marcelo Gallego.

? Azulejo ?Aqui respeitamos a diversidade? concedido em 2018 pela Câmara de Comércio e turismo LGBT no Brasil.

Além disso, o diálogo com os colaboradores era tímido e eles não se sentiam à vontade para falar sobre o tema. Atualmente, há uma maior abertura e portanto os colaboradores compartilham fotos com seus parceiros em seu ambiente de trabalho, conversam mais abertamente sobre experiências LGBT+, trazem sugestão para o comitê e alguns hotéis erguem a bandeira LGBT, como o caso do Novotel Jaraguá, que é preferência desse público.

O impacto das nossas ações acaba sendo mais subjetivo, percebemos isso na forma que os colaboradores tratam uns aos outros, os clientes e nas ações espontâneas de apoio realizadas pelos hotéis. Consequente, recebemos respostas positivas de hóspedes e colaboradores que entram em contato conosco, percebendo-se o impacto que geramos na sociedade.

Links de publicações externas:
1-
https://exame.abril.com.br/blog/esporte-executivo/accorhotels-joga-rugby-pela-diversidade/

A Accor Hotels se junta a CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) Para realizar um treino com o time LGBT Tamanduás-Bandeira em um amistoso pela diversidade.

2-
https://www.namidia.net.br/campanha-sao-paulo-com-respeito-e-a-lgbtifobia/

AccorHotels passa a integrar a campanha São Paulo com reSPeito, que trabalha na desconstrução do preconceito sofrido pela comunidade LGBTI no município.

3-
http://viajay.com.br/blog/visualizar/conhea-o-hotel-mais-colorido-da-accor-em-so-paulo
Reforça o Novotel Jaraguá Conventions como um meio de hospedagem LGBTI-Friendly, e que também foi onde aconteceu a 1º edição dos jogos da diversidade.

4-
https://www.panrotas.com.br/hotelaria/eventos/2018/05/accor-e-premiada-por-trabalho-com-a-comunidade-lgbt_155362.html
AccorHotels é premiada com o selo: ?Empresa Amiga da Diversidade.? Da OAB, se tornando a primeira empresa do ramo hoteleiro a receber o selo.

5-
http://www.aberje.com.br/accorhotels-apoia-o-1o-casamento-igualitario-coletivo-de-sao-paulo/
Apoio da AccorHotels no primeiro evento de casamento Igualitário coletivo de SP, sorteando noites de núpcias para os casais presentes.

6-
http://www.qualviagem.com.br/semana-da-diversidade-de-salvador-e-mais-colorida-nos-hoteis-da-accorhotels/
Durante a semana de diversidade de Salvador a AccorHotels preparou tarifas promocionais, lanches especiais e uma Drag Queen como anfitriã.

7-
http://turismoempauta.tur.br/destinos/dia-internacional-contra-a-homofobia-e-marcado-com-debate-na-accorhotels/
No dia internacional contra a Homofobia, a AccorHotels abre o debate para desmitificar os preconceitos e estereótipo. Foram entregues cartilhas sobre o tema para aumentar a conscientização e ampliar a discussão.

8-
http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/hotelaria/accorhotels-integra-campanha-sao-paulo-com-respeito-com-foco-na-comunidade-lgbt/
AccorHotels reforça seu compromisso com a diversidade com sua integração na campanha: ?SP com reSPeito.?

9-
https://viajabi.com.br/comite-lgbt-accorhotels-brasil/
Comitê LGBT AccorHotels no Brasil é referência mundial
http://blogs.opovo.com.br/blogdomaranhao/2017/06/13/accorhotels-anuncia-pacote-de-acoes-para-parada-lgbt/
Pacotes promocionais da rede AccorHotels na parada LGBT de São Paulo

10-
http://revistaviag.com.br/2017/03/13/accorhotels-se-torna-membro-do-forum-de-empresas-e-direitos-lgbt/
AccorHotels se torna membro do fórum de empresas LGBT, sendo a primeira empresa do ramo hoteleiro membro do fórum.

11-
http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/hotelaria/accorhotels-e-primeira-rede-hoteleira-membro-do-forum-de-empresas-e-direitos-lgbt/
Inclusão da AccorHotels como membro do fórum de empresas LGBT, se tornando a primeira empresa hoteleira membro do fórum, e comprometida com os dez compromissos dele.

12-
http://www.embarquenaviagem.com/2017/06/13/rede-accorhotels-prepara-acoes-e-tarifas-especiais-para-parada-lgbt-de-sao-paulo/
AccorHotels prepara tarifas especiais para a semana da parada, além de outros eventos como: 1ª Edição dos jogos da diversidade no Novotel Jaraguá Conventions e show da drag queen Tiffany Bradshaw no hotel Ibis budget Frei Caneca.

13-
https://agitosp.com.br/accorhotels-luta-contra-a-lgbtfobia-no-carnaval/
AccorHotels aderiu a campanha: ?Carnaval é alegria, diga não á LGBTfobia? Iniciativa da Coordenação de Políticas LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

14-
http://www.revistahotelnews.com.br/portal/noticia.php?req_url=006&id_noticia=7816
AccorHotels comemora o um ano da criação do comitê LGBT+ e sobre ações para o futuro, como o aumento na contratação de transexuais, capacitação para os recursos humanos e parcerias com influenciadores e blogueiros.

Galeria de Fotos