Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Estande da Tokio Marine na Exposeg

Candidato: Alternativa F
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Médio Porte
Estado: GO

A Agência:

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

O Cliente e o Evento:

A Tokio Marine Seguradora é uma das 10 maiores seguradoras do mercado brasileiro. Nascida no Japão e criada no Brasil aliam a solidez e aos valores de um dos mais antigos grupos seguradores do mundo, a tranquilidade e personalização do atendimento brasileiro.

Com o principal objetivo de receber os principais clientes para relacionamento e divulgar as novidades no mercado de seguros, a Tokio Marine contratou a Alternativa F para produzir um estande conceito de 96m² que misturasse informações da nova campanha ?Eu Resolvo?, juntamente com um design moderno e que chamasse a atenção na feira.

A feira escolhida para a realização desse evento foi o 20º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, onde dentro dele existe a Exposeg, uma das feiras mais importantes de negócios que reúne as principais seguradoras e empresas relacionadas ao ramo.

Ficha Técnica:
Local: Centro de Convenções Goiânia ? CCGO
Período de realização: 12, 13 e 14 de outubro de 2017
Visitantes: Cerca de 1.500 por dia passaram pelo stand
Metragem: 96m²

Vídeo

O briefing do cliente:

No briefing enviado pelo cliente, os principais objetivos eram:
? Fortalecer a imagem do Corretor no mercado de seguros;
? Estreitar relacionamento com os Corretores de seguros;
? Expor a marca no principal evento no Mercado Segurador;
? Criar um ambiente aconchegante, com bastante aproveitamento de espaço para mesas e cadeiras, sem aparência de reunião.

Junto com o briefing, o cliente também deu uma explicação sobre o mote das ações e de ?pitadas? que o projeto deveria ter.

Naquele ano, o principal objetivo da Tokio Marine era levantar a autoestima do Corretor, valorizando a importância dele no mercado segurador. Essa necessidade surgiu com a entrada de algumas empresas de venda de seguro online.

Nessa época, o mercado estava discutindo o futuro do seguro e muito se falava de tornar as coisas digitais e a figura do corretor ficar enfraquecida. Com essas discussões o corretor estava em um momento apreensivo de que o futuro do negócio seria o de vendas online, sem precisar da persona.

Então, o que a Tokio Marine queria trazer para o estande era que tinha como missão da empresa crescer em parceria com o corretor, mostrar que 100% dos seguros eram vendidos através de pessoas e que essa era a visão deles de futuro, que a Tokio Marine e o corretor estavam totalmente atrelados.

Para alcançar o tema principal explicado acima, queriam usar a campanha institucional do ano: EU RESOLVO, onde colaboradores, falavam, de forma simples, que a Tokio Marine estava lá para resolver qualquer problema do cliente. A intenção com isso, era trazer o corretor para perto e fazer com que ele levasse esse conceito de resolução para o seu dia a dia.

Levando esse briefing em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características da campanha, dos corretores que visitavam a feira e dos concorrentes, para que assim, nosso estande fosse um diferencial dentro da exposição e para que atraísse o maior número de corretores possível para fazer networking com a Tokio Marine.

O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto institucional, mas que fosse moderno e ao mesmo tempo aconchegante.

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que foi aprovado já em sua primeira versão.


Abaixo, detalharemos cada área/ativações e como elas foram executadas:

O Projeto:
Quando pensamos em modernidade e em ambientes aconchegantes, logo vem em nossa cabeça um bar super moderno ou um ambiente estilo foddtruck. E foi com essa inspiração que criamos a estrutura do estande que continha 3 containers empilhados, cada um com uma função diferente: o primeiro era um container aberto onde ficaram todas as ativações, o segundo ficou suspenso acima do bar e recebia um grande painel de LED que chamava a atenção de todos e que trouxe o corretor como protagonista (explicaremos essa parte nas ativações) e o terceiro era onde servíamos a parte de alimentos e bebidas.

Para compor o ambiente, fizemos uma fusão do ferro dos containers com bastante madeira para a área comum, desta forma, criamos 3 lounges mesclando mesinhas baixas, barris de ferro e bistrôs de madeira.

A divulgação da campanha ficou em destaque com 2 grandes outdoors em cima das bases e com as letras caixas da comunicação do #EuResolvo. A primeira letra caixa foi disposta em cima do container e a segunda foi disposta em uma estrutura de metal que construímos em cima de um dos lounges.

Além da estrutura, cuidamos para que todos os detalhes do estande fossem relacionados a campanha, porém de forma criativa e moderna, então trouxemos: cubos de decoração do bar com a # da campanha, diferentes quadros que formavam o slogan e placa com a comunicação na área de alimentação.

As Ativações:
Por ser um dos estandes mais visitados da feira, ativações criativas fazem-se necessárias.
Confira abaixo o que idealizamos:

Tótem com Foto
Para colocarmos o corretor como destaque de nosso estande e trazer a importância dele para a Tokio Marine, criamos uma ativação onde tirávamos uma foto dele num totem e essa foto era impressa na hora e ia para o gigante painel de LED que estava em destaque em cima do estande.

Filme #EuResolvo
Além da ativação de foto, o corretor poderia ser o personagem principal da campanha da Tokio Marine, gravando um vídeo com filtro verde, dizendo o famoso slogan. Esse vídeo era editado em ilha de edição que estava próxima ao estande e enviado para o e-mail dele alguns minutos depois para que assim pudesse postar em suas redes sociais.

Área de Relacionamento e Atração Musical:
Para a área de relacionamento, montamos um palco para deixar os corretores ainda mais animados, durante as manhãs tínhamos sonorização ambiente com música moderna e as tardes/noites tínhamos música ao vivo tocada pelo artista Ito Moreno.

A Tokio Marine também foi pioneira no evento, garantindo a tranquilidade e a segurança dos congressistas, disponibilizando os Seguros Responsabilidade Civil Eventos e Acidentes Pessoais Coletivo. Além dessa iniciativa fez uma parceria com a empresa 99POP para a concessão de desconto de 10% em 6 corridas de táxi entre os dias de feira, em pagamentos feitos com cartão de crédito ou paypal na cidade de Goiânia. Para ter acesso, era necessário apenas baixar o aplicativo 99 POP e utilizar o desconto 99TOKIO. A ação promovida pela Tokio Marine foi válida não só para o trajeto até o Centro de Convenções, mas para qualquer viagem que fosse feita na cidade durante esse período.

Alimentos e Bebidas:
Para a área do lounge e para os clientes VIPs, foi contratado um buffet diferenciado que fazia o serviço exclusivo. O cardápio foi desenvolvido pensando no perfil do corretor que visitava a feira, servindo itens como: chope, sucos, quiches, folhados, doces de colher, dentro outros itens.

Equipes:
Para compor o evento foram contratadas 2 recepcionistas, todas uniformizadas com roupas institucionais com toque sofisticado.

A equipe de Marketing da Tokio Marine estava composta por 2 pessoas divididas em diferentes funções.

A equipe da Alternativa F Eventos, estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois este é o maior evento para o mercado segurador do Brasil. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.

1 ? Como, em um estande de apenas 96m², criar a quantidade de ativações e lugares sentados que o cliente desejava?
Quando recebemos o desafio pensamos que uma planta baixa bem estruturada seria o diferencial para o projeto, pois desta forma, conseguiríamos aproveitar 100% dos espaços de forma bem dividida e organizada. A estratégia de usar o corredor da feira para organizar as filas das ativações também foi essencial.

2 ? Como criar um projeto cenográfico tão tematizado em uma feira tão comercial?
Cuidando de detalhes. Muitos toques foram dados para que a campanha #EuResolvo estivesse presente e não só apenas na construção, mas nas ativações, nos quadros, etc. Como explicado acima, conseguimos criar um evento que tinha ?começo, meio e fim?.

3 ? Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?
Criando ativações e que chamassem a atenção do corretor, como ativação de fotos, comida diferenciada e atração musical.

4 ? Como divulgar o evento?
Usamos o totem de fotos da ativação para que os corretores pudessem postar uma hashtag e a foto dentro do estande. Além disso, a equipe de assessoria da Tokio Marine estava presente para garantir que todas as informações seriam passadas/divulgadas de forma ágil e ao vivo.

Como resultado geral, o estande da Tokio Marine foi um sucesso e pudemos enxergar isso tanto pelos leads gerados durante o evento, quanto pelos comentários realizados pela própria diretoria:
?Estamos, mais uma vez, extremamente felizes em participar do Congresso Brasileiro, um evento tão relevante para o mercado securitário do País. Fazemos questão de prestigiar e promover iniciativas para fortalecer o relacionamento com nossos Parceiros de Negócios?, afirma o Diretor Executivo Comercial, Valmir Rodrigues.
?Vamos mostrar o quanto valorizamos esses Parceiros, fundamentais no processo de prover segurança para as pessoas e as empresas, que é a nossa missão?, conta o Diretor Executivo Comercial.

Abaixo, citamos alguns canais de mídia em que o estande foi divulgado:
http://www.tokiomarine.com.br/segurada-oficial-congresso/

https://www.segs.com.br/seguros/86127-tokio-marine-e-a-seguradora-oficial-do-20-congresso-de-corretores-de-seguros-em-goiania.html


Dados Gerais:
A formalização da Tokio Marine com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de 1 mês até a data da montagem.

Foram mais de 15 reuniões de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.

Dentro do Centro de Convenções, a construção do estande levou 2 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e PKS foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura dos containers que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das colunas de sustentação, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário. As ativações foram posicionadas no ultimo dia de montagem do estande.

A equipe completa foi formada por mais de 50 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.

A equipe de Marketing da Tokio Marine estava composta por 2 pessoas divididas em diferentes funções. Além desta equipe, tiveram os seus Diretores, Superintendentes e Gerentes Comerciais presentes, aproximadamente, 20 pessoas por dia.

A equipe da Alternativa F estava composta por 4 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento e 3 Coordenadores.

Passaram pelo estande mais de 1.500 pessoas por dia, a maioria clientes da região sudeste e centro oeste.