Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Rock Real Match! - Colgate Plax Ice RIR

Candidato: Onze Marketing e Comunicação
Cliente: Colgate
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional
Estado: RJ

TROFÉU N.A. EQUIPAMENTOS
Evento Promocional

Título: Rock in Rio 2017
Tema: Rock Real Match
Número de participantes: 17.500 visitantes
Local: Parque Olímpico ? Rio de Janeiro
Data: 15/09/17 a 24/09/17
Periodicidade: a cada 2 anos
Tamanho do estande: 30 m2
Entidade promotora: Colgate-Palmolive
Descritivo do evento: Em seu primeiro evento em parceria com a empresa, a Onze assumiu um grande desafio: um espaço ao ar livre no Rock in Rio para divulgar o produto Colgate Plax Ice Glacial. A Onze foi responsável pela criação da estratégia, conceito criativo e execução do espaço da marca no maior festival de música da América Latina.

A ONZE Marketing e Comunicação é uma agência especializada em live marketing que completa 20 anos de existência em 2018, com clientes como Itaú, UOL, Rede Globo, Colgate, A.C.Camargo Cancer Center, Banco Votorantim, Amway e muitos outros.
Nossa vocação é apoiar os nossos clientes no planejamento e execução de ações de marketing, adaptando nosso trabalho às características e filosofia de cada empresa, buscando ouvir e entender suas necessidades e apontando os melhores caminhos, entregando com grande competência aquilo que prometemos.
Respeitamos os nossos concorrentes, mas mantemos o objetivo de estar sempre entre as melhores agências do mercado. Possuímos uma gestão moderna baseada no conceito de Inteligência Coletiva, que conta com uma mescla entre profissionais altamente experientes e novos talentos. Essa diversidade da equipe contribui para a construção de ideias e conceitos diferenciados que unem responsabilidade e inovação, criando soluções arrojadas, seguras e bem executadas.
Graças a confiança de nossos clientes, conquistamos importantes prêmios no mercado, um reconhecimento que nos estimula a continuar trabalhando com dedicação e eficiência.

A Colgate-Palmolive compartilha o compromisso de oferecer produtos seguros e eficazes, assim como programas sociais que ajudam comunidades ao redor do mundo. As marcas da Colgate-Palmolive são: Colgate, Palmolive, Protex, Cuidado da Casa (Pinho Sol, Ajax e Ola), Sorriso, Darling e Hill?s.


A edição de 2017 do Rock in Rock contou com a maior cidade do Rock construída nos 32 anos de história do festival. O evento, na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, trouxe um line up de artistas consagrados para mais uma vez usarem suas vozes para atrair jovens de todo o país e envolve-los no propósito de um mundo melhor. Com a evolução das edições e da expectativa do público, o evento passou de um festival de música para se tornar um verdadeiro

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O briefing
Assim como outros festivais de música no país, o Rock in Rio se tornou destino de marcas dos mais diversos segmentos para se aproximarem do público jovem. As possibilidades oferecidas aos patrocinadores do festival são diversas. E foi nesse cenário que a Colgate trouxe o desafio de desenvolver um espaço para divulgar o seu produto Colgate Plax Ice Glacial.


A solução
Para atrair os jovens e destacar a proposta da Colgate frente a tantas opções no evento, o exterior do estande era inteiramente encoberto com placas de LED com conteúdo atrativo e dinâmico.
Para trazer uma experiência relevante para o público do festival, a marca escolheu uma plataforma que unisse dois pilares de extrema importância para os jovens: gamification e experiências virtuais que se tornem reais.
Para isso, nos iPads disponibilizados no stand, o participante podia jogar o Rock Real Match! encontrar e conhecer pessoalmente a sua alma gêmea do rock ali mesmo, no estande da Colgate.
O jogo consistia em 50 perguntas que funcionavam como um ?filtro? para determinar quem entre os presentes tinha o perfil para ser a alma gêmea do Rock do participante.
E, claro, para passar pela experiência com toda a segurança, o estande possuía um espaço reservado para o ritual da confiança: um bochecho com Colgate Plax Ice Glacial.

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Os desafios

O Rock in Rio, em suas últimas edições, vem se transformando em um grande parque de diversões do rock.
Com o amadurecimento do evento e a crescente expectativa do público em relação ao que é oferecido nele, a ativação do patrocínio precisa não apenas marcar presença, mas sim aguçar o desejo dos presentes e se destacar frente a tantas experiências oferecidas.
Mas o desafio não era apenas esse. O perfil do público presente, que de forma geral não é familiarizado com os benefícios do produto, também constituía uma barreira a ser superada, já que não basta apenas ser uma experiência virtual ou real. Ela deve ser virtual porém se tornar real.

As estratégias

Se a questão inicial era destacar a proposta da Colgate, o espaço deveria ser visto de longe. Para tanto a estrutura do estande foi inteiramente encoberta com placas de LED. Nelas, conteúdos de visual em sintonia com a estética do Festival se alternavam e convidavam os passantes a entrar na brincadeira e encontrar sua alma gêmea do Rock com toda a confiança.
O jogo, que se aproxima da dinâmica de redes de relacionamento virtuais, já de conhecimento do público em questão, se tornava uma experiência única ao mesclar uma dinâmica virtual que se convertia no mundo real e físico de forma instantânea e presencial.
Em conjunto estes dois artifícios fizeram do espaço destinado ao Colgate Plax Ice Glacial mais do que um estande em destaque, mas sim uma experiência única e inesquecível.

Todos os números relacionados ao Rock in Rio são, de maneira geral, superlativos. Afinal, o maior festival de música da América Latina tornou-se uma marca conhecida e desejada no mundo todo, pelo público e pelas empresas.
Sendo assim, o Rock in Rio por si só já é um evento que atrai muita cobertura jornalística e atenção da mídia.
Dentro desse contexto a proposta inovadora do estande da Colgate não apenas se destacou no evento, como também gerou a presença da marca em outros meios, aumentando o poder de alcance da mensagem.
A presença de influencers muito conhecidos no universo jovem, aliada ao ambiente de cenografia descolada e uma dinâmica divertida e totalmente em sintonia com o público fizeram do espaço uma experiência digna de ser notada e noticiada em diversos veículos.
O espaço como um todo aproximou os jovens do produto e da marca de uma forma divertida, e passou os benefícios do produto e da marca d forma orgânica e totalmente em sintonia com a proposta do evento.
E como resultado foram 98 horas de muita ação e conteúdo durante todo o período do evento, com a visita de 17.500 pessoas que puderam conferir de perto a experiência. Delas, 3.675 participaram do Rock Real Match, resultando 734 matchs. E 8.800 amostras foram distribuídas. Mas não parou por aí: a presença de influencers e o buzz da ação no festival resultou em muita repercussão em redes sociais e site de notícias.