Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Gunnebo | APAS 2018

Estande feito totalmente com ilustradores

Candidato: Mangata
Cliente: Gunnebo Gateway Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Médio Porte
Estado: SP

A Mangata é uma agência de eventos focada em live marketing e experiência.
Os diferenciais nos eventos ou ativações devem aparecer em cada detalhe do projeto para o engajamento do público e conversão para os clientes.
Fundada em 2013, a Mangata sempre trabalhou em parceria com o planejamento do marketing das empresas, para apresentar o que mais de adequa à estratégia da marca nos eventos.
Com um formato totalmente diferente das agências convencionais, a Mangata trabalha em rede, com colaboradores no Brasil e no mundo de forma integrada, online e diversificada.

Desde 2004, a Gunnebo Gateway S.A. é membro do Gunnebo Security Group.
A Gunnebo é um dos principais fornecedores globais de serviços e soluções de segurança, com uma história de orgulho que começou na Suécia e remonta a vários séculos.
Atualmente, o Grupo possui empresas de vendas em 31 países e uma rede de parceiros presente em mais de 100 outras localizações, tornando-se uma das poucas empresas que podem gerenciar projetos de segurança integrados em muitos territórios.
A Gunnebo se concentra em quatro principais Áreas de Negócios: Segurança Bancária e Gestão de Numerário, Armazenamento Seguro, Serviços Globais e Controle de Acesso.

Reconhecida mundialmente como a maior evento supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países.
Além de ser um encontro para relacionamento e negócios, a APAS é uma grande oportunidade para visualizar os lançamentos de produtos, as últimas novidades e tendências do mercado.
Trata-se do local perfeito para ampliar as suas perspectivas de negócios.

Ficha Técnica do Evento:
Nome da Feira, Exposição ou Congresso: APAS SHOW
Metragem: 42 mil m2
Tema: SUPERMERCADOS
Público estimado: MAIS DE 70 MIL VISITANTES
Local de realização: EXPO CENTER NORTE
Inicio: 7 a 10 de maio de 2018
Encerramento: 10 de maio de 2018
Periodicidade: ANUAL
Entidade ou empresa promotora: APAS

O estande de 58m2 levou o conceito de exposição de produtos de segurança de forma inovadora e funcional para exemplificar o uso dos produtos para o público da feira.

Todo o conceito foi baseado em explorar bem o espaço pequeno e formato do stand para o melhor aproveitamento e exposição dos produtos de forma moderna.

Galeria de Fotos

O briefing para a participação desse evento foi um desafio para inovar utilizando o mesmo espaço que anualmente o cliente utiliza na feira.
Os produtos expostos eram extremamente específicos, e seu uso deveria ser algo visual, fácil para compreensão do público de sumermercadistas que passassem pelo espaço.

Layout realizado por equipe de ilustradores profissionais com a finalidade de simular um supermercado desde o recebimento dos produtos até o check out, para que os produtos fossem exemplificados em cada situação. O conceito criativo foi explorar as ilustrações em preto e branco para dar destaque aos produtos e criar o conceito de misturar 3D (produtos reais) com 2D (ilustrações), uma técnica baseada em estandes da EuroShop.


Produtos expostos: Leitores de recebimento de mercadorias, cofres de segurança (diversos), SafeCash (produto exclusivo de leitura de moedas), checkout monitorado, TubeCam (câmera de segurança no trilho de 14m que gira 360º), antenas de segurança, entre outros produtos exclusivos de segurança e tecnologia Gunnebo.


Acreditamos que esse seja um case vencedor porque foge do convencional.
Trazer inovação para uma feira e um mercado tão convencional, foi destaque no evento.

O engajamento do público foi duas vezes maior do que nos anos anteriores.
Além disso, o estande recebeu o 2º lugar do prêmio POPAI para estandes de pequeno porte.

Galeria de Fotos

O processo criativo foi longo, pois os ilustradores que criaram o conceito do estande fizeram um treinamento para entenderem sobre os produtos e como fazer as aplicações em um supermercado.

Com isso, as ilustrações simulavam um supermercado e onde ficariam todos os produtos, desde o recebimento de mercadorias, até o check out do caixa.
Todas as áreas foram estudadas de forma minuciosa para aplicação de uso.

O destaque dos produtos e serviços foi claramente notado pelo público que teve muito mais acesso do que nos anos anteriores.

Os vendedores da marca tiveram muito mais facilidade na venda dos produtos, já que poderiam exemplificar de forma funcional.

Mais do que isso, o retorno de marca foi positivo por ser uma formato novo, mais moderno e clean.

As vendas nessa edição da feira tiveram um aumento significativo também, já que os visitantes podiam ver o uso dos produtos de acordo com cada área dos supermercados (aplicação real de uso).

O resultado foi positivo para o cliente final, atigindo o objetivo do planejamento inicial da proposta.

Galeria de Fotos

A estimativa de retorno em negócios gerados foi de mais de R$250.000,00 em vendas de produtos e parcerias fechadas durante a feira.
Não foram abertos números exatos de venda para divulgação.

Durante a feira, as visitas ao espaço ultrapassaram 1200 por dia, gerando também reconhecimento de marca.
O conceito do estande também teve esse planejamento inicial, já que por ser uma feira anual, era uma preocupação ter presença de marca de forma inovadora.

A premiação POPAI também gerou credibilidade à marca e retorno de investimento no estande.

O espaço foi considerando pelo cliente um dos melhores projetos já executados, considerando que participam da feira internacional EuroShop, o desafio de trazer inovação para uma feira brasileira era grande.

O sócio diretor e diretora de marketing participaram do recebimento do premio POPAI no evento, gerando conteúdo também entre os visitantes convidados por eles na feira APAS.

De acordo com feedback do cliente pós evento, foi um ano produtivo na participação da feira APAS.

Galeria de Fotos