O Salão Duas Rodas é o maior evento do setor na América Latina, reunindo diferentes tribos
que querem estar por dentro e interagir com as novidades do mundo das motos, além de ser
uma grande oportunidade para os profissionais deste mercado ampliarem seu networking e,
consequentemente, seus negócios.
Em 2017, a principal novidade do evento foi o local de sua realização, o São Paulo Expo, o que
possibilitou garantir 15 novas atrações, cerca de 4 mil horas de experiências aos seus
visitantes, 17.600 test rides, e mais de 70 modelos lançados, sendo assim considerada a
melhor edição de sua história, segundo a organizadora da feira.
Uma das montadoras que sempre se destaca no Salão Duas Rodas é a Honda, a maior
fabricante de motocicletas do Brasil, que, na última edição, apresentou em seu estande o tema
Prazer em ter uma Honda, contextualizando os valores de qualidade, tecnologia, inovação e
confiabilidade dos produtos e serviços da marca.
Em um estande de 2.379 m², a Honda ofereceu atrações que atendessem toda a família, e
apresentou aos visitantes 77 produtos, que foram distribuídos em 08 áreas: Urban, Racing, On-
Off, Dream, Cub, Scooter, além de um ambiente com motocicletas conceito e um espaço
especial sobre o Mundo Honda, onde foram apresentados os segmentos de atuação e
diferenciais da marca no Brasil.
Na área externa do pavilhão, o público teve a oportunidade de conferir três pistas exclusivas
para test ride, além de uma Unidade Móvel do Serviço Expresso, onde foram realizadas
inspeções e trocas de óleo para clientes da marca.
CASTING
Tendo em vista a dimensão do estande, e a sua divisão em diferentes conceitos, tornava-se
essencial contar com uma equipe de profissionais que transmitisse de forma plena os valores
da Honda aos seus visitantes, e garantisse o funcionamento adequado das atividades. E a HZ
foi a agência selecionada para prestar o serviço de casting para todas as atrações e serviços
oferecidos pela marca dentro e fora de seu estande.
O casting foi composto por homens e mulheres escolhidos durante seleções presenciais
realizadas entre agosto e setembro de 2017, no escritório da própria HZ, que conta com um
espaço exclusivo, seja no atendimento aos modelos, bem como ao cliente.
Antes da seleção presencial, foi realizada uma pré-seleção pelas bookers, onde foi levado em
consideração os perfis solicitados pelo cliente, conforme os requisitos exigidos por cada serviço
e atração.
No total, foram escolhidos 48 profissionais para trabalhar o período de 06 dias do Salão Duas
Rodas, sendo todos contratados de acordo com as leis trabalhistas.
Além dos promotores, também fomos responsáveis pela contratação de especialistas, que,
obrigatoriamente, precisavam ter amplo conhecimento do mundo das motos, ou até mesmo
estudar ou ser formado em engenharia mecânica. Esses profissionais, após terem sido pré-
selecionados, passaram por um teste onde seriam avaliados tecnicamente pela equipe Honda,
que classificaria os melhores.
Em outubro, foi realizado um treinamento da equipe em uma parceria entre Honda e HZ, onde
a primeira fez uma apresentação mais específica e técnica sobre sua marca e produtos, e a
segunda teve a oportunidade de abordar assuntos sobre postura e comportamento profissional.
O pré-evento envolveu ainda toda a organização e o alinhamento da logística dos horários de
chegada e saída de cada promotor, a escala de horários para cabelo e maquiagem, refeições e
intervalos, além do credenciamento e a entrega das credenciais a cada profissional.
Considerando o número de promotores envolvidos, foram contratados ainda 02 coordenadores
responsáveis pelo gerenciamento da equipe, ou seja, por: controlar a chegada e a saída dos
promotores; certificar se todos estavam adequadamente uniformizados e utilizando os
acessórios pertinentes; organizar a escala para as refeições, bem como efetuar a entrega dos
tickets; administrar conflitos, solucionando problemas e imprevistos, bem como oferecendo
assistência total ao cliente durante o evento, a fim de garantir a excelência do serviço.
Além de um treinamento para o entendimento da dinâmica do trabalho, os coordenadores
receberam um material impresso com todas as informações referentes ao serviço, como:
contato dos promotores; mapa do estande com a posição de cada profissional; e as escalas de
trabalho (horário de chegada e saída; cabelo e maquiagem; refeições; intervalos).
CLOSET
Junto com o serviço de casting, a HZ também foi contratada para desenvolver e confeccionar
os uniformes de toda a equipe da Honda.
As peças foram desenhadas considerando o perfil dos diferentes ambientes e atrações
presentes no estande, sem deixar de transmitir a própria identidade e valores da marca.
Mais do que a apresentação do projeto com os desenhos, foi essencial a definição de um
cronograma de ações que permitisse o andamento adequado de todo o processo, e,
consequentemente, garantisse que as peças fossem entregues dentro do prazo:
- Aprovação dos modelos a serem confeccionados;
- Apresentação das peças piloto;
- Aprovação e/ou alteração das peças piloto;
- Aprovação final das peças piloto;
- Coleta das medidas dos promotores;
- Produção das peças;
- Prova de roupa na equipe;
- Ajustes;
- Prova final de roupa na equipe;
- Entrega final de figurinos.
A Honda concedeu um espaço no local da feira para o armazenamento e organização de todas
as roupas. Além disso, a fim de realizar eventuais reparos nas peças, a HZ disponibilizou uma
figurinista em tempo integral durante o evento.
Tendo em vista o número de promotores contratados, e, consequentemente, a grande
quantidade de roupas, para facilitar a identificação das peças e evitar confusões, cada uniforme
e calçados foram personalizados com o nome do profissional que os usaria.
Contamos ainda com uma coordenadora encarregada por organizar todo o closet, sendo
responsável pela: entrega e retirada das roupas junto aos promotores; conferência diária das
peças, a fim de verificar possíveis avarias; alinhamento da logística e do cronograma de envio
e recebimento das roupas da lavanderia.