Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Honda | Salão Duas Rodas 2017

Salão Dua Rodas 2017 - Case Honda

Candidato: HZ Casting
Cliente: Moto Honda
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos
Estado: SP

TROFÉU TES CENOGRAFIA
Apoio e Logística para Eventos

Desde 2006 no mundo dos eventos, a HZ é uma agência prestadora de serviço de casting e
closet, buscando sempre resultados eficientes, e agregando valor aos negócios de seus
clientes.
Seu principal mercado são os eventos corporativos, de pequeno a grande porte, a citar:
congressos, convenções, workshops e feiras, além de ações de ativação e marketing
promocional, em todo o território nacional.
A equipe HZ é composta por profissionais multidisciplinares, comprometida em realizar o
melhor atendimento, sempre de forma assertiva e criativa ao oferecer soluções que
potencializam o relacionamento entre as pessoas e as marcas.
É esse sentimento que se busca transmitir em cada trabalho, proporcionando uma identidade
exclusiva, cuidando de cada detalhe e, consequentemente, garantindo os melhores resultados.
Ao longo de sua história, a HZ vem acumulando em seu portfólio importantes eventos, dentre
os quais destaca-se o Salão Duas Rodas.
Na edição de 2017, o evento contou com a presença de 242 mil visitantes e alcançou 91% de
satisfação em pesquisa realizada junto ao público, e a HZ teve a oportunidade de fazer parte
desse sucesso, ao atender 04 estandes com cerca de 150 promotores.
Dentre as montadoras atendidas, destaca-se a Honda, para qual foi prestado o serviço de
casting e confecção de uniformes de toda a equipe, tornando-se, assim, um case ideal a ser
detalhado, tendo em vista os vários desafios e experiências que puderam ser adquiridos, além
de dar visibilidade à versatilidade dos serviços prestados pela HZ.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO
Evento: Salão Duas Rodas
Edição: 14ª
Cliente: Honda
Data: 14 a 19 de novembro de 2017
Periodicidade: Bienal
Local: São Paulo Expo ? Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Serviço prestado: Casting e confecção de uniformes

Vídeo

Galeria de Fotos

O Salão Duas Rodas é o maior evento do setor na América Latina, reunindo diferentes tribos
que querem estar por dentro e interagir com as novidades do mundo das motos, além de ser
uma grande oportunidade para os profissionais deste mercado ampliarem seu networking e,
consequentemente, seus negócios.
Em 2017, a principal novidade do evento foi o local de sua realização, o São Paulo Expo, o que
possibilitou garantir 15 novas atrações, cerca de 4 mil horas de experiências aos seus
visitantes, 17.600 test rides, e mais de 70 modelos lançados, sendo assim considerada a
melhor edição de sua história, segundo a organizadora da feira.
Uma das montadoras que sempre se destaca no Salão Duas Rodas é a Honda, a maior
fabricante de motocicletas do Brasil, que, na última edição, apresentou em seu estande o tema
Prazer em ter uma Honda, contextualizando os valores de qualidade, tecnologia, inovação e
confiabilidade dos produtos e serviços da marca.
Em um estande de 2.379 m², a Honda ofereceu atrações que atendessem toda a família, e
apresentou aos visitantes 77 produtos, que foram distribuídos em 08 áreas: Urban, Racing, On-
Off, Dream, Cub, Scooter, além de um ambiente com motocicletas conceito e um espaço
especial sobre o Mundo Honda, onde foram apresentados os segmentos de atuação e
diferenciais da marca no Brasil.
Na área externa do pavilhão, o público teve a oportunidade de conferir três pistas exclusivas
para test ride, além de uma Unidade Móvel do Serviço Expresso, onde foram realizadas
inspeções e trocas de óleo para clientes da marca.
CASTING
Tendo em vista a dimensão do estande, e a sua divisão em diferentes conceitos, tornava-se
essencial contar com uma equipe de profissionais que transmitisse de forma plena os valores
da Honda aos seus visitantes, e garantisse o funcionamento adequado das atividades. E a HZ
foi a agência selecionada para prestar o serviço de casting para todas as atrações e serviços
oferecidos pela marca dentro e fora de seu estande.
O casting foi composto por homens e mulheres escolhidos durante seleções presenciais
realizadas entre agosto e setembro de 2017, no escritório da própria HZ, que conta com um
espaço exclusivo, seja no atendimento aos modelos, bem como ao cliente.

Antes da seleção presencial, foi realizada uma pré-seleção pelas bookers, onde foi levado em
consideração os perfis solicitados pelo cliente, conforme os requisitos exigidos por cada serviço
e atração.
No total, foram escolhidos 48 profissionais para trabalhar o período de 06 dias do Salão Duas
Rodas, sendo todos contratados de acordo com as leis trabalhistas.
Além dos promotores, também fomos responsáveis pela contratação de especialistas, que,
obrigatoriamente, precisavam ter amplo conhecimento do mundo das motos, ou até mesmo
estudar ou ser formado em engenharia mecânica. Esses profissionais, após terem sido pré-
selecionados, passaram por um teste onde seriam avaliados tecnicamente pela equipe Honda,
que classificaria os melhores.
Em outubro, foi realizado um treinamento da equipe em uma parceria entre Honda e HZ, onde
a primeira fez uma apresentação mais específica e técnica sobre sua marca e produtos, e a
segunda teve a oportunidade de abordar assuntos sobre postura e comportamento profissional.
O pré-evento envolveu ainda toda a organização e o alinhamento da logística dos horários de
chegada e saída de cada promotor, a escala de horários para cabelo e maquiagem, refeições e
intervalos, além do credenciamento e a entrega das credenciais a cada profissional.
Considerando o número de promotores envolvidos, foram contratados ainda 02 coordenadores
responsáveis pelo gerenciamento da equipe, ou seja, por: controlar a chegada e a saída dos
promotores; certificar se todos estavam adequadamente uniformizados e utilizando os
acessórios pertinentes; organizar a escala para as refeições, bem como efetuar a entrega dos
tickets; administrar conflitos, solucionando problemas e imprevistos, bem como oferecendo
assistência total ao cliente durante o evento, a fim de garantir a excelência do serviço.
Além de um treinamento para o entendimento da dinâmica do trabalho, os coordenadores
receberam um material impresso com todas as informações referentes ao serviço, como:
contato dos promotores; mapa do estande com a posição de cada profissional; e as escalas de
trabalho (horário de chegada e saída; cabelo e maquiagem; refeições; intervalos).

CLOSET
Junto com o serviço de casting, a HZ também foi contratada para desenvolver e confeccionar
os uniformes de toda a equipe da Honda.
As peças foram desenhadas considerando o perfil dos diferentes ambientes e atrações
presentes no estande, sem deixar de transmitir a própria identidade e valores da marca.

Mais do que a apresentação do projeto com os desenhos, foi essencial a definição de um
cronograma de ações que permitisse o andamento adequado de todo o processo, e,
consequentemente, garantisse que as peças fossem entregues dentro do prazo:
- Aprovação dos modelos a serem confeccionados;
- Apresentação das peças piloto;
- Aprovação e/ou alteração das peças piloto;
- Aprovação final das peças piloto;
- Coleta das medidas dos promotores;
- Produção das peças;
- Prova de roupa na equipe;
- Ajustes;
- Prova final de roupa na equipe;
- Entrega final de figurinos.
A Honda concedeu um espaço no local da feira para o armazenamento e organização de todas
as roupas. Além disso, a fim de realizar eventuais reparos nas peças, a HZ disponibilizou uma
figurinista em tempo integral durante o evento.
Tendo em vista o número de promotores contratados, e, consequentemente, a grande
quantidade de roupas, para facilitar a identificação das peças e evitar confusões, cada uniforme
e calçados foram personalizados com o nome do profissional que os usaria.
Contamos ainda com uma coordenadora encarregada por organizar todo o closet, sendo
responsável pela: entrega e retirada das roupas junto aos promotores; conferência diária das
peças, a fim de verificar possíveis avarias; alinhamento da logística e do cronograma de envio
e recebimento das roupas da lavanderia.

Galeria de Fotos

Os desafios para a HZ foram muitos durante todo o processo, desde a contratação pela Honda,
mediante a participação na concorrência com outras agências do segmento, idas e vindas na
negociação de valores, e, após 02 meses, obter o resultado mais esperado pela equipe: a
empresa foi selecionada para oferecer o serviço de casting e closet para o Salão Duas Rodas.
Uma vez ciente que a agência era a responsável pelo casting, tornava-se relevante já iniciar a
pré-seleção dos promotores para a seleção presencial junto ao cliente. E, nesta etapa, as
bookers puderam contar com uma importante ferramenta tecnológica, o aplicativo HZ Casting,

uma plataforma inovadora, disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS, que permite
que modelos e promotores se cadastrem para fazer parte do casting da HZ.
A partir desse banco de dados, as bookers conseguiram realizar uma filtragem dos promotores
que estavam de acordo com o perfil solicitado, e enviar notificações sobre a seleção. Portanto,
o aplicativo compreende um canal direto com potenciais profissionais, permitindo uma maior
assertividade em relação ao casting solicitado, além da otimização do tempo e maior
produtividade do trabalho.
Uma outra faceta dos desafios que tivemos, especialmente durante o evento, foi o
gerenciamento de pessoas. E para garantir um ambiente de trabalho favorável e sem conflitos,
é imprescindível estar ciente das necessidades e subjetividades da equipe, e, paralelamente,
mobilizá-la sobre a importância do trabalho, e, assim, engajando para que a marca seja
representada sempre de forma autêntica.
O objetivo principal era que cada promotor compreendesse que era uma peça fundamental
naquele contexto, visto que manteriam o contato direto com visitantes e potenciais clientes, e,
portanto, representariam a imagem da Honda frente ao seu mercado.
Traçar um relacionamento humanizado, baseado no respeito e na ética, foi a chave para criar a
percepção de cuidado pelos promotores, e, assim, pudessem se sentir motivados a oferecer o
seu melhor.
Destaca-se ainda o cuidado que se teve em oferecer um treinamento para toda equipe,
permitindo que o casting se sentisse familiarizado com os valores da montadora e com as
ativações que cada um seria responsável, e garantido, assim, que estivessem confiantes em
relação ao seu trabalho.
Buscando ainda a valorização dos promotores da HZ (especificamente do casting feminino) foi
realizada a primeira edição do concurso Garota Duas Rodas. Conforme experiências já obtidas
nas edições do Garota Top Motor no Salão do Automóvel, o concurso corresponde a um forte
instrumento motivacional, visto que é uma forma de trabalhar a performance das modelos, já
que as candidatas são selecionadas pelos representantes de suas montadoras. As três
primeiras colocadas ganharam prêmios em dinheiro e outros presentes concedidos pelas
empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento.
Enfim, investir tempo e atenção a cada promotor fizeram a diferença para criar um
relacionamento de confiança e compreensão mútua, e, em consequência, um trabalho de
qualidade que correspondesse as expectativas da Honda. Como disse Steve Jobs: ?Para se ter
sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz?.

Galeria de Fotos

Considerando a amplitude e a relevância para o setor do qual faz parte, o Salão Duas Rodas
permitiu uma importante visibilidade do trabalho da HZ junto a outros expositores e visitantes,
Dessa forma, o evento possibilitou à HZ expandir seu networking e, consequentemente, gerar
novas oportunidades de negócios.
Da perspectiva do cliente, seja em relação ao casting, como a confecção dos uniformes, o
feedback foi altamente satisfatório. Através desse trabalho, foi possível solidificar ainda mais a
relação com a Honda, já os atendendo em outros eventos posterior ao Salão Duas Rodas,
como no Festival do Japão. E, este ano, ainda teremos a oportunidade de ser responsável pelo
casting da marca em mais uma edição do Salão do Automóvel.
Tendo em vista a complexidade que compreendeu o projeto de confecção dos uniformes,
pode-se dizer que este trabalho permitiu que a HZ Closet pudesse crescer e se tornar mais
evidente no mercado, aumentando sua credibilidade em relação ao desenvolvimento de peças
personalizadas para marcas e eventos.
Por fim, o sucesso somente foi possível através da dedicação e comprometimento de todos
profissionais envolvidos, seja a equipe interna da HZ, como também os coordenadores e
promotores que estiveram in loco durante o evento. O trabalho conjunto de todos estes
profissionais foi determinante para o alcance da excelência dos serviços prestados, e traz a
essência de que o trabalho em equipe faz a diferença na garantia das experiências e
resultados mais significativos e gratificantes que a empresa pode conquistar.