BRIEFING E NECESSIDADES DO EVENTO:
- Período: 3 a 6 de Julho 2017
- Público: 500 no primeiro dia e 350 pax nos demais, dentre executivos, equipes de vendas, trade, marketing e áreas relacionadas
- Local: Casa Grande Hotel ? Guarujá SP
- Temática: lúdica e com mensagem-chave criativa
- Vídeo Conceito
- Cenografia para plenária e salas canais + totens de sinalização
- Conteúdo audiovisual para plenária e salas canais
- Confraternização de encerramento
- Materiais e papelaria (Crachás, blocos e camisetas)
- Cobertura de Foto e filmagem
- Sugestões de Brindes
- Comunicados Pré e Pós Evento ? Save the Date, convite, reminder, carta de boas vindas, email de agradecimento
- Coordenação e produção das atividades sugeridas relacionadas à temática
- Apresentar os lançamentos de produtos, conhecer os resultados gerais do FY17 e alinhar as estratégias do FY18
- Gestão e produção das ativações de marcas
PRINCIPAIS MENSAGENS E DESAFIOS:
- Primeiro ano em que a Coty trabalharia um tema lúdico e não institucional.
- Como apresentar um tema lúdico, fugindo do clichê de temas prontos e batidos no mercado de eventos, capaz de conduzir os participantes por uma metáfora de fácil compreensão dos conceitos e objetivos desejados.
- Como conduzir os participantes a um ?universo Coty? dentro desta temática?
Para resolver os desafios propostos para 2017, encontramos uma forma de enfatizar a relevância das 7 principais marcas, ao mesmo tempo que, reforçaríamos a importância do trabalho em equipe para se alcançar um resultado coletivo.
Dentre os 5 valores trabalhados pela Coty, dois foram os foco: Vencendo Juntos e Ir Além.
TEMA DESENVOLVIDO:
LIGA DA BELEZA COTY
Hoje a Coty tem mais de 77 marcas no portfólio, unidas com o objetivo de dominar o Mundo da Beleza. Separadas, todas tem força, mas a única forma de vencer é trabalhando juntas.
Para compor a Liga da Beleza, convocamos 7 super-heróis, as 7 marcas foco na Convenção de Vendas 2017 ? Risqué, Cenoura & Bronze, Adidas, Bozzano, Monange, Paixão, Koleston. Os super-heróis da Liga da Beleza são uma representação superlativa dos moods dos manifestos de cada uma das marcas. Trazem uma personificação dos sentimentos gerados ao usar esses produtos por seus consumidores (brand personality), além dos benefícios funcionais de cada produto (key consumer benefits).
Para reforçar o conceito e gerar experiência dentro do universo lúdico dos heróis contamos com:
-KEY VISUAL: A identidade visual contava com um brasão, ícone muito usado no universo dos heróis, criado exclusivamente para representar a Liga da Beleza Coty. No centro da imagem, a silhueta da borboleta roxa representava as borboletas usadas institucionalmente pela Coty.
Para representar cada herói foram criadas ilustrações exclusivas para cada um deles, fruto de um estudo intenso de guide de cada marca, portfólio de produto, posicionamento de produto tanto no trade quanto junto ao consumidor e novas estratégias a partir do momento que estas marcas se tornaram Coty.
SUPER-HERÓIS: Foram desenvolvidas ilustrações exclusivas dos super-heróis baseados nos manifestos das 7 principais marcas da companhia - Risqué, Cenoura & Bronze, Adidas, Bozzano, Monange, Paixão, Koleston.
- VÍDEO DE ABERTURA: Vídeo como um manifesto de apresentação do conceito da Liga da Beleza , explicando a importância do trabalho individual no resultado coletivo, e convocando os heróis de verdade (a força de vendas) a vestir seus uniformes e fazer parte da Liga da Beleza Coty. O vídeo deu vida aos personagens até então vistos pela força de vendas, apenas na forma estática.
- ABERTURA: Para agregar experiência e trazer o universo dos heróis para a realidade da convenção, os gerentes de produto de cada uma das marcas subiram ao palco usando artefatos de poder de seu respectivo herói. Peças desenvolvidas por uma empresa especializada em fantasias do carnaval de São Paulo, que pode dar vida aos acessórios usados por cada um dos personagens.
- VINHETAS DAS MARCAS: As apresentações das marcas foram introduzidas com vinhetas e templates temáticos ? ressaltando os poderes de seus super-heróis, e mantendo a identidade lúdica dos cartoons.
- INTERAÇÃO ? No momento da cerimônia de abertura, logo após a exibição do vídeo, cada membro da força de vendas foi convidado a se unir a liga da beleza. Cada um deles é um herói que, em campo, junta forças com os super heróis das marcas para alcançar as metas de vendas. Neste momento as capas de cadeira se transformam nas capas dos heróis da força de vendas. A ação desperta um sentimento de pertencimento à Liga da Beleza e comprometimento com seus objetivos audaciosos.
Na saída para os coffees a Força de Vendas pode se sentir um dos heróis da Liga da Beleza em uma ação de fotos interativa com painel cenográfico.
Também nos intervalos aconteceu uma ação de caricatura personalizada na camiseta de cada participante. Cada membro da Força de Vendas recebia sua camiseta com uma sua caricatura no corpo de um super herói. A camiseta seria o uniforme para todos usarem no segundo dia de convenção.
CENOGRAFIA ? Plenária principal para 500 pessoas com multi tela medindo 18mX4,40m com mockups em recorte com efeito backlight em todo rodapé de palco que simula uma típica cidade de comic books.
A ambientação dá um efeito 3D para o palco que recria um cenário típico de heróis e insere a força de vendas dentro deste ambiente. O palco construído com um avanço central, afim de garantir maior proximidade dos speakers com a plateia.
Para completar, nas laterais da sala, gigantografias de cada um dos 7 heróis preencher todo espaço visual da sala.
- MESTRE DE CERIMÔNIAS: Um oráculo com gravações-off foi responsável pelas chamadas dos executivos ao palco e avisos gerais durante toda a plenária. A locutora Regina Bittar foi contratada, justamente por já ter dado voz à serviços digitais como google e Siri (apple) o que conferiu um tom grandioso ao personagem e foi usada tanto nos avisos quanto na locução do vídeo de abertura.
- PERGUNTAS E RESPOSTAS: Para dar voz a cada um dos heróis da Forca de Vendas e aproximar ainda mais o time de seus líderes e gestores, foi desenvolvido um webApp exclusivo e personalizado da Liga da Beleza. Um gadget comunicador dos heróis por onde a plateia fazia perguntas e os diretores respondiam ao vivo. Uma maneira democrática de dar voz as perguntas de interesse da maioria já que, para serem respondias era preciso estarem no topo do ranking através de likes.
- COMUNICAÇÃO: A comunicação se baseou na linguagem temática ao convocar a força de vendas para fazer parte da Liga da Beleza;
- STAFF/RECEPTIVO: A equipe de apoio também foi uniformizada com figurino e acessórios modernos e relacionados ao universo geek/quadrinhos/heróis.
- ATIVAÇÕES DE MARCAS:
1 - COFFEE-BREAK TEMÁTICO - PAIXÃO: Com o objetivo de ressaltar os ingredientes e fragrâncias de seus produtos em lançamento, a marca Paixão patrocinou um dos coffee-breaks da convenção e ofereceu uma variada mesa de doces, bolos, sucos e chás que também usassem os mesmos ingredientes em sua preparação (como baunilha, hibisco, nozes, etc).
2 - LUAU ? CENOURA E BRONZE: A marca de protetores e bronzeadores foi patrocinadora de uma atividade noturna de integração da equipe. Foi oferecido um Luau no restaurante Thai, com decoração e cardápio temáticos, além claro de música ao-vivo no melhor estilo Luau.
3 ? PARTIDA DE FUTEBOL ? ADIDAS: A marca de desodorantes, reconhecida por ser referência em desempenho, patrocinou uma partida de futebol entre grupos da força de vendas. Uma maneira divertida de se aproximar do time de vendas.
4 ? PAINEL INTERATIVO ? RISQUÉ ? Uma gigantografia no formato e cor do esmalte lançamento com uma mensagem que convidada cada um da força de vendas a deixar uma mensagem para firmar o compromisso nesta nova temporada de vendas de Risqué.
- FESTA DE ENCERRAMENTO: Com um key visual exclusivo dos heróis da Liga, a festa foi a fantasia com temática de heróis. A banda ao vivo tocou trilhas dos filmes mais tradicionais do mundo dos quadrinhos. Para complementar, o cenário da plenária ganhou nova vida com uma ambientação especial para a festa temática. Em um determinado momento, após speech dos diretores e presidente, foi exibido o vídeo de encerramento produzido a partir de imagens coletadas durante a convenção. A estética usada para dar vida ao material foi típica de quadrinhos. Cada foto ganhou um filtro especial, assim como os recortes das imagens que reproduziam os registros em verdadeiros quadrinhos.
PORQUE ACREDITAMOS QUE DEVEMOS VENCER NESTA CATEGORIA:
- Trabalho de adaptação de um tema lúdico ? heróis - para o universo corporativo da Coty.
- Estudo detalhado de cada marca afim de criar personagens que representassem os principais atributos de cada uma delas, possibilitando personificá-las.
- Engajar a força de vendas nas 7 principais batalhas de vendas, transformando cada um dos heróis em parceiros na ?luta? diária para garantir o sucesso em campo.
- Ativações que geraram experiência dentro da temática;
- MC representando o oráculo de todos os heróis, uma maneira diferente de trazer um mestre de cerimônias para o evento e que exigiu bastante planejamento tendo em vista que grande parte dos recados dados em plenária foram gravados pré evento.
- Ferramenta de webApp exclusiva que dá a voz a Força de Vendas permitindo uma sessão de perguntas e respostas realmente aberta e democrática.