Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ABCasa Fair

ABCasa Fair

Candidato: ABCasa
Cliente: ABCasa
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Promoção Comercial
Estado: SP

A ABCasa ? Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores foi criada em setembro de 2016, quando um grupo de empresários se reuniu com o objetivo de estimular o setor de artigos para casa e decoração e representar os interesses de seus associados, além de oferecer um olhar de 360 graus para toda a cadeia envolvida, de forma prática e transparente.

Duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e agosto, a ABCasa promove a ABCasa Fair, a maior feira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores da América Latina. O evento é exclusivo para lojistas e profissionais do setor, como decoradores, designers de interiores, arquitetos, paisagistas, entre outros.

A segunda edição foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), com aproximadamente 400 expositores e cerca de 400 mil produtos expostos. Foram 70 mil m² de pavilhão, representando um aumento de 13% na metragem do evento, em relação à edição anterior, em agosto de 2017. Somente na área de utilidades domésticas, tivemos 21 novas empresas no evento, um crescimento de 25% somente nesta parte.

Além de todos os expositores e produtos, a ABCasa Fair oferece diversos serviços e experiências para seus visitantes.

Vídeo

A ABCasa Fair é a maior feira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores da América Latina. O evento, exclusivo para lojistas e profissionais do setor de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores, reuniu mais de 50 mil participantes, entre expositores e visitantes, em sua segunda edição, ocorrida entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para atender as demandas de um evento tão grande, tivemos que pensar em como sinalizar e informar os visitantes da feira com materiais como folders, folhetos de palestras e talks, mapa de bolso/guia de serviços, catálogo de expositores, fichas de inscrição, blocos de anotações, credenciais, folhetos da promoção ?ABCasa te leva para Paris?, displays de mesa e postais promocionais, tudo em uma quantidade que atendesse os 50 mil visitantes do evento. Para se ter uma ideia, foram produzidas 30 mil unidades da sacola ABCasa, bem como cerca de 40 mil credenciais.

Foram 385 estandes de associados, totalizando 33.203,75 m², além de 4.000 m² de serviços.

Outros serviços:

- 20 pontos para carregar o celular
- 3 praças de alimentação com completa infraestrutura
- 7 lounges para descanso
- Centrais de serviço
- Balcão de informações
- Ponto de apoio para compras de tickets de cinema e teatro
- Agência de viagens
- Comidinhas
- Cabines fotográficas
- 4 pontos para para a promoção do sorteio
- Business center
- Papelaria
- Sala vip para 2000 pessoas
- Sala para os representantes, com comidas e bebidas o dia todo, internet para navegação e trabalho, brindes e sorteios, incluindo 10 iPads

A ABCasa Fair é uma feira gigante, em termos de tamanho e importância. São 50 mil participantes no evento, entre expositores e visitantes, e realizar um trabalho que consiga abranger e sanar todas as necessidades deste número de pessoas é um desafio.

Para a montagem da feira, foram necessários cinco dias e 4.533 pessoas, entre fornecedores e prestadores de serviços (na montagem e desmontagem do evento). Já entre funcionários e expositores, foram 8.393 pessoas, e ainda tivemos 3.104 representantes na feira. Além disso, dois fotógrafos cobriram o evento, produzindo cerca de seis mil fotos.

A parte relacionada à limpeza ficou com a Hand?s Serviços, que disponibilizou uma equipe composta de estagiários, auxiliares e gestores, que cuidou da segregação adequada dos resíduos, destinação final correta dos resíduos reciclados e redução do orgânico. Outra ação da Hand?s foi tratar da destinação socialmente justa dos resíduos passíveis de serem reciclados (com 28 toneladas de lixo) e educação ambiental aos montadores, expositores e visitantes.

Lounges

Para o conforto dos visitantes, a ABCasa Fair espalhou lounges pelo pavilhão, onde o público podia descansar em confortáveis sofás e poltronas; displays com carregadores de celular; serviço gratuito de guarda-volumes; ampla praça de alimentação; distribuição de brindes e total acessibilidade. A sinalização destes itens foi feita pensando na comodidade e na praticidade dos visitantes da feira.

Transporte

Para melhorar a experiência dos visitantes na feira, a ABCasa colocou à disposição um serviço de transporte gratuito, com 17 linhas partindo de pontos estratégicos da capital para o Expo Center Norte. As vans saíram a partir das 8h da manhã do metrô Tietê, aeroportos de Congonhas e Guarulhos, região da 25 de março e hotéis parceiros, com destino ao local do evento, em intervalos de uma a três horas ? na estação Tietê, o intervalo foi de apenas 30 minutos.

Cabify

Também foi fechada uma parceria com o aplicativo Cabify, que ofereceu desconto de 20% (limitado a R$ 10) em até oito viagens para ir e voltar ao evento. Para isso, bastava usar o voucher ABCASAFAIR2018 ao solicitar a corrida.

Palestras e Talks

Já na área de palestras e talks, foram montadas duas estruturas para apresentação da variada programação voltada para os visitantes da ABCasa Fair.

O auditório principal para as palestras contava com um grande painel de LED de 5 X 5 metros e resolução de 1024 X 1024 pixels para projetar as apresentações dos convidados em área aberta, próxima à praça de alimentação; capacidade para 200 pessoas sentadas; e estrutura de áudio fechado, com utilização de fones de ouvido pela plateia, de forma a não comprometer e nem captar o som ambiente.

Entretenimento

Kick Bucket: Os visitantes também puderam se entreter e curtir o som da banda Kick Bucket. O quarteto, que conta com uma bateria feita de baldes de água, fez uma bela trilha instrumental logo na entrada do Expo Center Norte e também na praça de alimentação. O Kick Bucket tocou clássicos da bossa nova e temas autorais.

Alex D?arc Produções: Outra atração foi a trupe de palhaços, faunos, fadas, duendes, unicórnios e muitos outros personagens da Alex D?arc Produções, de São José do Rio Preto (SP). Formada por 45 artistas, a trupe já se apresentou com mais de 300 figurinos desde 2000, ano de sua fundação.

Em sua segunda participação na ABCasa Fair, os artistas representaram as peças ?Trem Bala?, com personagens para o público infantil; ?Jardim Secreto?, voltado ao ambiente da natureza, com a participação de faunos e fadas; ?Circo Vintage?, que é mais tradicional e lúdico; e ?Alice no País das Maravilhas?, o clássico mundialmente conhecido. Os personagens se apresentaram três vezes ao dia na feira e ajudaram a deixar o evento ainda mais bonito e encantador, entretendo os visitantes.

Promoção ABCasa te leva até Paris

Os milhares de visitantes que passaram pela feira tiveram a oportunidade de participar da promoção ?A ABCasa te leva até Paris?, concorrendo a 10 passagens com tudo pago para visitar a Maison & Objet, importante feira internacional do segmento, em Paris, na França.
Para isso, era necessário apenas preencher o cupom e colocar nas urnas distribuídas no local. Os sorteios aconteceram duas vezes por dia durante os cinco dias da feira, premiando 10 clientes de seis Estados e do Distrito Federal.
Contamos com 5 pontos de cadastro e validação dos cupons, onde tivemos a participação de 12.062 visitantes inscritos.
Mecânica do prêmio:
1 ? A pessoa fazia seu credenciamento presencial na ABCasa Fair (Expo Center Norte);
2 ? A pessoa se dirigia a um dos 5 checkpoints distribuídos pela feira e respondia à pergunta: ?Qual a Associação que sorteará 10 viagens a Paris para a Feira Maison et Objet?;
3 ? A pessoa retirava seu cupom de participação;
4 ? A pessoa colocava seu cupom na urna e passava a concorrer.
Os sorteios dos 10 pacotes de viagem foram realizados nos dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro, às 18h, e no dia 23 de fevereiro, às 16h.

A segunda edição da ABCasa Fair teve um aumento considerável de tamanho em relação à sua primeira edição.

Já podemos ver isso na quantidade de expositores (na primeira edição, em agosto de 2017, tivemos 350 expositores, enquanto na segunda edição, tivemos 396 expositores).

O número de visitantes também cresceu. Na segunda edição, este número saltou para 50 mil pessoas.
Geração de empregos
Com o evento, foram gerados 16.030 postos de empregos. Entre fornecedores e prestadores de serviços (montagem e desmontagem do evento) foram 4.533 postos, expositores e funcionário foram 8.393 postos e mais 3.104 postos de representantes.
Parceira Cabify
Além dos postos de empregos gerados, a segunda edição da ABCasa Fair ainda contou com uma parceria com o Cabify, que ofereceu desconto de 20% (limitado a R$ 10) em até oito viagens para ir e voltar ao evento. Para isso, bastava usar o voucher ABCASAFAIR2018 ao solicitar a corrida.

Transporte gratuito

Também foram disponibilizados 17 linhas gratuitas de ônibus, partindo de pontos estratégicos da capital para o Expo Center Norte. As vans partiam do metrô Tietê, aeroportos de Congonhas e Guarulhos, região da 25 de março e hotéis parceiros, com destino ao local do evento, em intervalos de uma a três horas ? na estação Tietê, o intervalo foi de apenas 30 minutos.
Sustentabilidade ? Reciclagem
A Hand?s, empresa contratada responsável pela coleta de lixo do evento, fez um trabalho específico com a gestão e resíduos, instalando 1.000 lixeiras ecológicas, feitas de papelão reciclável, o que gerou uma redução no total de descarte e no número de caçambas em 50%. Os objetivos deste trabalho em relação aos resíduos da feira foram tentar minimizar os impactos causados no meio ambiente, otimizar recursos naturais, gerar emprego e renda aos cooperados e terceiros, além da potencialização socioambiental com a doação destes resíduos.
As montadoras do evento foram orientadas sobre a responsabilidade dos seus resíduos e a equipe de limpeza sobre a logística da retirada dos mesmos. Com isso, tivemos uma separação adequada dos resíduos, com uma destinação correta dos reciclados e redução do orgânico, além de termos cooperativas, cadastradas junto à PMSP, realizando a separação do material. Ao fim do evento, todo o material reciclável foi destinado para a Aparas Tietê. Foram 18.800 kg de papelão, 9.300 kg de bagum, 480 kg de latas de alumínio, 660 kg de garrafas PET, 1.650 kg de tapete e 185 kg de ferro.

Pesquisa de Satisfação

Ao final do evento, fizemos uma pesquisa de satisfação com nossos participantes, relacionados a diversos serviços da ABCasa Fair, a fim de mensurar os erros e acertos do evento, para podermos começar a planejar os seguintes. Em relação a organização do evento, a nota foi de 9,12 (média tirada das opiniões dos visitantes, expositores e VIPs). O site da feira teve média de 8,48 e o transporte gratuito de 9,34. A limpeza teve média de 9,37 e a segurança do local de 8,99. Isso nos dá um ótimo direcionamento para que devemos fazer e melhorar para os próximos eventos.