Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Estande FTD Educação - Acelerador de resultados

Estande FTD Educação Bett Educar - Aceleradores de Resultado

Candidato: FTD Educação
Cliente: FTD Educação
Segmento: Serviços
Categoria: Estande em Ilha
Estado: SP

A FTD Educação nasceu no Brasil em 1902, ampliando a atuação dos Irmãos Maristas, que estavam no país desde 1897 na direção de vários colégios. FTD é uma homenagem a Frère Théophane Durand, Superior-Geral da Congregação Marista entre os anos 1883 e 1907. Durante sua gestão, ele incentivou os Irmãos a escrever livros escolares para as demais disciplinas. Esses livros passaram a integrar a coleção, que recebeu o título de Coleção de Livros Didáticos FTD. Sua atitude deu enorme estímulo à produção de obras didáticas para todas as disciplinas e deixou sua marca na profissionalização dos Maristas como educadores e na expansão desse grandioso trabalho.

Os mais de 115 anos pensando muito além de livros e da sala da aula inspiraram na FTD Educação um movimento de abraçar um compromisso ainda maior: o de transformar a sociedade por meio da Educação, com a vontade de pensar além e enxergar a Educação como um momento que inspira descoberta, escolha, liberdade e cidadania.

É por isso que hoje, a FTD Educação é sinônimo de uma empresa ainda mais parceira, flexível e humana, com um intenso trabalho em:

- Novas tecnologias
Desenvolvimento contínuo de novas ferramentas que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

- Soluções educacionais
Suporte às escolas parceiras, que une assessoria educacional presencial, formação de professores, Central de Atendimento e Novas Mídias, criando várias formas de compartilhar experiências e informações.

- Incentivo ao diálogo em família
Compromisso com a formação de cidadãos éticos e capazes de transformar a sociedade, com materiais que colocam as famílias como protagonistas da Educação de seus filhos.

- Materiais didáticos e de literatura
Atualização do material didático e pedagógico, inovando nos conteúdos impressos e digitais e valorizando autores que falam a língua de crianças e jovens.

Galeria de Fotos

BETT BRASIL EDUCAR
A Bett Brasil Educar é o maior evento de Educação e tecnologia da América Latina, que reúne anualmente mais de 200 empresas e mais de 20 000 participantes da área educacional que se encontram para buscar novidades, discutir temas relevantes do cenário da Educação brasileira e mundial, o futuro da Educação e o papel que a tecnologia e a inovação exercem na formação dos alunos.

Nome da Feira: BETT BRASIL EDUCAR
Tema: ACELERADORES DE RESULTADOS
Metragem: 144M²
Público estimado: 22 000 PARTICIPANTES
Local de realização: SÃO PAULO EXPO
Início: 08/05/2018
Encerramento: 11/05/2018
Periodicidade: ANUAL
Entidade ou empresa promotora: BETT EDUCAR/ASCENTIAL

O estande da FTD Educação na Bett Brasil Educar, teve como inspiração a campanha principal de uma de nossas marcas de produto relacionada a materiais didáticos, que auxiliam os alunos no bom desempenho de seus resultados nos principais vestibulares do país e Enem. Com isso, esses materiais receberam o nome de Aceleradores de Resultados.

A campanha de comunicação da marca em todos os meios de comunicação (impressos e digitais) foi desenvolvida trazendo a imagem do aluno do Ensino Médio junto ao universo de atividades que envolvessem velocidade. Então, uma das ações da campanha traz os alunos vestidos de piloto de F1, reforçando o conceito de forma mais visual e lúdica de que utilizando nossos materiais Aceleradores de Resultados o aluno solidifica o seu aprendizado com mais velocidade e agilidade de maneira eficiente.

Nosso desafio principal foi desenvolver um estande que remetesse diretamente ao conceito dos Aceleradores de Resultados de maneira direta e visualmente impactante.
Neste aspecto a palavra que levamos em consideração durante a condução e desenvolvimento do projeto foi inovação, o que nos levou a transformar o estande em um ambiente de F1. Trouxemos as formas arredondadas nas testeiras que traziam uma sensação de velocidade, faróis de largada no alto, o chão quadriculado desde a entrada da feira, que direcionava o visitante ao nosso estande e porta de alumínio da sala VIP, que indicava a entrada de um suposto PIT STOP.

No primeiro dia de evento, a FTD Educação ofereceu aos seus convidados um coquetel de abertura do estande, com a participação da diretoria e superintendência. O coquetel inicialmente planejado para 100 pessoas atendeu 139, e foi elogiado pelos presentes.

Além do próprio formato do estande, remeter conceitos de velocidade e F1, também nos diferenciamos dos demais expositores, pois em um evento de Educação levamos pela primeira vez em uma feira deste segmento uma réplica de um carro de F1 personalizado com as marcas da FTD Educação, e os visitantes puderam entrar no carro para tirar fotos e interagir com um modelo que representava um piloto, devidamente vestido com o macacão de corrida, desenvolvido especialmente para a FTD Educação. A ação gerou grande movimentação de visitas no estande e nos gerou resultados positivos em relação à presença da marca na feira.


O estande contou com dois painéis de led, instalados nas testeiras laterais, com vídeos dos produtos e programação, que eram alteradas diariamente, com o coquetel de abertura no primeiro dia da feira e a palestra e sessão de autógrafos do autor Leo Fraiman, no penúltimo dia do evento.

Além dos Aceleradores de Resultados, levamos outros materiais didáticos, paradidáticos e sistemas de ensino, com destaque para três produtos:

Cultivando Leitores e Cultivando Leitores Semeando Valores, teve um espaço especial no estande, com uma prateleira em formato de árvore com várias literaturas disponíveis para leitura em bancadas e puffs, dialogando assim com a proposta do projeto de leitura para escolas.
Faça! coleção de didáticos com influência da cultura maker, teve um espaço para demonstração da tecnologia da impressora 3D associada às sequências didáticas da coleção.

Toni Itinerários, coleção de didáticos para Educação Infantil, um dos maiores lançamentos da FTD Educação, com um modelo de aula que é novidade no Brasil, e, ainda, a presença da mascote da coleção, o cavalinho Toni.

Outro destaque na comunicação visual do evento, foi o painel da lateral esquerda que continha a nova campanha institucional da FTD Educação: Seja qual for o CEP, estaremos lá. O painel de 9 m x 5 m, era composto por uma imagem de um consultor entregando livros de barco na região amazônica.

A estratégia adotada para entrega de folheteria foi pensada para que o visitante não saísse do estande com uma sacola pesada, portanto, ela continha um bloco de anotações, uma caneta e uma revista Mundo Escolar, publicada trimestralmente pela FTD Educação. E em cada expositor de produto, havia folheteria específica, ou seja, quando o visitante entrava no estande a fim de conhecer algum material, o consultor pegava a folheteria específica, colocava na sacola e entregava.

Além disso, a FTD Educação marcou presença com o patrocínio de alguns itens, como o verso do pórtico de entrada da Feira, que ficava bem em frente ao estande, adesivos de chão na entrada principal e capas de cadeira no auditório principal do evento. Além de patrocinar o Fórum de Delegações Especiais para secretários de educação de todo o país, numa programação paralela específica para a área da educação pública, marcamos presença com um brinde especial, para os mais de 25 secretários, uma caneca térmica da Nespresso.

Galeria de Fotos